A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Maiara.Alves 10/11/2019

Jornalismo e romance se unindo para criar uma obra única
Um romance de não-ficção, o mais conhecido trabalho de Truman Capote. Eu já esperava gostar da leitura, apenas elogios era dados a esse clássico. Mas lê-lo é sim uma experiência e tanto. A forma como o romancista e o jornalista se misturam faz ser único o livro. Para quem gosta de jornalismo, para quem gosta de romance criminal, para quem gosta de um livro bem escrito é uma ótima pedida. Ao se debruçar na pesquisa e investigação de um caso real de assassinato ocorrido no Kansas em 1959, Capote traça um perfil gracioso e ao mesmo tempo profundo de cada personagem, ao mesmo tempo em que desenvolve uma prosa rica e deliciosa de se ler. É uma obra prima da literatura universal.

Codinome 14/01/2020

Um pouco sobre "A sangue frio"
Sou suspeito para falar de um gênero policial: normalmente a chance de um livro desse tipo me ganhar é fácil. Em 2019, por exemplo, dos 9 livros que li, meu preferido foi um policial: o prestigiado “A trilogia de Nova York”, do americano Paul Auster. No caso de agora, também é de um americano: o jornalista Truman Capote.

Ainda nesse âmbito do romance policial, uma boa obra desse gênero (pelo menos para mim) é aquela que consegue trazer novas problemáticas e embocaduras nesse terreno que já foi manejado por diversos grandes escritores desse tipo de narrativa. Em “A sangue frio”, a própria concepção do livro já é um grandioso diferencial, não só nesse ramo literário, mas na literatura em geral.

A história aconteceu de fato e não é spoiler (embora pareça) esse resumo: em 1959 ocorreu o assassinato de uma família inteira na cidade de Holcomb, localizada no estado do Kansas. O estranho caso, que não deixou suspeitos claros à primeira vista e nem supostas motivações para o crime, atraiu o jornalista Truman Capote para a região. Se não me engano, ele ficou cerca de 5 anos acompanhando o desenrolar dessa investigação. Aliás, a relação de Capote com essa pesquisa já dá uma bela de uma história real a parte: indico o filme “Capote”, de 2005, que traz um ótimo retrato dessa situação e do polêmico escritor (hoje quando faço minhas pesquisas sobre o autor, pois sempre gosto de saber quem está por trás do livro que leio, vejo que ele ainda gera muitas controvérsias).

Voltando à literatura, pode-se dizer que ele conseguiu a proeza de inaugurar, pelo menos formalmente, o jornalismo literário: que é tratar de um tema que ocorreu de verdade (ou seja, o trabalho de um jornalista) utilizando-se da riqueza literária em contar histórias; sendo publicado em quatro partes, na revista The New Yorker, em 1965. E é nesse ponto, na concepção do livro, que ele coloca o gênero policial em outro nível; pois a leitura que fazemos fica, inevitavelmente, diferente: tocou-me mais, pois a brutal situação ocorreu de verdade na remota cidadezinha do Kansas, não foi algo inventado, embora, muitas vezes, pareça que seja.

Pensando na relação que ele tem com outros livros que já li, posso citar alguns: o início de “A sangue frio”, devido à intercalação de duas histórias que se convergem e também pelos personagens Perry e Dick, lembrou-me um romance policial chamado “Killshot”, de Elmore Leonard. Tanto Perry quanto Armand Degas possuem traços indígenas e acabam sendo “vilões” nas duas histórias.

“Crime e castigo” (Dostoiévski), um clássico da literatura russa, também apareceu em minha memória por essa linha narrativa que caminha do crime para o castigo. E, mais próximo ao fim, a ambientação do tribunal e o julgamento dos assassinos me recordou a segunda parte de “O estrangeiro” (Camus).

Um livro que tem um traçado narrativo muito bom, bem escrito e que me prendeu. Para muitos, um clássico logo ao ser lançado.
Giann0 28/01/2020minha estante
A Trilogia de Nova York é incrível

Codinome 28/01/2020minha estante
Siiiim!!!!

Giann0 28/01/2020minha estante
Comecei a ler A Sangue Frio hoje e não consigo parar. Que livro!!!!

Codinome 29/01/2020minha estante
:) :D Que bom que está gostando!!

Guilherme.Silva 09/02/2020

- O assassinato da família Clutter, no Kansas em 1959
- História do crime até execução dos assassinos
- A Família: Pai, mãe e casal de filhos mais novos, amarrados, amordaçados, o primeiro degolado e em seguida, assim como todos os outros, morto a tiro de espingarda na cabeça.
- Perry e Dick, os assassinos, planejaram um assalto sem testemunhas, acreditando ter um cofre escondido que não existia.

- Capote passou 6 anos para escrever esse livro, colhendo testemunhos dos moradores da pequena cidade, dos investigadores e com mais afinco dos próprios assassinos. Em momento algum o narrador (Capote) interfere com opiniões, ele tem a habilidade de moldar a personalidade de cada personagem, principalmente os assassinos, somente com os relatos colhidos. Percebi que há uma predileção por Perry, ao pesquisar descobri não ser o único a achar, há muitas histórias de como era a relação de Capote com o criminoso. Verdade ou não, essas histórias, e não são poucas, tornam o livro ainda mais interessante.

wevertonaguiiar 26/03/2020

Um romance perfeito
Esse é um livro absolutamente perfeito do ponto de vista literário. Apesar de algumas polêmicas em relação a veracidade do que foi posto no livro pelo autor, o livro enquanto romance é simplesmente incrível.

Ninguém começa a ler esse livro sem saber de todo o seu contexto, porém, se alguém fizesse isso poderia facilmente confundi-lo com um romance, que é basicamente a essência e intenção de Capote.

As discussões levantadas pelo livro e pelo autor são incríveis. Pena de morte, violência, realidade material etc. Eu apenas gostaria de sentir mais o autor dentro da história, tendo em vista que ele passou mais de seis anos escrevendo e desenvolvendo a história. Vi e ouvi algumas resenhas do livro que parecem que simplesmente não pegaram a essência do livro.

Alguns resenhistas tentaram eximir o Capote de romancear com segundas intenções a vida de um dos criminosos, Perry. É evidente a tentativa dele aqui, porém, eu jamais conseguiria ver isso como algo ruim. E não, Perry definitivamente não estava relatando os assassinatos como se tivesse ido comprar uma banana na feira. Dá pra sentir, em alguns momentos que ele se arrepende e realmente sofre pelo acontecido. Em outros, isso não fica tão evidente. Mas isso só ajuda a criar uma certa ambiguidade que permeia praticamente todo o livro.

Enfim, ?A Sangue Frio? é um excelente livro e deve sim ser lido.

giio 27/03/2020

Favores Vulgares é melhor
O livro é legal, bem escrito, mas a história foi um pouco monótona, quase chato.

Esperava mais. quando me indicaram, fizeram uma propaganda muito grande, muitos elogios. Achei um livro normal, muito descritivo, parecido com uma matéria de jornal, impessoal, sério e enorme.

É um bom livro mas não houve supresas nem emoções. Foi como ler uma reportagem por 8 horas sobre a mesma coisa.

Pra quem gostou, recomendo fortemente ler o Favores Vulgares, que segue o mesmo estilo, formato e linguagem sobre a morte de Gianni Versace. Bem mais emocionante, e talvez, pesado, na minha opinião.

LucasGranadeiro 06/04/2020

Documentário do caso em forma de livro.
Truman Capote junto de Harper Lee, fizeram um excelente trabalho nesse livro, foram 6 anos colhendo depoimentos, conversando com os assassinos da família Clutter, a reconstituição do crime realizada juntando todos os elementos é perfeita você se sente dentro da cena. Sem dúvidas é uma história altamente imersiva e mesmo o livro tendo em torno de 500 páginas, você lê bem rápido. Recomendo aos amantes de "true crime".

sara 24/06/2020

Genial
Existe uma razão pela qual alguns livros se tornam clássicos memoráveis para o resto de toda a história humana enquanto outros desaparecem. E eu tenho certeza que daqui a dois mil anos esse livro em específico vai continuar sendo mencionado, referenciado, lembrado.
A realidade nua e crua desse livro é um espelho perfeito da vida real. Todos nós conhecemos pessoas como as mostradas lá. Esse livro é sobre a natureza humana, que mesmo em sua simplicidade é incrivelmente complexa.
Provavelmente o mais bem escrito que já li. O mais real que já li. Um dos que realmente me fez refletir. É simplesmente soberbo. Se estiver na dúvida, leia. Não existe outro livro igual a este.

Conça 03/07/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Truman Capote nasceu em Nova Orleans, em 1924. Escreveu dez livros, entre peças de teatro, romances e perfis jornalísticos. Debilitado pelo álcool e drogas, morreu em Los Angeles, em 1984, após uma parada cardíaca.

A sangue frio conta a história dos quatro membros da família Clutter, brutalmente assasinados em novembro de 1959 numa cidadezinha perdida no Kansas, bem no centro dos Estados Unidos, e dos dois criminosos, executado cinco anos depois.

O livro define como temática um romance sem ficção. Apesar de ser uma história profunda e perturbadora, tem uma narrativa envolvente que desafia o leitor durante toda leitura a se questionar: O que levou esses dois criminosos a cometer tal barbaridade?

Os personagens são sub-humanos, com traumas terríveis na infância, mais Perry do que Dick, denota distúrbios na formação de suas personalidades e de seus caráter doentio.
No começo da leitura dá entender que Dick seja mais monstruoso do que Perry. Mas, veja bem, não que Dick não seja, na minha opinião todos dois são, só que, em níveis diferentes. Em momento algum eles conseguem me sensibilizar para atenuar seus desvios de condutas.

Inclusive a obra desperta sentimento de revolta, ao mesmo tempo que, impressiona o que se passa na mente de um criminoso que tem total discernimento entre o mal e o bem, como entre certo e errado. Na minha opinião ambos eram inteligentes, só na canalizaram na direção correta.
Um dos principais pontos que chamam atenção são os outros personagens criminosos inseridos no contexto, dando ênfase do ponto de vista dos psiquiatras como funciona um mente insana. A partir desse embasamento conseguimos entender Perry e Dick e seus níveis de distúrbios mentais.

Um aspecto relevante que traz um certo desconforto e até mesmo uma indignação, é o direito de recursos possíveis para reabertura de um novo julgamento para crimes dessa natureza.
Entendo que, são as leis de igualdade para todo e qualquer cidadão e por consequência devemos respeitar. Mesmo assim, não posso deixar de registar que me incomoda.

Recomendo essa obra rica que apresenta nutrientes suficientes para entender a psicologia da mente dos criminosos.

Vinicius Ciongoli 06/08/2023

Clássico
O maior clássico do jornalismo literário e uma obra prima que te faz apaixonar-se pelo gênero de não ficção mas ao mesmo tempo te faz sentir péssimo pela história narrada e pela narração extremamente crua e verdadeiramente.

O livro que me fez estudar jornalismo na faculdade.

Thay 30/08/2020

...
Achei o livro profundamente triste, os muitos detalhes que para alguns pode parecer desnecessário, ao final do livro são extremamente vitais para compreensão da trama e seu desenrolar... A leitura faz refletir sobre a sociedade, e de todas as nossas falhas, recomendo.

E-Mozart 19/09/2020

Algumas partes é de gelar o sangue
Basicamente o livro é sobre a história de dois assassinos confessos que mataram a sangue frio uma família numa região rural, no oeste dos Estados Unidos. Capote nos apresenta uma história que mescla narrativas de fatos reais com a estética literária. Alguns fatos e outros personagens assassinos que conhecendo ao longo da leitura é de cair o cu da bunda de tão aterrorizante.

Fran 16/10/2020

Clássico
Não sei nem o que dizer, além de tudo o que já foi dito sobre esta obra. É um clássico, muito bem escrito, esmiuçado e um marco tanto para o jornalismo, quanto para a literatura, apesar de todas as polêmicas que vagueiam os métodos de Capote.

Jenni Pradera 27/10/2020

Incrível
Li na faculdade e reli esse ano e esse livro continua incrível!
Se quiser aprofundar mais ainda nessa história, aconselho a assistir o filme também.