Filhas do Segundo Sexo

paulo francis

Resenhas - Filhas do segundo sexo

(lidos só 2021 em diante) 14/09/2021

Muito mal escrito
Misericórdia. A parte 1 até chegaria a ser interessante pela peculiaridade da escrita, mas na parte 2 consegue piorar. O problema desse livro é a narrativa, a ortografia, a construção das frases - seja o estilo do autor ou não, é ruim demais.

Jezzy 19/06/2020

Mais do mesmo pedantismo
Paulo Francis, como muitos autores brasileiros de sua época, peca pelo exagero.

As duas novelas que compõem o livro só podem ser creditadas ao mesmo autor, por terem em comum o uso exagerado e artificial de gírias e palavrões - característica que ajuda a deixar o texto datado.
Enredo mais do mesmo que gera pouca reflexão.
As exceções ficam a cargo exclusivamente da segunda novela, que aborda de forma menos pedante as questões mais realistas da protagonista.

Leitura rápida, mas pouco interessante e sem cadência. Válido pra dizer que leu alguma coisa...

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

Autor: Paulo Francis.

O livro traz duas novelas. , Francis conta a história de uma jovem bonitona e de inteligência limitada lá da década de 50 do século passado, que deseja se arranjar na vida casando com um figurão. Para realizar esse sonho, a moça aceita tudo. Até o dia em que a paciência vai para as cucuias. Já em "Clara, clarimunda...", a protagonista é mulher contemporânea, inteligente, graduada e pós-graduada, que abandona a carreira para dedicar-se ao casamento e ao maridão, também inteligente, graduado e pós-graduado. Apesar de toda a erudição, o casamento vai naufragando como no mais barato dos folhetins e Clara vai empurrando com a barriga. Seus diplomas não a certificam para lidar com situações assim tão subjetivas. Só que Clara vai encontrar razões para fazer a casa cair.
Como era de se esperar, Francis espalha seu humor ácido por todas as páginas do livro, numa crítica ferrenha à hipocrisia da sociedade brasileira e ao nosso resistente machismo cultural.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8589362248

Demas 24/03/2009

Paulo Francis quer a libertação das mulheres
O livro traz duas novelas. Em "Mimi vai a guerra", Francis conta a história de uma jovem bonitona e de inteligência limitada lá da década de 50 do século passado, que deseja se arranjar na vida casando com um figurão. Para realizar esse sonho, a moça aceita tudo. Até o dia em que a paciência vai para as cucuias. Já em "Clara, clarimunda...", a protagonista é mulher contemporânea, inteligente, graduada e pós-graduada, que abandona a carreira para dedicar-se ao casamento e ao maridão, também inteligente, graduado e pós-graduado. Apesar de toda a erudição, o casamento vai naufragando como no mais barato dos folhetins e Clara vai empurrando com a barriga. Seus diplomas não a certificam para lidar com situações assim tão subjetivas. Só que Clara vai encontrar razões para fazer a casa cair.