Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

cindybeverly.ro 29/03/2024

Uma leitura diferente!
Esse livro foi uma experiência bem diferente. A história é interessante, apesar de ter demorado um pouco para me adaptar aos personagens, a escrita me envolveu de certa forma na obsessão, no plano, na teor vingativo de Ahab e isso eu achei muito legal pois é uma leitura extensa e me deu uma motivação para continuar. Em alguns momentos fica uma leitura um tanto cansativa mas vale a pena insistir.

Ludmila Santos 26/03/2024

O livro é muito bom. Relata como era a pesca, define bem os personagens e conta com ótimas referências. Porém é um pouco entediante certos capítulos pois contem certos detalhes que não são tão necessários para a história.
O final em si é triste,principalmente a sede de vingança excessiva. E também a procura do jovem Gardiner, traz um ar de melancolia.

JanaAna90 24/03/2024

Uma história tão conhecida e ao mesmo tempo tão surpreendente, porque ler como Merville escreve torna a história inédita, divertida, técnica e impactante.
A história é narrada por Ismael, um marinheiro que faz parte da tripulação do navio baleeiro Pequod, comandado pelo obscuramente carismático Capitão Ahab. Ishmael é um narrador que se envolve em tudo, cômico, sagaz, crítico e realista.
Ahab é um capitão obcecado pela busca da baleia branca, Moby Dick, que arruinou sua perna em uma batalha anterior. Esta obsessão leva a tripulação em uma jornada louca e misteriosa pelas éguas, uma busca que se torna uma luta existencial e metafórica entre o homem e a natureza, entre a vontade humana e os mistérios do universo.
O mais marcante de "Moby Dick" é sua riqueza temática. Embora seja uma história sobre uma baleia e uma perseguição marítima, o livro aborda uma variedade de temas, incluindo a obsessão, o destino, o bem e o mal, a natureza da loucura e a luta do homem contra forças superiores. Melville entrelaça mitologia, filosofia, religião e ciência para criar uma narrativa densa e multifacetada que ressoa além do contexto marítimo.
Melville consegue criar personagens memoráveis em uma única história, como não se encantar e odiar o enigmático Ahab? Amar e vibrar com o sábio Queequeg? E o que dizer do nosso querido narrador Ismael, que enfrenta a fúria do mar e Moby Dick, para nos contar a história com uma profundidade e sutileza tão bela e poética?
Além disso, "Moby Dick" tem várias digressões e excursões literárias ao longo da his
Melville interrompeu a narrativa principal com capítulos inteiros dedicados a temas aparentemente não relacionados, como a anatomia da baleia, tratada sobre o óleo c e reflexões filosóficas. Essas digressões, embora cansativas em um primeiro mome trazidas para a riqueza da obra, fornecem insights sobre os temas subjacentes e enriquecem a experiência de leitura.
Em alguns momentos a narrativa é sim lenta e os detalhes técnicos sobre a caça à k chato e entediante, mas para defesa dessa caçada digo que a viagem aos mares pr de Moby Dick vale a pena cada digressão, vale a pena o encanto dos personagens, reflexões profundas sobre a natureza humana. Concluir acreditando que estive ness viagem, que conheci os tripulantes do Pequod e de que ficaria mais tempo ouvindo I com suas histórias. Tive a sensação de que Melville não disse tudo ou eu quem fiqu um gosto de quero mais.

Mario Dias 23/03/2024

"Moby Dick" ou "Como navegar em um navio baleeiro".
Não sou de escrever resenhas sobre livros que leio, mas não poderia deixar esse passar: "Moby Dick" é um grande livro (em diversos aspectos) que se assemelha (e muito) a uma grandiosa viagem de navio. Assim como em uma jornada marítima dentro de um navio baleeiro, o livro apresenta momentos intensos e emocionantes, como as perseguições às baleias e tentativas de espantar alguns tubarões, que mantêm quem está lendo vidrado na história, sem vontade de parar de ler uma página sequer.
No entanto, há (muitos) momentos de calmaria, onde nada de muito excitante acontece, refletindo a rotina monótona e repetitiva da vida a bordo de um navio baleeiro. Tudo isso pois Melville inclui muitos capítulos técnicos sobre baleias, navegação e história marítima (às vezes alguns capítulos inteiros para falar apenas sobre a névoa dispersada pelas baleias ao respirar na superfície). Esse detalhamento técnico pode cansar alguns leitores, mas ao mesmo tempo enriquece a experiência daqueles que começam a se interessar pelo assunto (aprendi diversos termos náuticos e curiosidades cetáceas nesses longos capítulos que mais pareciam uma enciclopédia baleeira).
Esses detalhes técnicos proporcionam uma profundidade e autenticidade à narrativa, fazendo com que o leitor se sinta imerso no mundo da caça às baleias e na vida no mar e faz com que ficção e realidade se misturem. Citações de autores, termos científicos e diversos relatos trazem um ar de autenticidade ao que se lê, tornando o que antes poderia ser cansativo em algo interessante a se descobrir como termina.
No geral, Moby Dick é uma obra desafiadora como uma boa viagem em meados do Século XIX deveria ser, que oferece uma experiência de leitura repleta de altos e baixos como uma boa maré, mas que, no final, deixa uma marca na mente daqueles que se aventuram por suas páginas.

Le 18/03/2024

A luta contra Moby Dick
Hj finalmente terminei esse clássico da literatura. Moby Dick mudou a minha vida? Não. Eu precisava ler Moby Dick? Não. Mas Herman Melville é um grande autor sem sombra de dúvida e sua proza aqui me marcou. A leitura é como o balançar das ondas, hora vc ama, hora odeia, mas gostei do que odiei no caso; é difícil, tem que ter paciência em uma verdadeira luta contra o mal representado em Moby Dick, ou uma luta contra nós mesmos? Enfim, valeu a pena.

Lena.T 17/03/2024

Uma obra de arte
Minuciosa em sua descrição? o que em alguns momentos torna a leitura mais lenta e refinada. Sem sombra de dúvidas é um daqueles livros que todos devem ler ao menos uma vez na vida. O que falar dessa edição da antofágica?! Um verdadeiro espetáculo! Muito feliz e grata por concluir a leitura desse grande clássico, e compreender o merecimento de sua fama??

Boa leitura ?

VitAria1331 16/03/2024

Mobydick ?????
Olha, não posso dizer que foi horrível, mas também não foi muito legal. Eu ri muito no começo, porém a partir de um ponto, a única coisa que você vai querer ao ler esse livro, é pular a maioria das páginas, porque é muito descrição desnecessária. ( e eu pulei ) Porém, é um livro bom, que algumas vezes nos faz sentir como se estivesse lá sabe? Enfim, é isso.

Dominic nic nic 13/03/2024

Eu fiquei obsecada por essa história junto com Ahab. A obsessão dele, a caçada, os personagens, as relações um tanto homoafetivas, tudo me fascinou. Mas admito que em certos momentos queria que Ismael só cala-se a boca sobre baleias e contasse a história.

Bela Ribeiro 12/03/2024

Muito complicado, é bem arrastado, demorei, quase um ano para ler, mas em si ele é bom, bem complicado mas é bom

André 12/03/2024

Esplêndido
Moby Dick foi o livro mais "diferente" que já li e um tanto difícil. Demorei bem mais que o habitual para concluí-lo. Entretanto é uma leitura que recompensa a insistência. Os personagens são memoráveis, cada qual com personalidades e pontos de vista distintos. Amei os capítulos sobre as características de cada baleia. Já o final... O final realmente me surpreendeu.
Eu sabia que uma determinada situação aconteceria, mas não esperava que aquela fosse apenas uma pequena parte do todo.

Uma obra que vale muito a pena!

Ana 10/03/2024

Diferente de Ahab, Moby Dick não me venceu. Melville sustentando a literatura estadunidense toda numa história de obsessão e ironia.

Adriana791 09/03/2024

Estou me desafiando a ler vários clássicos e, mesmo sabendo que Moby Dick não seria uma leitura fácil, dediquei a semana a desbravar os mares junto com o Pequod, o capitão Ahad e o narrador Ismael.

Eu estava certa em ter adiado a leitura, pois não a teria vencido há alguns anos.

Já tinha lido e amado Bartebly, do Melville, há algum tempo.

Moby Dick é mais que uma história de aventura, é muito sobre desafios, busca espiritual e filosofia.

A obsessão do capitão Ahad em se vingar da baleia que o privou de uma das pernas nos remete a nossas pequenas obsessões diárias. Nos faz pensar em quão importantes são nossos objetivos na vida.

Outro grande ponto que me pegou foi a própria caça às baleias. Ao mesmo tempo que me indigna e me faz torcer pelas baleias o livro todo, me faz refletir sobre nossa hipocrisia. Até que ponto a vida da baleia é mais importante do que a dos animais dos quais nos alimentamos até hoje? Claro que a magnificência das baleias e o fato que essa caça desenfreada por tanto tempo está levando a espécie à extinção (a caça às baleias ainda é praticada legalmente no Japão, Noruega e Islândia).

Enfim, é uma obra prima que vale a pena ser lida e refletida.

Só não dou nota máxima pois as partes descritivas e técnicas são realmente muito cansativas.
Fabio909 09/03/2024minha estante
???