A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Portustfs 29/12/2021

Bom, mas monótono!
O livro é legal, mas achei meio monótono, como se não precisasse ter tantas páginas! Focam muito na vida dos acusados!

JanaAna90 20/12/2021

Esse balançou minhas estruturas
Quando conheci o livro o que mais chamou minha atenção foi quanto aos elogios que li, porque ficava pensando como ler um livro que já se sabe o que vai acontecer (até então temos o assassinato e a sentença dos culpados), realmente não entendia.
Ler esse livro me fez mergulhar em tantas questões da nossa sociedade e de mim mesma. A cada página conhecemos todo o desenrolar dessa história desde quem eram as vítimas, seus momentos que antecederam ao crime. A descrição do crime, nossa, aqui tive que ler aos poucos porque me doía muito, me angustiava, sabia que era um livro de personagens reais numa história real. Conhecemos também os assassinos, suas histórias, e aqui o escritor faz uma descrição longa da infância, juventude até chegar no momento da concretização do crime.
A escrita do livro é muito boa e envolvente, daí entendi que, apesar de já saber do que se trata, a forma como o escritor escreveu o livro fez toda a diferença, realmente nos coloca a pensar sobre os temas pena de morte, condenação, justiça, crimes e sobre nossas atitudes diante do que entendemos como justiça. Não recomendo o livro para pessoas sensíveis e susceptíveis a leitura assim, realmente mexe com o psicológico.
Um ponto que me faz pensar sobre leis e justiça é que (aqui falo para quem se diz cristão) apesar de dizermos que as leis são importantes e que devemos obedecer, o que vemos é uma sociedade ainda bárbara que ver na justiça com as próprias mãos boa coisa, que deseja a morte do criminoso que sente prazer e felicidade com a pena capital. E que, mesmo que o indivíduo receba a pena máxima, ele deverá sofrer todo o ódio e todas as formas de humilhação possíveis, afinal ele cometeu um crime. Ok, entendo, não estou defendendo criminosos, mas pensemos o que nós (cristãos) temos de diferentes desses tipos de pessoas? O que nos faz realmente, melhores que os criminosos? Ah, porque os nossos assassinatos são aceitos perante a lei, também porque estamos livrando as pessoas boas de gente doente. Mas será que não estamos adoecendo? O que nos separa da barbárie?
É fácil se colocar no lugar das vítimas e de suas famílias, mas pensar nas famílias dos criminosos é difícil, dos criminosos então, nem pensar. Creio que o livro nos trás várias possibilidades do olhar a mesma situação de diversas perspectivas. Volto aqui a pensar, como fazer uso do que Cristo nos legou, perdão aos inimigos, amor ao próximo, transcendendo a lei vigente? E sobre trechos bíblicos, engraçado que o autor também traz na fala dos advogados, sobre perspetivas diferentes, trechos que justificam a pena capital e trechos que colocam em cheque o uso dessa mesma pena. Quem será que está interpretando mal essa leitura?
Paro por aqui com os múltiplos questionamentos que permeia o Meu ser, neste momento pós leitura, deixo aqui a certeza que livros assim vale a pena ser lido, somente, atrevo a dizer, na perspectiva do olhar alargado daquele que reflete, que deseja fazer um mergulho para além da ideia assassino e vítima, acredito que tem muito mais para aproveitar com essa leitura, acima do que é posto na nossa sociedade como verdade.

CrAsley0 07/12/2021

Então, o livro foi bem estruturado. Apesar de ser um livro de não - ficção, as vezes se esquece de que se trata de um estória real. O livro fluiu bem, porém, não foi uma leitura agradável, acredito que pela carga emocional que o livro carrega. É um livro bom.

Bruna 07/12/2021

Capote tem uma narrativa tão espetacular que parece que você está vendo um filme, e não lendo, tamanha a precisão das palavras. Eu esperava ter uma ótima leitura, mas não tudo isso!

Larissa Tavares 30/11/2021

"Você é forte, mas existe um defeito na sua força, e a menos que você aprenda a controlá-lo, esse defeito acabará ficando mais forte que sua força, derrotando-o. O defeito? A reação emocional explosiva, totalmente desproporcional aos acontecimentos. (....) são inimigos terríveis que você traz dentro de si mesmo ? com o tempo, mais destrutivos do que balas. As balas são misericordiosas e matam suas vítimas. Essas outras bactérias, se as deixamos envelhecer, não matam, mas deixam atrás de si a carcaça de uma criatura devastada e retorcida; ainda existe fogo em seu interior, mas esse fogo só se mantém aceso alimentado pela lenha do desprezo e do ódio."

Um livro que nos faz pensar sobre a avaliação psiquiátrica de criminosos, a discussão sobre a pena de morte, a importância da infância como formadora de um adulto no futuro.

Craotchky 26/11/2021

Curiosidades
A sangue frio, obra que mistura o estilo de texto jornalístico e as técnicas narrativas literárias, é popular por consolidar o Romance jornalístico. Todavia, o que exatamente caracteriza este gênero literário e/ou jornalístico? Era exatamente esta questão que eu abordaria nesse texto, não fosse o fato de que certo dia, ao pesquisar sobre os eventos narrados na obra, encontrei várias curiosidades bastante curiosas. Quem me acompanha por aqui sabe que adoro incluir curiosidades em meus textos. Como neste caso as curiosidades são significativas e a discussão da questão mencionada custaria espaço, e como não gosto de fazer textos enormes por aqui, optei por confeccionar essa resenha com as curiosidades curiosas.

Chama atenção que vários desses conteúdos que encontrei durante a pesquisa pintam Truman Capote como bastante individualista, vaidoso, ambicioso em relação ao sucesso... Ainda assim não é possível fechar os olhos para a qualidade, seja jornalística ou literária, deste livro. O autor conseguiu a mais homogênea fusão da linguagem ficcional e o relato jornalístico verídico que já li. Um dos cinco livros lidos este ano que mais gostei.
(Ao final do texto estão todas as fontes das informações que constituem as curiosidades.)

CURIOSIDADES
Causa certo espanto saber que durante as entrevistas para coleta de informações Capote armazenou o conteúdo relatado pelos entrevistados na própria memória, sem recorrer a gravadores ou anotações. O autor alegava que conseguia reproduzir o que havia escutado com 90% de acerto. Os cinco anos de pesquisa resultaram em mais de 8 mil páginas de material bruto.

Mais de cinquenta anos após os assassinatos, itens relacionados à barbárie foram colocados em leilão. Entre eles estavam fotografias da cena do crime e dos corpos das vítimas. Imagens de Herb, Bonnie, Nancy e Kenyon assassinados. Por conta das polêmicas que o fato causou, as fotos foram confiscadas e encaminhadas para os órgãos pertinentes.

Outra curiosidade interessante é que mais de meio século depois um manuscrito, com algo em torno de 200 páginas, escrito por um dos assassinos, Richard (Dick) Hitchcock, onde este relata o crime cometido, foi redescoberto. Segundo a reportagem, Capote, ao saber disso, tentou comprar a versão na intenção de evitar a publicação, pois entendia que ela poderia representar uma forte concorrente ao seu livro. Em sua versão Dick defende que o crime foi encomendado, mas pouco crédito se dá a ele devido sua reputação.

Para finalizar as curiosidades, baseado na rápida referência da matéria do El país sobre o envolvimento de Harper Lee na confecção de A sangue frio, fiz uma pesquisa e descobri que, aparentemente, a autora de O sol é para todos teve participação fundamental na obra de Capote. No conteúdo que encontrei é dito que
"ela[Harper Lee ou Nelle, seu primeiro nome] trabalhou de mãos dadas com o escritor nas entrevistas e no desenvolvimento da investigação jornalística."
e
"Não é exagero dizer que sem Harper Lee, A sangue frio não teria existido."

Links
Thiago275 26/11/2021minha estante
Interessante. Comprei esse livro há pouco tempo. Com certeza, vai ser uma das primeiras leituras de 2022.

Craotchky 26/11/2021minha estante
Pretendo abrir o ano com Ulisses. Bem, Boa leitura, Thiago. O livro é ótimo.

Katia Rodrigues 26/11/2021minha estante
Nossa, eu não sabia da participação da Harper Lee. Q interessante!

Craotchky 26/11/2021minha estante
Sim, eu até sabia mas havia esquecido. E a matéria que eu achei na pesquisa (último link) cita a biógrafa da Harper Lee, segundo a qual, Lee ficou desapontada por Capote ter apenas dedicado seu livro a ela. Vale a pena ler a matéria que é bastante curta, diga-se de passagem.

>.< thay >.> 26/11/2021minha estante
Quero muito ler esse.

Craotchky 27/11/2021minha estante
Leia, Thay, duvido que não goste.

Cássia 14/11/2021

Maravilhoso, mas prolixo.
Particularmente achei o livro maravilhoso. A escrita do Capote é uma das mais lindas que já conheci. Mas sinceramente, tem alguns momentos que fica arrastado, essa necessidade de descrever absolutamente tudo minuciosamente do meio pro fim do livro me incomodou bastante.

Mas ainda assim um excelente livro.

LaAs183 01/11/2021

Não é a toa a importância que esse livro têm na literatura jornalística. Capote conseguiu contar a história de um crime real de forma completamente envolvente e até emocional não abandonando o factual. O autor apresenta um verdadeiro mergulho na mente dos criminosos, na vida das vítimas, ao mesmo tempo que aborda questões como o sistema carcerário americano e a pena de morte.

JAlia.Ferronato 13/10/2021

"A sangue frio" é uma obra prima de Truman Capote. O livro é incrivelmente bem escrito, e só consigo ficar admirada com o talento do escritor.

Para quem quer um texto com total compromisso jornalístico, existe uma problemática sobre o grau de veracidade de alguns relatos, mas nada que impeça a leitura. Por outro lado, é importante ressaltar os gatilhos presentes no livro - todos, basicamente.

Daniela742 21/09/2021

Inovador
O trabalho de Truman Capote nesse livro é maestral! Ele consegue reconstituir perfeitamente os acontecimento e conduz a história de uma forma instigante e super curiosa, tudo isso feito com uma escrita fluída e bem trabalhada.

Em muito momentos lendo a história esquecia que tudo que estava sendo contado fazia parte de uma história real e quando me dava conta da bruta realidade a aflição era certeira, pois os detalhes, os perfis e o conjunto da obra é extremamente imersivo e transmite tão bem, sem apelar para o sensacionalismo, o impacto dos acontecimentos.
Joao 21/09/2021minha estante
Perfeita a tua resenha. A narrativa de Capote nesse livro é um espetáculo.

Valéria Cristina 31/08/2021

Romance de não ficção
Truman Capote chegou a Holcomb um mês após o crime, após ler uma notícia curta sobre o caso no New York Times[2]. Ele entrevistou familiares das vítimas e do assassinos, recolheu documentos oficiais, leu cartas e diários, observou, assistiu ao enforcamento dos criminosos. O autor tornou-se bastante próximo de Perry Smith, com quem teria tido um relacionamento amoroso. Com as informações coletadas, o autor escreveu um "romance não-ficcional", considerado a primeira obra do New Journalism.

Em 25 de setembro de 1965, a revista The New Yorker publicou o último dos quatro capítulos escritos por Capote sobre o assassinato da família Clutter. Batendo recordes de vendas da revista, em janeiro de 1966 o romance saiu em formato de livro.

Em 2005, o filme Capote, com Philip Seymour Hoffman (vencedor do Prêmio Oscar de melhor ator pela interpretação de Truman Capote) conta o desenvolvimento do livro como foco principal do filme.
Fonte: Wikipedia

anapno_ 11/08/2021

O relato de um brutal assassinato!
O romance de não-ficção escrito por Truman Capote me fez vivenciar com muita nitidez o crime hediondo que tirara a vida dos quatro membros da família Clutter, cometido por Perry e Dick, e também suas consequências e desfecho.

Primeiramente, gostei muito da escrita do autor, transformar um fato real em um romance tão bem detalhado e envolvente é para poucos!

Meu único problema com o livro foi ter achado ele um tanto arrastado em certas partes, achava meio cansativo.

Mas os detalhes deste livro são muito ricos, bem estudados, o que dá ainda mais autenticidade ao romance de Capote, bem como a curiosidade em saber como tudo termina.

Luzimara.Santos 23/07/2021

Li por causa da faculdade, não sei se de outra forma chegaria até esse livro, e foi uma grata surpresa. Uma narrativa viciante, personagens muito bem construídos e uma história cheia de ação, que ainda por cima é uma história real. Eu amei e fiquei com gostinho de quero mais.

Ju 21/07/2021

A Sangue Frio é uma referência do Jornalismo Literário: como contar uma história, apresentar os fatos em suas várias perspectivas, sem emitir um julgamento.
Já assisti vários documentários sobre crimes reais, mas a forma como Truman Capote contou a trajetória dos assassinos e suas vítimas até o acontecimento, para mim, foi de uma profundidade inédita.

Confesso que a história ficou comigo vários dias após a leitura, e mais do que pela comoção em relação à perda daquelas vidas, mas principalmente pelos motivos que levaram dois jovens a fazer o que fizeram e como lidaram individualmente (e entre eles) com o ocorrido.

graci 06/07/2021

não é livro, é arte
uma aula de escrita, uma aula de narrativa! ficou marcado em mim!