Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

eribert0 20/02/2023

Um enorme poema novelesco
Lavoura Arcaica de Raduan Nassar é um livro sobre família.

Uma novela trágica, em que o autor faz uso ? nem sempre bem feito ? do fluxo de consciência, que a priori deixa o leitor perdido, confuso, mas, com o engatinhar das páginas, deixa o leitor totalmente envolto na vida dessa família.

[O romance narra a história de André, um jovem do meio rural arcaico que resolve abandonar sua numerosa família do interior para ir morar em uma pequena cidade].

Com o passar da narrativa, o leitor começa entender o titulo do livro, e em como o ?arcaico? está presente na história, nos personagens nos cenários, na narrativa e no estilo do autor.

Como bem dito, esse é um livro sobre família, no qual o autor faz uso da alegoria bíblica do filho prodigo, porém, também é uma novela trágica, com situações trágicas e finais chocantes.

Não é um livro fácil de ler, mas com certeza é um livro que todos devem ler, pois irão sentir-se encantados pela grandeza que esse livro carrega, e pela poesia que o autor transcreve essa história.

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro conta a história de uma família de imigrantes libaneses que moram no interior do Brasil. André, o filho mais velho da família, decide fugir de casa e vai para a cidade. O pai, um homem rigoroso e autoritário, fica transtornado com a atitude do filho e a família passa a viver em conflito. A narrativa se desenvolve através das memórias de André, que volta para casa para visitar a família após anos de ausência. Ele encontra sua irmã Ana, que está grávida de um filho seu, fruto de um incesto. André se sente culpado pelo que aconteceu e tenta ajudar a irmã, mas acaba se envolvendo em mais conflitos com o pai.

O livro trata de temas como a autoridade paterna, a liberdade individual, o conflito de gerações e o papel da família na sociedade. A narrativa é intensa e carregada de emoção, explorando as nuances psicológicas dos personagens.

Palavras-chave: família, conflito, autoridade, liberdade, sociedade.

Comentário:

"Lavoura Arcaica" é uma obra-prima da literatura brasileira, que retrata de forma profunda e sensível as relações familiares e os conflitos internos dos personagens. Raduan Nassar constrói uma narrativa complexa, que revela as tensões psicológicas dos personagens e sua luta pela liberdade e autonomia. O livro mostra como a autoridade paterna pode ser opressora e como a sociedade impõe normas e padrões que muitas vezes limitam a vida individual. A escrita de Nassar é intensa e poética, criando uma atmosfera densa e envolvente. "Lavoura Arcaica" é um livro que emociona e instiga a reflexão sobre o papel da família e da sociedade na construção da identidade individual.

Sobre a segunda leitura do livro:

"Lavoura Arcaica" é um romance do escritor brasileiro Raduan Nassar, publicado em 1975. A história se passa no interior de São Paulo, em uma família de imigrantes libaneses que vivem em uma fazenda, na qual seguem costumes rígidos e tradições conservadoras.

O livro é narrado em primeira pessoa por André, o filho mais velho da família, que vive um conflito interno ao tentar conciliar seus desejos e sonhos com os valores impostos por seu pai. O protagonista, após ter passado uma noite com a irmã Ana, decide fugir de casa e começa a trabalhar em uma fazenda vizinha. A partir daí, a história se desenvolve em torno dos conflitos que surgem em decorrência das escolhas feitas por André, incluindo sua relação conturbada com o pai e o processo de maturação pessoal.

O romance aborda temas como a busca pela liberdade, a repressão sexual e o conflito de gerações. A escrita de Raduan Nassar é marcada por um estilo poético, que mistura a narrativa com trechos de monólogos interiores e descrições detalhadas das cenas, criando uma atmosfera densa e envolvente.

"Lavoura Arcaica" é considerado um dos clássicos da literatura brasileira contemporânea, tendo sido adaptado para o cinema em 2001. O livro aborda questões atemporais, como a liberdade individual, a sexualidade e a relação familiar, tornando-se uma obra de grande relevância e influência na literatura brasileira.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

michelyvogel 17/02/2023

O ritmo do livro é peculiar. O narrador quase nos sufoca com seu fluxo de consciência e é por vezes difícil distinguir o que é ação e o que é pensamento. Por vezes achei a linguagem meu irreal , desconectada da imagem que o próprio personagem construía de si e de sua família. Mas o final é absurdo, vale a leitura e deixa inúmeras questões para se conversar depois. Recomendo

Junior Rodrigues 17/02/2023

Uma bela e lírica história
Um livro denso, mas belo em suas analogias para falar sobre relacionamentos, esse Lavoura Arcaica está no seleto grupo de 1001 livros para ler antes de morrer com méritos, mas isso não quer dizer que é uma leitura recomendada a todo mundo, já que são pelos pensamentos do protagonista que temos a história contada e como são ideias líricas e cheias de analogias, pode soar confuso para quem não está acostumado com esse tipo de escrita.
Com o passar das páginas e conhecendo melhor cada personagem fica nítido que os conflitos e as interações são o motor que conduz a trama e é interessante acompanhar todo esse desenrolar com diálogos que fazem refletir sobre a vida em si.
Fui me acostumando com a prosa e realmente é um livro que pega o leitor com seu decorrer, pois tem frases que causam impacto e a história também fala sobre pessoas comuns em busca de seus sonhos.
Recomendo!

marcelazfm 15/02/2023

Confuso
A leitura é muito diferente da que costumo pegar, mas decidi me desafiar com o fluxo de consciência e pela prosa poética prometida nas resenhas. Mas o livro só conseguiu me prender da metade para o fim. O começo é um emaranhado de sensações e pensamentos do protagonista conversando com seu irmão e, ao mesmo tempo, delirando. Do meio para o fim, as coisas começam a acontecer fora da mente do protagonista e então a leitura flui com mais facilidade.
Possui uma linguagem por vezes erudita para um livro lançado na década de 70, e não é uma leitura para iniciantes, nem pelo texto, nem pelo conteúdo, porque há muitas subliminaridades embutidas no fluxo de consciência constante, sem um único ponto final em páginas, e também nas reflexões dos sermões do pai de André.

Confesso que só terminei mesmo porque vi muitas resenhas falando do final surpreendente, pois em vários momentos me peguei querendo desistir por divagar no meio da leitura. O final não me surpreendeu do jeito que eu achava que surpreenderia.

Ariadne 13/02/2023

Magistral
É minha primeira vez lendo o Raduan Nassar e já estou triste por ele ter escrito tão pouco. É inacreditável que um escritor tenha um controle tão grande sobre a forma literária e consiga criar cenários perfeitos e personagens tão complexos em um romance de 200 páginas.

Arthur Nowakowski 13/02/2023

Ser transportado ao período de cursinho pré vestibular as vezes não é muito legal ?????
Esse livro em prosa faz isso com você, mas por fim vale o esforço, um final visceral que compensa a jornada.

Fabi 08/02/2023

Não foi um livro fácil de ler. Principalmente no início, com um sem fim de lirismo, frases e pensamentos longos, íntimos, rebuscados.
Em resumo: em um núcleo familiar pequeno (pai, mãe, irmãos), um dos irmãos, o André, narrador, se abre ao contar porque saiu da roça e foi pra cidade. Não sei o que foi pensamento e o que foi real, mas é algo chocante. Depois que seu irmão foi atrás dele, André voltou para a fazenda. Lá, logo no primeiro dia, teve uma discussão de alto nível com o pai e, durante a festa que fizeram para comemorar seu retorno, aconteceu uma tragédia.

Francisco240 03/02/2023

Um livro que vai falar a respeito do inconformismo de um filho que resolve sair da casa do seu pai após ser rejeitado por sua irmã devido seus pensamentos incestuosos.
Partindo dessa premissa parece uma história e tanto quanto macabra, porém a uma profundidade bem marcante a qual o autor submete leitor durante a narrativa.
O nosso autor faz uso do fluxo de consciência Marcando ainda mais o acesso do leitor aos pensamentos dos personagens.

Verena 30/01/2023

Essa história me despertou sentimentos tão conflitantes, do tipo que eu não esperava encontrar, por isso foi uma grata surpresa. E apesar de ter gostado, nem de longe é um livro fácil ou fofo, é o completo oposto disso. Me suscitou muitas reflexões e só por isso já valeu. É interessante que essa é uma narrativa em suspenso, não dá pra ter 100% de certeza das coisas que acontecem, são nossos julgamentos que entram em ação é isso é sensacional!

Lais.Lagreca 23/01/2023

Texto bonito e bem construído. Para apreciar e se envolver
Neste livro, o leitor acompanha os pensamentos de Andrém protagonista da história, que havia deixado a casa de sua família, no entanto, seus dias distantes de tudo aquilo que é quase até como sagrado sob as crenças e orientações paternas estavam contatos, pois, Pedro, seu irmão mais velho (que agora se assemelhava tanto ao pai) veio buscá-lo e levá- de volta. Assim, vamos, entre idas e vindas do pensamento de André e de sua fala, compreendendo o que André via e sentia com relação à sua família ou àquele ideal que se acreditava ser a sua família.

Sinospse:

A história de uma vida familiar marcada pela figura autoritária do pai e pelo amor desmedido da mãe. Uma parábola com ressonâncias bíblicas e de intenso vigor poético. Obra-chave da literatura brasileira

Lavoura arcaica é um texto em que se entrelaçam o novelesco e o lírico, por meio de um narrador em primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, conseqüentemente, o avesso da imagem da família. É sobretudo uma aventura com a linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. Lançado em dezembro de 1975, Lavoura arcaica foi imediatamente considerado um clássico, "uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa", segundo o professor e crítico Alfredo Bosi.

Laura.Sangalli 16/01/2023

Acho que nunca antes li um livro com fluxo de consciência e Lavoura arcaica era uma das metas do ano justamente por isso. Queria me desafiar, por conta da grande diferença do estilo das histórias que eu costumo ler, bem como da escrita estranha ao meu conhecimento, contudo, me surpreendi. Não foi um desafio; a construção do texto, mesmo que possa dificultar seu entendimento, faz o leitor mergulhar no pensamento do autor de uma forma incrível. É difícil largar o livro para não abandonar a experiência de, realmente, se perder nele.

Não esperava o final - ou melhor - esperava TUDO, tinha pensado em várias possibilidades, menos aquele final (não leia a última página!!!!).

Por fim, achei o livro muito bom, mas não completamente apaixonante, porque ainda é um estilo muito estranho para mim. Pelo mesmo motivo, acredito que não é uma leitura que todos gostariam de ler.

oursapphism 12/01/2023

?[...] "O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é contudo nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo mundo; onipresente, o tempo está em tudo; [...]?

Andre.Pithon 10/01/2023

3.5

Lavoura Arcaica meio que rima com Torto Arado se você torcer as palavras um pouco. Esse era o livro que eu deveria ter lido e, não sei como, acabei colocando na cabeça que precisa ler Torto Arado. Em um surto de produtividade me atualizei no livro correto de ontem para hoje, e acho que é a decisão correta, pois esse livro é um sonho febril que precisa ser consumido em um surto enlouquecido para conseguir entrar na vibe correta.

Em uma passagem, temos quase quinze páginas sem um ponto final, em uma única sentença infinita, longa, caótica, doentia, que não para, dando voltas e voltas, tropeçando metáforas sobre a realidade, o protagonista se perdendo no raciocínio, e te arrastando junto para um fluxo poético para o qual me faltaram drogas.

A história em si existe, e tem passagens interessantes, mas é simples, mesmo que meio retorcida, e possui um final intrigante, mesmo que esperado. A tragédia vai se montando até chegar na explosão final, com várias curvas confusas e bizarras no meio.

É uma prosa única e experimental, mas que não tenho certeza do quão bem funciona. Para as pouco mais de 100 páginas do livro cria uma atmosfera envolvente e enlouquecedora nos melhores momentos, te arrastando junto para a loucura que André acredita sentir, mas na maior parte do tempo parece circular e propositalmente sem propósito. Definitivamente há metáforas e ligações mais profundas para se extrair, e é uma experiência única e recomendada, mas não se pode negar o espírito bizarro e experimental, a leitura difícil, e a sensação de que seria uma experiência mais forte se levemente comprimida.