L

François Truffaut

Resenhas - O homem que amava as mulheres

Lil Paiva 24/05/2012

Pernas
No Prólogo e no epilogo Bertrad já estava morto, o que é um diferencial do livro, contudo ele não faz igual Machado de Assis em Memorias Póstumas de Brás Cubas, ele não narra o próprio enterro...Geneviève é a segunda narradora do livro e faz esse papel de forma um tanto maternal.

Tinha tudo para não ser uma boa leitura pelas histórias de cada conquista de Bertrad, largava o livro a cada capítulo, bolada, mas tinha que saber o que vinha no próximo capitulo. Nem Juliette se salvou de seus pensamentos tortos, quis rasgar o livro!...

...Mas o modo que foi contado salvou o livro. - foi uma música e um violão. Pois letra sem ritmo não tem canção.

Mesmo sem gostar continuava lendo o livro - Pois tinha a curiosidade de ver em que M ele ia se meter de novo, junto com a humanização do "garranhão" a cada capítulo...

Apesar de ser um livro curto a experiência foi muito boa. "É para ser lido antes do filme" o que contradiz muitos estudiosos no assunto. Este livro tem este caso em específico.

Suas histórias com as mulheres surpreende, assim o livro não fica chato, não houve enchimento de linguiça.

Cada capítulo é uma surpresa; no qual corria o risco de ler algo pedofilo, o que felizmente não aconteceu.

O narrador conta como foi criar a próprio ficção que o leitor esta lendo. Outra desculpa para eu ler o livro até o final e ter vontade de ler de novo.