Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

mariksj 17/02/2023

Arte literária no sentido mais literal
O livro é denso e exige muita paciência por dois motivos:

- linguagem formal e arcaica
- grande número de páginas

mas, com um pouco de paciência, você pega o ritmo. demorei 1 mês e 8 dias pra ler esse livro todo, queria ler com calma pra entender melhor.

gostei dos capítulos curtos, foram um incentivo e tanto pra ler ?só mais um?

o drama com que a história foi escrita é de se admirar. as referências históricas e bíblicas foram muito inteligentes e acredito que não peguei muitas delas, mas as que notei foram muito bem colocadas. o autor desse livro era um gênio.

o livro não deixa claro se a baleia branca teve seu fim determinado por ahab, mas vou pesquisar mais a fundo.

as páginas finais me deixaram tão avoada que eu fiquei com ansiedade de verdadekkkkkk senti meu coração palpitando.

é difícil explicar o livro todo aqui, mas recomendo. se tiver paciência o suficiente ele se torna muito mais leve do que vc acredita ser possível.
esteja com um dicionário do lado, vai ser bem útil.

ler esse livro foi um desafio muito bom.

73 03/04/2023

? - ??? - ?
Terminei de ler é só queria falar que o livro e muito bom, nn sei como NN tinha Pegado pra ler antes 0-0, Enfim... Recomendo muito pra quem gosta de uma pegada de fantasia com aventura ou até mesmo uma pegada de piratas, as Cenas do livro são muito boas e te faz ficar curioso para ver oque aconteceu. ((Só pra avisar que eu gosto mais da Cachalote)). .????.

Jubiii 27/06/2021

Dificil
Comecei achando que ia ser difícil, meio puxado,... mas adorei o começo, achei engraçado, não esperava, e me prendeu. Depois de um tanto achei muito arrastado, nada de Moby Dick, páginas e páginas que não tinham sentido para mim.
Pode só não ser meu tipo, mas... difícil.

Felipe.Protti 27/02/2020

Bom mas cansativo
Demorei muito pra ler por alguns motivos, como a história em si que é um pouco enrolada mas que trás muita informação e a questão da edição que as letras são muito pequenas.
Depois do término do livro da aquela sensação de missão cumprida.
Helder 27/02/2020minha estante
Acho que este foi o pior livro que já li na minha vida.

Waleria.Araujo 09/03/2020

Eu só consegui terminar de lê porque eu pulei as v´rias parte de anatomia das baleia. Eu tente ler tudo que tinha mas a anatomia eu não dei conta, muito detalhe que até perdemos a ideia de onde paramos na história. Tirando isso, é uma ótima história.

Dávila 10/04/2020

É impossível numa única leitura esgotar um livro grandioso como Moby Dick.
Mas lê-lo pelo menos uma vez dá uma boa medida dos seus atributos.
A obsessiva descrição de uma baleia em todos os seus aspectos em vários e vários capítulos requer paciência.
Mas se perseverar o leitor terá momentos memoráveis pois os personagens são bem marcantes.
Ahab, Queequeg, Starbuck, Stubb,Tashtego, Daggoo, Pip, Flask...

"Trate-me por Ishmael..."

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - MOBY DICK
Moby Dick é um clássico estadunidense. Publicado em 1956, essa incrível obra foi escrita por Herman Melville, que nos leva para uma aventura no meio do mar.

A história é narrada por Ismael, um caçador de aventuras marítmas. Quando descobre o Perquod, o navio baleeiro, fica extremamente impressionado com a história do capitão Ahab, que teve a perna comida por uma cachalote (uma baleia branca) batizada de Moby Dick. Ahab estava juntando uma tripulação para ajudá-lo em sua vingança de caçar Moby Dick e matá-lo.

A tripulação do Perquod era bastante variada: de cristão a canibais. Ahab é, sem dúvida, o personagem mais insano da história, movido exclusivamente por sua sede de vingança, não se importaria em sacrificar os outros para matar o animal que lhe tirou a perna.

Confome o desenrolar do enredo, a narração de Ismael abandona pontos de vista do personagem e passa a ser quase que onisciente. A narrativa inicial acaba se perdendo, embora os acontecimentos instigantes quase tenham me feito nem perceber esse detalhe. Obviamente, eu torci durante toda a história para que eles não conseguissem matar Moby Dick, mas o desfecho acaba sendo bem equilibrado e justo.

Algo interessante a se comentar sobre esse livro, é que a história se passa em um momento da história em que o mundo quase dizimou todas as baleias dos oceanos. Navios deixavam seus países e voltavam três ou cinco anos depois, carregados de litros de óleo de baleia e até toneladas de carne dos animais. Pagava-se um preço altíssimo pela exploração das baleias e, Perquod, em Moby Dick, também caça baleias durante a busca pela cachalote.

Herman Melville descreve com maestria todos os detalhes dos equipamentos do navio baleeiro, as características da caça às baleias, as técnicas para caçar baleias, o cheiro horrível da carne da baleia morta, o modo como os tubarões se aproximavam para comer a caça dos seres humanos e por aí vai... O autor é um grande conhecedor de tudo o que está registrado no livro, o que traz conhecimentos sólidos para o leitor.

Gostei bastante de Moby Dick, aprendi muito sobre a terrível caça às baleias, sobre os navios baleeiros e como a vingança é um prato que, querendo ou não, se come frio no final. Fiquei com medo de achar entediante, mas foi muito pelo contrário, a aventura te prende do início ao fim. A quantidade de capítulos pode assustar no começo, mas a verdade é que os capítulos são curtos e por isso são muitos. Acredito que o ponto fraco tenha sido a distância do narrador da história, principalmente porque ele era um personagem que viveu tudo aquilo, e mesmo assim, você não sente como se ele estivesse realmente envolvido.

Essa edução da Editora Abril é muito bonita e tem ilustrações incríveis. Além disso, ao final do livro, há informações sobre o autor, sobre a obra, sobre o contexto histórico e, inclusive, sobre a caça de baleias. É muito completo e torna a leitura cem vezes mais proveitosa!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/02/resenha-moby-dick.html

Pedraish 18/07/2020

Obra prima
Eis perante vossos olhos o melhor livro já escrito ( na minha humilde opinião ). Somente pela prosa ( que em inglês é ainda melhor ) já pode ser considerado um dos maiores feitos literários de todos os tempos, porém a narrativa, que mesmo aterrada no zeitgeist vivido pelo autor, ainda parece atemporal, levando o leitor a experimentar a história como um observador presente no navio, onde ocorre a narrativa.
Sem revelar spoilers, apenas direi isso: o livro mistura a narrativa fictícia ( porém baseada em uma história real ) a fatos autênticos sobre diversos assuntos, como o comportamento das baleias, a cultura e religiosidade da época, o preconceito com certas etnias e até mesmo a arquitetura do navio. Essa mesclagem de assuntos revigora o leitor após longas descrições históricas e o relaxa apos tensos momentos, criando assim um livro agradável de se ler e ao mesmo tempo profundo em sua mensagem.
É um livro indispensável para qualquer pessoa que se autodenomina leitora de bons livros e que realmente faz jus a sua fama.

Raphael92 01/10/2023

Denso, complicado e romântico!
Moby Dick é uma história incrivelmente interessante, embora pudesse ser um pouco menos densa! Mas o livro é um romance legítimo, tem uma narrativa detalhada e em muitos momentos emocionante! Eu gostaria de falar mal, porque esse livro me deu muito trabalho pra ler, mas alguma coisa não me permite fazer isso!

Se fossem retirados todos os capítulos focados em explicações e especificidades , o livro seria EXCELENTE, mas esses capítulos realmente desanimam o leitor!

Gihwest 06/08/2020

Incrível de uma forma diferente
Moby dick foi um dos livros mais pesado que já li, talvez por isso tenha demorado tanto, mas foi incrível o livro em si é ótimo e rico em detalhes, mesmo enrolando um pouco é maravilhoso, eu recomendo a quem tem paciência.

ArnaldoJr 03/11/2022

Uma epopeia no Pacífico
Levei três meses para ler este clássico da literatura americana que foi escrito em 1851 pelo Herman Melville. E finalmente chegou o dia em que terminei essa obra que parecia não ter fim. Apesar de ser muitas vezes uma leitura maçante (especialmente os capítulos sobre cetologia ), a obra, no geral, é muito interessante e surpreendente em muitos aspectos, dentre eles as referências bíblicas. O final é espetacular.