Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Thais. 09/08/2021

Longo. Fazia tempo que eu não demorava tanto pra terminar um livro.

A história é interessante, mas tem capítulos que se tornaram maçantes demais.

Felipe.Protti 27/02/2020

Bom mas cansativo
Demorei muito pra ler por alguns motivos, como a história em si que é um pouco enrolada mas que trás muita informação e a questão da edição que as letras são muito pequenas.
Depois do término do livro da aquela sensação de missão cumprida.
Helder 27/02/2020minha estante
Acho que este foi o pior livro que já li na minha vida.

Waleria.Araujo 09/03/2020

Eu só consegui terminar de lê porque eu pulei as v´rias parte de anatomia das baleia. Eu tente ler tudo que tinha mas a anatomia eu não dei conta, muito detalhe que até perdemos a ideia de onde paramos na história. Tirando isso, é uma ótima história.

Dávila 10/04/2020

É impossível numa única leitura esgotar um livro grandioso como Moby Dick.
Mas lê-lo pelo menos uma vez dá uma boa medida dos seus atributos.
A obsessiva descrição de uma baleia em todos os seus aspectos em vários e vários capítulos requer paciência.
Mas se perseverar o leitor terá momentos memoráveis pois os personagens são bem marcantes.
Ahab, Queequeg, Starbuck, Stubb,Tashtego, Daggoo, Pip, Flask...

"Trate-me por Ishmael..."

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - MOBY DICK
Moby Dick é um clássico estadunidense. Publicado em 1956, essa incrível obra foi escrita por Herman Melville, que nos leva para uma aventura no meio do mar.

A história é narrada por Ismael, um caçador de aventuras marítmas. Quando descobre o Perquod, o navio baleeiro, fica extremamente impressionado com a história do capitão Ahab, que teve a perna comida por uma cachalote (uma baleia branca) batizada de Moby Dick. Ahab estava juntando uma tripulação para ajudá-lo em sua vingança de caçar Moby Dick e matá-lo.

A tripulação do Perquod era bastante variada: de cristão a canibais. Ahab é, sem dúvida, o personagem mais insano da história, movido exclusivamente por sua sede de vingança, não se importaria em sacrificar os outros para matar o animal que lhe tirou a perna.

Confome o desenrolar do enredo, a narração de Ismael abandona pontos de vista do personagem e passa a ser quase que onisciente. A narrativa inicial acaba se perdendo, embora os acontecimentos instigantes quase tenham me feito nem perceber esse detalhe. Obviamente, eu torci durante toda a história para que eles não conseguissem matar Moby Dick, mas o desfecho acaba sendo bem equilibrado e justo.

Algo interessante a se comentar sobre esse livro, é que a história se passa em um momento da história em que o mundo quase dizimou todas as baleias dos oceanos. Navios deixavam seus países e voltavam três ou cinco anos depois, carregados de litros de óleo de baleia e até toneladas de carne dos animais. Pagava-se um preço altíssimo pela exploração das baleias e, Perquod, em Moby Dick, também caça baleias durante a busca pela cachalote.

Herman Melville descreve com maestria todos os detalhes dos equipamentos do navio baleeiro, as características da caça às baleias, as técnicas para caçar baleias, o cheiro horrível da carne da baleia morta, o modo como os tubarões se aproximavam para comer a caça dos seres humanos e por aí vai... O autor é um grande conhecedor de tudo o que está registrado no livro, o que traz conhecimentos sólidos para o leitor.

Gostei bastante de Moby Dick, aprendi muito sobre a terrível caça às baleias, sobre os navios baleeiros e como a vingança é um prato que, querendo ou não, se come frio no final. Fiquei com medo de achar entediante, mas foi muito pelo contrário, a aventura te prende do início ao fim. A quantidade de capítulos pode assustar no começo, mas a verdade é que os capítulos são curtos e por isso são muitos. Acredito que o ponto fraco tenha sido a distância do narrador da história, principalmente porque ele era um personagem que viveu tudo aquilo, e mesmo assim, você não sente como se ele estivesse realmente envolvido.

Essa edução da Editora Abril é muito bonita e tem ilustrações incríveis. Além disso, ao final do livro, há informações sobre o autor, sobre a obra, sobre o contexto histórico e, inclusive, sobre a caça de baleias. É muito completo e torna a leitura cem vezes mais proveitosa!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/02/resenha-moby-dick.html

ArnaldoJr 03/11/2022

Uma epopeia no Pacífico
Levei três meses para ler este clássico da literatura americana que foi escrito em 1851 pelo Herman Melville. E finalmente chegou o dia em que terminei essa obra que parecia não ter fim. Apesar de ser muitas vezes uma leitura maçante (especialmente os capítulos sobre cetologia ), a obra, no geral, é muito interessante e surpreendente em muitos aspectos, dentre eles as referências bíblicas. O final é espetacular.

ViniHl 08/09/2023

Ele é um clássico, mas a leitura foi bem tediosa com várias partes cansativas de se ler mas pelo menos temos a baleia que é interessante o mistério dela.

Mari M. 19/09/2023

Sobre ódio,obcessão e influência.
Livro difícil,no sentido de ter muitas informações técnicas,detalhes de cada uma das baleias,maneiras de caça,instrumentos e por aí vai...é preciso estar em uma fase tranquila,com tempo e vontade para adentrar este livro.
Ele surpreende por ter toques bem humorados, personagens únicos,pra quem ama literatura acho válido em algum momento da vida conhecê-lo. Como disse,idade e momento ideias, pra não correr o risco de abandonar. Eu mesma pulei algumas partes,corri os olhos por outras,e contei com vídeos do YouTube pra me animar a continuar. Mas é um livro impressionante.

Pedraish 18/07/2020

Obra prima
Eis perante vossos olhos o melhor livro já escrito ( na minha humilde opinião ). Somente pela prosa ( que em inglês é ainda melhor ) já pode ser considerado um dos maiores feitos literários de todos os tempos, porém a narrativa, que mesmo aterrada no zeitgeist vivido pelo autor, ainda parece atemporal, levando o leitor a experimentar a história como um observador presente no navio, onde ocorre a narrativa.
Sem revelar spoilers, apenas direi isso: o livro mistura a narrativa fictícia ( porém baseada em uma história real ) a fatos autênticos sobre diversos assuntos, como o comportamento das baleias, a cultura e religiosidade da época, o preconceito com certas etnias e até mesmo a arquitetura do navio. Essa mesclagem de assuntos revigora o leitor após longas descrições históricas e o relaxa apos tensos momentos, criando assim um livro agradável de se ler e ao mesmo tempo profundo em sua mensagem.
É um livro indispensável para qualquer pessoa que se autodenomina leitora de bons livros e que realmente faz jus a sua fama.

Gabe_Yoda 21/11/2023

Significado
Ler Moby dick é uma jornada por si só. Um calhamaço denso em conteúdo técnico e metafísico. Aliás, qual o significado que essa narrativa trás? Bem, o Ismael acredita que é apenas uma história de algo que aconteceu, mas reconhece que terá alguns que consideram Moby Dick "sendo uma fábula monstruosa ou, ainda pior e mais detestável, uma hedionda e intolerável alegoria."

Quão interessante essa tendência humana de querer ver significado nas coisas. Incluindo também em sua vida. Eventos e padrões que tem que ter uma metáfora, uma analogia por trás. Uma significância. Como se nós humanos só conseguíssemos vivenciar a realidade crua, com olhos de ficção. E Moby Dick alimenta isso com inúmeras chaves interpretativas. Em outras palavras, o significado é aquele que você escolhe.

Não vou mentir, tem vários capítulos que perdem o ritmo com suas exposições sobre cetelogia e detalhes técnicos de caça as baleias, mas na minha interpretação eles fazem sentido. Principalmente, quando eles escondem trechos cheios de "food for thought". É como um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o chocolate pode ser a melhor parte, mas o bolo em si tem a sua parte no sabor.

Recomendo

-----
"[...] Pois assim como esse terrível oceano circunda a terra verdejante, na alma do homem existe um Taiti insular, cheio de paz e alegria, mas cercado por todos os horrores da vida que ele conhece pela metade. Deus te guarde! Não saia dessa ilha, você nunca poderá voltar!"

Gihwest 06/08/2020

Incrível de uma forma diferente
Moby dick foi um dos livros mais pesado que já li, talvez por isso tenha demorado tanto, mas foi incrível o livro em si é ótimo e rico em detalhes, mesmo enrolando um pouco é maravilhoso, eu recomendo a quem tem paciência.

Ingridh.Weingartner 04/12/2022

Audiobook curtinho e rápido, ouvi no Scribd, queria muito ler a história em quadrinhos, adoro o filme também (no coração do mar)