O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Luan Medeiros 11/06/2020

Quarto livro das crônicas de gelo e fogo. É um livro mais calmo do que os anteriores, tendo um ar mais político do que os outros. Se passa paralelamente a maior parte do quinto livro.

Oco 07/05/2022

Ritmo lento, menos reviravoltas, porém igualmente incrível
(Alguns POVs eu resumi apenas a região que eles se passam)

Cersei : Acho muito dahora como a Cersei constantemente faz suas tramas de forma inteligente e sempre acaba subestimando os outros, e o fato dela ser meio surtada e emocionada deixa tudo muito mais f0d@, É MTO ENGRAÇADO ELA CAINDA EM ARMADILHA QUE ELA MESMA CAUSOU DKDKD, enfim amei os capítulos dela.

Jaime : O melhor personagem do livro, a construção dele e a nova perspectiva sobre a Cersei deixa ele muito mais interessante como personagem, e também muito dahora ver ele tentando se reerguer como cavaleiro(é muito dahora ele dando sinais de querer o Sor Loras, como um sucessor dele de Senhor Comandante da Guarda Real).

Brienne : Sendo sincero, os capítulos dela sempre pareciam muito arrastados no início e conforme ia chegando ao fim iam se tornando melhores. Gostei muito da personagem e de sua tragetoria, porém mds é mto lento veiKSKSKSKD entendo que os capítulos dela são pra mostrar Westeros em caos e a sofrência das pessoas não nobres tem sofrido com a guerra, então apesar da lentidão, são capítulos extremamente importantes. O último capítulo dela é perfeito, e a Coração de Pedra aparecendo no final me deu um medo gigantesco pela Brienne.

Sansa/Alayne : Ok eu finalmente aprendi a apreciar os capítulos de Sansa, finalmente ela está amadurecendo e aprendendo de verdade a jogar o tal dos joguin dos trono, e tbm achei mto dahora toda a cultura do Vale que é abordado nos capítulos dela e a relação dela com Robert Arryn é mto fofa.

Arya/Gata dos Canais : Apesar dos capítulos dela serem mto interessantes, são muito desconexos do restante da trama, e apesar de eu amar a personagem sempre dava um ar de "poxa mais um capítulo em Braavos", apesar disso tudo é muito legal ver a Arya entrando pra guilda dos Homens Sem Rosto.

Samwell : Vou mentir n, teve uns capítulos dele que me deu um sono em, mas no geral são muito bons, os três últimos são perfeito (sam e goiva é a coisa mais fofa e romântica) e o último capítulo fazendo menção ao prólogo e criando um mistério sobre a Cidadela e os Meistres.

Dorne(Arianne, Areo e Arys) : Venho deixar claro que eu amo dorne e amei tudo que se passou nessa região, e principalmente amei os planos do Príncipe Doran Martell, e acho muito dahora como todos os dorneses são, eu sei q mtas pessoas não gostaram desses capítulos, mas eu realmente gostei.

Ilhas de Ferro(Aeron, Asha e Victarion) : Olha, os capítulos de Aeron eram realmente chatos e eu não tankava muito n, mas Asha e Victarion foram muito interessantes de acompanhar, principalmente Victarion, ele passa a impressão de ser mais capaz que os outros, e tem uma complexidade nele que é muito interessante.

"O que é perigoso é ter nascido plebeu, quando os grandes senhores jogam seu jogo dos tronos."
Mica 08/05/2022minha estante
Que leitor ele, muito cult

Gabriele 16/02/2022

O cerco está se fechando ...
No quarto livro das Crônicas de Gelo e Fogo, alguns personagens como Jon, Tyrion e Dany não aparecem, o que faz bastante falta, pois a narrativa está mais concentrada em Porto Real e Dorne. No entanto, somos apresentados a novos personagens de ponto de vista bem interessantes.
Além disso, nesse volume as maquinações e verdadeiras intenções de alguns personagens começam a se revelar o que choca o leitor ( algumas me deixaram bastante intrigada).
Este livro me trouxe várias supresas ainda mais por que o livro é bem diferente da série. A Senhora Coração de Pedra é uma grata supresa e a burrice da Cercei também kkk.
O volume é ótimo como de feitio de George R.R Martin, e espero que ele termine a saga embora as chances sejam escassas.Enfim, que venha o próximo livro.
Mateus.Rodrigues 20/02/2022minha estante
A burrice da Cersei é sem igual kkkk. Na série aparentemente mudaram a idiotice dela. É a menos inteligente dos irmãos Lannister

Gabriele 21/02/2022minha estante
É justamente isso que eu fiquei impressionada, por que na série a Cersei é muito mais esperta do que a gente vê no livro. É aquela história né a adaptação nunca se iguala a obra original.

Perdida 04/05/2023

Metade da história
O formato escolhido pelo George R. R. Martin acaba se tornando um pouco frustrante porque apesar de não termos capítulos dos demais personagens eles continuam sendo citados e fica uma inquietação muito grande quanto ao que está acontecendo com eles. Apesar disso, gosto do foco em Porto Real e suas intrigas, mas os capítulos da Brienne são uma tortura à parte.

Lellinha 07/02/2024

Algumas pessoas afirmam que este livro representou um momento divisor de águas, enquanto outras consideram que a melhor parte da história começa aqui, e há ainda aqueles que acreditam que a qualidade da narrativa decai completamente neste ponto.

A questão da imparcialidade surge por causa dessas diferentes perspectivas. Martin, com sua escrita excepcional, nos acostumou com suas reviravoltas impressionantes, o que é positivo, mas é importante reconhecer que essas reviravoltas contribuíram para a complexidade da história apresentada neste belo livro, pelo menos em minha opinião.

Dani 09/01/2023

Consequências
Esse tem um ritmo mais lento do que os anteriores e apresenta só metade dos personagens, como Cersei, Jamie, Brienne, Alayne, Ninguém e As ilhas de ferro; é mais focado em Porto Real.
A Cersei roubou a cena nesse livro, é incrível como a narrativa dela é forte e diferente dos outros, sendo arrogante e maquiavélica.
Vemos os personagens cometendo vários erros , que como sempre , trazem consequências terríveis a eles.
Ansiosa para o próximo e mais ainda pro lançamento que está prometido pra esse ano.

Lucas990 21/06/2021

Coragem da minha parte continuar uma saga que não tem continuação ? mas não vamos perder a fé!
Bom, eu entendo que esse livro é um interlúdio e que estamos em um momento entre guerras aqui, mas é morno demais, quase chegando a ser cansativo; porém a construção da história como um todo continua impecável, então não chega a ser desinteressante, e provavelmente por isso eu conseguir ler no meu ritmo normal.
É um livro bom, mas não muito mais do que isso.

Francisca55 23/03/2023

O Festim dos Corvos
Como sempre, um livro sensacional. No entanto, foi o que eu menos gostei até agora, durante a maior parte da história achei meio parado. Mas acredito que isso se deve ao fato de faltar o ponto de vista de outros personagens que estou acostumada, e por que os acontecimentos do próximo livro acontecem ao mesmo tempo desse. Estou ansiosa.

Anna 12/04/2020

Festim de Corvos
Título dúbio que indica talvez a quantidade de corvos enviados com mensagens para todos os lados em Westeros ou talvez a quantidade de corvos dilacerando a imensa quantidade de corpos de mortos por todos os lados resultado das guerras em cada reino.
Esse livro é maravilhoso e devorei em menos de uma semana ansiosa para o desenvolver de cada situação e personagem. E posso dizer apenas que Cersei é minha favorita, astuta e cheia de ira, como uma verdadeira leoa jamais perderá sua majestade dentro dos livros. Espero prontamente seguir o próximo livro e desfrutar do desfecho dessa incrível história.

Izabela.Vasconcelos 01/03/2023

O festim dos corvos
Foi o mais chato da saga, nele começou a mudar a história, a série ficou bem diferente
mas eu amei conhecer mais sobre os Martell, uma pena q eles não tenham sido mais explorados na série
Sam é meu protegido aiai mestre Aiemon ?
Deu saudades da Dany
Vamos pro último aaaahhh

Hugo 07/02/2023

Um ótimo livro ruim
É quase unanimidade que o livro O festim dos corvos é o pior da saga a Guerra dos Tronos.
Eu não acho e ainda falta o último para eu poder julgar.

Ana 22/12/2022

Cadê a Dany?
Eu me perguntei isso o livro todo, mesmo sabendo que ela não ia aparecer. Daenerys é claramente a alma desses livros, assim como foi da série. Não é atoa que os livros em que ela não aparece (Fúria dos Reis e Festim dos Corvos) são os mais chatos e desinteressantes do universo.
A razão de George Martin é 1/1. A cada livro bom ele escreve um mediano. O primeiro foi maravilhoso e o segundo foi uma tortura. O terceiro é uma obra de arte enquanto esse é monótono. Vou provar minha teoria se amar o quinto e odiar o tão aguardo sexto livro (se um dia ele for lançado).
Talvez eu não tenha curtido o livro como um todo por simplesmente não achar nada que aconteceu interessante, porém é inegável que o livro entrega acontecimentos pequenos muito importantes pros personagens.
Enfim, minha opinião está contraditória, então leia e pense por si só.

Valar Morghulis.

Ana Magiero 24/03/2020

08/60: O festim dos corvos. George R.R. Martin. 4/5 🌟 1.099 páginas.
Vocês nem sabem a alegria que sinto ao escrever, finalmente, sobre esse livro. Depois de anos com ele parado na estante, esse ano desencalhei ele e, nossa, que leitura surpreendente.
Para quem não sabe, eu li só até o terceiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo, até que tentei lá em 2016 ler o quarto livro, mas a leitura não engrenou e ele ficou parado na estante desde então. Em 2018, junto com alguns amigos, damos inicio a leitura das Crônicas e eu achava que finalmente iria desencalhar essa série, ledo engano, empaquei na leitura e desde então eu não conseguia dar continuidade.
Mas esse ano uma das minhas metas é concluir algumas séries que estão na minha estante paradas na metade, e GoT entra nessa categoria. E imaginem minha surpresa que dessa vez, em nenhum momento, eu senti vontade de abandonar a leitura. Cara foi muito surpreendente. Para evitar spoilers para quem não leu e nem assistiu a série (e sim, há pessoas que não sabem do final e nem nada, então vamos respeitar os coleguinhas), vou só comentar o que senti ao ler esse quarto livro.
Nesse quarto livro, temos o foco em uma parte dos personagens e confesso que no começo, achei um pouco demorado me acostumar com o ritmo e essa mudança de personagens. Estava tão acostumada com meus personagens queridos e quando vi, estava tendo sentimentos estranhos por personagens que odiava (oi Cersei), e a cada página que era virada, me via cada vez mais presa na narrativa. O ritmo é lento, mas quando você se acostuma à leitura já toma um ritmo mais rápido e logo a história chega ao fim.
Teve algumas coisas que me incomodaram um pouco, principalmente porque eu só tinha a experiência da série e a quarta temporada é muito diferente do livro. Também temos um núcleo incrível no livro, que na série foi cortado totalmente. Como assim gente? O núcleo era a essência para o fogo no parquinho, mas fazer o que né, infelizmente eles perderam a oportunidade de uma puta história incrível com esse núcleo. Enfim, só posso dizer: não desista, o quarto livro vale a pena sim. Muito amô por personagens que só aparecem no livro. Doida para começar o quinto!