O Ninho dos Gaviões

O Ninho dos Gaviões José Maviael Monteiro




Resenhas - O Ninho dos Gaviões


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Erikson Ribeiro 14/12/2016

Coleção Vagalume
Sempre digo que iniciei a vida de leitor por causa do Harry Potter (primeiro livro de fantasia), mas na verdade comecei com alguns livros da Série Vagalume. Amo essa série, acho uma coleção fantástica.
O Ninho dos Gaviões é uma história muito divertida, tirando as palavras "broto" e "gatinha" que são repetidas infinitas vezes durante todo o livro.
O livro conta a história de um grupo de alpinistas (por ser um livro antiguinho e falar sobre alpinismo que não era um esporte tão popular na época, me impressionou muito) que busca escalar o Ninho dos Gaviões (um pico); na "seleção" dos membros que farão a escalada já rola uma "treta" e por ai segue o fluxo da história. Neste livro possui um certo mistério sobre o local, pois dizem ser amaldiçoado e também surge um bilhetes de ameaças para que eles não escalem esse pico.
O livro possui uma narrativa simples e não foge do proposto :)
comentários(0)comente



Samara 13/05/2016

Alpinismo
Este é um livro bem curto, podemos ler em uma tarde, faz parte da coleção vaga-lume que marcou presença na infância de muitos leitores. A história se desenrola quando um grupo de alpinistas para comemorar duzentos anos de alpinismo, resolve fazer uma escalada de conquista ao pico chamado Ninho dos gaviões, localizado na Serra do mar. Como descrito no livro, o pico é situado quase na fronteira do Rio de janeiro com São Paulo, um lugar de difícil acesso e por isso pouco conhecido.


Dentro do clube, um grupo de amigos ficaram revoltados porque não foram chamados para a escalada, principalmente uma moça, chamada Márcia, ela e seus amigos; Alfredo, Oswaldo e Dagomir, resolvem escalar o pico antes dos rivais. Dagomir sofre um acidente e não pode escalar, e os outros três resolvem ir em sua homenagem, a viagem promete fortes emoções, além de um mistério a ser resolvido. No final do livro você encontra um guia sobre alpinismo, para quem quiser se aprofundar um pouco mais no esporte.
comentários(0)comente



Paula Maria 08/04/2016

Mistério sobre as montanhas
Para comemorar o bicentenário do alpinismo, um clube de alpinistas resolve organizar uma excursão ao Ninho dos Gaviões, pico localizado entre os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ronaldo, presidente do clube, tomou à frente anunciando quem participaria da subida.

A escolha do grupo fez com que Márcia, Oswaldo, Alfredo e Dagomir ficassem de fora. Revoltados com a escolha do presidente, eles resolvem se juntar e fazer a escalada por conta própria antes dos colegas. Tudo planejado, data marcada... E Márcia recebe um bilhete: "O ninho dos gaviões é uma montanha maldita, desista da escalada. Gavião Negro". Pronto, encrenca formada.

Esse é o mote de O Ninho dos Gaviões, escrito em 1988, por José Maviael Monteiro. O título faz parte da coleção Vaga-Lume, ou seja, curtinho, cheio de ação e voltado para o público infanto-juvenil.

A primeira vez que pensei lendo o livro foi: daria um roteiro incrível! Rs! A segunda foi: o final foi uma excelente sacada. Mas o livro poderia ganhar mais algumas páginas... Achei que o autor poderia explorar melhor o receio dos alpinistas em relação à viagem e até mesmo o término do namoro de Ronaldo e Márcia.

O livro traz algumas ilustrações, mas gostaria que ele tivesse desenhos mais detalhados da montanha. Confesso que me perdi um pouco imaginando os caminhos por dentro do pico. Mas, de quebra, no final há um sumário com todos os equipamentos de escalada citados, o que é bem bacana!

Vale muito a pena a leitura. Recomendo. Monteiro é autor ainda de A Estranha Montanha que Roncava, Os Barcos de Papel e O outro lado da ilha.
comentários(0)comente



Rico. 29/06/2015

Leitura Rápida !!!
Os livros da coleção vaga-lume são excelentes para uma leitura rápida, histórias simples e de fácil entendimento, esse não é diferente, recomendo !!!
comentários(0)comente



José 16/09/2014

O que há no topo da montanha?
José Monteiro cria um mistério envolvente em "O Ninho dos Gaviões". É um livro curto e de leitura simples, o qual conta a história de alguns jovens que decidem aventurar-se escalando uma montanha, mas que, misteriosamente, começam a sofrer ameaças e tentativas e assassinatos quando decidem ingressar em tal aventura. O livro não deixa em segredo que há uma tentativa por parte de algumas pessoas de impedir que tal objetivo seja alcançado. Porque querem impedir os jovens de escalar a montanha? O que há lá em cima? Este é o mistério.
comentários(0)comente



TaynaMB 29/05/2011

...Ou covil dos bandidos ?!
Uma história aparentemente inocente,que com uma disputa começa a intrigar,um quer impedir o outro? Errado! Querem impedir os dois grupos. Mas quem,por qual razão ou motivo? Esse romance, que beira um romance policial,fascinante,intrigante,merece ser lido! Quem diria que uma simples escalada,iria acabar em uma grande reportagem policial? Pois é, coisas de 'La dolce vita'
comentários(0)comente



Taay 22/07/2010

...Ou covil dos bandidos ?!
Uma história aparentemente inocente,que com uma disputa começa a intrigar,um quer impedir o outro? Errado! Querem impedir os dois grupos. Mas quem,por qual razão ou motivo? Esse romance, que beira um romance policial,fascinante,intrigante,merece ser lido! Quem diria que uma simples escalada,iria acabar em uma grande reportagem policial? Pois é, coisas de 'La dolce vita'.
comentários(0)comente



spideramiel 24/12/2009

Li quando eu era criança,nem lembro mais sobre o que é =) mais o que importa que eu li
Lilian 22/10/2012minha estante
não lembrar sobre o quê leu no livro???


Naldinho 28/08/2019minha estante
Que resenha incrivel !!




Sudan 30/05/2009

O Ninho dos Gaviões
Três jovens alpinistas escalam o Ninho dos Gaviões, sem imaginar que teriam de enfrentar uma quadrilha de traficantes que usava a montanha como esconderijo. As ameaças estão em todos os momentos da escalada.
comentários(0)comente



Wishbone 03/01/2009

Boa trama para um livro nacional. Bons detalhes sobre equipamentos de escalada.
Vanessa bibliotecária 22/04/2014minha estante
Wishbone, eu adorava assisti-lo na TV Cultura. :3




10 encontrados | exibindo 1 a 10