O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Jones 11/03/2012

Concordam?
Bom, sinceramente é difícil fazer alguma crítica a George R.R, mas como todo autor de livro nenhum na sua carreira foi totalmente perfeito, sem ser alvo de queixas e afins. Então aqui vai...

Jogo dos Tronos, Fúria dos Reis e Tormenta de Espadas foram os livros que mais me deixaram sem ar em toda a história de leitura que eu tenho, os tipo da narrativa, os acontecimentos, personagens, intrigas, magia da historia e etc é de deixar qualquer um louco, mesmo aqueles que não apreciam esse tipo de leitura, com certeza começariam a gostar.

Mas o que acontece em O Festim dos Corvos é um "desleixo" da parte do George, tudo bem que ele avisa no início do livro que os acontecimentos narrados naquele livro serão focados em um lugar único, no caso ao redor dos Leões. Mas nunca imaginei que ele deixaria os outros fatos como a Muralha e Além do Mar sem ser seguido adiante, explicado, continuado a história. Estou quase terminando o livro e até agora não vi nenhum comentário sequer de Daenerys, dos Outros, etc... Concordo que tudo tem seu tempo, mas ponho minha mão no fogo que O Festim de Corvos decepcionou muitas pessoas, vou terminar o livro, claro, afinal é As Crônicas de Gelo e fogo, mas não vou terminar com um sorriso no rosto e um pensamento de 'papel cumprido' como aconteceu com os três primeiros exemplares.

Fica a dúvida do porque o autor optou por esse método de continuação, acho que poderia muito bem focar o que ele bem quer e continuar com as histórias secundarias/terciarias sejam como forem chamadas.

Então, no fim, é isso. Não acho que perdi meu tempo lendo/vou ler O Festim dos Corvos, mas tenho certeza sim que poderia ter sito muito mais proveitoso, vamos ver o que o final nos mostrará.

Uma coisa é certeza, seja o que for que acontecerá, nos fará esperar meses mais para a chegada do próximo.

Concordem, discordem, mas deixem seu ponto de vista.
Rodrigo 16/03/2012minha estante
Acho que poderá mudar um pouco de sua opinião quando chegar ao final do livro, pois a agitações sim. Eu acho que um dos poucos defeitos em Festim ao meu ver não é nem a falta de Dany, Jon ou Tyrion, mais sim a grande focalização que existe em Cersei, Jaime e Brienne, não digo que isso é de todo mal, afinal, a também mini POVs de Martells e Greyjoys, que fizeram grande diferença, mais tem certas horas que apenas aqueles 3 personagens repetitivamente fica um pouco cansativo, admito.

Jones 17/03/2012minha estante
@ Rodrigo.

Foi o que eu disse amigo, George focou tanto apenas alguns personagens e acabou esquecendo outros que são essenciais para a saga. Mas com você mesmo disse, o final deve ser merecedor. x)

Lu 20/03/2012minha estante
Jones, desculpa, mas eu acho que vc se precipitou aqui. Esse seu comentário é relevante, mas seria mais como uma nota no "histórico de leitura", do que como resenha. O Festim parece um gigantesco filler, mas ele vale por uma informação importantíssima: quem realmente está jogando os Jogos dos Tronos. Eu duvido que vc não termine o livro sorrindo.

Jones 20/03/2012minha estante
@ Lu

Eu concordo com você, mas o que eu quis dizer foi somente pela falta de informação do outros personagens da história. Mas o autor deixou bem claro que o próximo livro será recheado de tudo que faltou nesse. Não terminei o livro sorrindo como nos outros, mas sim, ansioso pelo próximo x)

Helô 29/03/2012minha estante
Concordo com você. Acho que dividir não foi a melhor escolha, e dos quatro livro O Festim dos Corvos é o menos empolgante. Mas continua sendo um grande livro e espero com ansiedade A Dança dos Dragões :)

Jones 31/03/2012minha estante
@ Helô

Então somos dois.

^^

Eder 14/06/2012minha estante
Como foi dito, sua resenha soa precipitada. Ao fim do livro o autor deixa claro que você leu somente uma parte da história. Você terá uma visão melhor do livro IV quando ler A Dança dos Dragões.

Natalia Opazo 07/11/2012minha estante
O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões - segundo o que eu li em algum lugar - eram para ser um livro só, mas pelo tamanho, foi dividido em dois... eu diria que por isso são focados em coisas diferentes. Eu diria que O Festim dos Corvos foi mais "calmo" que os outros, principalmente comparado ao seu anterior, A Tormenta de Espadas. Mas esse é o ponto. Depois de toda tempestade - "Tormenta" - tem sempre uma calmaria... até que chegue outra tempestade.

Aly 19/08/2022

O livro é muito bom, e o final impecável que me deixou muito ansiosa pro próximo.

Porém durante a leitura, estava me perdendo totalmente no espaço tempo, e na quantidade de personagens abordados, tive que parar várias vezes pra procurar de onde surgiu esses seres.

Daniel1912 14/12/2022

Incrível
Eu curto demais a forma que Martin escreve seus livros! É de tamanha grandiosidade cada detalhe escrito.
Gosto muito das histórias paralelas que ele consegue criar e as árvores genealógicas de cada família!
Incrível!

LisboaPB 20/08/2022

Eu achei esse livro o mais paradão até agora. Teve poucos peraonagens que curti mais acompanhar: Arya, Cersei e Briene. O restante deixava tudo muito parado.
Poly 20/08/2022minha estante
Ele parece mais uma transição pra Dança dos Dragões

Vini 18/03/2021

Um aperitivo pro que vem por aí!
?Uma profecia é como uma mulher traiçoeira. Mete o seu membro na boca, você geme de prazer e pensa, ?que maravilha, que agradável, que bom isso é?... E então seus dentes se fecham e seus gemidos se transformam em gritos. É essa a natureza da profecia.

Tá aí a diferença do livro pra série. Muitos não aceitaram o fim da mesma por não atender as expectativas clichês. Os próprios livros vinham nos alertando de como supostamente seria os próximos passos das personagens. Enxergasse quem quisesse.

O festim dos corvos é um livro não muito impactante mas que trás acontecimentos importantíssimos. Omite alguns personagens, o que traz uma curiosidade maior para ler o próximo.

Lucas 28/09/2012

" George R. R. Martin tentou fazer diferente, pena, não funcionou. O livro pode ser facilmente usado como uma ferramenta para ganhar sono, parado e sem graça alguma. O autor tentou trazer para este livro personagens diferentes, poderia ter-se criado uma atmosfera muito mais tensa, mas isso não acontece em momento algum. Mesmo assim, a leitura do próximo volume não deixa de ser animadora, talvez seja a volta da velha e boa forma de se escrever um livro."

Luan Poppe 03/11/2012

Abaixo das minhas expectativas...
Não posso dizer que não gostei do livro. Ele não deixou de ser bom, até porque todo este mundo criado pelo George R. R. Martim é sensacional com todos os seus detalhes, mas sniceramente, após o terceiro livro, que foi muito eletrizante e um dos melhores que já li, não tenho como negar que me decepcionei bastante com este livro. Tem (muitas) horas que a narrativa parece que não anda, e também senti falta da maioria dos personagens que não apareceram aqui e que parecerão no próximo livro. Mas enfim, o livro no final das contas foi legal, acabei gostando mais de alguns personagens, como Jaime, e até a própria Brienne, a história envolvendo Cersei também foi interessante, mas no final das contas não passou disso. Livro bom, e eu daria nota três, só aumentei para quatro porque, como já disse antes, esse mundo fantasioso é realmente sensacional.

Obs: Apesar desse livro não ter sido tão bom, e ser um dos piores dos quatro livros da série até aqui(na minha opnião) , o quinta livro promete muito, graças ao núcleo de personagens que terão suas histórias desenvolvidas no proximo livro. Veremos se vai chegar aos pés do terceiro ao menos, :)
IsadoraFrz 17/11/2012minha estante
Também achei que a leitura não andava muito, principalmente na parte da Arya. Achei até que foi um pouco monótono e quando cheguei ao final as reviravoltas foram tantas e no entanto já era o final, me deixando apenas curiosa.

mhysafey 28/11/2021

Amo
Único defeito é não ter a Daenerys. POV de Porto Real são o ponto alto do livro pra mim e mesmo não tendo a minha personagem favorita eu gosto bastante desse livro.

Alan.Felipe 22/01/2022

O mais parado da série
Poderia resumir este livro em uma palavra: "Torturante!", porém eu entendo que ele é muito importante para o seguimento da saga.

Com o foco em Porto Real, e, principalmente nos personagens Cersei, Brienne e Jaime e com algumas aparições de outros personagens importantes, ficou algo bem político, sem acontecer muita coisa e até um certo momento repetitivo (Vide as partes de Jaime e Brienne). Possui também MUITOS personagens das casas menores que achei sem carisma nenhum e tornado a história ainda mais cansativa.

As 50 páginas finais foram as que mais me empolgaram e que me deixou com vontade de ler o próximo.

Josimar.Nunes 21/03/2021

Ótima leitura, assim como nos outros outros 3 primeiros volumes.
As tramas políticas e as reviravoltas, foram o que mais gostei, ainda tem também muita violência como sempre, enfim, indo pro último livro e aguardando o próximo lançamento.

Janaina Vieira - Escritora 31/03/2013

Sombrio, porém maravilhoso.
Este livro 4 da saga é, talvez, o mais angustiante e sombrio de todos pois relata justamente o meio dos conflitos. É o momento que antecede o temido inverno que vai chegar em breve, é o momento em que grandes tragédias já aconteceram deixando muitas vidas em total desarmonia e desamparo. É o momento em que o leitor suspira de compaixão por alguns personagens, torce para que outros se libertem de seus perseguidores, verte copiosas lágrimas por vários deles e range os dentes porque os maus estão em franca vantagem.

Acima de tudo, entretanto, o leitor não consegue decidir-se entre amar ou odiar o autor, R.R. Martin... cuja imaginação chega às raias do impensável! Porém, seja como for, é um autor corajoso, que exatamente como tantas vezes ocorre com a própria vida, não poupa ninguém de enfrentar as consequências dos próprios atos. Assim se dão praticamente todas as reviravoltas da saga, boa parte delas, aliás, de nos fazer cair o queixo.

Para quem já conhece é e fã da série, esse é um livro de peso. Para quem não conhece e gosta desse tipo de leitura, ficam aqui dois bons conselhos: ler o livro 1 o quanto antes e assistir a série da HBO, que é simplesmente maravilhosa!

Victor Costa 06/06/2020

Continua......
Mas um capítulo das guerra dos tronos , toda vez que algum personagem diz isso nos livros eu vibro, mas oque realmente mata no livro e a escrita extremamente detalhista do George os capítulos e pontos de vista de outros personagens extremamente desnecessário, mas a trama política te prende do começo ao fim
Principalmente por esse livro se passa na maior parte do tempo em Porto Real onde a guerra e maior e o desfecho final te deixa sedento ao próximo.

Rodin 26/06/2022

O nome é propício
O festim é o mais lento dos livros de cronicas de gelo fogo. Realmente parece que só sobraram corvos remoendo ossos depois da tormenta que foi o livro anterior. Alguns povs e desenvolvimentos de personagens são lindos, é bem gostoso acompanhar as trapalhadas da Cersei e ver o momento que a saga literária começa a se distanciar da série televisiva. Eu amei a parte de Dorne e gostei muito da perspectiva Greyjoy, mas ainda tenho dúvidas se essa divisão que o autor fez de separar os tomos por regionalidade foi coerente, cria-se um abismo tão grande de vários personagens da obra, que a falta estraga um pouco a magia de acompanhar uma obra dessa. É incrível que no livro mais fraco da série seja exatamente onde eu percebi o tamanho colossal das cronicas, que consegue ser excelente e até maravilhoso até no seu anticlimax.
V.v. 26/06/2022minha estante
Falou tudo!

Luu 08/04/2021

Apesar de não ter John , Daenerys e Tyrion, fiquei muito presa a toda narrativa, as trama do Martin são muito envolventes. já soube que o 5 livro é simultaneo. As vezes me pergunto se é por algo parecido que o 6 e o 7 livro ainda não saíram. kkk
Como vi a série antes de ler, tbm é muito interessantes ver as diferenças de narrativas e os personagens que não estão na série.