Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar




Resenhas - Lavoura Arcaica


287 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Beatriz.Alves 20/11/2023

Lavoura Arcaica
Livro extremamente poético. A narrativa segue um fluxo imenso de consciência que nos envolve num vórtice de questionamento e surpresas chocantes. Leitura polêmica,mas fenomenal.
comentários(0)comente



Chelly @leiodetudo 19/11/2023

Difícil
Um livro difícil que li extremamente rápido porque não conseguia parar de ler. O mais marcante é a forma como é escrito do que a história em si.
comentários(0)comente



Sabrina 13/11/2023

Não sei expressar o que senti lendo esse livro, é de um lirismo hipnotizante, uma beleza poética na forma de escrita em contraste com a densidade absurda da narrativa. Raduan é um grande gênio, pena ter decidido abandonar a literatura com poucas obras publicadas. Esse livro é um deleite.
comentários(0)comente



Kya 31/10/2023

Extremamente bonita, mas muito desconfortável
Eu realmente não gostei da história, mas não posso negar o quão bonita e poética é a escrita do autor. Muito profunda, mas o tipo de narrativa não me prende, fluxo de consciência ainda é algo totalmente novo pra mim e é uma coisa que não curto muito, a leitura foi muito difícil, não sei isso se deve ao fato da utilização de palavras difíceis ou de muitos pensamentos seguidos, mas ainda sim, senti dificuldade.
O autor é sensacional, acho que realmente nunca vou ler algo tão bonito, uma família que vive no auge do fanatismo religioso, onde o filho escapa para ver o mundo e sua narração pouco é confiável devido sua posição.
A história é feita pra causar estranhamento e desconforto, se você procura isso, é nesse livro que encontrará. Se recomendo? Não sei, recomendo aos que querem se aventurar em algo novo sem preconceito de ler um clássico como esse, mas jamais recomendaria para alguém de mente fechada. Fica a indicação para quem quer algo desconfortável e desconcertante.
comentários(0)comente



Augusto Stürmer Caye 06/10/2023

A mais poética das obras já escritas em português da história. Senti como se estivesse lendo uma das odes da Grécia Antiga, como Oréstia de Ésquilo. Recomendo ler em voz alta alguns dos trechos que mais lhe impactem, botando para fora os sentimentos que a obra vai te trazer.

Sensacional, belíssimo, Lavoura Arcaica é a parábola do filho pródigo, reversa: há um confronto entre o pai, seu tempo, sua paciência, sua complacência perante a vida, e o filho, que tem desejo, tem gana, tem vontades, tem fomes. Também me recorda Caim, o qual percorre o mundo com a marca de Deus, para que ninguém buscasse a vingança contra ele, mas com uma maldição que toca bem ao livro: Quando lavrares, o solo não dará mais a sua força para ti; fugitivo e vagabundo serás na terra. Não é parte está a razão de André se ir, a insatisfação do desejo, sua gana insaciada que o impede de prosseguir onde está, de comprazer com a força do trabalho e do tempo como o resto da família o faz nessa lavoura, tão antiga, tão arcaica, num enredo que transpassa os milênios da humanidade?

Recomendo fortemente a leitura.
comentários(0)comente



valentina 03/10/2023

Um ótimo livro sobre fanatismo religioso, família e juventude. Quando estava lendo fiquei surpresa de um livro com tanto conteúdo ser tão curto, achei que a história se alongaria mais, mas acabou no momento certo
comentários(0)comente



Bruna 27/09/2023

Depois de algum tempo lendo algumas dezenas de livros por ano, acho que consigo reconhecer minhas ?falhas? literárias. Lavoura Arcaica é o típico livro que eu amaria se tivesse gostado, mas não foi o que aconteceu. Reconheço todo seu valor, sua escrita primorosa, sua poesia bem brasileira, mas não é o que me prende. E pior, quando não me prende, sinto uma dificuldade muito grande em me concentrar no texto e acabo por perder muito da história. 2,5 para o livro e 1,5 pra mim.
comentários(0)comente



rebeca 25/09/2023

Minha nossa, que livro bom
Sinto que minha vida se divide em dois momentos, antes e depois dessa leitura. ainda processando, impactada e obcecada.(no mais, que coisa mais linda nossa língua) (as múltiplas possíveis articulações com psicanálise são a cereja do bolo)
comentários(0)comente



Erick.Jonathan 13/09/2023

Li Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Único romance do autor, que logo após sua estreia, na década de 1970, não mais publicou. Livro bastante poético. Brinca com a linguagem. Trata do tema da fuga, da busca, do filho pródigo. Cujo enredo é basicamente que o irmão mais velho de André vai a sua procura, o encontra, tem com ele e quer que ele volte para casa. As falas de André são bem interessantes, pois brinca com a linguagem, subverte os ditames da língua e seria uma forma de rebeldia contra as amarras da família? Contra a figura do pai? A nós, leitores, ficam os questionamentos sobre os porquês dessa fuga, aí passamos a entender sua relação com o pai, moralista e cheio de constantes sermões em casa, sua rotina na fazenda onde mora a família, o trabalho diário, sua estranha relação e obsessão pela irmã Ana.

Entendemos sua busca por libertação daquela família, algo bem existencialista. Que fica bem expresso pelo irmão mais novo quando diz, por ocasião de seu retorno:
? eu já vivia empoleirado lá na porteira, sonhando com estradas, esticando os olhos até onde podia, era só na tua aventura que eu pensava... Quero conhecer muitas cidades, quero correr todo este mundo, vou trocar meu embomal por uma mochila, vou me transformar num andarilho que vai de praça em praça cruzando as ruas feito vagabundo; quero conhecer também os lugares mais proibidos, desses lugares onde os ladrões se encontram, onde se joga só a dinheiro, onde se bebe muito vinho, onde se cometem todos os vícios, onde os criminosos tramam os seus crimes; vou ter a companhia de mulheres, quero ser conhecido nos bordéis e nos becos onde os mendigos dormem, quero fazer coisas diferentes, ser generoso com meu próprio corpo, ter emoções que nunca tive; e quando a intimidade da noite me cansar, vou caminhar a esmo pelas ruas escuras, vou sentir o orvalho da madrugada em cima de mim, vou ver o dia amanhecendo estirado num banco de jardim; quero viver tudo isso, André, vou sair de casa para abraçar o mundo, vou partir para nunca mais voltar, não vou ceder a nenhum apelo, tenho coragem, André, não vou falhar como você??

Fala que me foi bem esclarecedora. Indico a leitura!
comentários(0)comente



ThAmis.Pinheiro 26/08/2023

Sensacional
Um dos melhores livros da literatura brasileira, dentre os que eu já li. Tb coloco entre os melhores da vida!

Uma escrita poética, lindíssima, e boa parte no estilo fluxo de consciência, estilo que adoro.

A primeira parte do livro é um transe? muito impactante. O livro é curto, mas muito profundo.
Uma pena que o autor tenha abandonado a literatura, pois ele é GENIAL.

Vale a pena!
comentários(0)comente



Daiane316 26/08/2023

Uma aventura com a linguagem
Lavoura Arcaica foi publicado em 1975, período marcado pela ditadura militar.
A obra é permeada por críticas às bases estruturais sociais do país, as relações familiares e o machismo; temos um show de lirismo onde a parábola do filho pródigo é desconstruída, revelando assim, o amargo das relações de família e idealizações paternas dentro de um sistema que busca um padrão social, e onde acaba por sufocar seus integrantes.
Para toda a crítica, há a poesia do texto, Raduan soube intercalar as durezas e o choque com lirismo. Achei um dos livros mais impactantes que já li, e por isso, eis como um dos favoritos. Lavoura arcaica é um texto sobre idealizações, liberdade, e confissão. Como estar diante de algo inexorável e aceitar sua 'onipotência'.
comentários(0)comente



estevesandre 14/08/2023

O exílio do Éden familiar
Em ?Lavoura arcaica?, Raduan Nassar resgata exemplos bíblicos, sobretudo a parábola do filho pródigo, para delinear o relato de André, jovem criado em uma propriedade controlada com mãos de ferro pelo pai, que crê que a felicidade plena depende da dedicação integral ao trabalho, à família e às tradições.

Oprimido pela educação rígida, o rapaz sente que, apesar de não lhe faltar o pão, não há mais um lugar para ele à mesa, restando apenas a fuga. Já isolado em um quarto de pensão, recebe a visita do irmão Pedro, disposto a devolvê-lo ao seio familiar. A partir daí, imergimos nas divagações de André sobre a vida na fazenda e descobrimos motivações mais obscuras que o tornaram transgressor do Éden do qual se exilou.

Além da rebelião do filho contra a autoridade paterna, o afastamento do lar e a repressão de uma paixão proibida, a influência bíblica se estende ao modo como o feminino é representado. Ana, uma das irmãs de André, caminha na linha tênue entre se portar como a moça digna e virtuosa que esperam que seja e a serpente sedutora e corrupta que a moral condena, nos remetendo ao paraíso de Eva e ao juízo de que o pecado tem origem na mulher.

Devido ao fato de narrar o conflito interno que consome André, este não é um livro fácil. Admito que, em muitos momentos, temia estar perdendo o sentido maior do que era dito, mas é nisso que reside a profundidade deste belo texto. Dono de uma escrita altamente poética, o autor faz constante uso de metáforas que buscam precisar sentimentos insondáveis e viscerais.

Embora o discurso lírico eventualmente sobressaia em relação ao enredo, é impressionante como, em menos de 200 páginas, Nassar é exitoso em dar tridimensionalidade aos personagens, permitindo que o leitor perscrute sua natureza interior. É também hábil em ambientar o romance, ficando nítida a relação dos espaços da ação com os humores da família.

Com passagem breve pela literatura, Raduan Nassar assinou apenas três livros. Contudo, ?Lavoura arcaica? basta para toda uma carreira. É um romance que guarda, em poucas páginas, densas reflexões e significados, convidando o leitor a revisitá-lo para continuar a devassar tudo o que está entranhado nas palavras.

| Resenha publicada originalmente na minha conta do Instagram: @memorialdeumleitor |
comentários(0)comente



Karen 25/07/2023

A língua portuguesa no seu melhor
Por vezes nos deparamos com textos no qual o autor está tão imerso na busca de sua própria vaidade que tudo o que se lê, e se sente, é o desespero pelo uso da palavra - uma erudição arrogante e um cheiro de naftalina.
Aqui isso não ocorre, com Raduan Nassar isso não ocorre.
Texto lindo da nossa língua, e de uma leveza e poesia que torna toda a leitura uma experiência deliciosa.
Desejo, culpa e hipocrisia.
O ditado "desejamos o que vemos" desenvolvido com maestria.
"..., mas não se questiona na aresta de um instante o destino dos nossos passos, ..."
comentários(0)comente



profa_ana_paula 22/07/2023

A casa
Lavoura Arcaica é um livro bastante denso escrito por Raduan Nassar, um gênio. No livro são narradas a história presente e as memórias de André, sua fuga dA casa e seu retorno. Confesso que o estilo de escrita me deixou um pouco sem ar, porque cada capítulo é um longo parágrafo. Houve passagens que eu consegui fluir na mente de André, em outras me quedei mais alheia. Senti que eu precisaria ter mais genialidade pra me entregar na escrita de Nassar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



287 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |