O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues

Resenhas - O Beijo no Asfalto

Cleuzita 04/12/2021

???? Muito Bom
Gosto da obra de Nelson Rodrigues, mesmo ele sendo tão paradoxal. Eu já li a biografia excelente dele, O Anjo Pornográfico, e fico me perguntando como a mente dele conseguia transitar entre os lados opostos da "moral e dos bons costumes" , e ao mesmo tempo em casa ser o homem agressivo, controlador, traidor, machista e hipócrita. Quem conhece apenas a obra imagina se tentar de um homem com a mente livre, que enxerga os tropeços humanos como acidentes de percursos... Que venha os próximos livros dele.
Geórgea 04/12/2021minha estante
Gostei muito desse também!!

Geórgea 04/12/2021minha estante
Vi que dei 5 estrelas! Li no início do ano. As peças dele são leituras rápidas, porém densas, e que sempre me prendem a atenção!

Cleuzita 04/12/2021minha estante
Oi Géo. Gostei muito também. O próximo livro dele que lerei será O Casamento.

Paola200 08/06/2022minha estante
Nunca li ... De Nelson Rodrigues li apenas Vestido de noiva.

Sísifo Contemporânea 21/01/2024

Peça sensacional
Estamos estudando esse texto pra uma próxima montagem do meu grupo de teatro, se estiverem interessados sigam lá no Instagram, é @ter.atos, estamos começando agora
davI'ts 22/01/2024minha estante
kkkkkkk Vou apresentar na semana que vem no teatro. Deus não atendeu minhas preces para eu ser o Amado Ribeiro ;-;

Sísifo Contemporânea 31/01/2024minha estante
Misericórdia Davi, meus pêsames kkkkkkkkk mas vai ser uma ótima apresentação!!

regifreitas 05/04/2020

O BEIJO NO ASFALTO (1961); VESTIDO DE NOIVA (1943), Nelson Rodrigues.

Em relação à obra de Nelson Rodrigues, vale o lugar-comum: há aqueles que a amam e aqueles que a odeiam, geralmente com poucos meios termos.

Apesar das semelhanças, principalmente ao trazer o olhar agudo do dramaturgo no desnudamento das hipocrisias da sociedade carioca e, por extensão, da própria sociedade brasileira, aqui temos duas obras que se diferenciam estruturalmente.

O BEIJO NO ASFALTO segue a estrutura mais tradicional do texto teatral. O diferencial está na forma como o autor trabalha os temas: o sensacionalismo da mídia, a violência e abuso de poder por parte da polícia, a homofobia, os desejos ocultos e recalcados. Nelson se vale de uma lente hiperbólica - ao mesmo tempo que mostra, amplia sobremaneira esses aspectos. O exagero no tragicômico é proposital, e uma das características da crítica social rodrigueana.

Já VESTIDO DE NOIVA apela principalmente para o melodrama, mas se destaca por apresentar uma construção mais elaborada do texto teatral. Por conta desse aspecto, e das inovações trazidas por ela, esta peça é considerada o marco inicial do Modernismo no teatro brasileiro. O que chama a atenção, e foram consideradas arrojadas para a época, são as soluções engendradas por Nelson na construção das cenas no palco. Este é dividido em três quadros: da realidade, da alucinação e da memória, nos quais se desenrolam as ações.

Conforme mencionado acima, o trabalho de Nelson Rodrigues pode causar reações divergentes no público/leitor. Comigo não foi diferente. Quando me pus a pensar sobre o que escrever - especificamente sobre essas peças -, algumas das minhas primeiras impressões e considerações se alteraram, o que me fez, inclusive, mudar a avaliação das obras.

Mas aí reside justamente a função principal da obra de arte: para ser relevante, ela deve provocar. Se o resultado final for apenas indiferença, é sinal que ela fracassou.
ElisaCazorla 05/04/2020minha estante
Gosto das suas resenhas, Regi!

regifreitas 05/04/2020minha estante
agradecido, Elisa! ;)

Gabriel 06/05/2023

Uma história com potencial, mas simplesmente não gostei dos personagens, de NENHUM.

O final é BEM surpreendente
V1nim0ura 16/06/2023minha estante
Um texto dramatúrgico é feito para ser encenado, então talvez sua opinião mudasse vendo a peça em palco.

Diana 31/07/2015

Curto e grosso
A primeira coisa que me chamou a atenção: as frases e palavras soltas no diálogo entre os personagens. Uma característica literária que até então não conhecia e achei sensacional! A solidão dos personagens é escancarada, seus medos e receios, suas reticencias...

A segunda coisa que me surpreendeu, foi a minha reação e falta de atenção. Nas primeiras páginas ficava me perguntando: poxa qual a ideia aqui o cara beijou outro cara, tá! Mas qual o problema? Depois me atentei a data: década de 60! Pronto! Nelson trouxe a tona o preconceito vivo da época. Assunto delicado hoje, mas tratado como crime na época do livro.

Quero ler mais e mais livros do velho Nelson, não apenas pra satisfazer o clichê de “ter que valorizar” a literatura nacional, não por isso. Mas sim por que é bom! E eu leio aquilo que é bom pra mim, o que me dá vontade.
Marcos.Azeredo 15/02/2017minha estante
É a peça que mais gostei de Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo, um dos maiores personagens da cultura brasileira. Foi um excelente cronista.

gatoviski 05/07/2020

É lindo beijar alguém que está morrendo.
Após um acidente entre um lotação e um rapaz, Aradir, personagem principal da tragédia que viu o acidente, beija o desconhecido no leito de morte. As especulações que surgem após o beijo são potencializadas pelos investigadores que vendem uma história para causar estranheza na cidade, "beijo no asfalto" é o nome da manchete nos jornais.
O tema "amor e morte", estão relacionados do começo ao fim na peça. O beijo de Aradir apavora todos os personagens e trás a superfície sentimentos ocultos, que por fim, desperta a violência adormecida de uma alma reprimida.
...........spoilers......................

É muito interessante pensar que a peça termina como um eco. Aprígio nunca diz o nome de Aradir mas após cometer o assassinato ele ecoa.
Outra coisa que me chamou a atenção é que os três membros da familia se apaixonam por Aradir, mas ao mesmo tempo, é um amor com certos limites e que vira repulsa se foge das regras. A consequência mais radical dessa quebra de contrato, foi a morte, e quando o Aradir diz que "é lindo beijar alguém que está morrendo", a minha única observação é que, na hora da morte, é o momento de verdade absoluta, estão todos expostos.
Marcos.Coelho 15/09/2021minha estante
Verdade, os três. Não havia parado para pensar nisso.

Vanessa 28/08/2009

Um beijo,o último pedido de um moribundo estendido no asfalto, leva um simples homem ás páginas da imprensa marrom. Uma ferrenha crítica a sociedade da década de 60, sempre tão puritana para fora de seus portões, escondendo seus podres no coração da família.

Tito 30/06/2010

Uma trágica inquisição forjada em meias-palavras a partir de um impulso inexplicavelmente piedoso.

Júlia Thomé 22/06/2012

Avaliação: 4.5

Debora.Vilar 14/10/2013

Beijo no asfalto é uma drama em 3 atos. No primeiro ato mostra a corrupção existente entre a mídia de comunicação e a polícia, que decidem usar um acidente para abafar os escandâlos da polícia. O resultado é a infelicidade e a separação do casal, pois o marido é acusado de ser amante de um homem que é atropelado e beija-o antes de morrer.

Eloah 09/04/2024

Atualíssimo
Um gesto de compaixão e bondade que se transforma em crime porque as pessoas dizem que foi. Até eu fiquei na dúvida haha incrível como Nelson fala de "fake News" muito antes dessa discussão atual.

guilhermismos 10/07/2015

Esplêndido e surpreendente
Li a obra por indicação de uma amiga professora. Mal sabia eu que ficaria encantado e devoraria outros do mesmo autor. Entretanto, para quem adentra o universo de Nelson Rodrigues, o paradoxo de brilho imediato e obscurantismo de "O Beijo no Asfalto" é um prato cheio. Polêmico a seu modo, surpreendente e instigante, a obra é capaz de despertar desde o leitor mais voraz ao mais desinteressado. A divisão em três atos requer uma análise detalhada, assim como qualquer obra de Nelson e de qualquer bom autor. De longe, seu melhor livro.

Monito 22/02/2017

'A salvadora da patria' - a mídia.
Este é o verdadeiro tema trabalhado de forma magistral, bom que se diga, pelo autor nesta história: o dito 4° poder. E, justamente em nome desse poder que é viciado em exercer, a dita mídia não raro apresenta exemplos e mais exemplos infelizes de indivíduos que se comportam em maior ou menor grau como o jornalista da trama. Claro que não só no Brasil, mas certamente também no Brasil. E claro que não só no Brasil de ontem, mas principalmente e infelizmente (reflexão minha) no Brasil de hoje. Considerável parte de seus 'soldados' têm o intelecto aguçado, são astutos, perspicazes, mas miseravelmente destituídos de ética, assim como o arquétipo de jornalista esculpido por Nelson Rodrigues. Importante lembrar: ele próprio, Nelson, um jornalista!, prova a um só tempo de conhecimento de causa de de que falta de ética não precisa ser a genética da classe.
O pano de fundo da história é a homossexualidade. Um tema generalizadamente mal resolvido (ainda nos dias de hoje), um verdadeiro tabu, permeado de intolerâncias, de ascos, de ódios e preconceitos, hoje travestido de aceitação, naturalidade e tolerância, mas, à época da elaboração da trama, nem isso; era ainda por cima um tema marginal, sobre o qual não se refletia, muito menos se debatia.
Excelente ilustração de como as pessoas são manipuláveis por esse poder (de o que, quando e como informar), de como as pessoas mal conhecem a si próprias e, portanto, tornam-se incapazes, mais ainda, de decifrar o mundo a sua volta.
Enfim, uma bomba! Dá o que pensar! Só lamento não ter tido a oportunidade de assistir à montagem original da peça, com o elenco de peso que foi arregimentado por Nelson especialmente para dar vida a essa obra de arte!

Iarley Estrela 14/05/2017

Uma obra atemporal de Nelson Rodrigues, censurada na ditadura militar. O beijo no asfalto é uma peça, um drama em 3 atos que mostra a corrupção que existe entre os políticos e a impressa. Sexualidade, intrigas, falta de ética e crise familiar são os principiais ingredientes desta famosa obra escrita em 1960, com Fernanda Montenegro estreando na primeira montagem de 1961.