Remember Me?

Remember Me? Sophie Kinsella

Resenhas - Remember me?

asviagensdeana 24/06/2021

Dá pra imaginar que alguém ficaria em coma e acordaria com uma vida totalmente diferente daquela que se recorda? Pois foi bem isso que aconteceu com Lexi Smart! Ela, uma garota normal, com amigas normais e um trabalho normal, sofreu um acidente na noite que antecede o funeral de seu nem-tão-amado-pai (ou era o que ela achava), e acordou em um hospital que não fazia parte do NHS (o sistema de saúde da Inglaterra que se parece muito com o nosso SUS) que custaria  meses de seu salário, com uma bolsa de marca que nem em sonho ela poderia comprar. A verdade é que ela não se lembra de 3 anos de sua vida agora. Suas últimas memórias são de horas antes do funeral do pai e agora ela descobre que 1- é a chefe do departamento onde ela costumava trabalhar, 2- é casada com um bonitão bem rico, 3- seu acidente foi com sua Mercedes conversível, e por último, mas não menos importante, 4- ela não se lembra de 1,2 ou 3.
Agora ela tem que lutar para relembrar de sua vida ou reaprender a vivê-la novamente.

Esse foi meu primeiro contato lendo algo escrito por Sophie Kinsella. Já conhecia a rainha dos Chick-lits pelo filme ?Os delírios de Consumo de Becky Bloom?, mas essa foi a primeira oportunidade de ler uma obra dela. Sua escrita é leve, fluida e muito divertida, mesmo lendo em inglês, algo que não tenho muito costume de fazer fora do ambiente acadêmico. A história é muito interessante, mas eu, particularmente, achei o final mal desenvolvido. Tudo se resolveu em coisa de tipo 40 páginas em um livro de 444. Queria ver mais da ?old Lexi? no ambiente da ?new Lexi?, queria ver mais da relação entre ela e alguém que não posso citar nomes se não é spoiler.

Ainda assim acho um bom livro pra curar ressaca literária, leve e engraçado, como uma boa comédia romântica.
Espero ler outros títulos escritos por ela, principalmente a série de Backy Bloom

Eunice.Vilares 12/08/2009

Amo a Sophie
Sou suspeita para falar dos livros da Sophie... Adoro todos!!! A série Becky Blomm foi os primeiros que eu li e eu me apaixonei... Depois li O segredo de Emma Corrigan e depois Samantha Sweet... Adorei todos!!! Depois li Remember me e não ficou atrás... Adorei a história, divertidissima e cheia de confusões como toda história da Kinsella... Não podemos esquecer que são românticas tbm!!!

Cíntia Mara 20/03/2012

O enredo me lembrou um pouco do filme De Repente 30 e da série Cabeça de Vento. Nas três histórias, temos uma protagonista que precisa aprender a viver uma vida da qual ela não se lembra. A diferença aqui é que não há nenhuma magia ou tecnologia avançada. Lexie pode não se lembrar dos três últimos anos, mas eles existiram; suas atitudes tiveram conseqüências reais, e ela ainda precisa lidar com algumas delas.

Lexie é o melhor do livro. Ela poderia muito bem ser uma chata que fica se lamentando o tempo todo por ter perdido a memória, ou uma metida deslumbrada por estar linda, rica e bem casada, mas ela não pende para nenhum dos lados. Ok, ela fica meio deslumbrada, sim, mas não metida. E – obrigada, Senhor – não se faz de vítima em momento nenhum; pelo contrário, ela não gosta de ser tratada de forma diferente por causa de sua amnésia. Ela é inteligente, determinada, carismática, irônica, bem humorada e, o melhor de tudo, ela sabe rir de si mesma. Não tem como não gostar dela. (Esta é a terceira Lexie que eu leio este ano, e todas têm essas características em comum oO A primeira foi em O Milagre e a segunda em Let Them Eat Cake).

Achei muito interessante o dilema de “como foi que eu cheguei até aqui”. Para compreender a si própria, Lexie precisa voltar ao passado e descobrir o que a fez mudar tanto. O mais legal é que esse é um questionamento que pode passar pela cabeça de qualquer um. Nós não somos seres estáticos, mas mudamos com o tempo. Muitas vezes não vemos essas mudanças, porque são graduais. Somente quando olhamos para trás é que percebemos – às vezes satisfeitos, outras arrependidos. O fato é que não dá pra mudar o passado, apenas administrar o que temos no presente. (Ok, agora alguém me diz de onde surgiu a ideia que chick-lits são escritos apenas para divertir e entreter, porque eles sempre me fazem pensar. #autoajudafeelings)

Os outros personagens não têm muito destaque, mas são todos, hmm, interessantes também. Se eu escrevesse essa sinopse, seria mais vaga, mas já que ela menciona certo “arquiteto”, o que eu posso fazer, né? Não é aquele mocinho que você cai de amores à primeira vista; pelo contrário, não dá pra saber muito bem qual é a dele. Como o livro é narrado em primeira pessoa, o leitor sabe o que a Lexie sabe, e ela não se lembra dele. Do outro lado, temos Eric, o ricaço loft-style fora da realidade que foi responsável pela maior vergonha alheia da minha vida. Ainda bem que eu estava em casa e sozinha no quarto quando li a “tal” cena. “Obrigada, Eric, nunca mais serei capaz de ler a expressão 'Mont Blanc' sem ficar vermelha.” Sério, ele é uma figura. Assim como a mãe e a irmã bandidinha de Lexie. Porque protagonista de chick-lit que se preze tem que ter, no mínimo, uma mãe maluca. Só gostaria que elas tivessem aparecido mais.

Sinceramente, não sei explicar por que não dou 5 estrelas. Eu gostei muito da história, dei boas risadas, amei a protagonista, mas acho que faltou alguma coisa pra eu não querer largar o livro. Alguma coisa que me fizesse pensar “esse TEM que ser 5 estrelas”.
www.cintiamcr.com.br

Bah 18/06/2010

Amei!
Adorei!
Nunca tinha lido um livro dela e amei, amei, amei. Quero ler mais.
O jeito que ela escreve é ótimo e os persongens, principalmente a Lexi, a Fi e o Jon, são perfeitos!

s2

Lany 21/04/2010

Para mim, foi o livro mais fraquinho da Sophie. Não é que seja ruim, eu gostei. Mas é que o começo é muito parado e é só no final que a história fica boa. Eu acho que ela deveria ter trabalhado melhor essa divisão, fazendo com que o livro ficasse mais dinâmico. Além disso, para mim o livro poderia ter ido um poco mais além, nem que fosse somente um "epílogo" para explicar melhor alguns fatos!

Cris Flessak 28/12/2009

Cool!
Este foi o primeiro livro que li em inglês e acho que não poderia ter escolhido melhor!

Para mim, um bom livro é aquele em que você se pega pensando na 'história' no decorrer do dia, não vendo a hora de pegar o livro novamente!

Virei fã da Kinsella e pretendo continuar lendo os outros livros dela...

iarashi 25/08/2010

crappy life, good book
A história me pregou logo com a primeira frase:
Of all the crap, crap, crappy nights I’ve ever had in the whole of my crap life.

Como não me identificar completamente com a protagonista, Lexi, a partir dessa frase? Crap, crap, crappy life. Ela tem a pior noite da vida, mas ao mesmo tempo, uma noite que parece como tantas outras ruins. E de repente, essa é a última lembrança que ela tem quando acorda de um acidente de carro no hospital.O problema é que essa lembrança é de três anos atrás, e sua vida inteira está mudada.

O livro não é nenhuma preciosidade, mas é bem bacaninha de se ler.E rápido. Me fez pensar muito, e se eu acordasse em 2013, e só me lembrasse da minha crappy vida de agora, e tivesse que me adaptar a uma realidade completamente diferente. Até agora não sei dizer se acharia bom ou não.Mas de repente, pensei em outra situação. E se eu acordasse agora, e esquecesse dos últimos 3 anos? Se minha última lembrança fosse em 2007, ainda na faculdade, cercada por amigos, sem trabalho,mas apaixonada pelo curso e com mil planos e sonhos para o futuro.

As vezes a gente fica besta imaginando e se a vida fosse diferente do que é.
Mas não é, nunca é.
Mas o livro ajuda a fugir um pouco da realidade.
Recomendo.

Bárbara 29/09/2011

Remember me? - Sophie Kinsella
Eu poderia apenas dizer que o livro é perfeito. Daqueles que, quando você está mal, te coloca para cima com apenas uma linha. Lembra de Mim? É engraçadíssimo, fazendo você passar vergonha se estiver lendo em público.

E eu acho que quem acompanha meu blog sabe que eu amo quando um livro faz isso comigo, certo?
Quando olhei a capa do livro – o meu é um paperback, em inglês – pensei que não gostaria muito. Mas depois, pela história do livro, fui me apaixonando pela capa do girassol (é sério, os girassois fazem você rir também, como um tipo de piada interna entre personagens) e a tenho como uma de minhas favoritas. Acho até que ela foi muito mais bem pensada que a versão em português.

Lexi cai e bate a cabeça, enquanto corre atrás de um táxi, depois te ter saído com as amigas para tomar um drinque. No outro dia, acorda no hospital, sabendo que tem de ir no velório do pai no mesmo dia, mas descobre que o velório já aconteceu – e há muito mais de um ano. Ela também descobre que é casada com um milionário gatíssimo, que é chefe do departamento onde trabalhava, que tem os dentes perfeitos e que até perdeu o hábito de roer as unhas. Ela é uma nova Lexi. Como não consegue se lembrar dos últimos 3 anos de sua vida, acaba se enxergando como uma megera, já que no trabalho até mesmo as suas próprias amigas (com quem ela havia ‘acabado’ de sair na noite anterior) viram as costas para ela e não querem saber de sua amizade.
Esse fato a faz correr atrás de descobrir como havia sido sua vida nesses últimos 3 anos. E descobre muita coisa que não a deixa muito feliz consigo mesma. Seria Lexi capaz de mostrar para todos que ela ainda tem muito da antiga Lexi dentro de si?

SabrinaTinoco 09/12/2010

Leitura divertida!
Depois de ler "Confessions of a shopaholic" livro de maior sucesso da autora que foi até transformado em filme e ter me decepcionado por achar o livro bem bobinho, confesso que fiquei meio receosa em ler outros livros de Sophie Kinsella. Mas por insistencia de uma prima, leitora voraz, e que até me emprestou o livro, eu comecei a ler "Remember me?" sem botar muita fé. Mas me surpreendi positivamente - não é que o livro é bem bacana?
Como já li em outras resenhas sobre esse mesmo livro, o comecinho é bem lento, mas depois vc fica intrigado para saber como a vida da protagonista Lexi mudou completamente após ela acordar de um acidente e saber que está sofrendo de amnésia.
Lógico que o essencial para se decifrar toda a historia só é revelado nas páginas finais do livro, mas até lá dá para se divertir e rir bastante com as confusões da personagem, além de divagar um pouco e imaginar como seria se um dia a gente acordasse e nossa vida fosse completamente diferente, sem que tivessemos nenhuma ideia de como tudo aconteceu.
Uma leitura bem leve e divertida - recomendo!

Gabriela.Mello 12/05/2023

Uma boa comédia romântica leve
Adorei o livro pela proposta de ser um livro leve, para se distrair. Gostei que a história não foca só em romance, foca na personagem e na jornada dela de entender quem foi, quem é e quem quer ser

Cris 25/06/2011

Kinsella não perdeu a mão!!
O livro é bem divertido, para ser lido só por puro prazer... vc dá boas risadas!!!
não curti muito o final, mas vale a leitura....

Bella Swan 13/09/2011

amei,
Me identifiquei muito com essa personagem.

Paulinha 27/08/2012

Vc se Lembra de sua vida?
O que vc faria se perdesse a memória e tudo o que vc tem é uma casa que vc não conhece, um marido, que vc acha bonito mas não tem intimidade, um emprego que vc não faz ideia do que está fazendo lá ... tudo isso acontece com Lexi.
Ela descobre que tem um amante e ele que ajuda ela a lembrar quem ela é e como era sua vida antes do acidente.

Neste livro vc morre de rir