A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Renan Braga 23/04/2022

Foi difícil engrenar no início, acredito que por se tratar de uma extensiva construção de personagens que ainda não sabíamos em que tipo de trama eles estariam envolvidos. Nunca havia lido nada do gênero jornalismo literário e confesso que fiquei impressionado com a quantidade de detalhes que Capote consegue nos entregar sobre os acontecimentos. O livro levanta discussões polêmicas acerca da exclusão de culpabilidade do portador de doença mental por ser incapaz de se responsabilizar por seus atos (inimputável), assim como a eficácia da pena de morte na redução da criminalidade.

Carolina1536 21/04/2022

Sensacional
Em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos, a família Clutter foi brutalmente assassinada dentro de sua própria casa. O crime causou um grande terror nos moradores da pequena cidade do interior do Kansas, onde anterior ao crime, não fechavam as portas de casa nem durante a noite.
A triste notícia do assassinato da família chamou a atenção de Truman Capote e o levou até Holcomb, onde entrevistou as pessoas e acompanhou os desdobramentos do caso.
O livro é extremamente bem escrito e recheado de detalhes, o autor acabou desenvolvendo uma relação com os criminosos e devido a isso consegue nos trazer os seus sentimentos e suas motivações. Acompanhamos tudo que aconteceu antes, durante e após o crime, com detalhes surpreendentes.
Livro sensacional!!

Macys 18/04/2022

Ótimo jornalismo literário
É uma história verídica muito triste. Capote conseguiu contar uma história sangrenta, revelando apenas os pontos importantes, mantendo mistério e privacidade de pessoas envolvidas no acontecimento.

Ellen Rayane 11/04/2022

Que escrita boa!! Um livro cheio de sentimentos conflitantes, cheio de profundezas da mente e comportamento humanos!!
Eu amei e fiquei muito curiosa pra ler outros livros do Truman Capote!
Leiam os clássicos...

Thais 10/04/2022

Leitura envolvente
O tipo de enredo que vc conhece o final, mas mesmo assim não pára de ler, porque está envolvido na narrativa do autor.
Cria o interesse em saber mais do contexto, que vai muito além de um simples assassinato, mas toda uma história de vida que levaram os personagens a cometerem tamanha atrocidade a ?sangue frio? mesmo.
Tb gostei da forma que Capote acrescenta outros acontecimentos paralelos ao caso, demonstrando que apesar de ter sido cruel, não era raro naquela época, mas bem comum.

Piter 05/04/2022

EXPERIÊNCIA NOVA
Li para um trabalho da faculdade. Plotwist: foi incrível!

A Sangue Frio é uma das obras pioneiras para o Jornalismo Literário, onde ferramentas do storytelling se unem com a precisão de informações da não-ficção. No livro, há a tentativa (e sucesso) de ficcionalizar fatos, de criar um estilo de escrita em que se pudesse sair da objetividade racional da reportagem clássica, para algo que o autor (Truman Capote) sabia ser possível fazer através do romance: cultivar a emoção dos leitores.

Somos trazidos até o cotidiano da até então pacata Holcomb, interior do Kansas. A quietude típica da cidadezinha onde seus 270 habitantes dormem sem trancar as portas é abalada pelo assassinato de uma família prestigiosa: os Clutter. Quatro dos seis membros foram mortos "a sangue frio" na madrugada de uma sexta feira 13. Entre eles, o exímio sr. Clutter, a esposa depressiva Bonnie, dois de seus filhos: a brilhante Nancy e Kenyon, o inventor. Acompanhamos a trajetória de seu último dia, bem como o caminho trilhado pelos assassinos Perry & Dick até chegarem à fazenda da família. Após a violência daquela noite, Holcomb fecha suas portas, ativa seu medo e começa sua investigação.

A narrativa de Capote nos transporta para dentro de um suspense em que sabemos o que vai acontecer no final, mas o choque não deixa de ser inebriante. É a história sobre o desmonte genealógico de uma cidade, a crueza da violência, a ambiguidade da moral. A mente dos matadores se torna um abismo em que o leitor pode cair se tentar agarrar as flores da borda. Até quando o ambiente hostil faz o criminoso? Quais os níveis da insanidade e frieza humanas? Isso tudo alça o perfil psicológico dos vilões, englobado pelo escritor desde a última migalha de sua infância, até a conduta psicótica da vida adulta.

Pontos negativos: pode-se dizer que a escrita adotada já não é tão usual. O show don't tell tão falado atualmente é dispensado; talvez por causa do próprio caráter jornalístico o qual texto tem. Prepare também a paciência, pois o nível de detalhes descritivos da vida e dos ambientes será levado à exaustão.

Sendo assim, temos o sentimento de estar lendo um romance policial em vez de uma longa reportagem jornalística. Capote trabalhou com maestria a apuração dos fatos, interpretou-os, coletou a vida dos seus personagens e a traduziu na forma de palavras. Acima de todas as polêmicas, este exemplar do Novo Jornalismo transformou a perspectiva da imprensa nos anos 60, e tratou, com linguagem lúdica, de um dos casos mais brutais na história dos EUA, ocupando o lugar de importante documento criminal.

Thiago275 31/03/2022

Excelente!
Publicado pela primeira vez em 1965, em quatro partes, na revista The New Yorker, e em livro no ano seguinte, A Sangue Frio é, nas palavras de seu próprio autor, um “romance sem ficção”.
Em 1959, numa cidadezinha perdida no Kansas, a família Clutter é encontrada brutalmente assassinada por tiros de espingarda. Pouco tempo depois, Truman Capote se depara com uma pequena nota sobre o ocorrido e resolve escrever um livro sobre o tema. Faz as malas, vai para o Kansas, passa um ano e meio fazendo entrevistas, mais cinco anos acompanhando os desdobramentos do caso, e o resultado é um livro considerado um dos melhores (ou o melhor) exemplo de jornalismo literário de todos os tempos.
Capote não se contenta em narrar um crime. Nem mesmo, na minha opinião, escreveu um livro de mistério. Ele procura, através de uma arguta observação e uma narrativa certeira, mostrar como o ser humano pode se rebaixar ao mais degradado nível, e as consequências que isso pode trazer.
Aqui acompanhamos não somente os passos da família Clutter antes de ser assassinada, nem somente a perseguição aos assassinos (o que qualquer livro faria). Mas vemos, por exemplo, a reação dos primeiros homens que encontraram os cadáveres e a repercussão do crime em lugares tão díspares quanto uma agência de correios ou um púlpito de igreja.
Capote foca em detalhes que passariam despercebidos por um escritor menos talentoso: dois gatos revirando o lixo de uma praça enquanto uma multidão se reúne para ver os criminosos finalmente revelados; um esquilo que vem todos os dias à cela de um dos assassinos e acaba domesticado.
Maldade, insanidade, pena de morte, infâncias desestruturadas, sonhos desfeitos. Tudo isso permeia esse livro e as vidas de seus personagens. A pecha de “romance sem ficção” é aceita por alguns e considerada uma farsa por outros. Mas, ao fim e ao cabo, isso é o que menos importa. O que ninguém pode negar é a qualidade da escrita de Capote, sensível e comovente em alguns momentos; terrível e dilacerante em outros. Assim como a própria história que ele se propôs a contar.

Carol Fogaça 13/03/2022

Eu lembro, que na faculdade os professores citavam sempre que possível o livro. O que me gerou interesse em conhecer a história é o autor ,um dos pontos principais é que a história é baseada em fator reais.
Super recomendo a leitura principalmente, para estudantes de jornalismo.

Flavia Flavitchia 13/03/2022

Truman Capote foi um gênio!
Há cerca de 10 anos eu estava na faculdade de jornalismo e lembro de minha antiga professora Lucimar, nos indicar esse livro como referência de jornalismo investigativo.
Ela estava certíssima!
Munido apenas de sua memória e observação, Capote, escreveu um relato brilhante e chocante a cerca de um crime ocorrido em 1959; 4 pessoas de uma única família foram brutalmente mortas e os assassinos condenados à morte.
Onde? Quando? Porquê? Como e quem?
O autor traça o perfil dos criminosos, a cidade, as vítimas...

Obra prima ?

Juh Gonçalves 20/02/2022

Leitura boa, mas cansativa
Apesar de ser extremamente interessante ler sobre o crime, a história fica cansativa vez ou outra.
Te prende ao segurar a informação de como os assassinatos ocorreram até mais da metade do livro. Porém, insiste muito em tentar mostrar um possível lado bom nos criminosos, especialmente o Perry.
Como estudante de jornalismo, admiro a qualidade da escrita e da riqueza de detalhes e informações colhidas durante a apuração do caso. Como leitora, creio que muitas informações poderiam ter sido deixadas de fora e só serviram para dar volume ao livro.

Max 03/02/2022

Dando origem a um novo gênero, o qual Truman Capote designou como Romance Sem Ficção, o autor entrega um relato incrível do crime que ocorreu em Holcomb, nos Estados Unidos.
A leitura permite uma imersão no caso real, que chocou o país pela sua brutalidade e pro seu desfecho.

Mila 21/01/2022minha estante
Gente não tô sabendo usar esse app , todos os livros são pagos ?

Paula.Juca 13/01/2022

Mediano
A escrita de Truman é muito boa, tão boa que a meu ver ele tenta convencer o leitor do começo ao fim do livro que um dos assassinos, Smith não era tão ruim assim e isso me deixou perturbada.
A história narra um homicídio que chocou o estado do Kansas, dois rapazes assassinam brutalmente uma família. Tinha tudo pra ser um livro excelente mas não funcionou pra mim por duas razões, primeiro: não confio em histórias de repórter e segundo: ninguém pode ter algo de bom a oferecer para a sociedade após assassinar a sangue frio uma família inteira de pessoas de boa índole, cristãos, trabalhadores... Como foi o caso da família Clutter