Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Silvia124 13/01/2024

Nada como iniciar o ano com Machado de Assis! Acertei em cheio quando finalmente decidi ler esse livro, a Helena é totalmente apaixonante.

Desde o início fica claro que algo não vai bem, quando fica claro o sentimento dela e do Estácio a sensação é de que é algo sujo, que já nos prepara para um fim trágico. Seria impossível ter um final bonito no cenário em que tudo acontece mas não esperava a reviravolta da história.

thaynz_ 11/01/2024

Helena é apaixonante, em cada página, cada parágrafo; cada frase; cada vírgula.
Mais uma vez, Machado mostrou à que veio ao mundo: ser um dos melhores escritores da literatura, não somente nacional, mas MUNDIAL! O quão fascinada fico a cada leitura de uma obra sua é impossível apenas exprimir em palavras. Helena foi um livro que folheei alguns anos atrás, não muito interessada em lê-lo por inteiro. Bem, agora que li e finalizei a leitura, me arrependo amargamente de não ter lhe dado a atenção devida naquela época. O que eu não estava perdendo até então?!! Simplesmente um dos melhores livros de romance já escritos.
Helena é apaixonante, em cada página, cada parágrafo; cada frase e em cada vírgula.

Esse tal de Machado faz a gente sentir um misto de emoções durante suas leituras, sem contar as várias reflexões que acaba nos trazendo dentro de suas narrativas. E não foi diferente com Helena; enredo trágico, do começo ao fim, recheado de trechos filosóficos e críticas singulares próprios do autor. Tecer elogios a ele chega a ser redundante, mas repito o que muitos já disseram: ESSE CARA É UM GÊNIO!

Helena entrou em meu coração e fez morada; levou-me às lágrimas e seu desfecho me quebrou em pedacinhos. E assim, tornou-se favorito.

Lindélia 11/01/2024

Depois de muito tempo li Helena, fiquei surpresa com o romantismo de Machado de Assis, porém queria um final menos triste.

Elena Siguiné 09/01/2024

Helena é um romance (enquanto gênero) de Machado de Assis, um autor realista do século XIX/XX. Portanto, ainda pode-se encontrar na obra, mas bem leve, algumas características da fase romântica. A obra aborda com riqueza de detalhes o relacionamento familiar de Estácio, jovem que acaba de perder o pai, e recebe o baque de uma surpresa: a chegada de uma irmã que nunca conheceu. É descrito os sentimentos, a chegada de Helena na família e a recepção desta para com eles. No meio da narrativa, há algumas reviravoltas costumeiras da escrita do autor, além disso, a gente observa também o amor de Estácio e Helena aumentando para um sentimento além de irmãos, que no fim o rapaz acaba se surpreendendo ao receber uma notícia que mudaria sua visão, mas não o sentimento, sobre a dita irmã. O final é triste e surpreendente, algo que a gente não iria supor nunca, pelo contrário, seria algo que conforme o leitor lê não iria querer que acontecesse.

Durante a leitura, a gente se prende, não consegue mais parar de ler para saber o que vai acontecer, porque alguns personagens coadjuvantes se envolvem na trama. A leitura é bem gostosa, porém mais do meio para o final porque do começo para o meio confesso que a leitura é lenta e um pouco, só um pouco, cansativa.

No mais, a leitura é bem fluida e prazerosa. É um livro curto e muito bem feito. Devo acentuar que é uma escrita peculiar de Machado. Na minha concepção, diferente das outras obras do autor. Um pouco mais "fácil".

Eu amei!

Rayanne0 09/01/2024

Que livro foi esse, me pegou desde o início, me deixou curiosa e ainda me surpreendeu me fazendo ficar muito triste no final, coisa que eh nunca imaginaria. Sem palavras pra descrever esse livro. Machado de Assis era um escritor incrível

Laura 09/01/2024

Foi uma leitura bastante agradável e fluida. Gostei de como os personagens e a trama foram construídos, e acho que, apesar de o final ter sido previsível, as coisas foram conduzidas de uma forma muito boa de acompanhar. Achei surpreendentes, interessantes e até "revolucionárias" pra época as discussões sociais e políticas trazidas pelas opiniões e diálogos dos personagens.
Diogo.Mazui 09/01/2024minha estante
A pergunta que fica, chorou no final?

Laura 10/01/2024minha estante
Só uma lágrima solitária hahaha

Isa Lugão 09/01/2024

Apaixonada estou por esse livro?, leitura fluida e gostosa. Esse é o primeiro livro de muitos de Machado de Assis que irei ler , muito bom!??

Lili 08/01/2024

A parte clichê do Machado
O tipo de história que se leria num folhetim genérico de época. Por mais que tenha características de Machado, achei o livro meio sem graça, sem personalidade. O final até que surpreende, mas não é nada chocante que compense a história mamão com açúcar e mel.

Vivi 07/01/2024

Gostei do início até a metade, depois disso fui arrastando a leitura.
Talvez eu estivesse esperando mais.

Sofia136 07/01/2024

Final surpreendente
Apesar de ter lido algumas resenha comentando que o final era esperado eu, como a esperançosa que sou, não imaginava que o final seria aquele. O livro é muito bom, apesar de ser antigo. A leitura não é difícil e me prendeu. Simplesmente amei Helena!

Thay.Alves 07/01/2024

Não imaginei que a leitura seria tão gostosa, fluida, viciante e arrebatadora!
Os personagens são bem construídos e uma história com muitas reviravoltas! Super recomendo a leitura!

Bruna.Letteriello 07/01/2024

Perfeito!
Fiquei apaixonada por esse livro. Indico principalmente pra quem esteja começando a mergulhar no mundo dos clássicos. É fácil de ler e o enredo é emocionante. Vale muuuuuito a pena.