O colecionador

O colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Débora 11/02/2024

O Colecionador
É um misto de sentimentos, um livro fácil de ler, mas ao mesmo tempo complexo, são muitos sentimentos, muitas opiniões, muitas vezes me vi contra Miranda e favor de Caliban, ele é simples e cativante, ela já é difícil e chata (talvez eu esteja com síndrome de Estocolmo?!).
A gente se confunde nos pensamentos dele, tenta entender algo que é incompreensível e injustificável, apoia o romance o amor platônico dele por ela e ficamos com raiva dela por não corresponder.
Eu sinceramente achei a Miranda BEM chata, as partes do diário dela foram as mais difíceis de ler porque o jeito dela me estressa, esse ar de superioridade, e jeito como ele trata ele da raiva, o tanto que ela fala desse G.P. é entediante, o cara é um insuportável como ela, um egocêntrico e esnobe, com certeza as partes que ela falava dela ao meu ver foram as mais entediantes.
Mas é um livro muito bom, e agora tenho que pensar um pouco pra entender todos esses sentimentos que o autor põe no livro, ódio, amor, raiva, posse?

Barbara602 11/02/2024

Livro envolvente
Gostei da leitura, achei bastante envolvente, isso fez com que eu terminasse bem rápido. Achei um pouco maçante em alguns momentos (no relado da Miranda). O final é inesperado e perturbador. Recomendo!

Gabriella168 09/02/2024

Não sei como começar essa resenha , tenho tento a dizer sobre esse livro mas não encontro palavras! Então vamos tentar..

O colecionador é uma obra que está na minha estante a muitos anos e nunca conseguirá ler ele , quando comecei tive dificuldades de continuar pois é um livro muito maçante.
A primeira parte contada por calibã não cativa o leitor mas em certos momentos chegamos a sentir pena do personagem e coloca-se ao lado dele , Miranda por sua vez é uma pessoa desprezível, por ter ido a lugares , visto a arte de perto e conhecido pessoas ela se ver superior , julga ele burro , sem entendimento, o final foi agoniante e no final entendemos perfeitamente que ele é um Colecionador !

Eduardo 07/02/2024

Bom, este livro é um clássico e com certeza possui diversos fatores positivos; entretanto, também possui seus defeitos.

Achei muito interessante, perturbadora e intensa essa narrativa, de sequestrador e sequestrado (consegui até perceber que outras obras com tramas parecidas, utilizaram desta como referência). Ele aborda muito bem a mente de um psicopata, e ele é tão manipulador que, se você não tomar cuidado, vai acabar ficando do lado dele. Uma coisa que achei muitíssimo interessante, foi a obra mostrar tanto o ponto de vista do sequestrador, como o ponto de vista de Miranda, a sequestrada. Quando terminei a parte e vi que isso ia acontecer, fiquei animadíssimo, achando que poderia ver o quão sufocante aquilo devia ter sido na perspectiva dela, mas... não foi tão bom assim.

Nesta segunda parte do livro, na perspectiva dela, ele se torna muito mais maçante e denso. Fica entediante e de certa maneira irrita, porque, sim, conhecer a vida da Miranda é importantíssimo para nos conectarmos à personagem, mas tem MUITOS detalhes chatos. Eu não quero saber tuuudo isso da sua vida, eu quero ver você reagindo à situação do sequestro, sabe? No prefácio do SK ele mesmo diz algo do tipo "Sim, Miranda, muito legal sua vida, mas como vai o sequestro?".

Após a segunda parte, o livro volta a ficar mais cativante e o final foi muito perturbador, mas muito bem feito. É claustrofóbico, agoniante. O suspense se o Clegg vai ou não fazer aquela coisa (digo assim para não falar spoiler).

No geral, acho que deve ser um livro lido porque é sim bom e é um clássico do gênero; entretanto, a lentidão do livro e o excesso de um detalhamento quase irritante, acaba atrapalhando um pouco a leitura (tanto que uma grande parte dos que abandonaram a obra, abandonaram na perspectiva da Miranda).

Lali 07/02/2024

O autor te leva para um passeio assustador a mente de um psicopata obsessivo, que concentra toda a sua ?loucura? na figura de Miranda. A manipulação na fala do personagem é tão bem executada que te leva a ficar do lado ?errado? em diversos momentos do livro. Uma leitura intensa e angustiante. Perfeito para os fãs do gênero.
luuandra 07/02/2024minha estante
Noooossa sim, como se tudo se justificasse por ele "amar" ela

Pedro 05/02/2024minha estante
Pesquise sobre hibristofilia. É um assunto que aborda o conteúdo da sua resenha.

Erika 05/02/2024minha estante
Meu deus???? não me senti atraída por ninguém, estava com empatia, indo para um lado de distúrbio e dependência do que psicopatia, pela forma que segue o livro, inclusive é proposital pela estrutura do livro e reforça o suspense. Tanto que logo em seguida, vendo o outro lado da história isso muda completamente.
Que loucura ficar fazendo afirmações e diagnosticando dessa forma, não consegue interpretar uma opinião de 10 linhas sobre um livro.

Pedro 05/02/2024minha estante
Calma, Erika.
Eu não quis dizer que você está se sentindo atraída pelo psicopata do livro.
O que eu quis dizer é que psicopatas, muitas vezes, consegue despertar empatia em nós. É por isso que muitas vezes nos identificamos com vilões.
Isso também já aconteceu comigo várias vezes.

Estamos em paz? ?

Dorian.Bevilaqua 04/02/2024

Um livro que te prende
Eu li esse livro faz alguns anos. Segue sendo um dos meus favoritos do gênero de suspense. Durante toda a leitura eu senti aflição, quase como se estivesse em cárcere junto com a personagem, com medo do que o sequestrador - um homem bastante peculiar e, por isso, imprevisível - poderia fazer.
Além disso, o autor brinca com uma relação diferente entre criminoso-vítima, que foge de um maniqueísmo determinante e confunde as opiniões dos próprios leitores, que são expostos à perspectiva do antagonista.
Outra coisa que eu achei interessante é a analogia que o autor faz do título do livro com o hobby de Frederick e sua obsessão por Miranda.

Luciano.Soares 02/02/2024

Um livro atemporal
Interessante demais a forma como Fowles conta a história de Clegg e Miranda: onde na primeira parte do livro os fatos são narrados pelo olhar "distorcido" de Clegg e na segunda é narrado pelo diário escrito por Miranda. Na terceira parte temos o terrível desfecho do encontro dos dois.
Apesar de ser interessante, a segunda parte do diário de Miranda é um pouco enfadonho, mas nada que acabe diminuindo a obra como um todo.
Renata 03/02/2024minha estante
A série You foi baseada na saga de livros de mesmo nome, You ou Você pra nós Brasucas

Luciano.Soares 03/02/2024minha estante
Não sabia. Já editei a resenha. Valeu pela informação

Ariel 02/02/2024

No começo quase desisti da leitura, achei muito devagar para o que eu tinha em mente do que era esse livro, mas persisti, quando chegou na narrativa da vítima eu fiquei um tanto: oq essa menina tá falando? Fiquei me questionando se as questões que ela tanto retratava no seu diário eram as mais essenciais para se ter em um cativeiro, eu acho que tinham coisas mais importantes para se questionar, mas em fim, achei que quando a narrativa ficou interessante para mim o livro acabou, fiquei com gosto de quero mais, tinha que ter mais, em fim não me conformei com esse final. Contudo foi um bom livro, mas continuo pensando sobre ele.

Rafa 02/02/2024

Fantasia de redpill
O livro é praticamente a descrição de um sonho molhado de um incel. A escolha da estrutura da narração pode até ser boa, mas fica repetiva e o final corrido.

Bruna 01/02/2024

Contém spoiler
Gostei muito da narrativa ser dividida em duas partes, a do sequestrador e a da vítima. Quando li a parte narrada pelo Frederick consegui sentir certa "empatia" por ele, imaginei que no fundo ele fosse ser uma pessoa boa ( boa não, talvez menos pior do que era) que seria só solitário e ao final do livro até cheguei a imaginar que se arrependeria, que amaria Miranda de verdade.
Já na parte da Miranda consegui enxergar como realmente a situação toda era terrível e bizarra, senti nojo do Frederick, como Miranda diz, ele não tinha nada de humano.
Achei bem repetitiva e me deu uma preguiça de ler as partes onde ela escrevia sobre o G.P. e tal, mas gostei de ver o lado forte e esperançoso dela.

Não gostei muito do final, imaginei diversas situações que poderiam acontecer, até cheguei a imaginar que ela desenvolveria uma síndrome de estocolmo talvez? e com o passar da leitura foi ficando bem óbvio a morte da Miranda, mas não queria acreditar, esperei até o final por um plot twist, a questão de o final acabar "meio aberto", ele com planos para um próximo sequestro não me surpreendeu, só fiquei meio indignada por sentir empatia por ele e achar que ele seria capaz de amar ela, e no fim foi comprovado que era realmente só obsessão e foi atrás de outra.

Senti falta de saber notícias sobre os conhecidos da Miranda, se a família e G.P. a procuravam, se ele sentia sua falta e etc.
Mas em geral a leitura é muito boa, meio lenta mas intrigante e as referências artísticas tornaram o livro ainda mais interessante.