O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

cauamendes 31/01/2024

Cansativo, mas...
Foi um livro que me pegou muito no começo, mas com o passar do tempo fui perdendo o gosto pela leitura por se mostrar muito cansado e arrastado.
Mais pro fim não estava entendendo mais nada.
O filme comecei e logo em seguida desisti de tão preguiçoso.

Thiago864 31/01/2024

Perfeito
Ótimo livro para quem gosta de um romance com algum drama e diria até suspense. o autor dispensa apresentações, adorei ler o livro e recomendo muito, leitura instigante.

Lyvia 30/01/2024

Gatsby faz a gente pensar que, mesmo cercado de muitos, o fim estamos sempre sozinhos. Que riqueza não traz amizades verdadeiras e que um amor pode não ser superado com o tempo.

Thais 29/01/2024

O livro retrata a busca obsessiva de Jay Gatsby pelo amor perdido em meio aos excessos da Era do Jazz nos anos 1920, explorando temas como riqueza, decadência moral e o sonho americano,oferece uma crítica perspicaz à superficialidade da felicidade baseada no luxo .

Leonardo.Dalcin 28/01/2024

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Nesse livro acompanhamos Nick Carraway, um jovem que sai do meio-oeste dos Estados Unidos para a cidade de Nova York, com a intenção de investir no mercado de ações. Ao lado de onde ele mora, há uma mansão luxuosa, cujo dono é cheio de mistérios envolvendo sua fortuna. Seu dono é Jay Gatsby. Nick então começa a frequentar as festas de Gatsby e a criar uma relação mais íntima com ele.
Então ao longo da história acompanhamos o ponto de vista do Nick sobre todas as situações abordadas no livro: as relações entre os personagens, as brigas entre eles, e o amor (ou a falta dele) entre eles.

Esse é o primeiro livro 5 estrelas desse ano! Me hipnotizei com a escrita tão única do Fitzgerald, e com a habilidade dele em descrever ambientes e nos fazer sentir como se realmente estivéssemos lá. As críticas desse livro também são incríveis. Os personagens são memoráveis, muito interessantes e cheios de camadas. Adorei tudo nesse livro!

Recomendo a todos a leitura desse indispensável, magnífico e monumental clássico!

Viviane 28/01/2024

Considerado um dos grandes clássicos da literatura mundial, o Grande Gatsby honra o título que detém.
Trata-se de uma leitura saborosa e rápida, recheada de ambivalências que nutrem o apetite do leitor.
A história gira em torno dos mistérios que circundam Jay Gatsby, seu passado obscuro e sua vertiginosa ascensão, assim como suas festas memoráveis, no melhor estilo ?belle epoque?. Toda a narrativa se dá a partir do olhar de Carroway, razão pela qual é impregnada de parcialidade e incorreções calculadas, que fazem o leitor constantemente questionar a veracidade e fidedignidade do que lhe está sendo contado (ao melhor estilo Machado de Assis, em ?Dom Casmurro?).
O fato é que, de passado obscuro e fortuna construída de forma misteriosa, Gatsby jamais é totalmente desvendado. Há toda uma aura de inacessibilidade em torno do personagem, que pouco a pouco vai se descortinando (e desmoronando) sob o olhar um tanto condescendente de Carroway.
Ao final, a conclusão a que se chega sobre Gatsby é que ele é a exata personificação do ?American big dream?, na medida em que ele é a exceção que legitima toda a engrenagem do sistema capitalista, para ao final por ela ser massacrado, sem que nunca tenha sido efetivamente aceito e integrado à sua elite.
?O Grande Gatsby? não é só mais uma estória de romance açucarado, como pode parecer a princípio. Trata-se de uma sátira social em que os personagens são dúbios e comprometidos apenas com os próprios interesses. Aqueles que fogem a essa fórmula de auto-interesse e ousam sonhar com algo mais do que dinheiro são prontamente engolidos pelo sistema.
Leitura obrigatória para qualquer aficcionado pela literatura. Com certeza, entrou para a galeria de minhas obras prediletas. Pretendo reler outras vezes, na certeza de identificar novas nuances em suas entrelinhas.

Micelandia Lima 28/01/2024

Gatsby é um milionário que ama fazer festas grandiosas e extravagantes em sua mansão, que vivia aberta a todos os que quisessem participar. A princípio ele é um personagem misterioso, envolto de diversos mitos sobre como tinha adquirido sua riqueza. Nick ouve as mais absurdas teorias sobre a vida de Gatsby quando frequentava as festas, mas na realidade muitos dos convidados nem sabiam quem era o anfitrião e muito menos Gatsby os conhecia.

Kah 28/01/2024

O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
“Sempre que tiver vontade de criticar alguém, lembre-se de que nem todo mundo teve as oportunidades que você teve.”

Nick Carraway se muda para Long Island e fica intrigado com seu vizinho milionário Jay Gatsby, que todas as noites organiza festas grandiosas em sua mansão. Apesar de viver cercado de pessoas influentes e das mais altas esferas sociais, ninguém realmente conhece seu passado.
Gatsby era pobre e conseguiu enriquecer sozinho, no passado, era apaixonado pela prima de Nick, Dayse, mas as diferenças sociais os separaram, agora que está rico, Gatsby tenta reconquista-la.

A história se passa nos anos 20 e critica a sociedade decadente da época e o próprio ideal do "Sonho Americano".

Saay! 28/01/2024

Manos, esse livro é uma delicia de ler, não é tão difícil (sou lerda demais lendo e tive facilidade nesse, ent acredite em mim quando eu falo q é a leitura é bem ok) e têm algumas reflexões que fazem a gente parar um pouquinho e pensar. Fiquei muito apegada no Nick e no Gatsby, que são as únicas criaturas não tão esnobes do livro inteirinho. eh isso queridos, bjos
luttii 28/01/2024minha estante
nunca tinha cogitado >realmente< ler esse livro, mas você meio que me convenceu do contrário, obrigada!

vinirc 28/01/2024

Self-Made Man
Um dos maiores clássicos da literatura americana. Apesar de trazer na premissa uma história de amor clichê, um homem agora rico retornando em busca da mulher que ama e que antes não puderam ficar juntos por conta da diferença de classe social, O Grande Gatsby é muito mais do que isso.

Uma critica ao sonho americano e a vida de extravagâncias da alta sociedade de New York na década de 20 está presente no livro.

Gostei da leitura, escrita evolvente e fácil de entender.

laiscunhaf 26/01/2024

Riqueza, status e decadência moral
Fui transportada para a vibrante e glamorosa década de 1920, onde acompanhei a história do enigmático Jay Gatsby e seu mundo de festas extravagantes, luxo desmedido e amores proibidos. Narrado pelo observador e perspicaz Nick Carraway, o romance oferece uma visão penetrante da sociedade americana pós-Primeira Guerra Mundial, marcada pela busca desenfreada por riqueza, status e decadência moral.

Fitzgerald tece uma trama envolvente e intrincada, repleta de personagens cativantes e complexos. Jay Gatsby, com sua aura de mistério e sua obsessão pelo passado, é uma figura fascinante que personifica o sonho americano em sua forma mais deslumbrante e ilusória. A paixão ardente entre Gatsby e Daisy Buchanan, uma mulher bela e sofisticada, lança uma sombra de tragédia sobre o romance, enquanto os segredos do passado e as mentiras do presente colidem em um desfecho devastador.

Além do enredo envolvente, a prosa de Fitzgerald é um deleite para os sentidos, rica em imagens vívidas e metáforas poéticas que capturam a essência da época e do lugar. Seus retratos da opulência excessiva e do vazio moral da elite americana são tanto deslumbrantes quanto angustiantes, refletindo uma sociedade que, apesar de sua fachada brilhante, está corroída por corrupção e hipocrisia.

Sua exploração da busca humana por significado, amor e identidade em um mundo marcado pela ilusão e pela desilusão, é verdadeiramente digna de seu sucesso.

[2022]

jubeatriizz 26/01/2024

O Sonho Americano
O Grande Gatsby é um livro que mostra a realidade da sociedade americana nos anos 1920. Ele deixa claro questões sociais como o racismo, a misoginia e preconceitos em geral.
Conseguimos ver muito bem como tudo é feito de aparências, de luxo e dinheiro, e mesmo quando os personagens tem ações moralmente erradas, todos fingem não saber para não manchar a sua imagem ou relações.
Achei a leitura fácil mas não tão fluida, não foi uma história que me prendeu, mas considero um livro bom! Que demonstra muito bem que dinheiro e luxo não compram tudo, principalmente amizades.

Raphaella.Sgrignol 26/01/2024

Eu queria ter um olhar mais crítico sobre o livro, pq assim talvez eu gostaria mais.
Não é um livro ruim, mas eu achei uma leitura bem cansativa, apesar de eu ver preconceitos e principalmente a ganância, eu achei só okay!

Icaro 25/01/2024

Um drama da Belle Époque
Vez ou outra me lembro de um professor da faculdade dizendo que, historicamente, as décadas de 20 seguem um padrão de serem revolucionárias, palco de grandes mudanças sociais.
O que me chamou atenção em na obra, para além da trama amorosa entre Daisy, Tom e Jay Gatsby, foi o acesso a uma época considerada pelos mais conservadores como "perdida". Tempos em que a luxúria e o mundano imperavam na grande metrópole de Nova Iorque, já naqueles tempos o signo da modernidade. Através de metáforas e sutilezas, Fitzgerald narrou bem as marcas de seu tempo: o aumento da possibilidade de mobilidade social, as contingências da vida cosmopolita e a impossibilidade de se encontrar um verdadeiro amor.

Luana 25/01/2024

A história é boa, mas eu achei extremamente desconexa. Parecia que estava lendo capítulos aleatórios ou que alguém com amnésia contava partes do ocorrido. Gatsby é um personagem misterioso e a história não é ruim, mas parece que faltou algo...