O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Dani Bet 23/02/2024

"Que fors aus ne le sot riens nee"
"Além deles, ninguém mais sabia".

Considerada uma obra-prima e publicada originalmente em 1963, "O Colecionador" segue sendo atual.

John Fowles nos apresenta o mundo de Frederick "Caliban" Clegg, para onde Miranda Grey é arrastada. Um colecionador de borboletas que decide colecionar um ser diferente, pelo qual é "apaixonado".

O livro conta com a narração dos dois personagens principais, Caliban e Miranda, trazendo a perspectiva de cada um sobre os fatos: do colecionador e de sua "convidada".

Durante a narração de M., transitei pela realidade, lembrando de casos reais, como Natasha Kampusch e Elizabeth Fritzl. Impossível não imaginar a terrível vivência nas delas mãos de "Calibans" do mundo real, infinitamente mais cruéis.

A edição da DarkSide conta com uma introdução exclusiva de Stephen King e posfácio de Antônio Tibau. Enquanto King nos introduz ao mundo de Clegg, com aviso de spoilers, Tibau nos apresenta as referências artísticas presentes no livro.

Leitura indispensável e edição impressionante. Fã das artes criadas pela editora, considero essa uma das mais lindas.

Silvana.Pereira 20/02/2024

Frederick Clegg é louco e Miranda é sua loucura. Clegg passa os dias na repartição pública que trabalha admirando a jovem Miranda, estudante de arte que mora nas redondezas. Seus dias são focados em pensar em Miranda e em sua coleção de borboletas e em como ele deseja ter Miranda na sua coleção. Tudo se torna possível quando Clegg ganha na loteria e começa a planejar o que tanto fantasiou....ter Miranda só pra ele.

Laura 20/02/2024

AAAA
Esse livro meio que TRANSFORMOU minha vida para sempre deixando um rombo na minha mente cujo qualquer tempo existência não será capaz de apagar.

monazz 20/02/2024

Tinha absolutamente tudo pra ser bom, mas Miranda consegue ser tão insuportável que deixa o livro intragável do meio pro final

ellafgodoy 20/02/2024

Lista de favs.
Eu queria comprar esse livro a muitooooo tempo e minha amiga me deu de aniversário ano passado. Fazia clube do livro com meus amigos quando estávamos no alojamento e TODOS ficaram chocados com a leitura.
Pode ser um livro difícil de se ler para quem tem determinados gatilhos, por exemplo. Entretanto, vale a pena tentar. É incrível e muitíssimo interessante a forma que é escrita.

Mariana.Guimaraes 19/02/2024

Nem acredito que não desisti
A premissa do livro é interessante, é muito meu tipo de livro, tinha tudo pra ser bom.

Mas caraca, a segunda parte do livro por si só já é muito repetitiva. E a Miranda consegue ser tão sem carisma, tão aleatória, que é impossível sentir qualquer tipo de apego e afeição pela personagem. Toda a história do GP, que coisa CHATA, todos os capítulos parecem iguais, bicha, você tá presa e tá sofrendo por homem?

Todos os personagens são enfadonhos, eu só queria acabar logo pra partir pro próximo.
Giovanna 22/02/2024minha estante
to assim!!! que livro chato meu deus

Rita. 23/02/2024minha estante
Me senti exatamente assim

Akemi 19/02/2024

Uau! Livro maravilhoso, me senti angustiada em vários momentos e mal pelo jeito que a Miranda terminou! Recomendo.

Popsro 19/02/2024

Decepcionante
Achei que era mais interessante, cansativo, poucos diálogos. A única coisa boa é a capa que é linda
AliJu 19/02/2024minha estante
Verdade, fiz review desse semana passada... A capa é bela mas é triste porque engana a gente kkkkk

Aysha.Noceti 19/02/2024

O livro é muito interessante, ele trouxe os dois lados, um da sequestrada e outro do sequestrador, isso foi bom, gosto de entender os dois lados.
Ele é bem escrito.
Me surpreendi com o modo da escrita que quando variou do de um personagem pra outro o modo de escrever mudou.
Esteticamente lindooo! Mas o que foi esse final TOTALMENTE previsível, eu amo plot?s, mas para ser justa tenho uma amiga que ama esses finais mais ?reais? e ela gostou do final.

leopr 18/02/2024minha estante
Quando eu li esse livro, tive que pegar uns 3 mais leves, pra equilibrar a balança, pq esse é bem pesado

Gabriel.Krever 17/02/2024

Terminei a leitura de O colecionador obcecado pela ideia de lê-lo novamente, quase começando da primeira página e lendo tudo de novo na mesma hora. Foi uma leitura compulsiva, ninguém é capaz de parar de ler O colecionador nas ultimas 40 páginas. Uma construção muito bem pensada, não irei seguir meus impulsos de fazer uma releitura instantânea, porém sim em um futuro não muito distante.

AliJu 16/02/2024

Parei de contar as menções ao G.P. quando chegaram em 110 ?
Lendo este livro me senti vivendo o meme do Marcelo Dourado no BBB, aquele em que ele descreve sua experiência ao assistir o filme 2012. Não conhece esse meme? Joga no youtubs que você acha! É de longe bem mais divertido que este livro ??

Pela sinopse eu tinha uma expectativa muito positiva. É, eu preciso parar com esse negócio de expectativas, nunca dá certo kkkkkk
(Obs: Eu não vou parar, é mais forte do que eu ?)

Dando os devidos recortes do tempo em que a obra foi escrita, claramente se vê uma personagem feminina muito pobre, cheia de esteriótipos e mal descrita.
Foram páginas e páginas na qual Miranda foi retratada de maneira tão rasa, que ela se tornou mais desinteressante e sem carisma que o próprio sequestrador, que é um horror obviamente, afinal é o sequestrador, né?! ?
Um milhão de coisas que poderiam ter sido abordados, e no fim 80% se resumiu a ela falando que queria pegar um cara que não somente quase podia ser avô dela, mas também era arrogante, prepotente e tóxico. Um verdadeiro Cherno-sugar-granpa ??

Nem o final serviu para me dar um pouco de satisfação após perder dias nessa leitura. Pois, para nenhuma supresa nossa o desfecho também é péssimo.

Apenas sei que ainda estou na primeira quinzena de fevereiro de 2024, e já digo com muita tranquilidade que o livros a ler durante todo o restante ano tem que se esforçar muito para serem piores do que este aqui...
Mas assumo que com o meu dedo podre a concorrência de Piores de 2024 vai ser difícil ?
Morango.Azedo 16/02/2024minha estante
RI DEMAIS COM SUA RESENHA

AliJu 16/02/2024minha estante
Omg amg, eu adorei seu username!

Byma_ri 17/02/2024minha estante
ABANDONEI ESTE AÍ

AliJu 17/02/2024minha estante
Fez certo amg Byma_ri, eu que quis me torturar kkkkkkkk

gaby peixotozt 17/02/2024minha estante
KAKAKAKAKAKAKKAKAKA GENTEE QUE PESSOA LEGAL! amei o seu jeito/personalidade, e amei também sua resenha. Que bio maravilhosa!????

AliJu 17/02/2024minha estante
Obg Gaby ??? Já te segui de volta, tá? Mto fofa vc!

gaby peixotozt 17/02/2024minha estante
OBRIGADA!!! Eu amei o fato de você nem me conhecer direito, e me chamar de Gaby. Amo quando me chama assim!?

Morango.Azedo 17/02/2024minha estante
KAKAKAKAKKS obgg #amomorangos

Cielly2sr 18/02/2024minha estante
Cara!!! que resenha divertida kkkkk

Cielly2sr 18/02/2024minha estante
Podemos ser amigas????? Falta gente divertida assim na minha vida kkkkkk

AliJu 18/02/2024minha estante
Claaaaroo amigaaa! ? Já estou te seguindo também aqui, e obg mesmo!

Regis 20/02/2024minha estante
Adorei sua resenha! ???

RicklausMoonson 20/02/2024minha estante
Meu Deus, obrigado pela resenha, eu larguei esse livro e achei que o problema era eu. Obrigado por me fazer enxergar que meu tempo é precioso e não vou gastar voltando a me torturar com essa história! Haha

Gabryel Carvalho 21/02/2024minha estante
Nossa, que bom que vc falou sobre expectativas pq eu estava com as minhas bem alta em relação esse livro, agora vou baixar kkaakak

AliJu 21/02/2024minha estante
Imagina @RicklausMoonson, a gente sempre pensa isso né amigo? Mas tá okay não curtir o que é popular. Eu quase nunca gosto na verdade ?

AliJu 21/02/2024minha estante
@Gabryel, quem sabe você gosta... Mas acho que mesmo se eu fosse com baixas expectativas não teria curtido ????? Boa sorte, espero que você tenha uma experiência melhor! Não comprar já ajuda kkkkk

Bru Chibiaque 11/03/2024minha estante
Adorei sua resenha. Acabei de finalizar ele e sinceramente, foi uma luta ler boa parte do diário da Miranda. Esperava muito mais deste livro e fico em choque quando vejo as pessoas falando que sentiram até pena do sequestrador (??????) achei muitas coisas absurdas.

lololola0 22/03/2024minha estante
Eu gostei bastante do livro mas realmente cada aparição desse G.P era menos 5 anos de vida pra mim ??

Sereia Literária 08/04/2024minha estante
Disse tudo o que estava na minha mente sobre esse livro! Misericórdia, que bomba. Quero estorno dos dois dias que usei pra ler isso.

Joaolucasggr 22/04/2024minha estante
Top 5 resenhas de 2024!

TerraDasLetras 15/02/2024

Meu primeiro livro desse autor. Vinha ensaiando pra ler já fazia um tempão, mas sempre colocava outro na frente. Por indicação, parei de postergar e amei!
A trama conta a história de Frederick Clegg, um solitário colecionador de borboletas, e um ser humano com um grande vazio, que fica rico da noite para o dia, mas continua sendo menosprezado pela sociedade esnobe. Um belo dia ele resolve sequestrar seu “amor” platônico, Miranda, por quem é obcecado há um tempo. Ele acha que se passar um tempo com ela, pode provar que nasceram um para o outro, mas a vê como mais um item da sua coleção. À partir daí, acompanhamos a relação entre captor e capturada, com a história contada pelos dois lados.
Narrativa forte, que evoca inúmeros sentimentos e te faz refletir sobre como situações assim podem ser reais e frequentes. Daquelas histórias que precisam de tempo para serem digeridas.

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

ray 15/02/2024

Minha humilde opinião
Acredito que um erro meu foi ler com muito expectativa, mas ainda assim foi um leitura muito carregada, demorei mais doq o esperado para terminar, não é uma leitura fluída. Me senti muito mal por ter raiva da Miranda ( ela foi a sequestrada ) criaram uma personalidade pra ela muito mesquinha e ao mesmo tempo que ela tinha tudo pra ser uma personagem de personalidade presente não foi, e não consegui sentir empatia por ela no livro inteiro, mesmo ela estando em cárcere privado, em muitos momentos tive pena do sequestrador, oq talvez tenha sido o objetivo do livro, pq o final me pegou de ? surpresa ?. Mas o Caliban também não tinha personalidade nenhuma a não ser viver na coitolândia, acredito que a personalidade de ambos foram criadas para serem parecidas, onde a Miranda tenta se encaixar em padrões e se esconder atrás de seus gostos por arte e ser arrogante mas ainda assim nunca pertencendo a nada de verdade e o vagabundo a mesma coisa. Mas no final eu tive muita dó e empatia por ela pq as vezes eu lembrava que ela tinha sido sequestrada, e mesmo que o final tenha pegado de surpresa eu não gostei dele, enfim. Na minha opinião o livro poderia ter sido construído bem melhor, como falei é uma leitura bem cansativa, não recomendaria a ninguém.

Laura1611 14/02/2024

Bom!
Eu esperava mais,a história em si não é das piores.
A segunda parte o capítulo narrado por Miranda não dá, é muito chato e confesso que até pulei algumas partes pq não estava em condições de ler.
O final é um pouco surpreendente pq vc não espera que o livro termine dessa forma.