O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Lili 20/05/2022

Sensacional!
Nesse quarto livro da saga, a história escrita por Martin continua viciante. As tramas, os personagens bem construídos, as histórias em paralelo, tudo prende nessa leitura e é tudo perfeito. Apesar de não ser um dos maiores da saga, é onde acontecem as jogadas, os resultados vão aparecendo e parte da história vai finalmente acontecendo. Neste não adianta dizer que assistiu a série e já sabe o que vai acontecer, pq não sabe kkkkk, a coisa muda de figura, a linha do enredo permanece similar porém os detalhes, o relacionamento entre os personagens e as explicações deixadas você nunca vai encontrar o mesmo na série.
Martin é um narrador e contador de histórias genial, ele nos prende a atenção de uma forma que não há cansaço ler, você só quer continuar lendo até o fim. Está sendo maravilhoso e épico ler essa saga ??

Paloma.Nobre 24/07/2021

O mundo de Westeros está caindo
Neste livro há poucas menções a Jon Snow, Theon Greyjoy, Brian, Rickon. Não fala sobre Daenerys. O autor explica que a história ficou muito extensa e ele dividiu em dois livros, tanto que o próximo livro tratará apenas desses personagens q não apareceram nesse livro. A guerra continua, Cersei foi presa pela Fé, após acusar Margaery do crime de traição, que também está presa. Tommen é o rei, por enquanto. Jon Snow é o Senhor Comandante da Patrulha da Noite e envia Sam para Vilavelha, junto com Mestre Aemon (que morreu no caminho) e Goiva (que teve seu filho trocado pelo de Mance Ryder). Brienne tem o final em aberto, será que ela morre pelas mãos da falecida Catelyn Stark? Tryon foge? Alyane (Sansa) está segura no Ninho da Águia, por enquanto. Até Mindinho arrumar um casamento pra ela. Os homens de ferro promovem saques. Arya continua a aprender a ser ninguém. Será que Sandor Clegane morreu mesmo? E seu irmão Gregor, que foi atacado pela lança envenenada de Oberyn Martell, também morreu? Jaime Lannister está se adaptando a ter apenas uma mão e seu ódio por Cersei cresce mais a cada dia, tanto que se recusou a salvá- la quando a Fé a prendeu. Onde está Tryon? Onde está Daenerys? Davos morreu? O que está acontecendo na Muralha? E os Outros? Bran e Rickon? Parece que a loba de Arya está fazendo uma destruição, com uma matilha, matando qualquer um em seu caminho. O que será que vem pela frente em A dança dos dragões?

Geovane69 11/06/2020

Um dos livros mais parados da série, mas porém não menos imp
Neste volume o George r r Martin decidio por só os capítulos de alguns personagens, pois este e o 5 volume seriam um só livro, e para não dividir o livro na metade e colocar um continue do final, ele separou os capítulos nós quais tinham a ver com Porto real e no 5 volume como ele explicou no final do livro, vai falar mais sobre a muralha e sobre o outro lado do mar. Talvez por não ter os nossos personagens favoritos achei esse livro uns dos mais, parados da série, mas porém não o menos importante, pois tiveram bastante momentos decisivos para a história.

@jeanflamel 02/02/2020

Só os livros pra salvarem minha imaginação daquela "adaptação" .
Comecei ler a saga "As cronicas de gelo e fogo' depois que terminei a série de TV, amei aquela série e ainda amo , mas a temporada final foi uma das coisas mais decepcionantes que já me ocorreu. Por isso comecei ler os livros, e isso me salvou de uma tal maneira que não sei como explicar.

Pra começar a mente do autor George deve ser vários universos expandidos , é muito personagem, e todos os detalhes são preciosos , sua mente é extraordinária. E o festim dos corvos foi o melhor até agora. Agora vamos para o quinto livro, e espero que me surpreenda mais. Obrigador por salvar minha mente daquela série.

De verdade.

- Jean Flamel

Camila 18/02/2023

Nesse livro podemos acompanhar mais o ponto de vista da Cersei, que apesar de ser uma das personagens mais importantes da história, não tinha tanto foco antes desse livro. Ela consegue ser inteligente e burra, admirável e desprezível na mesma proporção. Também gostei de acompanhar a Sansa como a Alayne, e apesar de a Daenerys não está presente no livro, ela ainda è mencionada.

Lu 24/01/2021

A cada livro me sinto mais próxima de cada personagem o que me deixa ainda mais envolvida com toda a história dessa grande guerra dos tronos.
Confesso que senti falta de alguns personagens durante a narrativa, mas garanto que o autor compensa isso ao introduzir capítulos novos que nos mostram um pouco mais sobre Cersei, Brienne e os homens de ferro...
Realmente vale a pena mergulhar nesse universo!

24/01/2021

Victor 10/06/2021

Ótimo!!!
De fato, O Festim dos Corvos não chega aos pés do magnífico A Tormenta de Espadas, mas me surpreendeu bastante.

Tive medo antes de começar após ler que esse seria um livro parado e, sim, comparado ai livro três, é parado.

Mas simplesmente não deixa de ser um ótimo livro. Retratando bem o pós guerra, e claro, antecedendo a guerra que vem aí no sexto e sétimo livro.

Senti que foi difícil engatar na leitura no início, porém a partir da página duzentos tudo fluiu melhor e o final foi recheado de plot twist.

Filippi 26/05/2020

Um bom livro, mas ainda assim, o mais "fraco" da série.
Em termos de narrativa, "O Festim dos Corvos" acompanha a mesma fórmula utilizada nos três antecessores: denso, complexo e detalhado. Mas ele falha um pouco em manter a leitura tão interessante quanto os três primeiros da saga. Os personagens que protagonizam os pontos de vista do quarto livro da série não conseguem se manter tão interesssntes quanto os outros, com algumas exceções, o que torna a leitura um pouco cansativa e maçante. Ocorre também algumas quebras na narrativa, mudando o foco de acontecimentos importantes de "A Tormenta de Espadas", o que torna a história do quarto livro um pouco anti-climática. Mas ainda é um bom livro e importante para o desenvolvimento da saga.

Lucas 25/07/2020

Não sei kkk
Olha, o livro foi MUITO CANSATIVO. Há personagens que fiquei meio que sem entender o pq da existência deles.
PORÉM, fora os muitos capítulos que fiquei bem cansado em lê-los, outros me deixaram em êxtase. Os últimos capítulos desse livro foram maravilhosos. Ocorreram mortes que eu fiquei horrorizado, mas que ao mesmo tempo que pensei: O George é muito louco. Kkkk
Em suma, livro bem cansativo, com algumas partes maravilhosas.
Espero que o próximo seja bem melhor.

gii 17/10/2021

Livro curto mas muito longo
Esse é o livro mais curto da saga mas sem duvidas o mais longo de ler.
Festim dos corvos e um livro EXTREMAMENTE bem escrito, nesse volume nós nao vemos uma guerra, mas sim as consequências que todas as guerras anteriores deixaram no reino pelo ponto de vista de diversos personagens diferentes. Eu gostei muito da dinâmica da história e o rumo dos personagens, mas eu tenho que admitir que foi uma batalha pra terminar esse livro e eu pensei em desistir vaaarias vezes. Enfim, estou muito ansiosa pra ler dança dos dragões e to com muita saudade da Dany e do Jon.

Mildred 28/04/2020

Que livro
A narrativa não cansa, cheio de acontecimentos, e é só metade do livro a outra metade está no 5° livro que já estou agora começar a ler em 3 2 ....

Enrico 12/12/2013

Westeros sem magia
Comecei a ler o livro e logo de cara notei uma mudança brusca no jeito de Martin, tanto para escrevê-lo quanto para organizá-lo. Primeiramente, deparamo-nos com a inserção de duas famílias "novas": o povo de Dorne e os Greyjoy, apesar de estes já terem sidos apresentados no terceiro volume, são aprofundados neste. Fiquei muito incomodado (talvez o que mais me incomodou) com a "ampliação" da história, que já era brilhantemente extensa, para lugares menos majestosos de Westeros. Nos capítulos relativos aos novos personagens, encontramos uma leitura um tanto quanto enfadonha ao descrever as famílias e personalidades novas na história e, ao mesmo tempo, muito tristemente nos distanciamos dos personagens mais complexos da série.

Por outro lado, são mais bem explorados alguns personagens (como Cersei, Jaime e Brienne) que já tinham papéis importantes nas narrativas passadas e que nos permitiu um envolvimento muito maior com as políticas do reino. A genialidade ainda presente em Martin nos é passada através da grande quantidade de decisões tomadas pelos personagens, que numa reação dialética, mostram as horríveis ou incríveis consequências de cada passo dado, acrescentando ao livro inclusive uma "moral da história" pautada no nosso mundo real. É também o livro mais divertido até agora, principalmente nos capítulos da Cersei (que pra mim foram os melhores de toda a série) e da Brienne. Algo que também me agradou muito foi a jornada de Arya, que em minha opinião (talvez só na minha hehehe), foi descrita de um jeito completamente diferente dos outros personagens. Martin usou de uma escrita um pouco mais sombria e silenciosa para a Pequena Loba, transmitindo ao leitor uma grande quantidade de emoções palpáveis e o delicioso mistério embutido em cada canto do lugar em que ela se encontra.

Em suma, foi, em minha opinião, talvez o segundo pior livro da série (ficando atrás apenas de Fúria dos Reis), por não dar continuidade a maioria das questões em aberto no último livro e lançar novos personagens que, até o final do volume, mostraram-se impotentes e de certa forma desnecessários. Senti grande falta também do misticismo presente nos outros volumes, tornando este livro raso, enquanto os outros eram extremamente profundos. Aqui, a história acalma-se, simplifica-se e ao mesmo tempo amplia-se. O que antes era uma história cheia de perguntas que estávamos doidos para serem respondidas, agora torna-se um amontoado de respostas que não correspondem às nossas perguntas.

PS: Que fique claro que eu ainda não li Dança dos Dragões, talvez seja por isso que critiquei tanto os novos personagens. Espero eu que comece a encontrar um sentido maior para a inserção das famílias na trama quando eu ler o próximo volume. Lembrando que a minha análise foi feita baseada no que eu achei do Festim como um livro só (e não como um "prelúdio" entre a Tormenta e a Dança) e princialmente, baseada na minha experiência com os outros livros.