O Ninho dos Gaviões

Resenhas - O Ninho dos Gaviões

Tama 28/02/2024

Soft reading
Leitura levíssima.
Só para relaxar e passar o tempo.
Mas agradável mesmo assim.
Bom para casos de ressaca literária.

Juliane4 02/12/2023

A narrativa inclui elementos que exploram a amizade, o crescimento pessoal e desafios enfrentados pelos protagonistas.

Manu 04/05/2022

O ninho dos gaviões
O melhor Livro da minha vida e não tem outra opção, o desenvolvimento da história é tão perfeito. Apaixonada nessa história e não é de hoje esse amor ?

Tais Zeni 13/10/2021

O ninho dos gaviões
Quatro amigos indignados pela escalada ser feita pela mesma panelinha de sempre decidem escalar a montanha antes deles.
Acontecimentos estranhos e problemas surgem, mas eles são determinados.
Uma leitura rápida e interessante.

Amanda Silva 06/02/2021

Adoro os livros da coleção vagalume
Cada livro é escrito por um autor, normalmente todos brasileiros, por isso, um dos principais motivos de gostar dessa coleção.
São histórias muito bem escritas, com diferentes temas, sempre envolvendo alguma aventura.
O ninho dos gaviões envolve alpinismo, onde da até vontade de arriscar fazer uma escalada, tamanha precisão de detalhes, e também envolve suspense e romance policial, gênero que adoro.
Li o livro em duas sentadas, adorei e recomendo muito.

pabloviniciusra 13/09/2020

Série vaga-lume é nostálgico
Livro infanto-juvenil da série vaga-lume de ótima leitura. É para se ler de uma única vez e saborear as aventuras da turma jovem do clube de montanhismo. Mistério e aventura em uma trama simples porém ótima como são todos os livros desta série.

Ananda.Torres 21/08/2020

O primeiro livro que li na vida!
Lembro que li esse livro na 6a série. Não me lembro da história, mas a experiência literária me fascinou tanto que nunca mais parei de ler. ??

RAGGI0 27/03/2020

A Série Vaga-Lume é Demais
Eu, particularmente, gostava de todas as obras publicada pela Série Vaga-Lume, mas esta é demais! Eu recomendo a leitura a todos que a encontrarem nos sebos, porque, provavelmente, em lojas não exista mais.

Erikson Ribeiro 14/12/2016

Coleção Vagalume
Sempre digo que iniciei a vida de leitor por causa do Harry Potter (primeiro livro de fantasia), mas na verdade comecei com alguns livros da Série Vagalume. Amo essa série, acho uma coleção fantástica.
O Ninho dos Gaviões é uma história muito divertida, tirando as palavras "broto" e "gatinha" que são repetidas infinitas vezes durante todo o livro.
O livro conta a história de um grupo de alpinistas (por ser um livro antiguinho e falar sobre alpinismo que não era um esporte tão popular na época, me impressionou muito) que busca escalar o Ninho dos Gaviões (um pico); na "seleção" dos membros que farão a escalada já rola uma "treta" e por ai segue o fluxo da história. Neste livro possui um certo mistério sobre o local, pois dizem ser amaldiçoado e também surge um bilhetes de ameaças para que eles não escalem esse pico.
O livro possui uma narrativa simples e não foge do proposto :)

Samara 13/05/2016

Alpinismo
Este é um livro bem curto, podemos ler em uma tarde, faz parte da coleção vaga-lume que marcou presença na infância de muitos leitores. A história se desenrola quando um grupo de alpinistas para comemorar duzentos anos de alpinismo, resolve fazer uma escalada de conquista ao pico chamado Ninho dos gaviões, localizado na Serra do mar. Como descrito no livro, o pico é situado quase na fronteira do Rio de janeiro com São Paulo, um lugar de difícil acesso e por isso pouco conhecido.

Dentro do clube, um grupo de amigos ficaram revoltados porque não foram chamados para a escalada, principalmente uma moça, chamada Márcia, ela e seus amigos; Alfredo, Oswaldo e Dagomir, resolvem escalar o pico antes dos rivais. Dagomir sofre um acidente e não pode escalar, e os outros três resolvem ir em sua homenagem, a viagem promete fortes emoções, além de um mistério a ser resolvido. No final do livro você encontra um guia sobre alpinismo, para quem quiser se aprofundar um pouco mais no esporte.

Paula Maria 08/04/2016

Mistério sobre as montanhas
Para comemorar o bicentenário do alpinismo, um clube de alpinistas resolve organizar uma excursão ao Ninho dos Gaviões, pico localizado entre os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ronaldo, presidente do clube, tomou à frente anunciando quem participaria da subida.

A escolha do grupo fez com que Márcia, Oswaldo, Alfredo e Dagomir ficassem de fora. Revoltados com a escolha do presidente, eles resolvem se juntar e fazer a escalada por conta própria antes dos colegas. Tudo planejado, data marcada... E Márcia recebe um bilhete: "O ninho dos gaviões é uma montanha maldita, desista da escalada. Gavião Negro". Pronto, encrenca formada.

Esse é o mote de O Ninho dos Gaviões, escrito em 1988, por José Maviael Monteiro. O título faz parte da coleção Vaga-Lume, ou seja, curtinho, cheio de ação e voltado para o público infanto-juvenil.

A primeira vez que pensei lendo o livro foi: daria um roteiro incrível! Rs! A segunda foi: o final foi uma excelente sacada. Mas o livro poderia ganhar mais algumas páginas... Achei que o autor poderia explorar melhor o receio dos alpinistas em relação à viagem e até mesmo o término do namoro de Ronaldo e Márcia.

O livro traz algumas ilustrações, mas gostaria que ele tivesse desenhos mais detalhados da montanha. Confesso que me perdi um pouco imaginando os caminhos por dentro do pico. Mas, de quebra, no final há um sumário com todos os equipamentos de escalada citados, o que é bem bacana!

Vale muito a pena a leitura. Recomendo. Monteiro é autor ainda de A Estranha Montanha que Roncava, Os Barcos de Papel e O outro lado da ilha.

leitorDedicado 29/06/2015

Leitura Rápida !!!
Os livros da coleção vaga-lume são excelentes para uma leitura rápida, histórias simples e de fácil entendimento, esse não é diferente, recomendo !!!

José 16/09/2014

O que há no topo da montanha?
José Monteiro cria um mistério envolvente em "O Ninho dos Gaviões". É um livro curto e de leitura simples, o qual conta a história de alguns jovens que decidem aventurar-se escalando uma montanha, mas que, misteriosamente, começam a sofrer ameaças e tentativas e assassinatos quando decidem ingressar em tal aventura. O livro não deixa em segredo que há uma tentativa por parte de algumas pessoas de impedir que tal objetivo seja alcançado. Porque querem impedir os jovens de escalar a montanha? O que há lá em cima? Este é o mistério.