Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Gabe_Yoda 21/11/2023

Significado
Ler Moby dick é uma jornada por si só. Um calhamaço denso em conteúdo técnico e metafísico. Aliás, qual o significado que essa narrativa trás? Bem, o Ismael acredita que é apenas uma história de algo que aconteceu, mas reconhece que terá alguns que consideram Moby Dick "sendo uma fábula monstruosa ou, ainda pior e mais detestável, uma hedionda e intolerável alegoria."

Quão interessante essa tendência humana de querer ver significado nas coisas. Incluindo também em sua vida. Eventos e padrões que tem que ter uma metáfora, uma analogia por trás. Uma significância. Como se nós humanos só conseguíssemos vivenciar a realidade crua, com olhos de ficção. E Moby Dick alimenta isso com inúmeras chaves interpretativas. Em outras palavras, o significado é aquele que você escolhe.

Não vou mentir, tem vários capítulos que perdem o ritmo com suas exposições sobre cetelogia e detalhes técnicos de caça as baleias, mas na minha interpretação eles fazem sentido. Principalmente, quando eles escondem trechos cheios de "food for thought". É como um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o chocolate pode ser a melhor parte, mas o bolo em si tem a sua parte no sabor.

Recomendo

-----
"[...] Pois assim como esse terrível oceano circunda a terra verdejante, na alma do homem existe um Taiti insular, cheio de paz e alegria, mas cercado por todos os horrores da vida que ele conhece pela metade. Deus te guarde! Não saia dessa ilha, você nunca poderá voltar!"

Pedraish 18/07/2020

Obra prima
Eis perante vossos olhos o melhor livro já escrito ( na minha humilde opinião ). Somente pela prosa ( que em inglês é ainda melhor ) já pode ser considerado um dos maiores feitos literários de todos os tempos, porém a narrativa, que mesmo aterrada no zeitgeist vivido pelo autor, ainda parece atemporal, levando o leitor a experimentar a história como um observador presente no navio, onde ocorre a narrativa.
Sem revelar spoilers, apenas direi isso: o livro mistura a narrativa fictícia ( porém baseada em uma história real ) a fatos autênticos sobre diversos assuntos, como o comportamento das baleias, a cultura e religiosidade da época, o preconceito com certas etnias e até mesmo a arquitetura do navio. Essa mesclagem de assuntos revigora o leitor após longas descrições históricas e o relaxa apos tensos momentos, criando assim um livro agradável de se ler e ao mesmo tempo profundo em sua mensagem.
É um livro indispensável para qualquer pessoa que se autodenomina leitora de bons livros e que realmente faz jus a sua fama.

Angel 12/01/2024

O livro carrega a importante lição de que as obsessões causam danos irreparáveis. Sentimentos como vingança, ganância e rancor não devem ser cultivados, pois matam de dentro pra fora.

Tutu1301 13/02/2024

Um livro monumental
Posso dizer com facilidade que Moby Dick foi a obra mais monumental que eu já li. É uma obra repleta de detalhes e elementos sobre a pesca baleeira. Porém, se engana quem acha que o livro é simplesmente uma aventura da caça de um capitão vingativo à Moby Dick, cachalote branco que arrancou sua perna. Ao mergulharmos nas profundezas da obra, descobrimos que no fundo existe um simbolismo em cada detalhe descrito nesse livro, uma história repleta de filosofia. Contudo, não posso dar 5 estrelas para o magnum opus de Melville, pois mesmo sendo uma obra linda e grandiosa, ela também carrega certo tédio em muitos capítulos. Capítulos que descrevem detalhes irrelevantes para a história e que tornam a leitura muito cansativa, esses capítulos em minha opinião podem ser pulados se o leitor se quiser apreciar uma boa história de aventura (devo obviamente admitir que esses capítulos tem significados e interpretações interessantes mas isso não nega o fato de serem entediantes). Mas, no geral, é uma obra completa e muito bem escrita que me cativou bastante, uma obra que ficará pra sempre em meu coração.

Gihwest 06/08/2020

Incrível de uma forma diferente
Moby dick foi um dos livros mais pesado que já li, talvez por isso tenha demorado tanto, mas foi incrível o livro em si é ótimo e rico em detalhes, mesmo enrolando um pouco é maravilhoso, eu recomendo a quem tem paciência.

Soph 02/04/2024

Moby Dick
Cara, que orgulho de mim por terminar esse livro. Ele com certeza é um livro difícil de terminar, é um romance mas as vezes parece um dicionários mas as vezes também é uma enciclopédia sobre baleias.

A gente acompanha Ismael, um professor que as vezes gosta de ir ao mar quando se cansa da vida normal e que assim, acaba se tornando um tripulante do barco Pequod, comandado pelo capitão Ahab, um misterioso marujo que jurou vingança pela perna comida, arrastando todo mundo para caçar a baleia Moby Dick.

Mas já digo, ou escrevo, se você acha que vai entrar em uma grande aventura pelo mar a caça a baleia, você esta errado. Esse é um livro extremamente lento, quase sem diálogos, sobre baleias e navegação. Nosso narrador, Ismael, gosta de divagar, ama fazer comparações e vai fazer questão de te explicar cada pedaço de uma baleia, como se mata e reboca ela, como funciona a banha e assim por diante( pra se ter uma idéia, são umas 150 páginas pro Ismael encontrar o Pequod pela primeira vez). Enfim, tem que ter perseverança mas no fim vale a pena, apesar de tudo, eu me diverti muito lendo.

obcecada pelo harry 06/01/2023

gostei bastante até; li pela matilda, pq depois de assistir o filme umas mil vezes ''pode me chamar de ishmael. há alguns anos, não importa quantos precisamente, tendo muito ou pouco dinheiro no bolso...'' ficou na minha mente
só ñ é 5 estrelas pq muitas vezes a leitura ficou maçante
mas foi legal aprender um pouco sobre o mar e etc

Tati.Lima 25/08/2023

Quem torceu pela baleia o livro inteiro, levanta a mão...???
Esse livro foi absurdamente complexo pra mim, porq comecei a leitura totalmente maravilhada, na metade já tava começando a me dar preguiça e no final, eu já tava na força do ódio querendo acabar logo. Com isso, quero dizer q o livro é ruim?? Não, de maneira alguma, é muito bom, mas tem seus pecadinhos. Muita parte técnica e muita filosofia, tornam muitos dos capítulos cansativos. Véio, tem muuuuuuuito personagem chaaaaato nesse livro, que poderiam nem ter existido, a começar pelo Ahab...Na boa, eu me questionei porq a Moby Dick deu mole e só comeu a perna?? Q personagem IN SU POR TÁ VEL...A pessoa movida pelo ódio e ambição, enrolou meio mundo oferecendo uma viagem de barco, mas no fundo ele tava cheio de sede de matar a pobi da baleia, q falhou na primeira tentativa de fazer dele sua refeição. Embora a narrativa flua muito bem, e apesar do livro ser gigante, consegue sim, prender e muito o leitor, o q é chato é a parte técnica e filosófica, muito pi pi pi po po po, sobre a caça das baleias naquela época, isso chega ser enfadonho. Eu confesso q no final, já tava cansativo, porq estava agoniada do capitão conseguir realizar sua vingança, mas como dizem, o ódio cega as pessoas, e nossa rainha do mar, concluiu com mestria o q não havia conseguido antes. É um livro, q requer muita paciência em algumas partes, confesso q fiz leitura dinâmica em alguns capítulos, por isso eu aconselho, só leia se vc tiver muito interessado, do contrário, muita gente deve ter desistido da leitura, confesso q em algum momento, eu flertei com o botão " Abandonei".Mas no final, valeu a pena não desistir. O livro é satisfatório sim.

Ana 26/09/2020

É bom.
Não sei se sou eu, mas não achei o livro ótimo. Alguns capítulos tornaram a leitura cansativa pra mim. Mas tive esperança q o final ia ser melhor. Foi melhor, mas, esperava mais devido as críticas, um livro q me deixasse envolvida do início ao fim, sem querer largar.

Agatha.Uchoa 25/01/2023

Há várias edições de Moby Dick. Comprei essa por ser a menos cara e? é péssima rs. Cheia de erros de revisão, principalmente da metade para o final.
Mas ignorando isso, o livro é muito envolvente e se aprende um bocado de navegação rs

Ryhan.Victor 24/10/2020

Mudou minha vida.
Muitos desistem do livro devido às numerosas páginas a respeito da Baleaçao. mas se resistir a leitura será recompensado com uma história profunda. Da busca por aventuras. Do selvagem que se torna o mais social e da estupidez humana que toma por desaforo os feitos de um animal guiado pelo mais cego instinto.
Não leia direto na versão integral Leia um condensado ou Graphic Movel depois de apaixonado pela história lê o integral.

Jônatas Iwata 31/07/2022

Uma mistura bem equilibrada de aventura, tensão e pura contemplação. O livro acaba se perdendo um pouco em seu gigantesco meio entre tantos capítulos episódicos e informativos, mas cada um tem seu próprio charme e o final não seria tão forte sem um desenvolvimento de personagens tão paciente.

Melhores personagens:
Queequeg
Starbuck
Capitão Ahab, obviamente

Miocna 26/12/2020

Uma história clássica da cachalote
O livro conta a história de Ahab, um capitão baleeiro viciado por vingança a uma baleia albina cachalote chamada Moby Dick e ele vai numa grande jornada nos mares à procura de sua inimiga para sua vingança por ela ter levado uma de suas pernas.

Eu gosto de ler os clássicos para que eu conheça as formas de literatura de cada períodos e de diferentes países. Esse é um livro muito aclamado e conhecido que já inspirou outras histórias e por isso tive curiosidade de fazer a leitura mais densa dele. Porém achei algumas partes muito chatas que me pareciam fugir da trama principal o que me fazia deixar de ler o livro por alguns dias, mas depois de alguns meses consegui e achei o final ideal. A escrita é típica da época então ela fica um pouco mais cansativa para entender e como existem muitas citações específicas tem muitas notas de rodapé o que permite compreender o contexto das frases. No geral eu gostei do livro.
Rubinho.Meneses 27/01/2021minha estante
Bela resenha, parabéns.

Patrick 31/01/2021

Tradução horrível
Tradução péssima, a obra é excelente, mas o trabalho da editora Landmark foi péssimo, frases sem tradução, erros grosseiros de gramática não revisados (acentuação, vírgula, concordância etc). Não recomendo essa versão da obra.