O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Rafa 02/02/2024

Fantasia de redpill
O livro é praticamente a descrição de um sonho molhado de um incel. A escolha da estrutura da narração pode até ser boa, mas fica repetiva e o final corrido.

Bruna 01/02/2024

Contém spoiler
Gostei muito da narrativa ser dividida em duas partes, a do sequestrador e a da vítima. Quando li a parte narrada pelo Frederick consegui sentir certa "empatia" por ele, imaginei que no fundo ele fosse ser uma pessoa boa ( boa não, talvez menos pior do que era) que seria só solitário e ao final do livro até cheguei a imaginar que se arrependeria, que amaria Miranda de verdade.
Já na parte da Miranda consegui enxergar como realmente a situação toda era terrível e bizarra, senti nojo do Frederick, como Miranda diz, ele não tinha nada de humano.
Achei bem repetitiva e me deu uma preguiça de ler as partes onde ela escrevia sobre o G.P. e tal, mas gostei de ver o lado forte e esperançoso dela.

Não gostei muito do final, imaginei diversas situações que poderiam acontecer, até cheguei a imaginar que ela desenvolveria uma síndrome de estocolmo talvez? e com o passar da leitura foi ficando bem óbvio a morte da Miranda, mas não queria acreditar, esperei até o final por um plot twist, a questão de o final acabar "meio aberto", ele com planos para um próximo sequestro não me surpreendeu, só fiquei meio indignada por sentir empatia por ele e achar que ele seria capaz de amar ela, e no fim foi comprovado que era realmente só obsessão e foi atrás de outra.

Senti falta de saber notícias sobre os conhecidos da Miranda, se a família e G.P. a procuravam, se ele sentia sua falta e etc.
Mas em geral a leitura é muito boa, meio lenta mas intrigante e as referências artísticas tornaram o livro ainda mais interessante.

PAmela 01/02/2024

Livro muito bem escrito, toda a nuance de temas como artes, classes sociais, política e livros, misturado com o suspense da história de Clegg e Miranda, tornam o livro cativante, terminei em um dia praticamente. Fowles consegue tornar os sentimentos do leitor conflitantes...Ao mesmo tempo em que desejamos que Miranda escape, mate-o, em alguns momentos o autor quer que sentimos pena do Clegg e que sentimos repulsa só de pensar nisso, tudo para mostrar que Clegg é um monstro e você leitor é humano.

Tainá 30/01/2024

Não esperava muito desse livro, mas amei ele
Esse livro tem uma história muito boa e que me prendeu muito,e os personagens principais tem personalidades marcantes (apesar de a Miranda ter uma dependência emocional muito grande num cara que tem o dobro da idade dela).
Eu achei que o livro iria se perder no meio do caminho porque a Miranda não parava de falar de um cara chato pra caramba, mas o livro foi muito bom e o final foi um pouco surpreendente e revoltante (na minha opinião) .

Karla.Loureiro 30/01/2024

O Colecionador
Li e gostei muito, é muito sensível e tocante, talvez um pouco perturbador, marcante. A narrativa é fantástica, eu simplesmente adorei esse livro.

Ana Lu 29/01/2024

RIDICULO DE BOM
Cara q livro foda! muito massa q ele narra primeiro e dps ela em forma de cartas, só achei meio maçante qnd ela falava do GP e tal. mas loucura dms. e o final eh muito massa tbm! ele eh igual o Joe de You

paula_fmg 29/01/2024

A história traz um sentimento misto, em que não se odeia e nem se ama completamente nenhum dos personagens, mas se flutua entre empatia e rejeição de ambos. O enredo é intrigante e prende a atenção por horas, embora o fato de a história ser contada por dois pontos de vista pesa um pouco deixando um tanto cansativa a leitura da segunda parte.

Raquel1265 28/01/2024

O Colecionador.
Achei que não fosse terminar esse livro nunca.

Me deu várias ressacas literária quando eu voltava a ler mesmo sendo um livro bom.

Caue_21 27/01/2024

Um baita livro!
Esse livro é ótimo, seu início consegue te dar uma curiosidade com Clegg e seus pensamentos logo de cara, e apenas te dá mais vontade de ler ao passar das páginas.

O interessante embate de Miranda e Clegg chama a atenção por suas personalidades totalmente distintas, gostos distintos, posições distintas, ideologias, classes, entre todas as outras coisas.

Tudo isso perfeitamente orquestrado para te mostrar um final até que possível de se prever, mas nem se passou pela minha cabeça, considerando a forma que o livro trata as coisas, acho que qualquer um que leu tinha a expectativa de um final mais louco do que o original (não que seja ruim, me surpreendeu bastante e me deixou com "como que terminou assim? Como não passou pela minha cabeça?")

Sua leitura não obriga você a necessariamente entender todas as referências feitas, principalmente com a versão que li contendo o Posfácio para deixar a experiência ainda mais intrigante, como cada detalhe bobo se mostra genial. E com Stephen King de introdução, onde deixei para ler as palavras dele após terminar de ler a história e acabou sendo uma ótima decisão.

_estantedaduda 27/01/2024

Um suspense perturbador e o mais inteligente que já li até agora!

o que o John Fowles criou foi algo sensacional e extremamente horripilante.

no começo estava muito indigesto, pensei em abandonar, mas logo tudo muda, Fowles segue para outros rumos e se aprofunda em outros pontos... esse livro é de uma inteligência incrível.