Veronika decide morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Julia Manjko 23/01/2023

Loucura loucura
Segunda vez que entro em contato com a escrita do Paulo Coelho e novamente eu amei.

Amei o assunto do livro, fiquei vidrada do começo ao fim. Apesar de ser um livro com uma história bem simples seus personagens tem trajetórias e resoluções super bem feitas.

As ideias do livro são bem diferentes do que nos é ensinado durante a vida e isso é mais um ponto ao seu favor. Eu gosto de entrar em contato com ideias diferentes.

Já comecei o ano com uma leitura incrível.
Recomendo a todos.
Monique 23/01/2023minha estante
Ai que bom saber! Tenho vontade de ler esse livro.

Berenice.Thais 27/01/2023minha estante
Amei esse livro

Mendes 22/01/2023

A loucura de sermos
Quem foi que inventou o que é ser normal? Quem define o que é errado ou certo?
O livro aborda depressão, sindrome do pânico e esquizofrenia, contando um pouco da história de Verinoka, Mari e Eduard, e como chegaram a ser internados em uma clínica.

Fiquei muito aliviada ao final do livro. ?
Suely.Fernandes 09/03/2023minha estante
Também me senti aliviada no final.

Yago 22/01/2023

Livro bem legal
Uma vez uma moça me viu com este livro quando era menino, e me parou na rua dizendo. " Menino larga esse livro, isso aí vai bagunçar sua mente, é muito perigoso" confesso que quase me borrei de medo nos meus 15 anos e botei o livro na estante e me esqueci dele por anos e anos chega ficou amarelado...

Peguei ele pra ler, tinha até me esquecido desta anedota de minha vida, e confesso que achei o livro muito bacaninha.

Claro que o senhor Coelho solta algumas opiniões sobre as visões de mundo dele que discordão de muitas coisas já engessadas em nossa realidade como política e religião principalmente, mas nada que possa desabar as faculdades mentais das pessoas pelo menos a minha não fio abalada já que sou um gnomo da floresta negra e não me abalo com muita coisa. Pode até abalar uns alfabetos funcionais mas vale muita a leitura deste livro ele é bem curtinho, parece um pouco aqueles livros de auto ajuda. Mas é bom.

anaramous 20/01/2023

Veronika
Esse livro faz uma crítica social muito interessante sobre como a sociedade determina padrões de comportamento que podem ser absurdos, e como nós aceitamos todas essas coisas facilmente, sem relutância... O medo de ser diferente, de ser definido como louco, pode nos fazer aceitar coisas que destroem a nós mesmos...
Pode ser um sonho, ou apenas um modo de viver que é determinado como anormal, para sermos separados da normalidade social, assim, definindo-nos em rótulos para ser mais fácil a exclusão social
"Ele é doente, por isso, é assim"
Uma mistura de conformismo e não aceitação

Maria10402 19/01/2023

Será o fim de Veronika?
? O livro vai lhe contar a trajetória de Veronika, após consumir uma grande quantidade de medicamentos para morrer, como o livro já diz, ela decide morrer, mas sua tentativa é falha, ela acorda em um hospital psiquiátrico e lá inicia seu tratamento onde seu diagnóstico é ter no máximo apenas mais uma semana de vida, diagnóstico esse que vai lhe fazer pensar muito sobre a decisão que tinha tomado de tirar sua própria vida.

? Em todo o seu tempo internada, pela vida de Veronika iram passar alguns pacientes e personagens importantes, que vão ensinar muito para a protagonista e nos ensinar também.

? Veronika é uma menina assim como tantas outras meninas, com medos, anseios, pensamentos confusos, duvidas sobre a vida e se deve continuar nela. Talvez assim como eu, você se veja em Veronika, com suas perguntas e indagações ou às vezes você pode ver alguém que conheça, mas posso lhe dizer, que essa personagem nos leva a pensar e refletir muito sobre a vida.

?? Ler os livros de Paulo Coelho é entrar em uma história, aprender sempre coisas novas, seja sobre religião, lugares, ideias e nunca em momento nenhum saber o que vai acontecer no final.

?? Paulo Coelho já é meu escritor brasileiro preferido e ler Veronika não somente foi uma leitura boa, foi uma leitura necessária, ler Paulo é viver com os personagens, aprender com eles e viajar para novos lugares e isso é sem duvidas uma das coisas que eu mais gosto nos livros dele e nesse livro incrível que é Veronika Decide Morrer.

?Detalhe sobre esse livro é que, nas palavras do próprio autor, a Veronika do livro é ele mesmo, internado por três vezes em hospitais psiquiátricos, de onde extraiu elementos para este relato contundente sobre aceitação e loucura.

? Me conta, já leu esse livro??
Se ainda não leu, me conta se gostaria de ler. Espero que tenha gostado da resenha ?

Me segue la no Instagram e acompanhe mais resenhas como essas @escrevinocosmos ?

bee 19/01/2023

adorei a mensagem do livro, teve uns pequenos detalhes que me incomodaram, algumas coisas que não se encaixam muito bem agr, por ser um livro antigo
mas em geral a mensagem do livro é brilhante, me deixou bem reflexiva sobre a vida e tds essas coisas, no geral me marcou de uma forma positiva :)

I.am.naib 17/01/2023

Uma das minhas primeiras leituras, único livro que li duas vezes na vida e tenho vontade de reler novamente. Amo a visão que ele nos dá sobre a vida, amo a forma que Paulo Coelho escreve.

Meu livro favorito.

isaalee 16/01/2023

"Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia."

Achei o livro muito interessante, com uma leitura leve mas também reflexiva. Veronika achava o mundo sem graça, mas dentro do hospício ela aprende, juntamente com o leitor, que o mundo tem diversas possibilidades, mas era ela quem não as aproveitava.
Gostei bastante, mesmo que eu tenha descoberto o "plot twist" do final quando eu tava no meio do livro.

Beatriz 16/01/2023

Veronika decide morrer
Uau Paulo Coelho.....que livro e ao mesmo tempo que bravura para ter coragem de se abrir desse jeito, coisas que quando li mais nova não entendi agora que peguei para reler me batem de um jeito...refleti muito enquanto lia.
Um bom livro para começar o ano!

Tatiane.Moscardi 16/01/2023

?Gosto muito da escrita do Paulo Coelho e de como ele aborda alguns assuntos, nesse livro não foi diferente. Ele nos faz refletir sobre a vida, como algumas escolhas podem mudar completamente a nossa vida.

Sinopse: Na história Verônika é uma jovem que é amada por todos e que de repente decide se matar, ela chega a cometer suicídio porém, ela não morre e acorda em um hospital psiquiátrico.

Lá ela recebe uma notícia de que terá no máximo mais uma semana de vida.
Verônika começa a viver uma espera intensa, fazendo-a repensar na decisão que tomou antes de ir parar naquele lugar.

Paulo Coelho disse que Verônika do livro é ele mesmo, quando ficou internado por três vezes em hospitais psiquiátricos, onde o fez pensar sobre aceitação e loucura.

Camila 14/01/2023

Veronika decide morrer
Não esperava tanto por já ter abandonado um livro do Paulo, porém esse me pegou de jeito adorei a forma que ele fala de loucura e a história em si é muito boa

Selene 14/01/2023

Veronika decide morrer
MEU DEUS QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!
Esse livro me trouxe muitas reflexões e até me deu uma vontade de viver e uma esperança que não apareciam a muito tempo.
E sem falar nesse final, que me deixou completamente em choque, simplesmente genial.
Só não dei 5 estrelas pois algumas cenas e falas me deixaram um pouco incomodada.
Fora isso, é um livro muito bom.

Mila 12/01/2023

Lindo lindo lindo
Esse livro é tão lindo, mudou meu ponto de vista em vários aspectos, me deu esperança e me senti de um jeito inexplicável, só leia.

Yasmin.Filetti 12/01/2023

Todos deveriam ler
Achei muito bom e reflexivo, a única parte que me incomodou foi eu não ter me apegado tanto aos personagens. O livro trata sobre as experiências de internações psiquiátricas do Paulo Coelho mas de uma forma ficcional, com ênfase na Veronika (que simularia algumas vivências e pensamentos dele).
Eu tinha pensado em não ler as notas finais, até pq nunca as acho tão interessantes, mas a forma como ele se abriu nelas fez meu coração doer

martin pagodeiro 11/01/2023

veronika
Li na época em que eu pensava exatamente como a protagonista. Me trouxe muitas reflexões e me encantou muito. Ja ouvi falar muito mal das obras do Paulo coelho, mas eu amei muito.