O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

José Eduardo Jordão 22/05/2023

Levou um tempo, mas finalmente terminei.
Eu gostei do ritmo desse livro, foi diferente dos demais, e o próprio RR MARTIN explica isso no final.
O ritmo foi mais acelerado, e a narrativa foi mais envolvente. Mudou completamente minha visão com relação à Cercei (eu já tinha certa antipatia com ela pela série, e pela visão dos demais personagens), pois nesse livro conseguimos ver o mundo pelo ponto de vista dela, o que foi muito diferente do que eu tava esperando.

Eu sou o único que enquanto estava lendo as desconfianças da Cercei em relação à Margaery fiquei pensando: A Cercei incorporou o Bentinho e ta achando que a outra é a Capitu?

De todos os livros até agora é o que mais gostei, apesar de deixar os outros que eram o centro do universo de lado.

Pesquisando os anos de lançamento desse livros eu só consigo pensar: Como que os leitores conseguiram esperar tanto tempo pelas continuações????

Recomendo muito a leitura, embora sinto um leve frio na espinha ao saber que o próximo já vai ser o último publicado e que provavelmente terei que esperar anos pela continuação da história.

Ah, só para finalizar. Apesar dos livros começarem como a série, a narrativa vai ficando cada vez mais diferente, então, se você achou o final e os acontecimentos da série meio "bosta", saiba que nos livros muita coisa daquilo é diferente, ou simplesmente não aconteceu.

PS: Tem uma personagem que não tem na série, na TV acho que ela faria muito diferença, mas até agora não entendi o hype em cima dela.

Príncipe mestiço 13/05/2023

Enquanto isso westeros permanece a fogo e sangue
Olha,vou confessar que achei esse bem chatinho.O livro foca em personagens "secundários" e da mais enredo a cada um deles,fazendo com que eles tenham uma relevância muito maior.
No final do livro tem uma nota do Martin que conta que ele teve que dividir o livro em dois porque a história em um só,ficaria gigantesca.
Sou apaixonado pelas obras do Martin e faço questão de ler todas que eu conseguir, mesmo que as vezes seja um pouco cansativo por causa da riqueza de detalhes e histórias.
Os livros da guerra dos tronos são como cerveja,todo mundo sabe que é amargo porém ninguém quer parar de beber.

alynevict 11/05/2023

Foram 3 longos meses até, enfim, encerrar a leitura e, mesmo tendo demorado todo esse tempo, o livro é muito bom, tirando a parte da família greyjoy, que eu não suportava. A história é ótima, assim como a construção e narrativa dos personagens. O meu único problema, com toda a saga de livros para falar a verdade, é a quantidade de descrições que o Marin faz questão de inserir. Sei que é um livro de fantasia e que em todos terão inúmeras descrições, mas aqui chega a ser maçante, já que ele às vezes quer descrever até o formato de uma cadeira. Enfim, tirando essas duas críticas, é um ótimo livro.
alynevict 14/05/2023minha estante
Martin***

bella288 11/05/2023

Não sabia que precisava até ler
Pensei que ia odiar ler esse livro, por conta dos pontos de vista, mas ele me surpreendeu e conseguiu ser um dos meus favoritos da saga
Exatamente os pontos de vista foram o que me conquistaram. Ver o lado e a verdadeira história de certos personagens como cersei, jaime e os greyjoy nos faz entender realmente esses personagens, mesmo que não nos faça amá-los (com exceção do jaime, o maior de todos)

Lua 10/05/2023

Razoável
Comparado aos outros livros, esse foi o mais chato.
Porém foi bom ler do ponto de vista do Samwel e da Cersei. Bem interessante.
O que o tornou chato foi a imensidão de detalhes sobre como eram os ambientes. O fim é que começa ficar mais interessante.
Pedro2361 10/05/2023minha estante
Por favor, faça um relatório acadêmico reportando a descrição de toda a Kingsland

Lua 10/05/2023minha estante
Deus me livre kkkkk

Lua 10/05/2023minha estante
Nada de relatório acadêmico

Paloma152 07/05/2023

Os fãs dessa saga que me desculpem mas que livro chato, não porque não teve a daenerys ou os outros personagens, mas porque ele é ruim, a única coisa que salvou ele pra mim foram os pov's da Brienne e da Cersei que é uma personagem incrível, eu amo odiar ela.
Os pov's do Sam são os piores de todos eu só falto dormir lendo eles, se eu pudesse pular eu pularia. Mas, de qualquer forma eu vou reler essa saga uma segunda vez e quem sabe na próxima eu tenha uma visão diferente

Perdida 04/05/2023

Metade da história
O formato escolhido pelo George R. R. Martin acaba se tornando um pouco frustrante porque apesar de não termos capítulos dos demais personagens eles continuam sendo citados e fica uma inquietação muito grande quanto ao que está acontecendo com eles. Apesar disso, gosto do foco em Porto Real e suas intrigas, mas os capítulos da Brienne são uma tortura à parte.

K. S. Nunes 02/05/2023

Esse livro em uma palavra: mudança
Sam (e a gente) começa a ver o Jon com outros olhos
Cersei perde a cabeça
Jaime larga a família

O restante das narrações foram meio nhé pra mim
Gostei da brienne no final
As ilhas de ferro e dorne foram bem jogadas, mas prefiro o enredo de dorne

José 22/04/2023

Gostei muito desse!!
Pra começar foi um livro que eu li com calma, e me surpreendi demais como como a escrita do George deixa vc super impressionado e a história melhor ainda, o livro que colocaram poucas coisas na série(por isso a serie levou no q levou) mas os personagens nesse livro são extremamente cativantes:

Cersei Lannister me surpreendeu MUITO, os capítulos dela são pra mim os melhores, a complexidade dessa personagem e a compulsão dela são uau, pena que a sua ideia de ?vingança? levou ela na pior.

Arianne Martell foi outra das maravilhas desse livro, Dorne para mim ta no meu top 3 melhores reinos de Westeros, gostei da ideia dela de colocar a Mycella como rainha mas isso realmente seria uma perda para eles, e o plot do pai dela foi muito bom.

Alayne Stone(nossa querida Sansa) muito bom e triste ver que ela amadureceu do pior jeito e como ela conseguiu passar pelo que passou e mostra como ela é uma personagem extremamente forte, Petyr Baelish e definitivamente o homem mais manipulador e esperto de todos, gostei também.

Victarion Greyjoy e a escolha do rei das Ilhas de Ferro foram MUITO BOM, e como Euron é extremamente esperto e mau e como gostei e não gostei dele, e como ele quer a Daenerys(inclusive tudo ligou nela no livro) e como Victarion vai fazer a vingança eu quero ver hein.

Jaime Lannister é um cara FODA, isso define ele!!

Arya Stark sempre surpreendendo, minha personagem preferida, e como Braavos vai deixar ela eu estou ansioso para ver como ela vai se tornar.

Samwell Tarly é tão fofo e legal com todos, e como é forte mesmo falando que ele é um covarde, Aemon Targaryen sempre será meu Dragão preferido amo ele demais, e ele sabe que Daenerys É A PRINCESA PROMETIDA.

E gostaria tanto, mas tanto que tivessem colocado Stonehearth e a Loba da Arya na serie isso é tão relevante e importante e extremamente legal!!

guirbs 21/04/2023

Uau. Leitura meio pesada e difícil. A escrita de Martin continua magnífica e gostosa de ler, só que devido esse volume ter sido criado para suprir uma lacuna entre "A Tormenta de Espadas" e "A dança dos dragões" fez ter uma boa diferença na maneira como ele escreve. Acho que é isso, há momentos que a escrita não combina ? seja pela história ser monótona ou simplesmente por não atrair tanto. Fora que a mudança de como ele faria o prólogo pesou bastante, já que não deu certo e ele espalhou os capítulos por todo o livro. Então, havia capítulos muito bons (como os em Dorne) e outros muito massivos e nada atrativos.

Algo bom foi a importância que os Martell têm aqui e, provavelmente, terão ao longo do próximo livro. É uma casa que senti falta na série e nos livros estão sendo supridas com informações. Teve também mais aparições da Stoneheart, que é uma das melhores partes da saga. O cansativo mesmo foram apenas alguns capítulos avulsos e a maioria dos de Brienne, como também o sumiço com Daenerys e Jon (mas entendo que foi preciso p cronologia funcionar). Cersei, Jaime, Samwell e Arianne salvaram praticamente tudo. Enfim, os acontecimentos dos capítulos finais funcionaram muito bem e já estou ansioso pro próximo. Surpreso com diversas coisas aqui.

"Nós, os homens, somos tão fracos. Os corpos traem até os mais nobres de nós."

Vini 20/04/2023

Pesado
Que leitura lenta tem esse livro, caramba! Na minha visão as ultimas 30 páginas foram as mais legais. É um livro com muita informação maçante e bem parado, com poucas cenas que geram o sentimento de ?e agora, o que acontece?? Muitas coisas que não acontecem na série sao narradas aqui, então isso é legal até.

Leandro423 18/04/2023

Bom livro e bem extenso, se concentrar mais nos reinos de westeros.
Da mais ênfase na Cersei até o momento em que ela é presa pelos pardais.

Ariana 18/04/2023

Confesso que fiquei triste por não ter Daenerys nesse livro, e muito pouco de Jon. Mas deu um pouco mais de luz para os personagens paralelos.
O próximo livro, promete!