As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

mahappier 16/03/2023

Entediante
A história acho que é muito enrolada, tipo, demora demais pra desenvolver,na minha opinião tem informações desnecessárias, achei a escrita entediante, acho que não prende o leitor na história. O final não foi muito interessante. Um desfecho chato, a história COMEÇA a ficar interessante só nos capítulos finais e olhe lá.

Flora.Girardi 14/03/2023

Não gostei
Assim,eu não gostei deste livro,achei extremamente problemático em alguns momentos que não vou citar,mas em geral foi uma péssima experiência...

Aline.Sacramento 14/03/2023

Essas crianças são muito aterrorizantes, fazem cada proeza que meu deus, eu tava crente que alguém ia ter um infarto até o final do livro.

Lu 07/03/2023

Menino doido!
Sem sossego, muito, muito arteiro!
É tanta coisa que ele faz, que parece não ter fim! Mas num determinado momento da história tudo começa a ser costurado.
Achei que ia ser a narrativa eterna de bagunças, mas que nada! A história fica amarradinha no final.
Gostei.

Naty Alves 02/03/2023

Tom!!! Vêm cá moleque
Encatador, eu amei esse moleque, não têm quem não ria, e se divirta um bocado, Tom é tão espertinho aquele danado.. Esse é aquele clássico, que nos leva a recordar as doçuras, e medos da infância, é quase impossível, não se ver em algum momento, uma viagem aos velhos tempos, os tempos de criança.

Tom, é um garoto órfão criado pela tia Polly, uma criança sapeca, alegre, criativa, e muito MUITO arteira, caças ao tesouro, fantasmas, doenças imaginárias, (para não ir a escola), primeiro amor, fugas a noite, brigas de rua, não gostar das aulas de catecismo, ou de tomar banho, são muitas das peripécias do menino, até que um dia ele e o seu amigo Huckleberry Finn, presenciam um assassinato..!!! E muita confusão a solta..

Apesar de ser super divertido, com uma narrativa fluida, e escrita fácil, o texto merece uma atenção a mais, o livro de Mark Twain, é considerado um clássico da literatura infantojuvenil, porém entretanto tenha ciência que o livro é um escrito de sua época. O livro é marcado por diálogo racistas, ou pelo fato de Huckleberry fumar cachimbo.

Porém, falando de Huck o autor claramente o usa como o retrato de uma crítica social, o abando, e a negligência infantil, por falta de responsáveis. Os meninos veem Huck como um garoto livre afinal, ele não têm de seguir padrões, ou etiquetas sociais, ou têm qualquer obrigação, afinal o menino não tem que ir a igreja aos domingos, ou a escola, nem tomar banho, ou tenha quem mande nele, mas nós sabemos a verdade.

Huckleberry nunca foi livre, mas sim, está exposto, a pobreza, fome, e abandono, sem educação formal, ou qualquer chance de futuro, porque ele não tem ninguém que faça nada por ele, ou melhor ele tem, a rua, afinal se ele não for educado por um adulto responsável, será por uma dúzia de irresponsáveis. Isso é marcado por não falar direito, usar roupas que não são dele, morar em barris, fumar, passar fome etc..

Outro ponto é como o autor explora os sentimentos dos personagens, sentimentos que por muitas vezes nos adultos ignoramos por achar, bobo, ou menos importante, só porque crianças não pagam contas, não significa que não sintam dor, medo, incerteza, ou angústia.

E claro a conexão da criança com a natureza e a criatividade do imaginário, afinal aqui as crianças saem para brincar, afinal a diversão está fora de casa não no celular (risos), eu sei, que somos urbanos e tal, e que o contexto era outro, mas pense, como não seria se as crianças pudessem apenas brincar, correr, subir em árvores, pescar, sem tantas preocupações ou tantos horários. (Isso não é uma crítica). Porém, que elas pudessem criar mais.

Sem mais, amei, a aventura.

Zoe.Alejandra 28/02/2023

Confesso que no início ele estava até legal, só que começou a ficar chato, sem graça... Eu não gostei muito

Duda 18/02/2023

Muito divertido, mas cuidado com o livro.
Fiquei encantada com as aventuras e peripécias do Tom. O menino é endiabrado, mas ao final do livro você percebe que ele já ganhou um pouco mais de maturidade! E essa parceria com o Huck é muito bacana de ver também..
O livro me arrancou risadas, me deixou triste, me deixou de olhinhos brilhando e até tensa em algumas situações. Ele proporciona uma série de sentimentos ao longo da leitura. Com certeza voltarei a ele uma outra vez.
Não dei 5 estrelas porque tiveram partes que me causaram incômodo. Apesar de ter sido escrito em outro tempo, de ter uma nota da editora apontando e retificando determinadas passagens, não há como passar por elas sem ficar um pouco chateada de ler aquilo.
E a despeito de ser um infantojuvenil, eu não entregaria ele para meu filho ler sem ele ter maturidade para ignorar essas partes ou sem estabelecer um diálogo com ele sobre isso e deixar ele livre para ele decidir até que ponto ele se sentirá confortável ou não com alguns episódios de preconceito que a obra apresenta.
Enfim, recomendo a leitura, mas que as pessoas se atentem a esse ponto.

MCzinhah 11/02/2023

Achei fofinho, me deu uma vibe meio Meu pé de Laranja Lima. Só que eu acho que o autor não sabia se ele queria ser engraçadado, trágico, fantasioso. Mas foi uma leitura gostosinha.

Juuu 09/02/2023

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER
Livro leve, rápido, engraçado e fofo.
Bom pra passar o tempo e esquecer do resto.
Eu diria que é uma história memorável...

Tiago S. Cruz 01/02/2023

Tom Sawyer
Tom é um menino que vive com sua tia Polly, seu irmão Sid e sua prima Mary em uma cidade do interior dos Estados Unidos, São Petersburgo, às margens do rio Mississipi, durante o século XIX, antes da guerra civil.
Tom é um menino atentado que não gosta de ir para a escola e nem para a igreja aos domingos, para ele, vida boa é a de seu melhor amigo Huckleberry Finn, que vive nas ruas, faz o que quer e não é obrigado a ir para a escola ou para a igreja.
O livro vai nos contando o dia a dia de Tom, e o auge da trama é quando tom e seu amigo Huck veem um assassinato no cemitério...
O livro é muito bom, nos faz lembrar da nossa infância e ao mesmo tempo, nos mostra como eram os costumes e a sociedade do século XIX.

Alessandra Coutinho 21/01/2023

Uma história simples e ingênua, o mundo visto pelos olhos de uma criança... muito interessante ler depois de adulto e lembrar de como era nossa visão do mundo, da família, da escola, das brincadeiras, da imaginação em nossa cabeça!!

Jéssany 10/01/2023

Leitura em família
Leitura em família faz muito bem para o crescimento das crianças. Muitos conhecem esse livro, muitos leram na infância. De tantos clássicos que existem e eu conheço este foi um que tomei conhecimento e o li na fase adulta. Fiz questão de ler para minha filha.
Um livro que traz algumas lições de vida. Cheio de aventuras e brincadeiras. Faz bem te lo em casa.