Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Arthur Nowakowski 13/02/2023

Ser transportado ao período de cursinho pré vestibular as vezes não é muito legal ?????
Esse livro em prosa faz isso com você, mas por fim vale o esforço, um final visceral que compensa a jornada.

Fabi 08/02/2023

Não foi um livro fácil de ler. Principalmente no início, com um sem fim de lirismo, frases e pensamentos longos, íntimos, rebuscados.
Em resumo: em um núcleo familiar pequeno (pai, mãe, irmãos), um dos irmãos, o André, narrador, se abre ao contar porque saiu da roça e foi pra cidade. Não sei o que foi pensamento e o que foi real, mas é algo chocante. Depois que seu irmão foi atrás dele, André voltou para a fazenda. Lá, logo no primeiro dia, teve uma discussão de alto nível com o pai e, durante a festa que fizeram para comemorar seu retorno, aconteceu uma tragédia.

Francisco240 03/02/2023

Um livro que vai falar a respeito do inconformismo de um filho que resolve sair da casa do seu pai após ser rejeitado por sua irmã devido seus pensamentos incestuosos.
Partindo dessa premissa parece uma história e tanto quanto macabra, porém a uma profundidade bem marcante a qual o autor submete leitor durante a narrativa.
O nosso autor faz uso do fluxo de consciência Marcando ainda mais o acesso do leitor aos pensamentos dos personagens.

Verena 30/01/2023

Essa história me despertou sentimentos tão conflitantes, do tipo que eu não esperava encontrar, por isso foi uma grata surpresa. E apesar de ter gostado, nem de longe é um livro fácil ou fofo, é o completo oposto disso. Me suscitou muitas reflexões e só por isso já valeu. É interessante que essa é uma narrativa em suspenso, não dá pra ter 100% de certeza das coisas que acontecem, são nossos julgamentos que entram em ação é isso é sensacional!

Lais.Lagreca 23/01/2023

Texto bonito e bem construído. Para apreciar e se envolver
Neste livro, o leitor acompanha os pensamentos de Andrém protagonista da história, que havia deixado a casa de sua família, no entanto, seus dias distantes de tudo aquilo que é quase até como sagrado sob as crenças e orientações paternas estavam contatos, pois, Pedro, seu irmão mais velho (que agora se assemelhava tanto ao pai) veio buscá-lo e levá- de volta. Assim, vamos, entre idas e vindas do pensamento de André e de sua fala, compreendendo o que André via e sentia com relação à sua família ou àquele ideal que se acreditava ser a sua família.

Sinospse:

A história de uma vida familiar marcada pela figura autoritária do pai e pelo amor desmedido da mãe. Uma parábola com ressonâncias bíblicas e de intenso vigor poético. Obra-chave da literatura brasileira

Lavoura arcaica é um texto em que se entrelaçam o novelesco e o lírico, por meio de um narrador em primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, conseqüentemente, o avesso da imagem da família. É sobretudo uma aventura com a linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. Lançado em dezembro de 1975, Lavoura arcaica foi imediatamente considerado um clássico, "uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa", segundo o professor e crítico Alfredo Bosi.

Laura.Sangalli 16/01/2023

Acho que nunca antes li um livro com fluxo de consciência e Lavoura arcaica era uma das metas do ano justamente por isso. Queria me desafiar, por conta da grande diferença do estilo das histórias que eu costumo ler, bem como da escrita estranha ao meu conhecimento, contudo, me surpreendi. Não foi um desafio; a construção do texto, mesmo que possa dificultar seu entendimento, faz o leitor mergulhar no pensamento do autor de uma forma incrível. É difícil largar o livro para não abandonar a experiência de, realmente, se perder nele.

Não esperava o final - ou melhor - esperava TUDO, tinha pensado em várias possibilidades, menos aquele final (não leia a última página!!!!).

Por fim, achei o livro muito bom, mas não completamente apaixonante, porque ainda é um estilo muito estranho para mim. Pelo mesmo motivo, acredito que não é uma leitura que todos gostariam de ler.

oursapphism 12/01/2023

?[...] "O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é contudo nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo mundo; onipresente, o tempo está em tudo; [...]?

Andre.Pithon 10/01/2023

3.5

Lavoura Arcaica meio que rima com Torto Arado se você torcer as palavras um pouco. Esse era o livro que eu deveria ter lido e, não sei como, acabei colocando na cabeça que precisa ler Torto Arado. Em um surto de produtividade me atualizei no livro correto de ontem para hoje, e acho que é a decisão correta, pois esse livro é um sonho febril que precisa ser consumido em um surto enlouquecido para conseguir entrar na vibe correta.

Em uma passagem, temos quase quinze páginas sem um ponto final, em uma única sentença infinita, longa, caótica, doentia, que não para, dando voltas e voltas, tropeçando metáforas sobre a realidade, o protagonista se perdendo no raciocínio, e te arrastando junto para um fluxo poético para o qual me faltaram drogas.

A história em si existe, e tem passagens interessantes, mas é simples, mesmo que meio retorcida, e possui um final intrigante, mesmo que esperado. A tragédia vai se montando até chegar na explosão final, com várias curvas confusas e bizarras no meio.

É uma prosa única e experimental, mas que não tenho certeza do quão bem funciona. Para as pouco mais de 100 páginas do livro cria uma atmosfera envolvente e enlouquecedora nos melhores momentos, te arrastando junto para a loucura que André acredita sentir, mas na maior parte do tempo parece circular e propositalmente sem propósito. Definitivamente há metáforas e ligações mais profundas para se extrair, e é uma experiência única e recomendada, mas não se pode negar o espírito bizarro e experimental, a leitura difícil, e a sensação de que seria uma experiência mais forte se levemente comprimida.

@eu_rafaprado 08/01/2023

Lavoura arrastada
Lavoura Arcaica _ Raduan Nassar

Nota 3,5 de 5 ? 194 páginas (Tempo médio de leitura 6h 28m).

Uma história narrada por André, onde o autor Raduan Nassar mistura em seu texto o novelesco e o lírico.
O livro começa com o encontro entre Pedro e André, Pedro encontra seu irmão que havia fugido para a cidade buscando uma vida diferente da que vivia na fazenda com sua família.
André relata os motivos que o fizeram ir embora, destacando o quanto o carinho excessivo da mãe e o sistema de ensino quase punitivo do pai o prejudicaram.
André quer viver em plenitude e não suportava mais a vida imposta na fazenda, porém Pedro tenta convencê-lo de que sua ausência modificou toda a estrutura familiar e tem feito sua mãe sofrer muito.

?A terra, o trigo, o pão, a mesa, a família (a terra); existe neste ciclo, dizia o pai nos seus sermões, amor, trabalho, tempo?.

Eu me conectei com o narrador em diversas partes do livro, mas considerando toda a experiência literária, o livro não me pegou, mas não dá pra negar que o livro é uma grande obra de arte, talvez assim como os quadros, se faça necessário um outro olhar e um pouco mais de tempo de contemplação para absorver a mensagem.

Impossível não pensar na parábola do filho pródigo e durante diversas partes da leitura me veio a musica ?Cadeira Vazia? de Lupicínio Rodrigues, gravada por tantos cantores, mas que para mim ficou eternizada na voz de Elis Regina.

O livro foi adaptado em 2001 para o cinema por Luiz Fernando Carvalho, que realizou diversos trabalhos, incluindo Velho Chico e Dois Irmãos.
O Autor Raduan Nassar nasceu em 1935, em Pindorama (São Paulo), formado em direito e filosofia na USP, publicou em 75 seu primeiro livro ?Lavoura Arcaica?.

#lavouraarcaica #raduannassar

Mateus 06/01/2023

A dualidade entre instinto primitivo e civilização
Um fato que eu não sabia é que este livro é uma adaptação à parábola bíblica "A Parábola do Filho Pródigo", do Evangelho segundo Lucas. Porém, há a inversão e subversão dos sentidos da história original.

No geral, a narrativa gira em torno de um incesto entre irmãos.

Podemos afirmar que há um conflito geral entre os conceitos de civilização e instinto, se olharmos para a narrativa a partir da perspectiva freudiana.

Acerca da escrita, o fluxo de consciência que percorre o livro não me conquistou muito; chega a ser uma leitura bastante tediosa às vezes. Não ficou tão natural, sei lá. Creio que não é todo mundo que saiba empregar essa técnica literária tão bem quanto a Virgínia Woolf e/ou Clarice Lispector.

A linguagem empregada é exageradamente erudita, o que não é um problema para mim, mas pode ser para outra pessoa. É um estilo mais Kitsch, barroco-expressionista.

Enquanto eu tava lendo, eu soltei uma gargalhada na página 103 com o nível de delírio:

"Teu púbis, e uma penugem de criança há de
crescer junto ao halo doce do Teu ânus sempre túmido de vinho; e tudo isso ressurgirá em Ti num corpo adolescente do mesmo milagre que as penas lisas e sedosas dos pássaros depois da muda e a brotação
das folhas novas e cintilantes das árvores na primavera..."

O que é isso, sabe? Bizarro! Hahaha

Muitas vezes eu lia uma passagem e me perguntava: Mas o que é isso que eu acabei de ler?

Lucas 01/01/2023

Intenso. Parece que o autor mediu cada palavra para escrever, pois elas de encaixam perfeitas em toda a trama

Paulo 30/12/2022

Terminei a leitura agora e estou sem fôlego!! Que livro intenso... tão intenso que te deixa com um sentimento tão grande de desonra! O lirismo, principalmente da primeira parte, prepara muito bem o leitor para os temas que são abordados. É uma tensão enorme que permeia a família do protagonista e que culmina naquele final. O final, meu deus, vai ser difícil tirá-lo da cabeça.

B.S. 26/12/2022

interessante
É uma leitura bem fluída e reflexiva. Achei ótimo para refletir sobre os laços familiares e nossas responsabilidades dentro dessas relações. Gostei bastante. Mas ainda acho que esse livro vai me servir mais em outra fase da vida, não sei se sou madura o suficiente pra captar tudo que ele é.

M O A 14/12/2022

Surpreendente!
Iniciei a leitura admirando a linguagem mas achando um grande absurdo toda a narrativa. Aos poucos, pude perceber as referências e as intenções do autor, e assim fui gradativamente sendo cativado pelo texto. Certamente, foi uma das leituras mais marcantes que já fiz.