Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Botrola 07/08/2023

É difícil falar sobre um livro tão profundo e subjetivo como este. A forma que o autor usa a história para passar grandes mensagens é surpreendente, a principal sem dúvidas é como a vingança nos leva a um lugar pior de onde saímos.
Ponto relevante a quem se interessa por essa leitura se da pelo fato de ser extremamente lenta e muitas vezes cansativa, isso ocorre pois o livro não se resume a história principal,se desvia consideravelmente pelas inúmeras mensagens que o autor nos passa,muitas por histórias que apenas depois de refletir conseguimos entender de modo claro aquilo que se foi transmitido. Outro ponto a se considerar é o grande número de capítulos que não fazem muito sentido e que podem ser ignorados pelo leitor sem sentimento de culpa.
Concluindo ?Moby Dick? é um livro excelente mas que deve ser lido com calma e com boa bagagem literária, que não foi meu caso, e por isso tive minha experiência afetada,justificando minha avaliação do livro.

Rosie 05/08/2023

Como Satã, não quis descer até o inferno sem levar uma parte vigorosa do céu.
Como começamos a falar sobre este livro e sobre a baleia mais famosa do mundo? haha

Estive por muitos anos loucamente namorando esta história e não me achando preparada o suficiente para ela. Não poderia estar mais enganada possível!

Moby Dick foi meu primeiro livro de temática náutica e de uma experiência riquíssima.

O livro aborda temas bem interessantes e ele se abre em um infinito leque que vai além do "uma baleia assassina". O livro nos trás cultura, nos trás diferenças, companheirismo, intrigas, religião, leis, anatomia das baleias, os tipos de baleias e suas funções e para que elas servem no mercado.

O Moby Dick por muiiiiitas partes é mais um fantasma ou uma lenda, durante toda a história. Os personagens falam dela, mas nunca à virão pessoalmente, então é só "disseram que..." Como também temos um capitão problemático, com um desejo insaciável de vingança e que claramente ele só poderá viver a vida novamente quando esta cachalote estiver morta.

Ao todo é um livro que demanda tempo e demanda um estudo durante toda a leitura. Típico livro que recomendo já falando "não é um livro sobremesa e sim o prato principal" Este livro precisa ser degustado aos poucos, você precisa prestar atenção nas suas referências, em seus personagens e nas informações técnicas e históricas que o autor coloca no meio do caminho.

Por muitas vezes a frequência do livro cai. A leitura fica pesada, por conta de vários termos técnicos. Um pouco lenta, já que em algumas situações eles não passam por nenhum perrengue. Ás vezes fica curioso, mediante às histórias contadas pelos tripulantes.

Enfim, Moby Dick é um livro que todos devem ler. Um livro que merece releitura. Um livro que trás inúmeros conhecimentos.

Eu tenho um pavor de mar, não suporto escutar nem o barulho de ondas que já me deixa ansiosa. Ler um livro sobre uma baleia, um livro no oceano e querer manter essa vibe náutica para as próximas leituras, me ensinou muito como pessoa!

_____________________

"Deus, que transes de tormenta suporta o homem consumido por um incomensurável desejo de vingança! Dorme com os punhos cerrados; e acorda com suas próprias unhas sangrentas cravadas nas palmas da mão."

_____________________

Uau, obrigada por ler até aqui.

bjss e se cuide :)

maiasag 29/07/2023

Moby dick
Uma versão minimalista do clássico Moby dick, muito interessante. Futuramente pretendo ter a oportunidade de ler o clássico completo

lendocomgabriel.r 26/07/2023

Moby Dick
Eu acho que a leitura não deu certo pra mim, porque eu coloquei muita expectativa devido a @sabrinnatalks do Instagram ter lido,mas ele n é ruim, só que é muita enrolação pra um livro que em 150 ficaria ótimo ?, ele se resume em baleias é óbvio, só que eu esperava bem mais kkkk

Fabi 26/07/2023

Jornada Fantástica
Com uma gama de sentimentos misturados, terminei essa jornada que foi ler Moby Dick. Que livro!!! Aliás, que obra-prima!!! Comecei a ler em março e confesso que alguns capítulos são bem cansativos. Melville é bem descritivo sobre o funcionamento de um barco baleeiro, a rotina desses marujos, a estrutura e os diversos tipos de baleias etc. Em determinado momento, para aliviar o cansaço e um pouco da vontade de abandonar, eu aceitei que era uma oportunidade de aprender muito sobre esse universo. Comecei inclusive a pesquisar algumas particularidades sobre as baleias que eram descritas no livro. Mas o final... Ah! o final... foi lido em desespero, com ansiedade, com avidez. Que final. Como a criatividade humana é fantástica!!! Como as peças se encaixam e fazem o queixo do leitor cair. O meu caiu. Tudo acontecendo, eu querendo ler, gente querendo falar comigo e eu pedindo pelo amor de Deus para me deixar quieta porque eu precisava acompanhar aquele final que senti como se fosse ao vivo. Fantástico. Quando consegui respirar, digerir, pensar e voltar para a realidade, comecei a reler alguns destaques que fiz e ... Nossa!!!! Que livro bem escrito. Que personagens: Ahab, Ismael, Starbuck, Stubb, Queequeg, até o Pequod e todo o seu significado. Acredito que cada leitor vai ter sua análise sobre a vingança desenfreada que Ahab busca por Moby Dick o ter mutilado. Antes de ler, achava que esse livro era sobre Ahab x Moby Dick. Agora entendo de outra forma e o desfecho corrobora isso, no meu entendimento. Terminei o livro desejando ter o poder de esquecer tudo só para ter a sensação de ler aquele final de novo. Demorei tanto a ler esse livro pelo volume, não me arrependo, tudo tem seu tempo. Quando o li, foi maravilhoso. Agradecida por esses sentimentos.

Lizaamane 25/07/2023

História cativante
Com certeza não é um livro para se devorar em um dia, essa leitura deve ser apreciada lida com calma. Para mim foi uma aventura, me senti realmente dentro do navio Pequod. Apesar de alguns capítulos serem maçantes isso é facilmente ignorável já que outros capítulos principalmente o final foram inesquecíveis de tão bons. Vale a pena passar por essas partes mais chatinhas do livro para chegar ao fim dessa história maravilhosa.

Mariana 24/07/2023

07/10
É um livro muito grande e longo, ele é extremamente pesado, então é horrível de ler, mas a leitura é boa (eu resumiria em 200 páginas no máximo).

Sara 23/07/2023

Sobre baleias e sobre homens
"Vê! Moby Dick não te procura. És tu na tua loucura, és tu, que o procuras"
É um clássico muito bem construído que capta coisas como a ganância humana, a violência e a obsessão que pode levar a grandes atos impensados e tragédias, o livro começa divertido e em sua segunda parte parece mais um tipo de jornal, no entanto a força descritiva da narrativa te faz sentir o balanço do barco e o cheiro de maresia em uma sensação sinestésica, o final é arrebatador quando eles finalmente enfrentam Moby Dick e quando se mostra uma jornada cheia de baixas e sem a morte grandiosa que Ahab nos leva a esperar durante a narrativa, no final dessa edição tem uma explicação muito boa sobre questões interpretativas relacionada ao navio e a baleia representarem o fim de "um sonho branco da América" e das influência de Shakespeare na escrita pra construir a narrativa, vale muito a pena ler essa parte final, eu sonhei com esse livro quando comecei a ler de tanto que descrições me impactaram, eu recomendo muito

Dearibeiro 20/07/2023

Da adolescência
Conheci Moby Dick na escola quando peguei o livro emprestado na biblioteca.

Me lembro de ter aprendido muito sobre os termos utilizados pelos marinheiros durante as navegações.

A história me deixou fascinada.
É sempre uma experiência incrível ler um clássico.

maia.clf 19/07/2023

Interessantíssimo. É uma adaptação e, por isso, imagino que deixe de lado descrições e informações importantes. Mas, ainda assim, descreve bem uma ideia que eu interpreto como:
Não é possível julgar elementos da natureza moralmente, como bons ou ruins. Desta forma, é inútil querer "se vingar" da natureza e implica apenas em cegar-se para ir ao encontro de um destino que já se sabe qual será.
Além disso, o livro também traz momentos de questionamento não só sobre a natureza humana, mas também das relações sociais.