O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues

Resenhas - O Beijo no Asfalto

Luana 08/12/2020

Nelson sendo Nelson
Bom as obras referente a esse escritor não me surpreendem da forma que são escritas... Ele tem esse caráter bem forte por conta do momento em que escreve. Não sendo diferente, Beijo no asfalto, causa estranhamento, angústia e vontade de saber o que é ou não verdade. Com muita crítica por trás, Nelson Rodrigues marca o teatro com suas obras.

Mr. Jonas 17/10/2020

O beijo no asfalto
O beijo no asfalto é originalmente uma peça teatral escrita em 1960 por Nelson Rodrigues, que tem na sua essência uma voraz e esplêndida crítica a hipocrisia e falácia de cada ser humano como indivíduo e como família, um retrato da aparente e enganosa imagem que muitas pessoas tentam evidenciar para a sociedade. Outro ponto abordado é a sordidez e nada polida atitude da mídia/imprensa envolvida no caso, e mesmo sendo num já distante 1960 traz a tona pontos cruciais do que temos visto em relação ao jornalismo em nossos tempos. Uma trama com ótimo enredo que deve ser lida por todo aquele que busca refletir e se ?rebuscar? como ser humano e sociedade.

Duda 06/09/2020

Me supreendeu
Por se tratar de uma peça, o texto é bem gostoso de ler, terminei ele em 2 horas. E o quando terminei eu realmente fiquei surpresa, é uma obra muito boa para quem deseja começar a ler obras do Nelson.

mari 20/08/2020

Clássico que permanece atual
A obra escrita nos anos 60 continua atual, os temas retratados como fake news, corrupção, homofobia, assédio, uso da força policial etc se encaixariam perfeitamente nos dias de hoje.

kk3thess 19/08/2020

Um beijo, desejos escondidos, preconceitos nada velados, medo e suscetibilidade ao que os outros possam pensar ao mesmo tempo em que a ausência de temor do pensamento coletivo é uma liberdade. Em relativamente poucas páginas, Nelson Rodrigues entregou um texto complexo e repleto de nuances que é de dar inveja a diversos camalhaços que não tem sequer um personagem bem desenvolvido. Sinto falta de algo ainda meio intangível para mim, mas nada que diminua o brilhantismo da obra.

Gabriella463 11/02/2021

Recomendo muito a leitura
É um texto teatral muito bom, aborda assuntos importantes como por exemplo uma sociedade tão preconceituosa e como mídia pode tão sensacionalista a ponto de fazer de tudo para gerar lucro. O último ato foi o que mais gostei pois acontece coisas surpreendentes em que não posso contar.

Dasa 06/06/2020

O Beijo
Um clássico das obras do Anjo Pornografico. Uma peça onde mostra o que a mídia é capaz de fazer para obter matérias de capa e vender mais jornais! Hoje fazemos de tudo por umas curtidas nas redes sociais, o que traz muito a peça pra atualidade. O que você faria se presenciasse um acidente fatal? E se a vítima, como último desejo te pedisse um beijo?

Wilson Jr 28/05/2020

Excelente peça de Nelson Rodrigues, muito atual especialmente por ter como um dos temas centrais a utilização de fake news.

Mau Uchikawa 24/04/2020

Grande Nelson Rodrigues
Como em todos os contos Rodrigueanos, esse deixa a gente preso para saber o desfecho. E ele vem, de forma arrebatadora!!!

Joao.Ricardo 23/04/2020

Ótimo livro de introdução às obras do autor.
O beijo no asfalto _ Nelson Rodrigues: indicação de @pripaes ; obrigado! Mais uma obra grandiosa do N. R. Trama sensacional em que temos a obsessão como centro. E é a obsessão em todos os seus aspectos mais sombrios da raça humana. Gostei demais e já procurei na bibliotoca o teatro completo do N. R. e vou me empenhar nisso

Fernando Campos Kanigoski 17/04/2020

Uma historia curta e com uma linguagem que a torna ainda mais dinâmica e deliciosa de se ler. Infelizmente alguns diriam que não envelheceu bem com o tempo ou que tem um certo conservadorismo dado a época que foi escrito.

Nádia C. 15/04/2020

violência contra a mulher e assédio
A peça se passa nos anos 60 e trata de um homem, Arandir, atendendo ao último pedido de um desconhecido que acabara de ser atropelado, o beija na frente de todos. O caso vira manchete de uma matéria conduzida por um jornalista corrupto e inescrupuloso, apoiado por um delegado, que usa de seu abuso de poder para convencer a todos que o homem conhecia o morto e era seu amante, isso tudo para abafar o caso de ele ter agredido uma mulher. Esse detalhe da agressão passa MUITO despercebido, em nenhuma sinopse da peça fala sobre isso, focando apenas no tabu sobre o personagem ser ou não gay e no desenrolar da história, com insinuações incestuosas. Além disso, o policial e o jornalista assediam sexualmente a esposa de Arandir, ao obrigá-la a ficar nua num "depoimento" na casa do jornalista!

Assim, é uma peça que de certo modo não cabe dizer se "gostei". Mas, esse parece ter sido mesmo o objetivo de Nelson Rodrigues, ele próprio afirmava fazer um teatro desagradável. Cheguei a pensa que o dramaturgo quisesse apenas escancarar a prodridão e hipocrisia humana, o que de certa forma consegue.

Por outro lado, acredito que a forma do drama burguês já é ultrapassada para tratar a realidade. Para denunciar a violência, na era da imagem, histórias violentas que só existem para chocar será que bastam?

Desde o surgimento do teatro épico, é sabido que a arte pode ir além disso. O drama da "vida como ela é" naturaliza a violência ao invés de criticá-la.

No anos 60, Nelson Rodrigues pode ter feito um bom trabalho ao retratar personagens corruptos, preconceituosos, hipócritas, homofóbicos e machistas - é disso que trata Beijo no Asfalto - visto que de fato, há 60 anos, a arte não se preocupava em falar desses temas. Porém, revisitando a obra para o contexto atual, não basta mais desmascarar as coisas, simples e cru.
Acredito numa arte que não só mostra, mas critica, e isso o drama tradicional na forma, mas subversivo no conteúdo, não soube fazer.

site: https://as-virgulas.blogspot.com/2020/04/o-beijo-no-asfalto-nelson-rodrigues.html