Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Dida 03/03/2024

Não sei como falar desse livro. Estou traumatizada com o final, não esperava isso. Machado mais uma vez foi gênio aqui, mesmo este livro sendo do seu período romântico, trouxe para discussão as suas familiares alfinetadas, temas ?tabus? e o tema que, pelo menos pra mim, parece estar sempre presente em suas obras: traição.
O livro é maravilhoso, a Helena pra mim é uma prévia do que viria a ser Capitu. Eu só estou traumatizada com o final, foi totalmente inesperado e traumático pras minhas expectativas, mas creio eu isso ser parte da experiência de ler o bruxo do Cosme Velho.

lahvocado 29/02/2024

Vou me m*
Não acredito que isso acabou desse jeito. o livro é intrigante do início ao fim! premissa muito boa, o rumo que as coisas tomam se torna agoniante e incita curiosidade até que o final simplesmente te arranca da cadeira e quebra seu coração por completo. machado pinta a mais linda das pinturas e a rasga na sua frente em segundos COMO QUE ESSE HOMEM TEM CORAGEMMMM!!!! esse livro é dos que se devora em dois dias e mais dois dias tu leva pra se recuperar! credo

livraria.da.mel 29/02/2024

Fiquei meio chocada
Helena é uma jovem adorável que se muda para a casa de seu falecido pai que era um homem rico e importante na sociedade, mas por algum motivo nunca assumiu a filha enquanto estava vivo. Na casa moram uma tia de Helena e seu irmão Estácio. Embora seja muito bem recebida em sua nova família, a jovem parece esconder algum segredo.

A família que a princípio tinha receio de receber uma estranha em seu lar, logo se apega a Helena. Mas seu irmão Estácio parece nutrir sentimentos além dos de irmão pela jovem. Esse mangá é a adaptação do romance de mesmo nome escrito por Machado de Assis. Embora eu nunca tenha lido a obra original, o mangá me deixou curiosa para ler o romance.

Mas falando especificamente do mangá, as ilustrações são bem bonitas e cheias de detalhes que remetem ao Brasil da época de 1850 que é quando a história se passa. Além disso, todo o mistério em torno da jovem prende a atenção e durante a leitura fiquei querendo descobrir o que Helena escondia.

Outro ponto importante é que o leitor acaba torcendo por Estácio e Helena, mas ao mesmo tempo fica em conflito por ser uma relação aparentemente incestuosa. A história é simples, mas bem envolvente e tem boas viradas. Achei o final meio pesado e não estava esperando por um desfecho assim.

Recomendo para quem gosta de mangás e também para quem acaba tendo difilculdade de ler os clássicos nacionais, pois essa adaptação é uma ótima porta de entrada para despertar a vontade de querer ler a obra original.

Gladston Mamede 27/02/2024

Quando terminar de ler, pense a história por outro ângulo. Não a partir de Helena. Pense a história a partir das outras personagens e suas pretensões sobre Helena, do Conselheiro ao Padre, passando por todos os outros.
Não é spoiler. Nada estou dizendo sobre a história. Apenas indico uma perspectiva diversa: a reificação. Salva-se o pajem (que é o escravo: é coisa: 'servus est res').

Kailane48 26/02/2024

Helena... era dócil, afável e inteligente
QUE PLOT FINAL FOI ESSE IRMÃO? não estava esperando isso não, comecei o livro pensando: uhum essa descoberta vai trilhar um rumo para Helena que é a descoberta da família e de um novo lar. mas buwww vem Machado com capítulo XXV. Entretanto, gostaria de destacar que a convivência e o companheiro que Estácio tinha por Helena fez parece que ele sempre foram irmãos, como diz no livro "na intimidade mais doce" eles tinham um com outro. Minha parte favorita deles é ele ensinando Helena a cavalgar ( ele pensava que estava ensinando).

Queridolivro0 24/02/2024

História linda e trágica ??
Como sempre ler um livro de Machado de Assis é surpreendente, ele consegue nos prender em cada página, queremos mergulhar na história e acompanhar as vivências dos personagens e seus sentimentos e pensamentos.

E com Helena não foi diferente, o enredo muito bem construído á moda do romantismo da época, onde a moral e bons costumes eram importantíssimos.
Machado tras critica quanto diferenças sociais, e principalmente como era vista a mulher daquela época, era necessário ser virtuosa, casta e angelical e Machado nos tras esses aspectos de uma forma sutil e discreta.

Recomendo a leitura, é perfeita para àqueles que querem começar a ler um clássico, pois é uma verdadeira novela cheia de altos e baixos e com um desfecho que nos deixa de queixo caído.

nataliagomestwd 24/02/2024

Ler Machado, é sempre bom!
Helena faz parte da fase mais romântica do autor, foi o seu 3 romance e já vemos uma personagem forte e marcante que já pode dar um gostinho do que seria tempos depois a sua personagem mais marcante, Capitu. Não é o meu romance favorito, mas é uma história gostosa e levinha para ler sem preocupações, uma ótima porta de entrada para as obras do Machado. Aqui vamos ter irônias, romance entre irmãos, mentiras, hipocrisias e a boa e velha ironia machadiana.

Nath 23/02/2024

Helena ? Machado de Assis
É uma história que prende do começo ao fim! Embora eu tenha precisado de ajuda para entender algumas palavras devido à época em que foi escrita, consegui imaginar cada personagem e seus sentimentos.

[..] O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro; há ali sensações vivas que preenchem as lacunas de todo o tempo. [?]

[?] O que eles disseram um ao outro, com os simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da
terra, nem para a terra as diziam eles. [?]

Caroline.Morgue 23/02/2024

Complexo
Livro complexo que nos leva a um jogo moral pela trama se desenrolar a medida que os personagens enfrentam dilemas éticos e emocionais. Sendo assim, tanto os personagens, como nós, somos testados pelas nossas convicções e pelos valores da sociedade que vivemos. Você pensa que matou a charada de primeira mas Machado trás dois plots muito bons. Kkkkkk

site: https://www.youtube.com/watch?v=wAHGejmlEsU&t=56s

RenanSantana1 23/02/2024

Helena
Machado me conquistou definitivamente com Helena. Romance que nos faz refletir sobre a vida, sobre as nossas escolhas e sobre os nossos sentimentos. Leitura indispensável.

Gninha 23/02/2024

Gostinho de quero mais
Livro gostoso de ler apesar da escrita robusta, eu amei o ar de fofoca, o romance clichê, as reviravoltas, o drama, cada sentimento sendo descrito com vividez, simplesmente bom.
Qqqqqqqq 23/02/2024minha estante
Ei você lê muito rápido, tá terminando um livro atrás do outro. Parabéns, ?.

Gninha 23/02/2024minha estante
Muito obrigada pipis III

Dorothy.Guerra 22/02/2024

O livro aborda temas como amor, destino, moralidade e hipocrisia da sociedade. A trama é ambientada no Rio de Janeiro do século XIX e apresenta uma narrativa envolvente e cheia de reviravoltas, características marcantes da obra de Machado de Assis. Ao longo do livro, o autor tece uma reflexão profunda sobre as complexidades das relações humanas e os dilemas morais enfrentados pelos personagens.

Pedro Henrique 22/02/2024

A escrita exclusiva do Machado de Assis é algo que surpreende qualquer um em seus livros, e nesse livro não é diferente, já que a história conta com um começo conturbado, por meio de um problema principal desencadeando outros problemas, um meio todo ramificado em que o leitor não enxerga uma solução para resolver todos esses problemas, e um final muito inteligente, com um plot que só Machado de Assis consegue fazer.

PAmella.Darling 21/02/2024

Helena?
Um excelente livro para quem gosta de romances com finais tristes. Gostei de como Machado descreve cada personagem e percebemos em suas ações os seus temperamentos. É fácil imaginar um Estácio pacífico e uma Helena empática. E assim vai, é uma obra intensa do início ao fim. O plot twist do final irá te surpreender!
P.S: Amei as referências bíblicas no decorrer do livro e também as que estavam associadas as obras de Shakespeare.um