Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Eliza139 07/01/2024

Me surpreendeu.
Ao longo da leitura fui imaginando os possíveis desfechos, o final foi surpreendente, jamais pensei que acabaria dessa forma.

A escrita de Machado de Assis é belíssima, fluida e rebuscada.

hildanunes 06/01/2024

Tenho poucas coisas a dizer: Machado de Assis é um gênio e ponto final. Que escrita incrível e cativante, meu Deus!

graci 06/01/2024

Inesquecível Helena
Eu não esperava q fosse estar com essa sensação. Fiquei o tempo todo tentando juntar as peças. Sofri e até chorei. Que bela narrativa, que história envolvente. Fui pega desprevenida com esse fim. Machado toca em temas que são polêmicos, fiquei de cara quando vi pra onde a história tava indo. Enfim, super indicado.

Eduardo 05/01/2024

Para livros clássicos como este, é sempre difícil fazer uma resenha, porque o que falar de um livro desses que já não tenha sido falado?

De todo modo, é um dos meus preferidos do Machado, disputando o primeiro lugar ali com Dom Casmurro.
Foi uma narrativa que achei bastante intensa, com um final muito instigante e um desenvolvimento perfeito.

Não me alongo mais, visto que para falar verdadeiramente de uma obra como a de Machado de Assis, se necessita muito mais (Muito mais mesmo) do que uma resenha curta. Suas histórias são lotadas de simbologias e, se for tratada com minuciosidade, sempre se extrai inúmeras interpretações e críticas e observações da sociedade de sua época.

Simplesmente uma obra prima.
Vania.Cristina 06/01/2024minha estante
Preciso ler esse. Tenho curiosidade.

Eduardo 07/01/2024minha estante
Leia, leia. Me diverti bastante.

Maria.Gabrielly 05/01/2024

Primeiro do ano
Até agora, o melhor livro do Machado de Assis que eu já li e talvez o romantismo seja minha estética preferida.
Enfim, a história é incrível, os detalhes são uma rica descrição da sociedade brasileira daquele período. Sei que outros livros do autor são mais pesados nesse quesito, mas aqui, singelamente, Assis nos entrega crítica e trama.
Incrível e recomendável para uma segunda chance ao autor temido nas escolas

jwliazyb 03/01/2024

"Inesquecível Helena"
Há tantos adjetivos estoteantes dentro da língua portuguesa que definitivamente me perco ao contá-lo nos dedos, mas nenhum me fará descrever o que significou Helena para mim durante esta leitura. Fui cativada, assim como os personagens do livro, pela graciosidade de Helena. Concluí o livro emocionada, assim como Estácio permaneceu em seu fim. Helena determina-se como a minha personagem literária favorita. Me sinto agradecida, Machado de Assis!.

ninis 03/01/2024

Neste livro podemos observar outra face de Machado de Assis. Por mais que seja um romance que se difere em muitos aspectos dos livros mais conhecidos de Machado - despido de críticas sociais, ironia e conteúdo filósofico representado em poucas doses através de Helena - a leitura se mostra interessante e aprazível, com uma narrativa instigante e um toque de previsibilidade, que não torna a leitura menos agradável. Gostei deste livro e recomendo a quem deseja conhecer mais de Machado e também vejo nele a oportunidade de levar a palavra machadiana aos leigos, estimulando a leitura de seus clássicos tão bem escritos

Danilo546 03/01/2024

Nome: Helena
Autor: Machado de Assis
País de origem: Brasil
Período de leitura: 19/09 a 21/12/2023

Comentário SEM SPOILERS: Levei um período bem grande pra ler este livro, pois por algum motivo ele não me cativou muito. A história é até interessante e eu já estava acostumado com a escrita antiga de Machado de Assis, mas acho que minhas outras leituras foram me envolvendo mais. Mesmo assim, gostei muito de ler essa obra e a edição da Antofágica é impecável! Me senti realmente lendo a história num folhetim do século XIX! Adorei conhecer um pouco mais da fase romântica do maior escritor do nosso país! ??

hemily 03/01/2024

Uma pobre alma lançada num turbilhão.
Oficialmente: a minha obra favorita do Machado (mesmo que eu só tenha lido duas)

A obra foi uma experiência muito agradável nos últimos dias, para todos que ainda não têm um contato muito amplo com obras brasileiras, mas que admiram romances com um quê de Jane Austen ou Emily Brontë.
Helena é uma personagem extremamente profunda e poética, você se vê afeiçoada por ela em poucos estantes e sofre junto com os personagens ao final da narrativa.

Bia 03/01/2024

Meu Deus, Helena?!
?Como podia um livro que, segundo as apostilas da escola, pertencia à ?fase romântica do Machado de Assis?, retratar uma mulher quase tridimensional, tão diferente das outras personagens romanceadas? (Alô, Iracema!)? - fala da jornalista Taty Leite na apresentação da edição da Antofágica.

É oficial: Helena é minha obra preferida do Machado de Assis (desconsiderando o fato de eu sempre falar isso a cada obra machadiana que eu leio pela primeira vez). Tem um quê de Jane Austen com um quê da tragédia de Édipo, misturado com um clima que não é o mesmo das suas obras mais conhecidas, como Memórias Póstumas e Dom Casmurro, o que didaticamente está relacionado ao fato de pertencer ao Romantismo, e então me fez a maior fã desta obra de Machado. Começar o ano terminando uma leitura como essa me inspira a ler mais (Machado).

iisabelamoreiira 01/01/2024

Pra ser bem sincera, eu não gostei desse livro. Além de não ter conseguido acompanhar a história, o livro não te prende!!! Imagino que, se eu tivesse lido com mais calma, talvez eu entenderia melhor.

Janice 31/12/2023

Um livro...
Que, como todo livro romântico, fode com o coração do leitor. Sem spoilers, mas é um grande romance de Machado, rápido de ler e muito triste.

juvkaran 31/12/2023

O enredo do livro é bem interessante e dinâmico. ele perde mais na fluidez mas é algo das características de escrita da época

Aurélio 31/12/2023

Sempre que falam mal de Machado de Assis para mim, geralmente por causa de Dom Casmurro, eu os recomendo ler Helena (o meu livro favorito de Machado, inclusive) porque essa obra data de um Machado de Assis diferente: romântico e mais jovem, mas já dono de uma habilidade de crítica e uma profundidade inigualável. A trama faz o leitor duvidar de seus próprios pontos de vista e se perguntar os limites do amor, as personagens são complexas e interligadas, e as reviravoltas abundantes. Helenas é daqueles livros que eu recomendo para qualquer um de olhos fechados.