O lugar escuro

O lugar escuro Heloisa Seixas

Resenhas - O lugar escuro

Manu 01/10/2023

Comovente
Foi impossível não me imaginar vivenciando as situações retratadas pela Heloísa. Um relato doloroso sobre todo o processo e o quão difícil é lidar com essa doença de aspectos volúveis.

"Quem convive com o mal tem que ser flexível, estar aberto a adaptações. (...) É como caminhar na areia movediça. Você nunca sabe como será o dia de amanhã."

Marto 03/02/2022

Forte
Leitura muito forte e que nos atravessa do começo ao fim, por vezes angustiante ver toda essa trajetória de sofrimento mútuo, porém, em uma escrita simples e direta torna o processo menos doloroso. Muitas questões a se pensar

Jefferson Vianna 12/11/2020

Um livro triste e necessário...
Após finalizar a leitura de “O lugar escuro”, uma história de senilidade e loucura, da autora Heloisa Seixas, fiquei refletindo a cerca de como eu escreveria uma resenha de opinião sobre este livro. Trata-se de um livro difícil, árduo e pesado. A narrativa da autora é cativante e envolvente, e inevitavelmente tocou num dos meus pontos fracos, o mal de Alzheimer que se faz presente na vida de uma das pessoas que eu mais amo neste mundo, a minha avó materna. O livro é uma espécie de relato pessoal, onde a autora nos apresenta algumas situações vivenciadas com sua mãe, também acometida pelo mal de Alzheimer. Heloisa passa então a narrar episódios pessoais, do convívio familiar e com muita sensibilidade permite-nos conhecer a intimidade dos seus e até mesmo a própria intimidade. Ao longo da narrativa, ela busca detalhar as fases da doença e os leves agravamentos, descrevendo com precisão as mudanças de personalidade, os acessos de raiva, a depressão, as paranoias, os medos, as alucinações e a lenta degradação da mente de uma mulher, de personalidade forte e que por ironia do destino voltou a ser criança. Um dos trechos mais difíceis: “O mal de Alzheimer é arrasador para quem vivencia. Não é, como as pessoas pensam, uma boa forma de morrer. “A pessoa enlouquece e não percebe nada”, dizem. Mas não é assim. A pessoa sabe que está enlouquecendo. Pelo menos, até um certo ponto. Dali em diante, o terror é com o outro. Com o que ficou para assistir.” – pag. 132. É um livro triste e necessário. Leitura recomendada.

Jaii 28/09/2020

O lugar escuro
O livro é a história de uma filha narrando o tempo que passou com sua mãe desde o início de seus primeiros sintomas e demonstrações de loucura até o final, não achei tão legal, a escritora não soube direcionar o assunto colocou personagens, datas e coisas demais e foco de menos

Cynthia Souza Brasil 24/08/2017

Favoritado.
Amei a leitura.
Me senti dentro da historia. Heloísa teve o dom de transcrever tão bem seus sentimentos que fica impossível não sofrer junto com ela. Infelizmente é uma história triste que confesso que escorreu algumas lagrimas, mas a escrita foi tão encantadora que não teve como não dar 5 estrelas e favoritar essa obra.
Super recomendo.

FrancoBits 24/10/2014

Tocante
Um livro que nos faz pensar e refletir sobre nossas relações com nossos pais e avós.
Leitura obrigatória a todos, especialmente aos jovens que estão sempre reclamando dos pais.
O livro conta, além da história de uma pessoa que sofre de Alzheimer, a rotina de quem acompanha essas pessoas.
É um livro triste que mostra a desconstrução de um ser.

Pedro Ivo 13/12/2011

Uma dolorosa história de amor
O lugar escuro relata a difícil convivência de Heloísa Seixas com a demência senil de sua mãe, acometida pelo mal de Alzheimer agravado por duas outras formas associadas de degeneração.
É um relato corajoso e comovente, em que a autora de desnuda para os leitores. Expondo sua história pessoal e a de sua mãe, que nunca é nomeada no livro. Uma história conturbada de amor e mágoa, que culmina na loucura dos últimos anos, destrinchados no livro.
Mas os méritos do livro não se restringem à coragem da exposição. A autora alinhava neste pequeno livro a angústia da perda de alguém em vida com suas reflexões pessoais sobre amor e loucura com sua prosa rica e bem estruturada.
É certamente um livro com o qual se identifica qualquer pessoa que tenha convivido com o Alzheimer ou outra doença correlata. Mas acredito que vá além. É um belo retrato de amor, perda e perdão.

danilo_barbosa 13/05/2010

Em alguns momentos emocionantes, Heloisa Seixas, autora do delicioso Diário de Perséfone relata em seu primeiro livro autobiográfico, seu relacionamento com sua mãe portadora de Alzhameier. Momentos tocantes de intensa lucidez e loucura se chocam nesse texto.

Jack Ventrue 14/10/2009

Real
Minha avó sofreu dessa doença maldita e minha mãe e minhas tias passaram por muitas das situações descritas pela autora. Ela descreve de uma forma direta a crueldade desse mal que assola cada vez mais pessoas - não só os enfermos, mas mais ainda os que convivem com eles. E o que mais dá medo é saber que não existe sequer tratamento...