O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

ChielleK8 26/01/2022

Um clássico mais ou menos
Acho que não entendi tudo o que tinha pra entender nessa história, achei sem sentido, parada e nunca dava em nada. Gostei da escrita, e com toda certeza não é um livro ruim, mas achei bem mais ou menos

Will 06/12/2022

História Interessante.
Um bom livro, o que mais me manteve interessado na história foi o mistério de Gatsby, seja de seus objetivos ou a forma como enriqueceu. Não é uma história que tenha me feito apegar em algum personagem, a alta sociedade do século passado parece retratada por um belo círculo de levianos e frívolos, o que me parece ser a crítica principal do autor. Gatsby se prova alguém menor que a expectativa, mas isso não torna a história pior, mas inclusive mais real. O solitário fim é um convite a reflexão sobre o conceito da verdadeira amizade. Um bom livro, melhor saboreado se lentamente.

bela 29/09/2022

Uma delícia de ler.
Não sabia sobre o que era a história e conforme fui lendo e as coisas ficando claras mais eu gostava. Muito bom, Nick é um querido

rafamassagardi 15/01/2024

"Gatsby acreditou na luz verde"?
O grande Gatsby é um livro excelente. Com Long Island na década de 1920 como cenário, o autor desenvolve uma trama que explora classes e relações sociais, implementando uma crítica fina ao "American Dream" e estilo de vida materialista.
A escrita é deleitante, bonita e irônica simultaneamente, e a história é repleta de acontecimentos trágicos e tocantes. Os personagens são bastante representativos, e o Jay Gatsby, especialmente, é incrivelmente complexo e profundo.
É impressionante como Fitzgerald consegue passar uma mensagem tão significativa em tão poucas páginas. Definitivamente uma obra fantástica ;)

nicolasramos 06/01/2023

Ao meu ver, o que tornou O Grande Gatsby um clássico foi a minúcia de Fitzgerald em encapsular a década de 20, imortalizado suas referencias culturais e esvaziando por completo o estilo de vida devasso coordenado pela burguesia e difundido para as demais classes como o grandioso "sonho americano". O autor brinca com os ideais da elite e constrói uma narrativa que demarca territórios em relação ao quão pertinente a cultura pop pode soar quando incluída na literatura.

Jay Gatsby, o mártir exotérico de toda a trama, é provavelmente, ao lado de Holden Caulfield de O Apanhador no Campo de Centeio, o nome mais emblemático da bibliografia estadunidense e seu comportamento, ora enigmático, ora de um sentimentalismo sublime, consegue propor contrapontos exemplares na construção de uma personalidade.

A nota não calhou de ser ainda maior justamente porque a minha conexão com o livro não foi, porém, apesar disso, estaria mentindo se dissesse que não me peguei respirando por entre os grandes pilares da mansão de Gatsby, aspirando pelo curioso modo de agir de seus convidados e usufruindo do luxo em seu ponto supino em meio ao despontar da influência dos Estados Unidos sobre o modo de pensar no ocidente.
Thayná S. 06/01/2023minha estante
Esse livro é muito bom!!!! Uma das minhas melhores leituras do ano passado!!

Jenni 24/12/2023

O infeliz Gatsby...
Essa história é completamente diferente do que eu imaginava. Não acontece muita coisa no decorrer do livro, só dá uma guinada no final e achei o final bem medíocre, mas é compreensível.
A única coisa que eu gostei foi essa satirização do "ideal americano". Gatsby é a representação de que o dinheiro não pode comprar tudo, tinha tantas posses e ao mesmo tempo não tinha nada verdadeiro, lutava arduamente para se encaixar em um lugar que nunca foi seu e que nunca permitiria essa entrada.
Naraliz 07/04/2024minha estante
Nunca tive interesse em ler esse livro, mas esse desinteresse aumentou ainda mais kkkkk obrigado pela resenha amg, poupou meu tempo

Jenni 08/04/2024minha estante
@Naraliz De nada kkkkkkkkkk

Isabela Louise 10/03/2021

Nada do que eu esperava
Esperava um livro bem mais denso, mas encontrei uma história um tanto superficial, que não se prendia a nenhuma narrativa. Apesar de ser um clássico da literatura, não me cativou.

Arsenio Meira 25/08/2012

Pergunto-me se ainda é possível para nós, manter tamanha esperança no lirismo, a mesma esperança alcançada por Fitzgerald em “O GRANDE GATSBY”, “SUAVE É A NOITE” ou até mesmo no roteiro que assinou para o filme dirigido por Richard Brooks, nos anos 50, “The last time I saw Paris.” Antes havia um mistério, um toque de inacessibilidade que só estimulava o desejo. Dos anos 60 pra cá, essa aura foi sendo lentamente trucidada por infindáveis revoluções culturais.
Na minha opinião, o melhor romance de Fitzgerald é mesmo “O Grande Gatsby”. Ler este clássico, ao som de Lady Day (“Strange fruit”) é um prazer inenarrável.

Rick Shandler 22/01/2024

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Clássico absoluto, O grande Gatsby reúne aquelas características que tornam a literatura uma expressão cultural única, que tanto nos encanta. Fitzgerald escreve como poucos, nos entregando uma história sedutora, repleta de personagens marcantes e que retrata à perfeição os intensos anos 20 nos E.U.A..

Primeiramente, há de se falar da escrita de Fitzgerald. Eu já tinha lido alguns de seus contos antes de O grande Gatsby. É algo fascinante, soa feito música (jazz no caso). Impossível não se envolver. Cada palavra, cada ação, cada detalhe em sua escrita é pensado. Fitzgerald envolve e conduz o leitor como poucos escritores são capazes de fazer. A ideia é não dar spoilers, então vou me conter. Mas, acredite, tudo em O grande Gatsby é pensado. De pequenos gestos dos personagens à cor dos carros. Cada detalhe tem sua participação na mágica que Fitzgerald faz com sua escrita.

É com essa escrita mágica que Fitzgerald nos apresenta sua historia. Não tem como não se interessar pelo misterioso Gatsby, recluso em ostentosas festas em sua luxuosa mansão. Impossível não se envolver com os segredos desta figura emblemática que em meio a rios de champanhe e dinheiro se mistura a ?alta sociedade? norte-americana, sem nunca pertencer a ela. Assim como Nick, narrador da história, queremos desvendar quem é, qual sua origem, o que motiva seus atos, o que está pro trás da imagem do grande Gatsby e todo burburinho que ele causa.

Nesta jornada de descoberta Fitzgerald faz um retrato único da sociedade norte-americana entreguerras. Somos apresentados ao auge do American Way of Life. Luxo, ostentação, jazz, champanhe, carros velozes e risadas, mas também desigualdade, alienação, exploração, futilidade e materialismo. O sonho americano é posto no divã. O resultado? Tem que ler.

Duda 03/09/2020

Doce Surpresa
Comecei a ler O Grande Gatsby despretensiosamente. Apesar de tê-lo na lista de leitura há anos, não tinha muitas expectativas. Me surpreendi com o enredo e a escrita, sem contar o fato de que a Nova Iorque dos anos 20 é realmente um ótimo cenário para histórias deliciosas como essa! Recomendo!

@jessicabatista94 12/09/2021

Eu amo profundamente essa história.
Tão triste e profunda. Gatsby sempre me emociona.
Amei demais essa leitura

veebooks 29/04/2021

Um clássico muito bom
?? ? esmagavam coisas e criaturas e depois se protegiam por trás da riqueza ou de sua vasta falta de consideração, ou o que quer que os mantivesse juntos, e deixavam os outros limparem a bagunça que eles haviam feito??

Pri Paiva 04/09/2021

Clássico que merece ser lido
Uma das melhores obras literárias do século XX em uma edição maravilhosa em capa dura.
Já tinha assistido o filme várias vezes (a primeira versão e o remake com Léo Dicaprio) e foi a primeira vez que li este clássico. Achei perfeito, assim como já amava o filme.
O Grande Gatsby é aquele tipo de leitura que intriga e te faz mergulhar em memórias de uma década regada de classe e ostentação.
Todo contado aos olhos de Nick, primo de Daisy, que narra os acontecimentos e o desenrolar de uma trama recheada de festas, amor e traição, o livro é bem sucinto e na medida. O autor acerta em cheio quando escreve de forma direta e rápida, não enrolando com detalhes que talvez, deixassem a leitura cansativa. Que definitivamente, não ocorre.
O clima quente do verão é repassado ao leitor e nos faz sentir como se estivéssemos pelos jardins daquelas mansões.

Adorei a leitura!