Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Sil 06/04/2020

Perfeito!
Livro simples e maravilhoso. Envolvente e muito bem escrito. Esse autor virou um dos meus favoritos da vida.

Paiva 09/04/2020

Um livro p pensar no nosso convívio com os animais e para perceber q eles tbm amam, porém de um jeito muito mais especial. Nos faz notar o quanto egoísta somos ao não retribuir em igualdade o amor e fidelidade q um cachorro nos dedica. Leitura esplêndida para mais um aprendizado de vida

Barbabella 17/04/2020

Caninoos Brancos
Peguei esse livro pra ler achando que ia ser ok mas me surpreendi ao longo da leitura.
A historia conta basicamente sobre um
lobo mestiço q nasceu na nutereza no entanto foi domesticado, e começa a viver com humanos. Apesar do livro ser contado
no ponto de vista de um lobo, alguns dilemas na narrativa podem ser traduzidos para a nossa sociedade atual.
Sobre a leitura no geral, a história e
extremamente envolvente. Simpatizei bastante com Caninos Brancos mesmo ele nao sendo um bichinho bondoso e fofinho. E fiquei curiosa pra saber o que aconteceria com ele.

JP 30/04/2020

Redenção
Ótimo clássico para iniciantes. A escrita de Jack London tem a capacidade de prender o leitor de tal forma que, pelo menos para mim, foi difícil parar de ler o livro. A história acompanha um meio lobo/meio cão desde seu nascimento até a sua idade mais avançada. O escritor dá ao animal uma espécie de consciência e mostra como ele lida com cada situação apresentada. O livro trata sobre violência e sobre como um ambiente molda um indivíduo, e no final mostra a possibilidade de redenção que embora exista, muitas vezes é negada. É um livro que vale muito a pena ler, recomendo demais.

Barbara 06/05/2020

História maravilhosa
Esse é o tipo da história que vc n espera muito, até se pergunta: que diabos estou fazendo com esse livro do "Animal Planet"? Mas daí ele te pega de jeito e vc n quer mais largar. Ele vai retratar o que é o mundo selvagem na visão de um lobo, mas sempre mantendo sua visão de animal, sem trazê-lo para uma humanização artificial. Mesmo qdo mostra a inteligência, é uma inteligência específica, e para quem já teve um cachorro sabe que é plenamente possível.
Além de tudo isso, o livro vai mostrar os reflexos que os contatos com os humanos geram no psicológico desse animal. É incrível, é natural, é bonito, ao mesmo tempo, acompanhar todo o processo.
Enfim, vale muito a pena!

Patrick 17/05/2020

Caninos Brancos...
Eu, desde criança, li histórias e assisti filmes onde a figura de um animal é humanizada. Em Caninos Brancos isso é feito e construído mediante uma narrativa tão bem feita, que o lobo "quase um humano" em nenhum momento deixa de ser o "lobo fera". Em alguns instantes o perfil psicológico de Caninos Brancos, descrito por seu criador, parece a descrição de um psicanalista acerca de seu paciente. Em outros momentos, a adaptação do lobo ao meio, é narrada como um pedagogo que acompanha a evolução de uma criança no mundo estranho que passa a descobrir. Fenomenal. Desperta no leitores uma gama de sentimentos e inúmeras reflexões.

Paula.Vieira 23/05/2020

Esse é o terceiro livro que leio do Jack London, e assim como nos anteriores a filosofia de vida dele permanece a mesma: O meio influi em quem somos e a vida anseia por poder. É um encontro entre Skinner e Nietzsche.

Diferentemente de "O chamado selvagem" onde o cachorro devido às necessidades impostas pelo meio acaba tonando-se selvagem, neste, as necessidades do meio impelem um lobo a tornar-se domesticado, semelhante a um cachorro.

A escolha de um lobo foi magnífica, pois por mais que sejam da mesma espécie que cachorros, eles diferem muito, principalmente no que tange à companhia e lealdade aos homens. Isso me faz fazer um paralelo social com relação aos ditos 'degenerados', normalmente veicula-se a ideia de que criminosos são maus e nada pode mudá-los, que devemos puni-los e sempre desconfiar deles. Na história, Caninos Brancos é como se fosse esse 'criminoso', ele causa medo, e devido ao seu porte físico e à sua fúria assassina serem rentáveis aos que o possuem, ele passa a ser estimulado a perpetrar ''maldades" que são naturais, mas incompatíveis com a vivência em sociedade. Muitas vezes o autor usa o termo 'barro mole' para se referir a vida, mesmo sem em nenhum momento negar a existência dos instintos e como eles nos impelem a fazer coisas, ele também não deixa de abordar a grande influência que o meio tem de nos moldar, tento mais força na infância mas também não perdendo sua força quando já habituamos nosso ser ao mundo que nos cerca. Esse paralelo é nítido ao final do livro quando ele narra brevemente a vida de um homem que foi maltratado a vida inteira e não houve um tratamento bom no sentido de remodela-lo.
Caninos Brancos nos mostra a necessidade de nos adaptarmos às circunstâncias, e também narra de forma simbólica nossa relação com a sociedade civilizada. Pois assim como Caninos Brancos reprime seus desejos e liberdade em troca da segurança proporcionada pelos humanos, chamados por ele de ‘deuses’, nós diariamente trocamos nossa liberdade e desejos também em troca de proteção pelo estado e comunhão com nossos iguais.

Jamile 12/06/2020

Único
Para falar a verdade esse livro é muito diferente de tudo que já li e isso é maravilhoso! É totalmente tocante, em muitos aspectos é poético e até mesmo filosófico (na minha humilde opinião). A trajetória de um lobo que demonstra tanto sobre os humanos, sobre liberdade, transformação e sobre o molde severo das mãos da sociedade.

Pr.Thiago 20/07/2020

EMOCIONANTE.
Este livro foi uma grata surpresa. A história é cativante. Não dá vontade de parar nunca.
O que Caninos Brancos sofre não é fácil. Escrita fluída. Catártico. Recomendo.

Locimar 25/07/2020

Meu primeiro livro!
Como a primeira foda, a gente nunca esquece. (risos). Peguei emprestado na pública e o li vorazmente. Me lembro dos detalhes da biblioteca, dos fichários, do local onde o livro se encontrava, da bibliotecária, do cheiro do local. Era o começa de minha paixão pela literatura, pela leitura em si. Salve "Caninos brancos".

Leonardo.Antonio 01/08/2020

A regeneração social de um ser é possível?
Jack London versa muito bem neste romance, tratando metaforicamente da ressocialização do indivíduo

Jessé 21/09/2020

Uma aventura emocionante.
Quando peguei esse livro pra ler, eu não tinha noção do que iria encontrar. A minha única familiaridade quando decidi ler Caninos Brancos, era com os escrito Jack London, pois já tinha lido um outro livro dele ?O Lobo do mar? e não tinha gostado nenhum pouco. Então confesso que peguei esse livro com certo receio.

E como não tenho costume de assistir vídeos de pessoas falando sobre livros, ou de ler resenhas na contra capa, eu jamais imaginei que o protagonista dessa estória era um lobo!

Pois bem; nesse livro, vamos acompanhar a estória de Caninos Brancos, antes e depois de ele chegar ao mundo, e todo o processo de crescimento desse personagem e sua luta pela vida em meio à natureza que o cerca.

Sabe aqueles documentários sobre a vida animal como por exemplo Planeta terra? Então, é algo bem similar o que você irá encontrar aqui. O escritor mostra de maneira espetacular, e por muitas vezes de maneira violenta, como a sobrevivência no reino selvagem não é para os fracos. É tudo muito detalhado e escrito de maneira minuciosa. Durante a leitura, fiquei até me perguntando se esses documentários não se basearam nesse livro.

Mas não só isso. O livro também explora como Caninos Brancos enxerga a raça humana, e também os sentimentos que ele experimenta ao se deparar com vários tipos de personalidades dos homens que cruzam seu caminho, e as diferentes adaptações que esses encontros provocam nele, muitas das vezes indo diretamente contra os seus instintos.

Caninos Brancos é sensacional, e jamais imaginei que um livro que tem como protagonista um Lobo, iria se tornar um dos meus livros favoritos da vida. A relação que Jack London nos faz ter com Caninos Brancos é muito forte durante toda a leitura, e você sofre e se alegra com ele o tempo todo.

Essa estória vai ficar um bom tempo comigo, e é um daqueles livros que entraram naquela seleta lista de futuras releituras. Recomendadíssimo com certeza!

Enigma Literário 13/11/2020

Sobre os moldes da vida...
As escolhas moldam o indíviduo. Mas as circustâncias e as necessidades pelas quais o sujeito passa são os mais genuínos moldes. Nada se compara à argila que foi desenvolvida em decorrência de necessidades físicas e emocionais. Entretanto, o mais interessante é saber que nenhuma argila permanece intacta o tempo todo. Algumas vezes, será necessário adquirir uma argila dura, para que o tempo, em sua excepcional capacidade de mudar e aquebrantar, possa dar espaço a um molde suave.

Texto excepcional. Um salve para Caninos Brancos, que soube remodelar sua argila.

Thiago Gadelha 15/11/2020

Jornada de um lobo
Esse, dos 2 de jack london que li, é o melhor disparado, as descrições pontuais sem cansar o leitor, alem das situações exploradas na história que desenvolvem certas características do protagonista lobo lutador. Vale a pena ter na prateleira.