O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Rodrigo 03/03/2012

Dois lados de uma mesma moeda...
Há quem diga que este livro dividiu águas, a quem diga que a melhor parte da história começa aqui, há quem diga que a história decai totalmente aqui. Afinal, porque tanta imparcialidade?

Martin, com sua escrita perfeita, acabou nos acostumando muito mal com suas tantas, e maravilhosas, reviravoltas. Isso é muito bom, claro, mais devemos saber que foram essas reviravoltas que deixaram a história tão complexa, e que resultaram nesse belo, lindo e maravilhoso livro, pelo menos ao meu ver, O Festim dos Corvos.

A diferença no ritmo da narrativa é notado, e, infelizmente, acaba eclipsando outra forma que a narrativa toma, a de uma beleza unica. Não que a narrativa dos livros anteriores não tem seu valor, mais em O Festim dos Corvos o autor mostra um lado mais sensível (sim, acreditem), e que nos ensina que todas as decisões tem suas consequências, e quando se trata de decisões de reis e lordes, as consequências são piores ainda.

Sobe a ótica de Brienne, podemos ver com clareza tudo o que o povo de Westeros passa devido ao Jogo dos Tronos, um jogo sem piedade, sem escrúpulos. Não que o Jogo dos Tronos não aconteça neste livro, pelo contrario, ele se torna mais intenso, complexo.

E é por ele ter se tornado tão intenso, complexo, é um dos grandes motivos para as grandes batalhas que os leitores tanto gostam serem ínfimas, afinal de contas, em um jogo de gigantes, cheios de astucia, a força bruta as vezes torna-se desnecessária.

As reviravoltas são mais escassas aqui, claro, mais quando aparecem, chegam com tudo, nos tiram o folego. Este festim para corvos não faz referencia nenhuma a Patrulha da Noite, pelo contrário, faz referencia a todos os resultados das decisões de reis e lordes, e todos os personagens se veem obrigados a digerir este grande festim.
Eder 04/03/2012minha estante
Gostei da sua resenha, mas como escrevi na minha, esperava muito mais de Briene. Ela, para mim, foi a maior decepção do livro. Tudo bem que é interessante ver as consequências do Jogo dos Tronos na população comum, mas fiquei com a impressão que Martin descartou a personagem.

Raquel Holmes 10/05/2012minha estante
Oi, Rodrigo!
Boa resenha. Ainda estou lendo este livro... estou achando ele totalmente diferente dos outros mesmo. E nos outros o autor dedicava muito tempo a detalhes e neste ele já pincela muita coisa pra chegar logo onde ele quer.
Meu preferido até agora foi o terceiro, mas tenho boas expectativas de que este vol 4 melhore conforme eu for passando as páginas... rs
Beijos!

Raquel Holmes 10/06/2012minha estante
Terminei de ler e chorei pela Brienne. :'(

Helber 12/06/2012minha estante
Ótima resenha, mas realmente os povs da Brienne foram decepcionantes do início ao fim, tirando a parte do dentadas loucão kkkkk

Sayonara 25/07/2012minha estante
Corcordo com o Rodrigo: esse é o livro mais complexo dos quatro. Não sei porque tantos acham que a escrita do Martin decaiu nesse, ao contrário: depois de tormenta de espadas esse é o melhor!

Cirne 21/09/2012minha estante
Sua resenha define, em minha opinião, o livro de uma forma muito precisa. Parabéns!!!

Tertuliano 08/10/2012minha estante
É, em momento algum achei que a narrativa dele "decai". Mas sim, depois de Tormenta de Espadas, continuar em O Festim dos Corvos sem ter notícias dos outros personagens é angustiante. A ansiedade é muita, por isso é sofrido ter que passar por tantas páginas para chegar no próximo livro. Ainda estou lendo este, mas a cada 6 ou 7 capítulos, leio um de A Dança dos Dragões, porque não consigo segurar a curiosidade...

Adailson 05/11/2012minha estante
Um banquete para os corvos. Devido as grandes batalhas ocorridas no A FÚRIA DOS REIS o sobrou dos sete reinos foi somente alimentos pro corvos. A narrativa fica lenta e monótona apartir daqui sim. Mas isso não estraga a história o ritmo êh lento pra ser retomado acredito eu que mais perto do fim.

Túlio 02/12/2012minha estante
Também gostei bastante do livro e não entendo a rejeição, tanto que foi o que eu li mais rápido e levei só uma semana pra ler (os três primeiros demorei um mês pra cada), pra mim o pior continua sendo o segundo livro. Sim, o livro tem um ritmo mais lento, mas tudo acaba sendo compensado nas últimas 200 páginas, me emocionei no capítulo final da Brienne e vibrei muito no último capítulo da Cersei!

Fabiola69 21/02/2013minha estante
Ufaa
Ainda bem que o problema não é comigo rsrs
Adorei sua resenha e concordo que é um livro intenso e complexo cheio de intrigase mais conspiração que faz o jogo dos tronos ser esse sucesso!!!

Vinícius 13/06/2013minha estante
Bom saber que há mais pessoas que enxergam além da "morosidade" do Festim. Pra mim este é um livro muito bem-construído, e que serve fielmente ao seu propósito de "acalmar" as coisas. Mesmo assim, ele não é inútil, pelo contrário, define muita coisa para os jogos dos tronos e apresenta novos jogadores, complementando muito bem com a Dança (embora não se possa afirmar que eles funcionem como um livro só).

Well 20/09/2013minha estante
Aeee...Muito boa sua resenha cara. Me inspirou a continuar lendo o livro. Nao que eu fosse desistir,mas to mais lendo na leitura. E eh claro que continuarei lendo.

Muito boa sua opinião!

Douglas 03/04/2014minha estante
Eu não estou achando nada maçante. Afinal já me acostumei com o ritmo de Martin, e aprendi a me deliciar nas páginas. Todos os livros tem partes maçantes, mas sempre aguardando algo forte no final de cada parte (personagem) e isso sempre acontece, se tornou tão vicioso que é impossível achar O Festim dos Corvos inferior que os outros, é parte de uma mesma história, é um livro só. As Crônicas de Gelo e Fogo, uma genialidade incontestável.

Ligyane 08/02/2016minha estante
Muito boa sua resenha. Concordo com o vc falou sobre o livro e já sabia pelo que tinha ouvido, que seria um livro um pouco mais lento que os outros. Senti muita falta de alguns personagens e acabei o livro louca para iniciar o próximo.

Nair Queen 15/09/2021minha estante
O livro e a escrita são ótimos. Pra mim mim só foi maçante pq foi muita politicagem. Particularmente foi chato pra mim, mas entendo que era necessário para a contrução da história como um todo.

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
É sim o livro mais chatinho, porém tem suas recompensas. Brienne, arya,a vaca da cercei, jaime e o samy cresceram e desenvolveram demais. Foi difícil Passar pelos momentos maçantes da vida deles mas valeu muuuito a pena pq o martin entregou um final de livro q minha gente é de tirar o fôlego

Aline Ramos 10/03/2012minha estante
Concordo plenamente! Sua resenha está ótima.

Ruivo 13/03/2012minha estante
Perfeita sua resenha. Estou chegando ao final do livro rezando para que o final me surpreenda, pois até agora...nada.

Lu 20/03/2012minha estante
Ótima resenha, mas discordo quanto à Sansa. Por mais que eu ache que ela aja de forma estúpida a maior parte do tempo, eu tive a impressão, no Festim, de que ela finalmente se tornou uma personagem interessante. Ela sempre foi um peão, mas a partir desse volume, dá pra ver que ela vai começar a jogar e está sendo ajudada por um dos únicos jogadores dos Jogos dos Tronos.

Eder 21/03/2012minha estante
Obrigado, @Lu. Tomara que ela entre no jogo mesmo. Já passou da hora... Sinceramente acredito que tio Martin tenha planos para Sansa. Ele não manteria uma personagem irritante como ela à toa. Mesmo assim, não gosto dela. =)

Allef 15/04/2012minha estante
gostei da sua resenha, tenho visto muitas críticas ruins acerca do livro, e estou lendo para tirar minhas próprias conclusões - até agora estou gostando, mas quando terminar a leitura só poderei reforçar a minha certeza de que o quarto livro apesar a excelente sinopse não é melhor do que as tres anteriores - ANSIOSÍSSIMO para o quinto livro, a capa, como sempre está ótima e deve ser melhor, ótimo, assim como A Tormenta de Espadas

Helber 12/06/2012minha estante
Não concordo com sua opinião sobre Sansa, ela tem se tornado uma das peças mais interessantes do jogo, além de ter sua "herança" ela é a personagem onde tá sendo mostrado um forte processo de transformação, ela vem tendo seu aprendizado desde a morte de ned com várias pessoas: cersei, tyrion, tyrells, e o "dono" do jogo mindinho. Dá claramente pra perceber as mudanças dela a cada livro, no festim, é perceptivel que ela vêm se tornando uma pessoa com muito mais controle, persuasão, e habilidade na hora de mentir. Além disso o pov nos mostra um pouco do jogo de Mindinho!

Eder 20/06/2012minha estante
Para mim, a Sansa é uma inútil. A única coisa que ela faz, em todos os livros da série, é arrumar um novo noivo. Os POVs dela são chatos e, não se engane, não mostra nada das tramas de Mindinho.
Torço para que ela tenha uma morte cruel. Hahaha

Ludmilla 03/07/2012minha estante
Não sei porque, mas acho que a Brienne não morreu. Já vimos pegadinhas de morte com o Bran no segundo livro e com a Arya no terceiro... Pode ser que o grito final dela tenha valido algo.

Eder 02/08/2012minha estante
Ludmilla, provavelmente você tem razão. Mas independente disso, não gostei do destino da personagem nesse quarto livro.

WallFrance 04/08/2012minha estante
Ainda não li o livro, mas achei interessante essa resenha. E concordo em relação a Sansa. Ela é umas das piores personagens. Os capítulos, ou POV, dela são os piores e tediosos...

Allef 24/08/2012minha estante
tá dificil terminar de ler este livro
eu já to na metade
mas sempre pego outros para ler e acho mais interessante
o festim é legal, mas as vezes cansa
e sansa agora como alaynne está muito mais interessante
se ela conseguir chegar ao nivel de mindinho
será um peça importante neste jogo tanto quanto ele

Mônica Paz 03/11/2012minha estante
Em relação ao ritmo, acho que tem a ver também com o tempo que a história necessita para desenrolar. Algumas quizenas precisam ser gastas para que alguns personagens aprendam e cresçam, para que as cartadas do último livro tenham o seu desenrolar.

Para quem está com dificuldades de terminar o livro, dou a dica: nas últimas 250 páginas muitas reviravoltas ocorrem, preparando terreno para algo que imagino que a gente só veja no ainda não lançado livro seis.

Eu realmente acho que as pessoas precisam entender melhor a questão de cersei e de sansa como alguns comentaristas aqui já indicaram. A história dá muito espaço a discutir a questão das mulheres por vários aspectos. O de sansa é a da donzela a ter sua pretensão negociada. O capítulo da descida é para mostrar como após um tempo ela está imersa em sua nova situação, pronta para jogar e quem sabe.. ganhar.

Eder 09/11/2012minha estante
Mônica, concordo com você. Mas, independentemente disto, ela continua enfadonha, em minha opinião. Quanto à Cersei, eu adoro ela, hahaha.

Douglas 29/12/2014minha estante
Muita boa sua resenha, Eder.
Estou indo pro final do livro. Concordo com o que você escreveu sobre ele.

Daniel Assunção 12/06/2016minha estante
Boa resenha. Mas defendo Sansa, é deficiência nossa, do leitor, nao gostar dela. A geral é mais tolerante com a perversidade do que com a fragilidade. Mas viva, Sansa, e mostra pra essa galera...

Kalil 21/01/2017

O pior
Leitura massante. Desinteresse pela narrativa quase durante todo o livro. Demorei mais de um ano para terminar. Infelizmente um mal necessário já que a obra completa é fora da curva.
Narielen 25/01/2017minha estante
Descreveu tudo.
Estou lutando pra terminar.

Kalil 25/01/2017minha estante
Que bad :/
Te desejo forças nessa missão haha
Passou da metade já?

Narielen 25/01/2017minha estante
678 com muito esforço hahaha

Kalil 25/01/2017minha estante
Kkkk tá quase!

Prefácio às Claras 02/08/2017minha estante
Gente, eu consegui terminar. Dermelivre! Que livro horrível ?

Narielen 02/08/2017minha estante
Clara, devo te dizer que a Dança dos Dragões não melhora muito =/
Só nos resta aproveitar a série haha

Prefácio às Claras 02/08/2017minha estante
Que triste isso rs. Demorei quase dois meses pra ler. Os únicos capítulos que salvaram foram os da Cersei e o Jaime ?

Kalil 03/08/2017minha estante
hahaha eu tive que fazer um pausa enorme até criar coragem de continuar esse livro. Já no livro 5 eu fiz uma pausa mais curta. Nenhum dos dois são livros devoráveis, mas você tem nosso apoio Clara! haha

Narielen 03/08/2017minha estante
#ForçaClara! Hahahaha

Jones 11/03/2012

Concordam?
Bom, sinceramente é difícil fazer alguma crítica a George R.R, mas como todo autor de livro nenhum na sua carreira foi totalmente perfeito, sem ser alvo de queixas e afins. Então aqui vai...

Jogo dos Tronos, Fúria dos Reis e Tormenta de Espadas foram os livros que mais me deixaram sem ar em toda a história de leitura que eu tenho, os tipo da narrativa, os acontecimentos, personagens, intrigas, magia da historia e etc é de deixar qualquer um louco, mesmo aqueles que não apreciam esse tipo de leitura, com certeza começariam a gostar.

Mas o que acontece em O Festim dos Corvos é um "desleixo" da parte do George, tudo bem que ele avisa no início do livro que os acontecimentos narrados naquele livro serão focados em um lugar único, no caso ao redor dos Leões. Mas nunca imaginei que ele deixaria os outros fatos como a Muralha e Além do Mar sem ser seguido adiante, explicado, continuado a história. Estou quase terminando o livro e até agora não vi nenhum comentário sequer de Daenerys, dos Outros, etc... Concordo que tudo tem seu tempo, mas ponho minha mão no fogo que O Festim de Corvos decepcionou muitas pessoas, vou terminar o livro, claro, afinal é As Crônicas de Gelo e fogo, mas não vou terminar com um sorriso no rosto e um pensamento de 'papel cumprido' como aconteceu com os três primeiros exemplares.

Fica a dúvida do porque o autor optou por esse método de continuação, acho que poderia muito bem focar o que ele bem quer e continuar com as histórias secundarias/terciarias sejam como forem chamadas.

Então, no fim, é isso. Não acho que perdi meu tempo lendo/vou ler O Festim dos Corvos, mas tenho certeza sim que poderia ter sito muito mais proveitoso, vamos ver o que o final nos mostrará.

Uma coisa é certeza, seja o que for que acontecerá, nos fará esperar meses mais para a chegada do próximo.

Concordem, discordem, mas deixem seu ponto de vista.
Rodrigo 16/03/2012minha estante
Acho que poderá mudar um pouco de sua opinião quando chegar ao final do livro, pois a agitações sim. Eu acho que um dos poucos defeitos em Festim ao meu ver não é nem a falta de Dany, Jon ou Tyrion, mais sim a grande focalização que existe em Cersei, Jaime e Brienne, não digo que isso é de todo mal, afinal, a também mini POVs de Martells e Greyjoys, que fizeram grande diferença, mais tem certas horas que apenas aqueles 3 personagens repetitivamente fica um pouco cansativo, admito.

Jones 17/03/2012minha estante
@ Rodrigo.

Foi o que eu disse amigo, George focou tanto apenas alguns personagens e acabou esquecendo outros que são essenciais para a saga. Mas com você mesmo disse, o final deve ser merecedor. x)

Lu 20/03/2012minha estante
Jones, desculpa, mas eu acho que vc se precipitou aqui. Esse seu comentário é relevante, mas seria mais como uma nota no "histórico de leitura", do que como resenha. O Festim parece um gigantesco filler, mas ele vale por uma informação importantíssima: quem realmente está jogando os Jogos dos Tronos. Eu duvido que vc não termine o livro sorrindo.

Jones 20/03/2012minha estante
@ Lu

Eu concordo com você, mas o que eu quis dizer foi somente pela falta de informação do outros personagens da história. Mas o autor deixou bem claro que o próximo livro será recheado de tudo que faltou nesse. Não terminei o livro sorrindo como nos outros, mas sim, ansioso pelo próximo x)

Helô 29/03/2012minha estante
Concordo com você. Acho que dividir não foi a melhor escolha, e dos quatro livro O Festim dos Corvos é o menos empolgante. Mas continua sendo um grande livro e espero com ansiedade A Dança dos Dragões :)

Jones 31/03/2012minha estante
@ Helô

Então somos dois.

^^

Eder 14/06/2012minha estante
Como foi dito, sua resenha soa precipitada. Ao fim do livro o autor deixa claro que você leu somente uma parte da história. Você terá uma visão melhor do livro IV quando ler A Dança dos Dragões.

Natalia Opazo 07/11/2012minha estante
O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões - segundo o que eu li em algum lugar - eram para ser um livro só, mas pelo tamanho, foi dividido em dois... eu diria que por isso são focados em coisas diferentes. Eu diria que O Festim dos Corvos foi mais "calmo" que os outros, principalmente comparado ao seu anterior, A Tormenta de Espadas. Mas esse é o ponto. Depois de toda tempestade - "Tormenta" - tem sempre uma calmaria... até que chegue outra tempestade.

Taci 21/06/2012

Início do II Ato
O Festim dos Corvos é o ponto, no qual, começa a segunda, e mais intrigante, parte dAs Crônicas de Gelo e Fogo. Demos adeus às antigas personagens com os quais convivemos durante três longos livros, e fomos apresentados ao futuro literalmente, pois profecias não faltam a este livro .

Continuando a usar a analogia ao teatro, digo que, a partir de aqui, o esplêndido George R. R. Martin trocou os cenários e nossos lugares de espectadores, obrigando-nos a assistir a esse espetáculo sob um prisma completamente diferente.

Neste volume, estamos em Porto Real, sob o comando do Rei Menino, com uma Rainha Regente (que não pode ser considerada também como Rainha do Bom Senso), governando os então, devastados, Sete Reinos. Tentando, por diversas maneiras, por o Reino nos trilhos, quando não consegue sequer por ordem a sua própria cabeça.

Se já tivemos um Rei Louco, digo que, Cersei é a representante do gênero feminino.

Além das tramas de Porto Real, somos apresentados aos famigerados Foras da Lei, agora sob o comando da sem misericórdia, Coração de Pedra (da qual obtivemos um surpreendente vislumbre no final do volume anterior); Conhecemos Bravos, Vilavelha e a quente Dorne (que é mais importante do que se poderia supor, até então).

Pequenos detalhes soltos no decorrer da história só instigam ainda mais a vontade de ler o próximo volume e, enfim, saber o que nos aguarda nesse mundo louco onde Dragões, Homens Sem Rosto e Outros não fazem parte só das histórias contadas pelos mais velhos.

Em A Guerra dos Tronos, conhecemos crianças. Hoje, conhecemos homens e mulheres que jogam o Jogo dos Tronos. Jogo esse, em que ou você ganha. Ou morre.

E, assim, se inicia o II Ato. Com ainda mais revira voltas do que imaginávamos. Com Homens de Ferro entrando de vez no jogo pelo Trono de Ferro. Com lobos de quatro patas cada vez mais destemidos. E, com muito, mas muito mistério por ser desvendado.

Tudo isso sem nunca esquecer, é claro, que o inverno está chegando.
Iana 01/07/2012minha estante
Noooossa cara preciso ler esse livro, eu quero muito que a Arya encontre a Nymeria mas acho que isso é impossível nem deveria estar pensando nisso... Mas sei lá né?

Taci 01/07/2012minha estante
Eu acho que lá pro sexto ou até no sétimo livro mesmo vai acontecer o reencontro. Eu quero muito que aconteça também, e acredito kk
Mas o Martin é muito imprevisível, não dá nem pra imaginar o que raios ele vai fazer rsrs
Porém sempre tive esperanças, principalmente com os sonhos de lobo da Arya...

Leandro | @obibliofilo_ 03/07/2012minha estante
Muito boa a resenha! Excepcional! :)

Rafael 11/07/2013minha estante
Acabei de ler o 'Tormenta das Espadas' e depois da sua resenha, ainda mais desesperado pra ler esse, rs.
Parabéns, acho que foi a melhor resenha que vi até agora.

Taci 15/07/2013minha estante
Muitíssimo obrigada, Rafael!!

Eduardo 27/11/2013minha estante
Arrepios lendo esse texto. Putz!

Anderson 14/08/2016

Ele dá o personagem, mas toma com violência! Kkkk
Terminei esse danado!! Putz! Confesso que demorei, livro chatinho... digamos que ele é o bastardo da série, até agora, rs. Mas é aquela coisa, é chato, mas é fundamental para a série. Ele é mais focado em Porto Real, apresenta o Príncipe de Dorne; Conhecemos mais da família Greyjoy; a maioria dos capítulos são focados em Cersei, Brienne e Jaime. Sem contar que Martin deixou os personagens mais interessantes para a Dança dos Dragões. Não paro de ficar impressionado com essa saga maravilhosa, os personagens, a escrita... Ah, ainda não sabendo lidar com algumas mortes deste volume. Porra, Martin, deixa de ser cruel com seus leitores! Pare de matar o povo!! ??
Jeferson 22/08/2016minha estante
Da um desespero mesmo kkk como ele continuará o ventos do inverno com todos estes personagens mortos eu não sei!

Anderson 20/09/2016minha estante
Neh! Kkkkk! Eu não aceito a morte de Brienne!

Joana 12/10/2016minha estante
A Brienne não morre, inclusive ela é citada no 5° livro.

Janaina 23/11/2016minha estante
undefined

gabrielrjf 26/11/2016minha estante
Bom saber que teremos morte pq até agora tá meio paradinho kkk

Carol 10/02/2023

Quando fica bom, acaba!
Após o livro anterior ?Tormenta de Espadas? fui com bastante expectativa ler esse. E acabei um pouco decepcionada porque é um livro mais lento com poucos acontecimentos. O livro é centrado em Porto Real, Dorne,Bravos, Correrrio e ninho da águia. Apesar de tudo é uma leitura, maravilhosa e aqui a Cersei é a estrela! Vemos como ela é fria e calculista e como mãe faz tudo para proteger o filho. E eu estou surtando com o final desses últimos capítulos ?? estou muito curiosa com o que vai acontecer.
Elcimar.Matos 30/05/2023minha estante
É nesse q acontece aquela cena épica da Cersei? ?

Carol 31/05/2023minha estante
Oie @Elcimar como vai??
Esse livro a dona Cersei da o nome viu?! Faz cada coisaaa eu acho que é sim essa cena que você está falando.. ?

Elcimar.Matos 31/05/2023minha estante
Tudo bem e vc? ?
Eu odeio ela, mas amo o entretenimento que ela gera! Kkkkkk

Carol 31/05/2023minha estante
Simm ela sabe tumultuar

Alecio Miari 21/09/2012

Linguiça, linguiça, linguiça....
Só uma semi-palavra para descrever este livro: Afff...

Pensa em um livro que fala, fala, fala, fala.... e não diz nada!
Tem uns dois eventos no livro inteiro que são dignos de nota. Um é entender as tramoias do Mindinho - que são fantásticas, diga-se de passagem - e outro é toda a armação (burra) que a Cersei tenta tecer.
De resto, o livro é uma puta de uma encheção de linguiça maçante! Você só continua lendo porque fica pensando: "ah, terá uma batalha mais cedo ou mais tarde" "agora vai! Esse personagem vai pro pau". Aí de repente seus pensamentos mudam:"PUTAQUEPARIU! Só vou continuar lendo esta bosta porque já to na página 400!!"
Saco de livro, chato, grande, desgastante e muito, muito, muito descritivo. Pulei vários parágrafos totalmente inúteis durante os textos que só referiam-se a loooooooooongas descrições. Acho que tenho grande limitação em minha imaginação pois não consigo visualizar "um cavaleiro de mechas castanhas caindo aos olhos com um queixo quadrado e uma barba rasa moldando sua cara hirsuta, vestindo um gibão prateado mesclado com o dourado e bordado com finas linhas vermelhas ao longo de toda sua extensão e seguro pelo broche da casa Tyhoekpjsd, usando grevas metálicas e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz CHAAAATOOOO!!!"
Não comprei este, não tenho vontade de comprar e estou pensando seriamente se irei ler os próximos pq se continuar nessa pegada só a isismagalhaes para nos salvar: http://www.youtube.com/watch?v=EDtwUdCPR3A&feature=relmfu
Bruno 11/10/2012minha estante
Me desculpa, Mingau, mas ler um livro apenas esperando batalhas não é coisa de leitores maduros.

Alecio Miari 11/10/2012minha estante
Desculpaí Sr madurão! Um dia chego no seu nível de leitor.

ana 27/03/2013minha estante
você está corretíssimo. o livro é lento demais! tenho por vezes a sensação que foi escritos apenas pelos colaboradores do autor, rsrsrs.
como foi destacado, a unica parte de destaque foram as maquinações do mindinho, de resto, detestei também!!

Marco 17/01/2014minha estante
Não sei se isso foi total culpa da adaptação do título que de jogo passou para guerra indevidamente, mas meu filho, essa descrição que você deu so pode ser de outro livro, nao o mesmo que eu li. Os detslhes continuam iguais, tantos quanto nos outros livros, a única diferença é que nesse tem mais jogos do que guerras, e sinceramente eu acho muito mais prazeroso um enredo de traicoes e relacoes complexamente entrelaçadas do que uma guerra de capítulos e mais capítulos.

Diego Piu 11/05/2021

Bom... Dizer que eu não gosto do conteúdo seria uma grande mentira, caso contrário, seria uma grande tortura chegar até aqui.

Por que começo uma resenha assim?

Porque mesmo gostando, as vzs bate um desespero de que essa saga nunca vai acabar. As vzs tbm bate uma sensação de que algumas páginas só fazem volume.

Mas ainda assim, eu gostei de chegar até aqui.

Em pensar que ainda tem volumes a serem publicados (hahaha).

Enfim, Volume V, tô chegando!
Og Chagas 11/05/2021minha estante
Estou com esse sentimento em relação à Fundação. É bom, mas às vezes você só quer que a história acabe pra você poder ir pra outra coisa. Eu nunca vou ler essa saga aí, assim como não vou ler Duna.

Diego Piu 11/05/2021minha estante
Compreendo totalmente. A gente fica preso em Sagas intermináveis e acaba ñ descobrindo histórias curtas que são mais eficazes.

Vinicius 11/05/2021minha estante
E talvez nunca acabe... vai saber se o autor vai querer terminar rs, ele escreve quando dá na telha...
Mas de qq forma acho a leitura muito prazerosa. A série da HBO ocultou muitos personagens. Acho a riqueza de detalhes de cada um, de cada local, uma das melhores coisas da saga.

Diego Piu 12/05/2021minha estante
Concordo Vinicius, enquanto a série consegue ser muito fiel aos primeiros livros, no decorrer da saga livros oferecem muito mais, o que torna essa jornada interessante.

Jessica.Agustuni 15/08/2018

Regular
Ficou difícil ler o livro sem Tyrion, Jon, e os demais. É uma leitura cansativa por causa da riqueza dos detalhes, mas no meio do livro as coisas ficam mais interessantes.
Nathalia 24/10/2018minha estante
Nem me fala! Amo o Jon, estou sentindo mt falta nesse livro

Jessica.Agustuni 25/10/2018minha estante
Esse livro , na minha opinião , é o pior da série

Nathalia 25/10/2018minha estante
Também estou achando kkkkk

Carol 15/04/2012

(Originalmente publicado no blog: http://terradasfabulas.blogspot.com.br/2012/04/o-festim-dos-corvos.html)

Sim, é isso mesmo oque vocês estão vendo, eu finalmente terminei de ler o quarto livro da série "Crônicas de Gelo e Fogo". E demorou...

Demorou muito mais do que eu previa, se continuasse a ler o livro no mesmo ritmo que eu comecei, teria terminado em apenas uma semana, e o verdadeiro motivo por eu não ter feito isso é... Não contarei agora, em vez disso...

A série da HBO foi anunciada, um novo best seller nascia nos EUA, e as editoras e livrarias não perderam tempo, já foram logo colocando nas suas prateleiras aquele que seria a mais nova febre literária do momento. E acertaram em cheio, é claro. A publicidade é cada dia mais eficiente.

Enquanto o seriado lançava sua primeira temporada, o autor dos livros G.R.R.Martin publicava o seu quinto volume da série nos EUA, "A dance with dragons". Já aqui no Brasil, tínhamos apenas os dois primeiros livros traduzidos, e o terceiro logo a caminho.

Lógico que viciados como quase todos nós ficamos, assistimos ao seriado, lemos os dois primeiros livros, e em questão de poucos meses já estávamos acompanhando o terceiro, e já no ansiosíssimo aguardo do quarto que ainda demoraria muito.

Quem leu a resenha que fiz de "A Tormenta de Espadas" sabe como foi emocionante para mim ler tudo aquilo ali, a ansiedade que eu senti para ter o quarto livro em mãos não consegue ser explicada, imagina a que outras pessoas sentiram no meu lugar?

Finalmente, o dia chegou.

Apesar de anunciada a pré-venda nos principais sites de compra on-line, fui firme, e segui os conselhos de meu pai, o Brasil é o único lugar do mundo, onde as coisas chegam nas lojas antes de chegar nas casas das pessoas que compraram na pré-venda.

E sim, valeu muito apena, foi anunciar o lançamento oficial, e meu pai já foi nas livrarias e me trouxe num dia (que não me recordo agora) de noite para ver a minha cara de felicidade.

Extremamente feliz, deitei na cama e abri aquele livro com cheirinho de novo que eu adoro, e comecei a engolir as suas páginas furiosamente!

Para que? Para nada...

Repentinamente me vi sendo altamente enrolada, era como se nada estivesse acontecendo, página após página, aqueles personagens tão queridos não apareciam, a exceção de Arya, onde é que estavam todos os outros?

Pois bem, eis aqui o motivo do porque eu demorei tanto. O autor, em sua infinita empolgação, escreveu tanto, mas tanto, que quando se deu conta, estava escrevendo um livro gigantesco demais para ser publicado em um volume só. Lógico, ele poderia simplesmente parar por ai, colocar um "Continua..." e publicar o resto depois. Então ele teve a ideia, melhor contar toda a história de alguns personagens primeiro, e depois contar a dos outros.

E adivinha quais foram os outros que ficaram para o próximo livro? Tyrion, Jon, Daenarys...

Pois é... Nada mais desmotivante do que isso, mas estou sendo cruel com o livro, ele não é ruim não, de forma alguma. Apenas fui com cede demais ao pote, e falando em cede, outra coisa que me motivou a demorar tanto foi saber que o próximo sairia só no semestre seguinte, portanto, pra que a pressa? Não é muito melhor ler com calma e degustar a história como um bom vinho? Melhor assim.

Vamos logo para as partes técnicas da história. Quem já conhece os livros já está habituada a forma novelesca que Martin gosta de empregar. Dando nomes aos bois, ele narra cada capítulo pela perspectiva de alguns personagens, e a cada livro ele muda seus protagonistas, e é lógico que nesse aqui não seria diferente.

Quais foram as novas aquisições? Pasmem, logo de cara Cercei Lanister, isso mesmo, a grande vilã da nossa história até o atual momento. E ver o mundo pela sua ótica é no mínimo chocante, e extremamente importante em termos de trama para entender muita coisa que já aconteceu. E ainda arrisco dizer que a atriz que a tem interpretado na série tem feito um excelente papel.

Além da rainha louca, temos Brienne de Tarth, a donzela amazona que se demonstrou um dos melhores cavaleiros dos sete reinos. Me admirou ela receber tanta importância do autor. Confesso que achei suas partes do livro verdadeiramente chatas, era como se nada de importante acontecesse, mas não menosprezem Martin, ele sabe oque faz, e essa mulher é fundamental.

Outra novidade nas perspectivas, foi que dessa vez o autor tomou a liberdade de narrar capítulos focados em outros personagens, que não são principais. Como ele fez isso? Simples, ele atribui títulos mais ortodoxos aos capítulos, narrando várias outras partes da história, com vários outros personagens. E na minha opinião, grande parte dessas cenas foram as mais interessantes até agora.

Provavelmente já devem estar se perguntando, mas qual foi a minha real impressão do livro?

Um novo começo, um marco zero na trama. O primeiro livro foi a introdução das introduções, o segundo sua continuação, e o terceiro o final desse primeiro ciclo, para só então, dar início a outro muito maior.

É realmente como se tudo estivesse aumentando de proporção, nada ainda está certo, muitas coisas acontecem nesse quarto livro, mas nada tão impressionante quanto no terceiro, e justamente por isso já vou avisando, melhor não ir com sede ao pote, vocês podem ficar com mais sede ainda.

No geral, achei o livro fraco, muito morno, lógico que em termos de história, porque em termos de narrativa, Martin está cada vez melhor. Ele descreve aquilo que precisa de detalhes com dedicação, e descreve aquilo que precisa de entendimento, com clareza, ponto muito positivo para ele. Mas mesmo assim, tenho que confessar, está muito menos dinâmico do que foram seus anteriores.

Acredito que toda série tem seus altos e baixos, e esse livro é o ponto baixo do momento, nada que abale a história como um todo, que tem muito a nos surpreender.
Ryllder 17/04/2012minha estante
Sede,não cede

Carol 18/04/2012minha estante
Opa...Obrigado Ryllder, faz parte.

O importante é, deu pra entender?

Rubão 25/04/2012minha estante
Olá Carol, realmente este quarto livro foi muito difícil para ler. Senti que o autor ficou mais enrolando com as lembranças dos personagens, se não tivesse mencionado não mudaria em nada(teria reduzido umas 200 páginas), do que fazendo a história fluir naturalmente. De qualquer forma, acredito que estes personagens mencionados tão exaustivamente no quarto livro devem aparecer somente no sexto livro(de acordo com a prévia deixada pelo autor). abraço

Adiel Barbosa 04/04/2021

Um tanto lento nos acontecimentos
Dos quatro livros que eu li até agora de As Crônicas de Gelo e Fogo, esse foi o menos aprazível. Ele não é ruim, mas o fato de ter centralizado os acontecimentos no sul de Westeros não funcionou tão bem quanto o Martin achou que funcionaria. Quando a história trazia todas as personagens, a trama fluía incrivelmente bem. Nesse, entretanto, num determinado momento fiquei de saco cheio do Sul, querendo logo ir para as terras para lá das Ilhas do Verão, para a Muralha e o Norte. Ressalto mais uma vez que o livro não é ruim, apenas que me cansou de ver tanto sobre as mesmas personagens.
Dai 04/04/2021minha estante
Então espere chegar em A dança dos dragões ? abandonei por 2 anos... Só terminei na base da força de vontade/curiosidade.

Adiel Barbosa 04/04/2021minha estante
Espero que ele me surpreenda positivamente, pois tem muitas personagens que eu gosto bastante, como a Daenerys.

Dai 04/04/2021minha estante
Não é ruim. Mas é cansativo, e bem tedioso!

Nathi 05/06/2015

Equilibrado
O quarto livro da série Crônicas do Gelo e Fogo, Festim dos Corvos (George R. R. Martin) conta os acontecimentos do Sul de Westeros e da cidade de Dorne, onde está a princesa Myrcella.

Depois do bombástico A Tormenta de Espadas, aqui o ritmo desacelera. Mas não de um jeito chato. Muita coisa interessante acontece. Achei o enredo bem equilibrado, nem muita ação, mas não monótono.

Começando por Brienne e Jaime. Gostei muito dos capítulos deles. Podemos ver outro lado de Jaime nesse livro, e porque é um regicida. Vemos que na verdade ele é por vezes injustiçado, e claro, sinistro, por amar a irmã de um jeito não peculiar.

Cercei é uma vadia maldosa. Porém faz tudo pelos filhos. O cerco se fechando em Porto Real a deixa encurralada e os Tyrell, do Jardim de Cima, se aproveitam.

Arya está em Bravos, aprendendo novas habilidades e tentando sobreviver. Sua irmã Sansa, foi levada por Mindinho, que tem grandes intenções com a moça.

Dorne, mantendo a princesa Myrcella, quer seu espaço em Westeros, já que a menina seria a seguinte na ordem de sucessão.

Os capítulos que mais gostei foram os de Sansa, estou muito na expectativa do que vai acontecer com ela e Mindinho. Acho que ela é a grande saída para os Starks.

Quanto ao livro, a narrativa está envolvente e gostosa de ler como de todos os outros livros. Esse quarto livro acredito que seja apenas para colocar os pingos nos i's, ou seja, são os detalhes da história, nada de realmente novo. Claro, George poderia ter colocado esses detalhes em menos páginas, mas acho que o número de páginas é para compensar o quanto demora para sair os livros novos.

Senti falta de Tyrion, pois queria muito saber o que se sucedeu com ele, mas ficará para o próximo volume. Os Starks estão fracos, os Lannister andando sobre fogo... Quem será que ganhará esse trono?

site: feitico-literario.blogspot.com
Ana Carolina 05/06/2015minha estante
Bom eu já tenho um favorito ao trono de ferro!!! ;D

Nathi 05/06/2015minha estante
E quem seria?

Ana Carolina 06/06/2015minha estante
Segundo algumas teorias que vi por ai, existe mais um Targaryen em Westeros.....
Minha torcida vai para Jon Snow *-* Bom é torce pra que George R R Martin não o mate e acabe com essa teoria!!! rsrs

Sales 20/01/2021

Esperava que depois do terceiro livro a história cresceria ainda mais, e a falta de alguns personagens me frustrou um pouco, porém a história se mantém grandiosa apesar de um pouco lenta. Achei os capítulos dá Brienne meio chatinhos e simplesmente não levaram a lugar nenhum ( exceto o último). Mas o melhor de tudo com certeza foi ver a Cersei se dando mal.
Amanda 20/01/2021minha estante
Em A Dança do Dragões melhora

Sales 21/01/2021minha estante
Amanda, está me deixando mais ansioso.

Amanda 21/01/2021minha estante
Hahhahah essa é a intenção