Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


771 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Nathalia222 04/12/2023

"A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena"
O livro traz uma representação do narcisismo e fanatismo humano de uma maneira incrível, personagens memoráveis e uma narrativa interessante.
comentários(0)comente



helenaslodk 03/12/2023

O livro começa com Ishmael que quer participar de uma caça às baleias e conhece Abah, o capitão do navio que muitos anos antes teve a perna comida por Moby Dick, uma baleia, depois que Abah tentou matá-la (por que será que a baleia arrancou a perna dele, né...). Mesmo após muitos anos esse louco tenta encontrar a baleia para se vingar.

Não dá pra negar que teve bastante pesquisa envolvendo esse livro por parte do autor, por que é bastante rico em detalhes sobre o funcionamento das baleias, do navio e da caça. O problema é que tem muitos capítulos explicando sobre isso que são inúteis para o enredo em si, o que torna o livro cansativo. Praticamente metade do livro são essas explicações, o auge pra mim foram os capítulos explicando sobre todos os tipos de baleias e suas diferenças e a anatomia das baleias.

Acontece também que no meio disso eu fui ficando com dó das baleias, mesmo que boa parte do livro colocasse as baleias como monstros dos mares etc, principalmente quando descrevia sobre como caçavam e matavam.

O enredo do livro em si é bem interessante, o ruim mesmo foram esses capítulos inúteis para a história.
comentários(0)comente



Gabe_Yoda 21/11/2023

Significado
.
Ler Moby dick é uma jornada por si só. Um calhamaço denso em conteúdo técnico e metafísico. Aliás, qual o significado que essa narrativa trás? Bem, o Ismael acredita que é apenas uma história de algo que aconteceu, mas reconhece que terá alguns que consideram Moby Dick "sendo uma fábula monstruosa ou, ainda pior e mais detestável, uma hedionda e intolerável alegoria."

Quão interessante essa tendência humana de querer ver significado nas coisas. Incluindo também em sua vida. Eventos e padrões que tem que ter uma metáfora, uma analogia por trás. Uma significância. Como se nós humanos só conseguíssemos vivenciar a realidade crua, com olhos de ficção. E Moby Dick alimenta isso com inúmeras chaves interpretativas. Em outras palavras, o significado é aquele que você escolhe.

Não vou mentir, tem vários capítulos que perdem o ritmo com suas exposições sobre cetelogia e detalhes técnicos de caça as baleias, mas na minha interpretação eles fazem sentido. Principalmente, quando eles escondem trechos cheios de "food for thought". É como um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o chocolate pode ser a melhor parte, mas o bolo em si tem a sua parte no sabor.

Recomendo

-----
"[...] Pois assim como esse terrível oceano circunda a terra verdejante, na alma do homem existe um Taiti insular, cheio de paz e alegria, mas cercado por todos os horrores da vida que ele conhece pela metade. Deus te guarde! Não saia dessa ilha, você nunca poderá voltar!"
comentários(0)comente



Gabriella.Baldini 20/11/2023

Fiz essa leitura a um tempo atrás, emprestado de uma amiga, e na minha opinião eu não gostei tanto quanto eu pensei que ia gostar, não é um livro do meu estilo, foi bom ler, li em poucos dias, mas foi uma leitura meio forçada, pra quem gosta de histórias mais de mar, aventuras no oceano, e pouco romance vai gostar, mas eu não gostei mto por não ser meu estilo de leitura.
comentários(0)comente



Rafaelleitao 18/11/2023

Entre o épico e o manual
A narrativa de Moby Dick é densa e entediante, por vezes, excessivamente detalhada em assuntos aparentemente tangenciais à trama central. Melville não economiza em descrições sobre baleias, a pesca de baleias e muitos outros elementos relacionados à vida marítima. Esses detalhes podem parecer excessivos e entediantes para alguns leitores, desviando a atenção do enredo principal e tornando a leitura desafiadora em certos momentos. (Eu acho que esse foi o livro que eu mais dropei e voltei na minha vida)

Além disso, a estrutura do livro, com suas digressões e passagens mais técnicas, pode dificultar a imersão na história para quem espera uma narrativa mais direta e ágil. A busca incansável de vingança do Capitão Ahab contra a baleia branca, embora seja o cerne da trama, muitas vezes se perde entre as divagações e os detalhes sobre a vida marítima, tornando a história mais arrastada do que emocionante para alguns leitores.
comentários(0)comente



Laiza.Mafra 13/11/2023

Eu esperava muito desse livro e infelizmente ele não conseguiu alcançar. O livro não é ruim, mas é cansativo em vários momentos.
cachorro chupetão 14/11/2023minha estante
aí amg, o reconto é maravilhoso e bem mais curtinho




vick 13/11/2023

Um documentário do discovery channel
Basicamente. herman melville tentou me ensinar algo durante todo o livro, acho que ele esqueceu que estava escrevendo uma ficção. mt paia absorver conhecimento enquanto sem entretem. melhore, herman.

tirando isso, não tem mais nada, a estória é uma enxurrada de informações e um capitão maluco que me fez passar raiva. não é tão chato quanto disseram que era, mas é bem razoável, bem mediana, bem esquecível.

e meio irreal também, porque todo mundo sabe que em uma situação trabalhística precária como aquela, a tripulação já teria feito um motim, e se eu tivesse naquele barco, eu iniciaria o motim. ou simplesmente teria empurrado ele no mar durante a noite.
comentários(0)comente



Gabriele66 12/11/2023

Moby dick
O livro é ótimo, muitas vezes pode ser confuso por conta das partes sobre barco, mas isso não atrapalha a história de jeito nenhum.
Foi um livro que eu realmente não esperava gostar, não me arrependo de ter começado.
comentários(0)comente



Marcos774 11/11/2023

Foi um sofrimento, mas valeu a pena
Me considero um leitor ruim, nunca consigo absorver uma obra por completo, sempre me perco nos significados, nas camadas que os autores criam para expressar seus pensamentos, me esforço, mas sempre perco algo nas historias, algo que todos estão vendo menos eu. No meu curriculum de livros não tenho obras tão difíceis, e mesmo assim tenho dificuldades, posso botar a culpa em muita gente, na escola, no qual para mim serviu pra muito pouco, na minha família, pois sou o único que tenta ler, mas fico comigo mesmo, não dá pra ficar por ai choramingando pela minha falta de sabedoria literária. Foi assim que decidi ler Moby Dick. E foi sofrido, demorei três meses pra ler, tinha horas que eu me perguntava o porque de tanto, mas comecei a talvez compreender que tinha algo ali, Melville diz muito coisa, descreve passagens de forma fenomenal, tem horas que da pra sentir a brisa do mar, o cheiro da baleia, "não sei como, mas dá", por mais burro que eu seja, deu pra sentir que estava lendo algo diferente, superior, não é uma historinha de aventura, passa muito além disso, tem camadas, muitas camadas, mais que uma cebola. É claro que não sou besta de tentar interpretar o livro de forma definitiva, tem tantas variáveis, é um desafio.
O que significa a baleia em si? o navio?, os tripulantes?, tanta coisa a dizer, pensar Fiquei feliz de terminar, muito feliz (hahaha), sei que vou carregar essa obra pra sempre. Vou procurar mais analises, interpretações, vou reler trechos, talvez um dia até releia.
O que mais me encantou nesse livro , é refletir o como tem pessoas geniais no mundo, pessoas que veem o que a maioria nunca vai compreender, ideias, formas de transmitir um pensamento, tudo muito original, único. Foi sofrido, mas valeu a pena.
comentários(0)comente



Tamara Ferraz.As3Artes 11/11/2023

Um livro que agrega conhecimento
O livro começa mostrando durante vários capítulos, a descrição das características das baleias e a caça, mostrando os perigos e as dificuldades envolvidas. A obra retrata a aventura dos marinheiros atrás da Moby Dick, um livro que agrega conhecimentos a esse mundo fascinante. Ele ainda é cheio de referências históricas, religiosas e reflexões filosóficas, Vale a pena conhecer esse clássico.
comentários(0)comente



v de vanisse 05/11/2023

Chatíssimo
Tá aí um livro que poderia ter 300 páginas tranquilamente se não fosse o MOMENTO CURIOSIDADE SOBRE BALEIAS que dura o livro inteiro e é bastante cansativo. Chato, chaaaaato.
Eu tava contando os minutos pra baleia destruir aquele barco e a história acabar logo de vez.
Karina 07/11/2023minha estante
Eu compartilho de sua opinião.




cachorro chupetão 05/11/2023

Li e esqueci de marcar
Foi minha primeira HQ, li por obrigação, mas não me arrependo da leitura.

A história é interessante, pretendo ler a obra original futuramente!
comentários(0)comente



Lucas Martins 01/11/2023

As aparências enganam (as vezes nem tanto)
Para começar gostaria de dizer que um dos requisitos para leitura deste livro é a paciência e, neste caso, precisa-se um pouco mais que o usual. Não tem pressa em desenvolver lugares, personagens e situações e as vezes este processo se mostra moroso.
Claro que todas essas coisas se justificam na sua conclusão, ainda mais que eu quando o li o fiz em um Kindle sem saber se o livro estava no final e quando finalmente chegou me impressionei com a conclusão e pensei:" Valeu a pena ler um capitulo inteiro sobre descrição de diferentes tipos de baleias".
No final do livro entendi o por que deveriam ser tão detalhadas as descrições.
comentários(0)comente



Carlos Alberto 30/10/2023

Já havia comentado que a leitura desse livro estava passando por altos e baixos e isso se deve muito em conta pela quantidade excessiva de capítulos sobre descrições de baleias e outras coisas que do meu ponto de vista acabaram não incrementando no desenvolver da estória, pelo contrário, só deixou a coisa toda mais maçante e tediosa fazendo com que a gente queira terminar o livro o mais rápido possível. Muitas das vezes a gente lia um capítulo referente a estória e logo em seguida vinham outros 5 sobre detalhes e “curiosidades” que não incrementavam em nada no desenvolver do livro (a não ser que você realmente goste de saber curiosidades sobre baleias). Como já havia dito durante as atualizações da leitura, esse livro poderia ser resumido a no máximo 200 páginas...
Enfim, depois desse “desabafo”, o que podemos tirar como aprendizado ao ler Moby Dick, é que muitas vezes devemos saber o momento de parar e abandonar certos objetivos irreais ou supérfluos e que na maioria das vezes o que parece ser uma montanha na nossa mente pode ser apenas um grão de areia, como é o caso de Moby Dick na mente do capitão Ahab , que não via Moby Dick como o animal que ele era (apenas uma baleia seguindo seu rumo na vastidão do oceano), mas sim como um demônio que o desafiava e zombava por não conseguir captura-lo.
comentários(0)comente



studygaabss 29/10/2023

O livro completo deve ser mais encantador, mas essa história recontada cumpriu com o objetivo de ser mais simples e direta com os acontecimentos.
Assustador como as pessoas usam a religião com justificativa para seus atos de preconceito contra outros grupos.
Assustador como as pessoas podem ficar cegas de ódio, criando ficções para diminuir sua culpa.
Fiquei interessada em ler o livro original para entender melhor.
comentários(0)comente



771 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |