Primeiras estórias

Primeiras estórias João Guimarães Rosa

Resenhas - Primeiras Estórias

Alessandra 17/01/2018

Para compreender Guimarães Rosa, basta tornar-se criança e adentrar no seu universo maravilhoso sem pré concepções. Fala-me direto à alma. Amooo!!!!

Dandara 01/02/2018

"O mar não tem desenho. O vento não deixa"
Terminei no não-começar deste 1º de fevereiro de 2018.
Me revelou uma imensa sobre-presença donde eu ultimamente verdadeiramente queria estar: em ambientações bucólicas e entre as cores amareladas, ou melhor, alaranjadas do sertão.
Me lembrei de lembranças que não tinha, ou sempre desejei ter. Seria este o significado das sílabas da palavra nostalgia.
A cada mágica frase o sublinhado e as cores fortes da marcação se sobrepunham, e eram quase que inevitáveis.

Alexandre 16/03/2018

Obviamente que será necessário uma releitura, pois não consegui entender tudo. Tem uns contos bem tranquilos, alguns que exigem maior esforço pra compreensão e uns impossíveis de se entender. De um modo geral foi a melhor maneira de começar a ler Guimarães Rosa e já me sinto mais preparado para no futuro ler Grande Sertão Veredas já sabendo o que esperar do autor.

Ana 04/04/2018

Lindo...
Que saudade... li esse livro aos 19 anos, quando havia acabado de entrar no curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Pará.
Peguei por simples curiosidade, mas acabei me apegando ao estilo de Guimarães Rosa, a quem eu já conhecia da época do vestibular. Nos seus contos deste livro tem de tudo:
o sobrenatural, o lírico, o sarcástico no cotidiano das pessoas simples que são os seus personagens.
Neste livro figuram alguns de seus contos mais conhecidos:
''Famigerado'', ''A terceira margem do rio'', entre outros.

Thaís 03/01/2019

Perfeito e profundo
Cada estória traz uma peculiaridade e mensagem profunda (principalmente sobre relações humanas), acho super válido ler alguma análise dos capítulos após terminá-los, para se certificar que captou a mensagem.

Francieli.Forte 31/01/2019

Vários contos que aborda as diferentes faces do gênero: a psicológica, a fantástica, a autobiográfica, a anedótica, a satírica, vazadas em diferentes tons: o cômico, o trágico, o patético, o lírico, o sarcástico, o erudito, o popular.

Thayná S. 14/11/2020

Bom, mas não leria de novo...
Dos 21 contos que compõem a obra, só me encantei com "Famigerado" e "O espelho", pois achei os demais cansativos e por isso não prenderam a minha atenção.
Mas no geral, é uma bela obra.

Sales 12/02/2021

Um dos livros mais lindos que já li, aqui Guimarães Rosa mostra todo o poder e a beleza da língua portuguesa. Nessa mescla de prosa e poesia o autor com suas personagens tão diversas, nos mostra que a beleza e a vida estão também em coisas simples que nos passam despercebidas durante o dia a dia. Nem todos os contos são fáceis de ler e às vezes é necessário parar um pouco e voltar depois, mas não foi algo que estragou a leitura, eu pelo menos vi como um desafio e gostei bastante. E por fim gostaria de dizer que o autor se supera nos contos que mostra o ponto de vista das crianças.

Ladybug 21/02/2021

Está tudo bem não entender tudo!
A maioria dos contos desse livro emocionam, Guimarães parece deixar a escrita com uma certa doçura, mas claro que por escrever com tanta singularidade é difícil, ou talvez não seja possível, entender palavra por palavra, tudo dos textos.

Ao longo da leitura fiquei me questionando sobre o que é mais importante: escrever da forma como você realmente pretende se expressar, mesmo que seja difícil de entender, ou escrever de uma forma que seja mais fácil para as pessoas acompanharem a história. Acho que não há só uma resposta afinal, e que Guimarães Rosa foi mais pela primeira opção!

As vezes é um pouco frustante não entendermos tudo ou demorarmos pra entender alguma coisa, mas sabendo que o texto é a visão de uma pessoa sobre uma história e que você pode ter outra, fica mais fácil compreender que nem sempre dá pra entender tudo tim tim por tim tim, e nem precisa!

Gabriel 14/06/2021

Dos livros que li do Rosa, esse é o que o ritmo e a inventividade da poesia mais sobressaíram. Rosa é mesmo um artista sem igual.

HonorLu 14/06/2021

Primeiras experiência em Rosa
Escolhi esse título pelo célebre conto A Terceira Margem do Rio, além do intuito de ter esse primeiro contato com o autor no gênero contos antes de partir para a leitura dos Grandes Sertões: Veredas.

Guimarães Rosa é diferente de tudo o que eu já tinha lido desde então. Seu propósito com a linguagem sempre muito explícito em entrevistas pode ser sentido em cada construção frasal que compõe este livro de contos tão singulares, que ao mesmo tempo parecem vibrar em uma melodia harmônica.

Não me arrependo em ter iniciado a experiência por este livro, ficando assim minha recomendação àqueles que querem iniciar sua experiência nesse autor tão instigante e brilhante de nossa literatura nacional. Guimarães é desafiador, plural, dialogando com a unicidade da substância.

luizaslike 06/09/2021

ninguém faz como ele faz
ninguém sabe mexer com o português tão bem quanto o João. ele tem o poder e a genialidade de alguém que soube de tantas outras estruturas linguísticas e utilizou do conhecimento pra agregar e definir como ninguém sentimentos em br.com suas palavras novas reviradas e únicas. eu amo a forma como ele condensa histórias místicas, a visão da "loucura" (afinal não somos todos?), saudade, medo e a visão infantil do tão vasto mundo (tão peculiares, quase indecifráveis). a sensação de ler em voz alta pra não perder o fio da meada. nunca vou ler algo tão bom (talvez). eu amo o Rosa, por tudo que ele foi, fez e escreveu. com um plus: levou o mineirês pro mundo todo. sendo o maior. tem coisa que pouca gnt vai entender: coisas "intraduzíveis" apesar de traduzidas.

Maíra Marques | @literamai 14/09/2021

Siga: @literamai
"Primeiras Estórias" é um livro de contos do grande escritor João Guimarães Rosa! Foi publicado originalmente em 1962, mas em agosto de 2019 a @globaleditora o relançou numa edição belíssima, assim como as demais obras do autor. 🤎 Tive a oportunidade de intercalar a leitura com um áudiolivro, com a belíssima narrativa de Rubens Caribé- através do aplicativo @tocalivros- com duração de 9h29m.

Nesta obra, ele retrata a "vida do sertão" com sua escrita singular, e muitas vezes poética. Há quem diga que o autor aproveitou muito o que ouvia em sua infância em Minas Gerais para se inspirar a escrever suas obras. A narrativa nos faz refletir sobre a existência humana, os mistérios em torno da vida e da morte e a força que nos força a continuar insistindo/existindo.

Dentre os 21 contos, o que mais me chamou a atenção foi "Terceira Margem do Rio", que conta a história de um pai de família que decidiu viver em uma canoa. É peculiar a maneira como a família convive com a decisão do pai, mas em nenhum momento o julgam negativamente por isso. Com o passar dos anos resta apenas o seu filho- já com idade avançada- na casa, na reflexão de como estará seu pai. Ao finalmente alcançá-lo, decidem trocar de lugar. Nem preciso dizer o quanto isso me deixou reflexiva né? A psicologia por traz desse conto de Guimarães Rosa... É incrivelmente profunda!

Ter alternado o livro físico com o áudiolivro ajudou DEMAIS a não me deixar cansada da obra. Clássicos podem ser intensos e cansativos demais! Acredito que tenha sido isso que me ajudou a terminar tão rápido essa leitura.

Eis aqui um livro que nos traz uma diversidade de sentimentos. Há contos para se emocionar, outros para uma profunda reflexão e aqueles que vão te deixar com "a pulga atrás da orelha". No fim das contas, estamos a falar de João Guimarães Rosa!

site: https://www.instagram.com/literamai

Joao.Lucio 14/01/2022

Pois é... um livro pra quem tá cansado de ler...
Pois não é que tem este livro para quem está enfastiado der ler?
Uns causos, umas prosas matreiras, sem intenção de inteligência, bulinando a gramática, fazendo poesia sem poema e caboclo vai se descansando no pé de mexirica. Sem se aperceber vai-se entretido, mesmo sem enredo, desfiando sem pressa as contas das lorotas, ganhando malícia sem carecer de matutar, de queimar pestana. E oi que nem meiei a empreitada...

CSK 12/10/2022

Não tenho nem oq dizer...depois de Drummond, Guimarães é minha outra paixão.
São 21 contos que nos transportam para universos paralelos e sem dúvida geniais de Rosa.
Leitura obrigatória.