O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Rodrigo 03/03/2012

Dois lados de uma mesma moeda...
Há quem diga que este livro dividiu águas, a quem diga que a melhor parte da história começa aqui, há quem diga que a história decai totalmente aqui. Afinal, porque tanta imparcialidade?

Martin, com sua escrita perfeita, acabou nos acostumando muito mal com suas tantas, e maravilhosas, reviravoltas. Isso é muito bom, claro, mais devemos saber que foram essas reviravoltas que deixaram a história tão complexa, e que resultaram nesse belo, lindo e maravilhoso livro, pelo menos ao meu ver, O Festim dos Corvos.

A diferença no ritmo da narrativa é notado, e, infelizmente, acaba eclipsando outra forma que a narrativa toma, a de uma beleza unica. Não que a narrativa dos livros anteriores não tem seu valor, mais em O Festim dos Corvos o autor mostra um lado mais sensível (sim, acreditem), e que nos ensina que todas as decisões tem suas consequências, e quando se trata de decisões de reis e lordes, as consequências são piores ainda.

Sobe a ótica de Brienne, podemos ver com clareza tudo o que o povo de Westeros passa devido ao Jogo dos Tronos, um jogo sem piedade, sem escrúpulos. Não que o Jogo dos Tronos não aconteça neste livro, pelo contrario, ele se torna mais intenso, complexo.

E é por ele ter se tornado tão intenso, complexo, é um dos grandes motivos para as grandes batalhas que os leitores tanto gostam serem ínfimas, afinal de contas, em um jogo de gigantes, cheios de astucia, a força bruta as vezes torna-se desnecessária.

As reviravoltas são mais escassas aqui, claro, mais quando aparecem, chegam com tudo, nos tiram o folego. Este festim para corvos não faz referencia nenhuma a Patrulha da Noite, pelo contrário, faz referencia a todos os resultados das decisões de reis e lordes, e todos os personagens se veem obrigados a digerir este grande festim.
Eder 04/03/2012minha estante
Gostei da sua resenha, mas como escrevi na minha, esperava muito mais de Briene. Ela, para mim, foi a maior decepção do livro. Tudo bem que é interessante ver as consequências do Jogo dos Tronos na população comum, mas fiquei com a impressão que Martin descartou a personagem.

Raquel Holmes 10/05/2012minha estante
Oi, Rodrigo!
Boa resenha. Ainda estou lendo este livro... estou achando ele totalmente diferente dos outros mesmo. E nos outros o autor dedicava muito tempo a detalhes e neste ele já pincela muita coisa pra chegar logo onde ele quer.
Meu preferido até agora foi o terceiro, mas tenho boas expectativas de que este vol 4 melhore conforme eu for passando as páginas... rs
Beijos!

Raquel Holmes 10/06/2012minha estante
Terminei de ler e chorei pela Brienne. :'(

Helber 12/06/2012minha estante
Ótima resenha, mas realmente os povs da Brienne foram decepcionantes do início ao fim, tirando a parte do dentadas loucão kkkkk

Sayonara 25/07/2012minha estante
Corcordo com o Rodrigo: esse é o livro mais complexo dos quatro. Não sei porque tantos acham que a escrita do Martin decaiu nesse, ao contrário: depois de tormenta de espadas esse é o melhor!

Cirne 21/09/2012minha estante
Sua resenha define, em minha opinião, o livro de uma forma muito precisa. Parabéns!!!

Tertuliano 08/10/2012minha estante
É, em momento algum achei que a narrativa dele "decai". Mas sim, depois de Tormenta de Espadas, continuar em O Festim dos Corvos sem ter notícias dos outros personagens é angustiante. A ansiedade é muita, por isso é sofrido ter que passar por tantas páginas para chegar no próximo livro. Ainda estou lendo este, mas a cada 6 ou 7 capítulos, leio um de A Dança dos Dragões, porque não consigo segurar a curiosidade...

Adailson 05/11/2012minha estante
Um banquete para os corvos. Devido as grandes batalhas ocorridas no A FÚRIA DOS REIS o sobrou dos sete reinos foi somente alimentos pro corvos. A narrativa fica lenta e monótona apartir daqui sim. Mas isso não estraga a história o ritmo êh lento pra ser retomado acredito eu que mais perto do fim.

Túlio 02/12/2012minha estante
Também gostei bastante do livro e não entendo a rejeição, tanto que foi o que eu li mais rápido e levei só uma semana pra ler (os três primeiros demorei um mês pra cada), pra mim o pior continua sendo o segundo livro. Sim, o livro tem um ritmo mais lento, mas tudo acaba sendo compensado nas últimas 200 páginas, me emocionei no capítulo final da Brienne e vibrei muito no último capítulo da Cersei!

Fabiola69 21/02/2013minha estante
Ufaa
Ainda bem que o problema não é comigo rsrs
Adorei sua resenha e concordo que é um livro intenso e complexo cheio de intrigase mais conspiração que faz o jogo dos tronos ser esse sucesso!!!

Vinícius 13/06/2013minha estante
Bom saber que há mais pessoas que enxergam além da "morosidade" do Festim. Pra mim este é um livro muito bem-construído, e que serve fielmente ao seu propósito de "acalmar" as coisas. Mesmo assim, ele não é inútil, pelo contrário, define muita coisa para os jogos dos tronos e apresenta novos jogadores, complementando muito bem com a Dança (embora não se possa afirmar que eles funcionem como um livro só).

Well 20/09/2013minha estante
Aeee...Muito boa sua resenha cara. Me inspirou a continuar lendo o livro. Nao que eu fosse desistir,mas to mais lendo na leitura. E eh claro que continuarei lendo.

Muito boa sua opinião!

Douglas 03/04/2014minha estante
Eu não estou achando nada maçante. Afinal já me acostumei com o ritmo de Martin, e aprendi a me deliciar nas páginas. Todos os livros tem partes maçantes, mas sempre aguardando algo forte no final de cada parte (personagem) e isso sempre acontece, se tornou tão vicioso que é impossível achar O Festim dos Corvos inferior que os outros, é parte de uma mesma história, é um livro só. As Crônicas de Gelo e Fogo, uma genialidade incontestável.

Ligyane 08/02/2016minha estante
Muito boa sua resenha. Concordo com o vc falou sobre o livro e já sabia pelo que tinha ouvido, que seria um livro um pouco mais lento que os outros. Senti muita falta de alguns personagens e acabei o livro louca para iniciar o próximo.

Nair Queen 15/09/2021minha estante
O livro e a escrita são ótimos. Pra mim mim só foi maçante pq foi muita politicagem. Particularmente foi chato pra mim, mas entendo que era necessário para a contrução da história como um todo.

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
É sim o livro mais chatinho, porém tem suas recompensas. Brienne, arya,a vaca da cercei, jaime e o samy cresceram e desenvolveram demais. Foi difícil Passar pelos momentos maçantes da vida deles mas valeu muuuito a pena pq o martin entregou um final de livro q minha gente é de tirar o fôlego

Silas-sama 05/04/2023

Mais do mesmo, e isso é bom
Sim, já acostumei com tudo no Martin, inclusive acho que essa será a única resenha pq n tem mt oq reclamar ou elogiar, de novo, esse livro foi diferente pq sim, muito bom e pa mas foi meio q secundário, um spin off kkk, pq só teve personagens "secundários".

O próximo que é com os principais aí o circo pega fogo, imagino na época, a cara de c* de quem leu esse e teve que esperar horrores pelo próximo visto q precisava do volume 2 KKKK.

Adorei ver diferenças, do livro anterior em diante mudou muito de acordo com a série. Principalmente nas mortes ?, temos mais, de personagens q a série deixou vivos, ou no caso dos cães, matou somente no final.

Thall 23/07/2012

Imersão
Acho injusta a forma como alguns que dizem ser este o pior pior livro da série.
O ritmo está mais lento? Sim, está. Neste livro temos menos ação mas a trama não deixa de ser muito boa. Convivemos mais com Cersei e suas maquinações, seu egocentrismo e sua megalomania. Vemos que Jaime não é aquele demônio pintado no começo da série, embora no livro anterior já tivessemos tido uma boa dose desse seu lado. Acompanhamos a saga por Brienne a procura de Sansa, junto ao engraçado Podrick Payne. Vemos mais também das pessoas das Ilhas de Ferro e a escolha de seu novo Rei. Conhecemos um pouco melhor Dorne e Bravos.
E temos algumas partes de ação também, proporcionadas por Victarion, o grande guerreiro irmão de Balon Greyjoy e de Brienne. Somos surpreendidos quando vemos Samwell Tarly, acredite se quiser, espancando alguém.

Festim dos Corvos não me decepcionou de maneira nenhuma, claro que faz falta ver o ponto de vista dos outros personagens, mas, pra quem ainda não sabe, o próximo livro "Dança dos Dragões" será exatamente isso, vamos acompanhar o mesmo período de tempo abrangido em Festim
dos Corvos pela ótica de Dany, Jon Snow, Davos, etc.

George R.R Martin continua impressionante na arte de criar personagens, todos eles são palpáveis e únicos, você sente que os conhece realmente, e o sentimento de imersão na história continua muito intenso, pelo menos para mim, eu me sinto completamente dentro da história como se eu estivesse realmente ali, lado a lado com os personagens.

Aliás, as crônicas de gelo e fogo é um livro pra quem aprecia estar em companhia dos personagens, passar as experiências junto com eles, e não para aqueles que querem que a trama acelere a 200km/h.
Eduardo 27/11/2013minha estante
Perfeito. Também amei, não entendi pq tinha gente falando que esse era o mais ZzZzZZ da série.

Taci 21/06/2012

Início do II Ato
O Festim dos Corvos é o ponto, no qual, começa a segunda, e mais intrigante, parte dAs Crônicas de Gelo e Fogo. Demos adeus às antigas personagens com os quais convivemos durante três longos livros, e fomos apresentados ao futuro literalmente, pois profecias não faltam a este livro .

Continuando a usar a analogia ao teatro, digo que, a partir de aqui, o esplêndido George R. R. Martin trocou os cenários e nossos lugares de espectadores, obrigando-nos a assistir a esse espetáculo sob um prisma completamente diferente.

Neste volume, estamos em Porto Real, sob o comando do Rei Menino, com uma Rainha Regente (que não pode ser considerada também como Rainha do Bom Senso), governando os então, devastados, Sete Reinos. Tentando, por diversas maneiras, por o Reino nos trilhos, quando não consegue sequer por ordem a sua própria cabeça.

Se já tivemos um Rei Louco, digo que, Cersei é a representante do gênero feminino.

Além das tramas de Porto Real, somos apresentados aos famigerados Foras da Lei, agora sob o comando da sem misericórdia, Coração de Pedra (da qual obtivemos um surpreendente vislumbre no final do volume anterior); Conhecemos Bravos, Vilavelha e a quente Dorne (que é mais importante do que se poderia supor, até então).

Pequenos detalhes soltos no decorrer da história só instigam ainda mais a vontade de ler o próximo volume e, enfim, saber o que nos aguarda nesse mundo louco onde Dragões, Homens Sem Rosto e Outros não fazem parte só das histórias contadas pelos mais velhos.

Em A Guerra dos Tronos, conhecemos crianças. Hoje, conhecemos homens e mulheres que jogam o Jogo dos Tronos. Jogo esse, em que ou você ganha. Ou morre.

E, assim, se inicia o II Ato. Com ainda mais revira voltas do que imaginávamos. Com Homens de Ferro entrando de vez no jogo pelo Trono de Ferro. Com lobos de quatro patas cada vez mais destemidos. E, com muito, mas muito mistério por ser desvendado.

Tudo isso sem nunca esquecer, é claro, que o inverno está chegando.
Iana 01/07/2012minha estante
Noooossa cara preciso ler esse livro, eu quero muito que a Arya encontre a Nymeria mas acho que isso é impossível nem deveria estar pensando nisso... Mas sei lá né?

Taci 01/07/2012minha estante
Eu acho que lá pro sexto ou até no sétimo livro mesmo vai acontecer o reencontro. Eu quero muito que aconteça também, e acredito kk
Mas o Martin é muito imprevisível, não dá nem pra imaginar o que raios ele vai fazer rsrs
Porém sempre tive esperanças, principalmente com os sonhos de lobo da Arya...

Leandro | @obibliofilo_ 03/07/2012minha estante
Muito boa a resenha! Excepcional! :)

Rafael 11/07/2013minha estante
Acabei de ler o 'Tormenta das Espadas' e depois da sua resenha, ainda mais desesperado pra ler esse, rs.
Parabéns, acho que foi a melhor resenha que vi até agora.

Taci 15/07/2013minha estante
Muitíssimo obrigada, Rafael!!

Eduardo 27/11/2013minha estante
Arrepios lendo esse texto. Putz!

Wes 25/07/2021

Na minha opinião, esse é o livro "menos bom" da série até agora. Definitivamente não consegui me envolver até a segunda metade (mas essa aí sim me pegou de jeito). Confesso que pulei alguns capítulos ao longo da leitura, e, sinceramente, acho que não fizeram diferença alguma... Os ganchos do final do último capítulo da Cersei e da Brienne me deixaram louco para o próximo livro... Principalmente o da Brienne. O que rolou? Tô louco pra saber. Mas vou ter que maneirar e regular a velocidade que tô lendo essa série. Não quero correr o risco de ter uma "overdose" de As Crônicas de Gelo e Fogo como tive com os livros de Duna. O bom é que vou começar A Dança dos Dragões sedento e ansiosíssimo.

Andailson Lima 21/10/2023

"Eu nunca pedi para jogar. O jogo era perigoso demais."
A princípio, senti nesse livro muita falta de alguns de meus personagens preferidos da obra, Daenerys e Tyrion. Mas de quem senti falta nesse, sei que os terei bastante no próximo. Mesmo assim, que livro! Nossa! Nos momentos finais, a nostalgia pela série foi enorme. Tou com vontade de rever toda a série kkkk.

Todas as jogadas da Cersei e a disputa entre a coroa e a fé são dos melhores momentos para mim. Aquele último capítulo dela, surreal! Mesmo concordando com o que Mindinho fala sobre ela não ser uma das melhores jogadoras, aguardo ansiosamente o desfecho que tudo isso terá nos livros. Pois o que o Jaime fez me deixou superintrigado, não pode ser o que estou pensando.

Falando no Mindinho, aquele plano dele me deixou impressionado. Mas ele não faz nada sem benefício próprio, há mais coisas ocultas em seus planos. E me parece um jogo bem arriscado. A Sansa tem que tomar muito cuidado.

Além disso, gostei de acompanhar um pouco mais do meistre Aemon. Me entristeceu vê-lo não conseguir realizar algo que tanto queria antes do fim. Para alguém que viveu tantos anos e que acompanhou o fim da sua casa e, infelizmente, não poder prensenciar a reascensão dela é lastimável.

Outra personagem que me deixou com um pesar ao final, foi a Brienne. Sério, aquilo não pode acontecer com ela, não pode! Ela não é uma falsa amiga, ela não descumpriu a promessa. Superinjusto o que fizeram com ela. Aquela mulher, que me fez sentir empatia pelo Jon Snow, tinha que voltar mais amargurada e cega para a verdade.

Enfim, esse foi um dos livros da saga que mais me empolgou. A finalização dos arcos dos personagens foram boas e as pontas solta deixadas me fazem querer mais. Além disso, a adição de personagens, como a Arianne, me agradou muito. Espero ansiosamente por mais.

Ari Phanie 15/05/2020

Releitura
Spoilers logo ali, meu anjo...

Mais uma releitura das Crônicas concluída. O Festim dos Corvos não é o livro preferido da maioria dos fãs, muitos sequer gostam, considerando esse o livro mais fraco do Martin. Eu, por outro lado, gosto muito desse livro mesmo ele sendo mais devagar porque há vários pov's novos de personagens que eu gosto (ou não) e queria ter esse acesso a como eles pensavam e que caminho iriam tomar. E também os leitores tem a chance de finalmente conhecer personagens há muito mencionados, como Doran Martell e os irmãos Euron e Victarion Greyjoy. E o que é melhor, muitas informações podem passar despercebidas na primeira leitura, mas não em uma releitura. Eu vou falar um pouco por partes dos pov's e do que há de interessante a se captar.

Os prólogos do Martin normalmente valem ouro para os "teóricos". Nesse, nós temos um personagem que você acha que não tem importância alguma por motivos de como termina o prólogo, mas ele roubou algo importante e o melhor, você tem certeza de que ele não reaparece, mas lá no pov final de Samwell Tarly (o único excitante do Sam, sinto dizer) tá lá o carinha estranhíssimo na companhia de um personagem também estranhíssimo que nos próximos livros vai ter uma importância bastante relevante, certeza, porque ele mexe com magia e profecias, e tá indo atrás da Dany. Mal posso esperar pra ver isso.

Seguindo a esse prólogo, temos os insuportáveis Greyjoy (exceto Asha). E a única coisa interessante em todos os pov's deles é poder teorizar sobre o tal berrante de Valíria que seria capaz de controlar dragões. Eu AMO teorias. E acho que Martin é o tipo que ler e pensa sobre elas e diz: "Vou fazer tudo ao contrário." Um berrante para controlar dragões? Não. Mas para acordar um...talvez. (Meu sonho)

O melhor do livro pra mim está em Dorne e nos pov's de Jaime. Há muito, muito eu queria mais dos Martell. É minha terceira Casa preferida, e nunca vou perdoar os malditos D&D por terem estragado eles na série. Há muito envolvendo os Martell que eu adoro, como sua lealdade aos Targaryen e seu ódio aos Lannister, ódio que eu compartilho. As Serpentes de Areia são o que há de melhor quanto à Dorne e não vejo a hora de ver Tyene em Porto Real.

Os pov's dos dourados gêmeos Lannister são opostos pra mim. Eu adoro os do Jaime, porque ele é um personagem complexo e eu tenho sentimentos conflituosos quanto à ele. Eu especialmente amo os capítulos em que ele chega ao cerco a Correrio, porque ele trata os Frey como a merda que são, mas é também muito bom ver ele ser humilhado por Blackfish, que é um personagem PERFEITO. Por mim, ele tinha pov's. Já Cersei eu só queria que ela morresse quanto mais eu lia sobre ela. O último pov dela é a coisa que eu mais amo no livro todo exatamente porque ela se estrepa. No pov da Cersei também há uma certa teoria sobre um certo valonqar (irmão mais novo) que mexe muito com os fãs. A burra acha que só há Tyrion aí, mas o gêmeo dela é mais novo e há uma certa loba que a colocou em uma listinha muito agradável. Sem dúvida, Cersei não morre cedo, mas quando isso acontecer vai ser épico e vou fazer um churrasco. Na realidade, odeio TODOS os Lannister e quero que eles morram.

Arya, Sansa e Brienne são personagens que eu adoro e que estão em processo de aprendizagem. Arya está em Bravos enfrentando o desconhecido para se tornar o anjo da morte que quer ser. Gosto da trajetória da Arya na série (com algumas ressalvas), então espero que o Martin faça algo na mesma intensidade. Sansa está aprendendo a ser manipuladora com o mestre da manipulação, então esse livro é todo sobre como ser outra pessoa. Sem dúvida que Sansa vai aprender bastante. E eu quero a minha rainha do Norte. Já Brienne busca sem parar e acaba descobrindo a escuridão. Lady Stoneheart toca bastante terror e espero que ela faça mais disso nos próximos livros. Não sei que caminho o Martin vai dar pra Brienne, mas acho que vai ser bem tortuoso. Tadinha. :(

Queria ler logo A Dança dos Dragões porque já estou com saudades. Essa série é um conforto pra mim, é a minha preferida e eu amo embarcar nesse mundo de mil camadas. Rezando pra que o meu bom velhinho faça o prometido e lance The Winds of Winter ainda esse ano PELAMOR DOS DEUSES. E eu espero que seja dedo no c* e gritaria pra compensar toda essa espera maldita.

Cida Zientarski 15/11/2023

O Festim dos Corvos (+16)
Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
- Violência
- Morte/Assassinato
- Abuso físico
- Abuso sexual
- Ameaças de estupro.

É um livro que continua a história épica e cheia de reviravoltas que conhecemos tão bem. Eu pessoalmente adorei a forma como o autor explorou novos personagens e aprofundou as tramas existentes.

Tem uma narrativa mais focada em Porto Real e nas terras de Westeros, com menos ênfase em personagens como Jon Snow e Daenerys Targaryen. Isso pode ser um pouco frustrante para alguns fãs, já que alguns de seus personagens favoritos podem não aparecer tanto neste livro.

No entanto, a escrita de Martin continua brilhante e envolvente. Ele consegue criar personagens complexos e histórias intrigantes, mantendo o suspense e a imprevisibilidade. É uma leitura que certamente vai te prender do início ao fim.

Se já leu os livros anteriores da série, definitivamente vale a pena continuar com este. E se ainda não começou a série, recomendo que comece desde o primeiro livro. Tenho certeza de que vai se envolver nesse mundo fascinante de intrigas, política e fantasia.

"Algumas batalhas ganham-se com espadas e lanças, outras com penas e corvos..."

"Grande ou pequeno, temos de cumprir o nosso dever."

"Um homem nunca está tão vulnerável numa batalha como quando foge. Um homem em fuga é para um soldado como um animal ferido. Alimenta sua sede de sangue."

"Jon disse que podia haver honra numa mentira, se fosse dita pelos motivos certos."

BurnedbyLobster 03/01/2024

É um bom livro, mas acaba se tornando meio massante por causa de uma decisão narrativa que o martinho explica só no fim do livro. Só fui perceber o quanto a narrativa ser intercalada por vários personagens é algo necessário pra GoT nesse livro.
Mayara 03/01/2024minha estante
Esse é um dos meus favoritos

BurnedbyLobster 03/01/2024minha estante
Acabei gostando mais da Tormenta das espadas

Sales 20/01/2021

Esperava que depois do terceiro livro a história cresceria ainda mais, e a falta de alguns personagens me frustrou um pouco, porém a história se mantém grandiosa apesar de um pouco lenta. Achei os capítulos dá Brienne meio chatinhos e simplesmente não levaram a lugar nenhum ( exceto o último). Mas o melhor de tudo com certeza foi ver a Cersei se dando mal.
Amanda 20/01/2021minha estante
Em A Dança do Dragões melhora

Sales 21/01/2021minha estante
Amanda, está me deixando mais ansioso.

Amanda 21/01/2021minha estante
Hahhahah essa é a intenção

Aline Ramos 10/03/2012minha estante
Concordo plenamente! Sua resenha está ótima.

Ruivo 13/03/2012minha estante
Perfeita sua resenha. Estou chegando ao final do livro rezando para que o final me surpreenda, pois até agora...nada.

Lu 20/03/2012minha estante
Ótima resenha, mas discordo quanto à Sansa. Por mais que eu ache que ela aja de forma estúpida a maior parte do tempo, eu tive a impressão, no Festim, de que ela finalmente se tornou uma personagem interessante. Ela sempre foi um peão, mas a partir desse volume, dá pra ver que ela vai começar a jogar e está sendo ajudada por um dos únicos jogadores dos Jogos dos Tronos.

Eder 21/03/2012minha estante
Obrigado, @Lu. Tomara que ela entre no jogo mesmo. Já passou da hora... Sinceramente acredito que tio Martin tenha planos para Sansa. Ele não manteria uma personagem irritante como ela à toa. Mesmo assim, não gosto dela. =)

Allef 15/04/2012minha estante
gostei da sua resenha, tenho visto muitas críticas ruins acerca do livro, e estou lendo para tirar minhas próprias conclusões - até agora estou gostando, mas quando terminar a leitura só poderei reforçar a minha certeza de que o quarto livro apesar a excelente sinopse não é melhor do que as tres anteriores - ANSIOSÍSSIMO para o quinto livro, a capa, como sempre está ótima e deve ser melhor, ótimo, assim como A Tormenta de Espadas

Helber 12/06/2012minha estante
Não concordo com sua opinião sobre Sansa, ela tem se tornado uma das peças mais interessantes do jogo, além de ter sua "herança" ela é a personagem onde tá sendo mostrado um forte processo de transformação, ela vem tendo seu aprendizado desde a morte de ned com várias pessoas: cersei, tyrion, tyrells, e o "dono" do jogo mindinho. Dá claramente pra perceber as mudanças dela a cada livro, no festim, é perceptivel que ela vêm se tornando uma pessoa com muito mais controle, persuasão, e habilidade na hora de mentir. Além disso o pov nos mostra um pouco do jogo de Mindinho!

Eder 20/06/2012minha estante
Para mim, a Sansa é uma inútil. A única coisa que ela faz, em todos os livros da série, é arrumar um novo noivo. Os POVs dela são chatos e, não se engane, não mostra nada das tramas de Mindinho.
Torço para que ela tenha uma morte cruel. Hahaha

Ludmilla 03/07/2012minha estante
Não sei porque, mas acho que a Brienne não morreu. Já vimos pegadinhas de morte com o Bran no segundo livro e com a Arya no terceiro... Pode ser que o grito final dela tenha valido algo.

Eder 02/08/2012minha estante
Ludmilla, provavelmente você tem razão. Mas independente disso, não gostei do destino da personagem nesse quarto livro.

WallFrance 04/08/2012minha estante
Ainda não li o livro, mas achei interessante essa resenha. E concordo em relação a Sansa. Ela é umas das piores personagens. Os capítulos, ou POV, dela são os piores e tediosos...

Allef 24/08/2012minha estante
tá dificil terminar de ler este livro
eu já to na metade
mas sempre pego outros para ler e acho mais interessante
o festim é legal, mas as vezes cansa
e sansa agora como alaynne está muito mais interessante
se ela conseguir chegar ao nivel de mindinho
será um peça importante neste jogo tanto quanto ele

Mônica Paz 03/11/2012minha estante
Em relação ao ritmo, acho que tem a ver também com o tempo que a história necessita para desenrolar. Algumas quizenas precisam ser gastas para que alguns personagens aprendam e cresçam, para que as cartadas do último livro tenham o seu desenrolar.

Para quem está com dificuldades de terminar o livro, dou a dica: nas últimas 250 páginas muitas reviravoltas ocorrem, preparando terreno para algo que imagino que a gente só veja no ainda não lançado livro seis.

Eu realmente acho que as pessoas precisam entender melhor a questão de cersei e de sansa como alguns comentaristas aqui já indicaram. A história dá muito espaço a discutir a questão das mulheres por vários aspectos. O de sansa é a da donzela a ter sua pretensão negociada. O capítulo da descida é para mostrar como após um tempo ela está imersa em sua nova situação, pronta para jogar e quem sabe.. ganhar.

Eder 09/11/2012minha estante
Mônica, concordo com você. Mas, independentemente disto, ela continua enfadonha, em minha opinião. Quanto à Cersei, eu adoro ela, hahaha.

Douglas 29/12/2014minha estante
Muita boa sua resenha, Eder.
Estou indo pro final do livro. Concordo com o que você escreveu sobre ele.

Daniel Assunção 12/06/2016minha estante
Boa resenha. Mas defendo Sansa, é deficiência nossa, do leitor, nao gostar dela. A geral é mais tolerante com a perversidade do que com a fragilidade. Mas viva, Sansa, e mostra pra essa galera...

Dani Mansano 18/03/2021

Tirando o Folêgo
Este é um livro que já começa com grandes expectativas devido aos ultimos acontecimentos do livro anterior. É um livro em que novidades surgem a cada momento e, com ela, as histórias se ampliam - a ponto do próprio George R. R. Martin acabar optando pelas histórias que dará continuidade no livro e quais terão que aguardar. De alguma forma, todas as tramas começam a se enrolar aqui e muitas coisas escondidas aparecem. Mais para o final do livro, há algumas passagens mais longas, com poucos acontecimentos mas que, futuramente, acabam tendo um desenrolar importante. No geral, é um livro que precisa de uma leitura atenta aos mínimos detalhes pois até os pequenos movimentos importam

João Vitor Schulte 16/08/2022

Partes notáveis excluídas da série
Vários pontos bem interessante que foram suprimidos da série. Uma pena por que a senhora de pedra seria uma aparição e tanto na TV.

elisarss 25/02/2021

Quebra de expectativas.
Como sempre, não tenho o que reclamar da escrita do Martin: o livro é cheio de detalhes essenciais pra entender os acontecimentos da história. Ocorreram muitas reviravoltas - acho que até mais do que em Tormenta de Espadas -, e esse foi um ponto muito positivo ao meu ver.

Porém, o Festim dos Corvos focou demais em personagens secundários e, mesmo sendo necessário saber o que se passava com eles, achei que o livro se arrastou demais (teve muito foco na política de Porto Real e nas reviravoltas da Casa Greyjoy).

O que mais me surpreendeu neste livro foi o final; sinceramente achei que as últimas 40 páginas compensaram o restante do livro...

Honestamente, o desfecho de Tormenta de Espadas me deixou com muitas expectativas para o Festim dos Corvos, mas me decepcionei um pouquinho com este livro.