As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Gabrielli 26/12/2023

Uma boa história com muito mais por trás
É um livro infantojuvenil e foi precursor de muitos heróis às avessas que conhecemos: seu personagem principal é o famoso moleque que vive fazendo besteira, mas que atrai a nossa empatia. Por trás da história simples destinada a jovens, é possível identificar crítica social, representação da época e da região, delicadeza com os personagens? não à toa é um grande clássico! Ótima experiência ?
Carine 27/12/2023minha estante
amei esse! Mas o huckbarry não me fez bem a leitura, muito forte

Thais 25/12/2023

Tom é um menino levado e sagaz, desta história divertida, que nos remete a nossa infância, trazendo à tona lembranças das condutas e pensamentos mais contraditórios e inocentes.

Ele está sempre aprontando alguma coisa seja sozinho ou seja melhores amigos e nem assim deixamos de amá-lo. Possui um espírito livre de um menino comum e simples e é capaz de lembrar das histórias de Robin hood mas não sabe se quer quem foram os apóstolos hahaha.

Além de tudo este livro não pode ser considerado meramente infantil, a trama envolve violência (inclusive contra crianças), horror, sangue e morte; há assassinatos em cemitérios, cadáveres, embriaguez e superstições assustadoras.

Emanuel 22/12/2023

"E as nossas aventuras chegou ao fim..." ?
Comecei procurando algo pra descontrair, e acabei me deparando com tom saywer. Achei muito divertido a história de tom e de seus amigos. Momento eu rir demais com as trapalhadas do menino levado. Achei uma leitura fluida, mas também achei pouco enjoativa. De qualquer forma, não é um livro do nosso século. Mas independente do que for, gostei das aventuras.

Lurdes 14/12/2023

Faz tempo que eu queria conhecer Tom Sawyer, seu amigo Huckleberry Finn e sua turma de aventureiros.

Me diverti muito com as aventuras deste menino tão criativo, destemido, cheio de artimanhas para escapar da escola, das tarefas e poder nadar e brincar a maior parte do tempo possível.

Ele perdeu os pais e vive com o irmão Sid e a Tia Polly, que tenta manter o menino na linha, mas acaba sempre sendo enrolada por ele.

Nada é mais importante para Tom que sua liberdade, as brincadeiras, a fantasia.

Ele pode ser um pirata, um ladrão, um aventureiro. Em sua imaginação ele pode ser o que quiser.
Quando conhece Huckleberry Finn eles de tornam inseparáveis.

Enquanto conta a estória dos meninos, Mark Twain faz uma crítica muito interessante à sociedade do sul dos Estados Unidos nos anos 1830, denunciando a escravidão, a exploração do trabalho, pobreza, desigualdades.

Hilário o episódio em que Tom precisa pintar a cerca de casa, a mando da Tia Polly e acaba transformando o trabalho em um empreendimento lucrativo.

Uma delícia de leitura e esta edição ilustrada e capa dura é lindíssima.
Recebido em parceria com @companhiadasletras

Ariel do pastel 13/12/2023

Cute cute
Muito fofinho, ganhei de presente e é adorável!! Apesar de ser infantil, eu gostei bastante, super divertido kkkk

Stephanys27 08/12/2023

Deu pra perceber nessa história que serviu de inspiração para vários personagens que conhecemos na atualidade como Denis o Pimentinha ou o Pica Pau. Os capítulos são bem curtos e as aventuras, escritas de um jeito bem simples o que é de se esperar em um livro infantil.

Monica Quintal 07/12/2023

"Personagem cativante e irresistível, Tom Sawyer é um moleque brincalhão e de raciocínio rápido que está sempre no centro das ações. Durante um verão de muito calor, ele e seu grande parceiro Huckleberry Finn testemunham um assassinato e, enquanto os amigos tentam escapar do nefasto vilão Índio Joe, Tom cria um grupo de piratas com sua turma, descobre o amor, se perde em uma caverna sinistra, vai ao seu próprio funeral e, numa casa mal-assombrada, encontra um tesouro. Sob a aparente leveza das divertidas aventuras da turma de meninos, Mark Twain explora temas profundos do mundo adulto e da vida no Mississippi nas décadas de 1830 e 1840, como racismo, escravidão, pobreza, assassinato e vingança, produzindo uma obra inesquecível para todas as idades."

Como eu queria ter conhecido essa história na minha infância/adolescência! Eu tenho CERTEZA que seria um dos meus livros favoritos da vida.
Amei a experiência, a história é divertida e instigante, e os personagens são extremamente carismáticos! Recomendo DEMAIS!

estela.lavinia 07/12/2023

Minha mãe tinha esse livro desde a adolescência, e eu cresci vendo ele na estante de casa. Em determinado momento, ele passou para a minha estante, mas não tinha tido o prazer de lê-lo ainda, até que tive que ler para um Círculo de leitura na faculdade.
E que experiência.
A gente se apega ao Tom como se ele fosse da família mesmo. Até me identifiquei com ele em alguns momentos (o drama kkkk). Ele vive, se diverte, aprende, se apaixona, se mete em encrencas? Tudo que alguém na fase que ele estava vivendo vive.
O livro é ótimo, e mesmo sendo um clássico antigo é bem facinho de ler.

Loh Valente 29/11/2023

Gostosinho
Foi bem rapidinho de ler e foi uma leitura bem gostosinha.
Foi como voltar a ler os livros que lia em minha adolescência.
Gostei.

Danilo 28/11/2023

Falar que é um livro infantil, é reduzir essa maravilha.
A jornada do amadurecimento do jovem Tom é de fundamental para nossos jovens e muito importante ser revisitado por nós, adultos. A inocência que é citado alguns temas, faz desse livro algo sensacional!

Maria.Cecilia 21/11/2023

Peraltices!
Todos conhecem a escrita excelente de Mark Twain. Seu principal personagem é sem dúvida um garotinho peralta chamado Tom Sawyer.

Junto ao seu amigo Huckleberry Finn, fazem muitas peripécias. Sonham em ser piratas ou ladrões e muitas vezes deixam toda a cidade de em polvorosa.

Tom vive com sua tia Polly. Ele é desobediente, teimoso, mas tem um bom coração. Apaixonado pela menina mais bela das redondezas, Beck Thatcher, faz de tudo para conquistá-la.

E as aventuras não param por aí. Entre uma estrepolia e outra, os dois garotos se escondem em uma noite no cemitério e presenciam um assassinato brutal. Destarte têm medo de revelar o nome do verdadeiro assassino, mesmo com um inocente na cadeia.

Aventuras, traquinagens e muita singeleza marcam essa obra deliciosa de se ler.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

v de vanisse 10/11/2023

Mais ou menos
Eu esperava mais? eu gostei bastante de As Viagens de Tom Sawyer e Tom Sawyer Detetive, mas essas duas histórias foram narradas pelo Huck, o que faz toda uma diferença.
Achei boa parte dos capítulos desse livro bem chatinhos, mas tem coisas boas também. Acho que só não foi pra mim.
Ainda quero muito ler As Aventuras de Huckleberry Finn (melhor personagem), tô só esperando a oportunidade.

Mateus Morales 09/11/2023

Que livro marcante, divertido, guardarei na memória com muito carinho, um dos melhores infanto juvenis da vida

Lucas1406 09/11/2023

Achei o livro legal fácil de ler , li em um dia mas algumas partes são meios chatas recomendo esse livro