O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues

Resenhas - O Beijo no Asfalto

Alê 24/10/2022

História atemporal!!
Simplesmente sensacional!! Nelson Rodrigues sendo atual como sempre (em 1960, início da ditadura), escrachando a moral e os bons costumes como não tão moral e bons costumes assim. Colocando em pauta a violência policial, o preconceito, a corrupção, a falsa moral e as notícias falsas.

Nelson Rodrigues tentava deixar claro a essência do Rio de Janeiro. Foi censurado como muitos outros autores na época da ditadura, mas não deixou de escrever.

?O beijo no asfalto? é uma peça que conta a história de um homem que foi atropelado por um bonde e a beira da morte recebe um beijo de um desconhecido. A história então se desenrola em como o beijo é visto pela população e o que realmente aconteceu. Tem um desfecho chocante que prova que as pessoas nem sempre são o que parecem.

Daniel.Malaquias 02/10/2022

O ato mais verdadeiro
Uma peça encomendada pela atriz Fernanda Montenegro, que fez o papel de Selminha na estreia. Um enredo aparentemente simples: um homem em seus últimos momentos de vida pede um beijo, ali mesmo na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. Quem atende ao desejo do quase morto é Arandir, que o beija ali mesmo, no asfalto. A partir daí se tece uma trama cheia de intrigas, adultério, homofobia e principalmente tragédia, tragédia bem carioca a la Nelson Rodrigues. Sem sombras de dúvidas essa é uma das melhores peças do autor e uma das mais bem escritas de nossa dramaturgia.

Emile Vithorya 01/10/2022

Peça belíssima
Bem curtinha, leitura fácil e rápida!
Muitas críticas envolvidas em uma sociedade marcada pelo preconceito e julgamento.

lara.mi25 08/09/2022

A única coisa q eu posso falar é que o Nelson Rodrigues foi uma lenda, esse homem foi completamente maravilhoso!!
Não existe outra palavra pra essa peça sem ser ?incrível?. Me prendeu demais, a história completamente cômica e cheia de reviravoltas é a cara do Nelson, essa leitura leve e divertida.
Apenas muito perfeita, leria 10 vezes de novo e interpretaria todos os papéis se tivesse a oportunidade. :)

Arruda 21/07/2022

mídia sensacionalista !!!
Fica claro que um dos principais pontos da obra é fazer crítica ao sensacionalismo e a manipulação no jornalismo.
Os três atos da peça giram em torno do "beijo no asfalto", que cada vez é mais manipulado pela mídia. Além de tratar sobre o conservadorismo e como as pessoas possuem grande dificuldade de mudança de valores.
Outra obra De Nelson Rodrigues que não deixou a desejar! recomendo!

Laís Gonçalves 11/07/2022

O beijo no asfalto
A peça lida muito com a necessidade de se ter uma boa notícia acima de tudo, inclusive da verdade. O poder dos meios de comunicação faz com que um ato de compaixão se transforme em assassinato a sangue frio. Enquanto se destrói o casamento de Selminha e Arandir, os jornais vendem mais do que nunca. A peça também funciona como grave crítica à sociedade brasileira da época, principalmente pela hipocrisia.

Ana 06/06/2022

É, Nelson!
Li muitas críticas a respeito do livro, algumas positivas e outras negativas. "Ah, é muito exagerado", "Achei preconceituoso", " Não entendi o impacto". Nelson Rodrigues fez algo um tanto revolucionario em sua época, em plena década de 60, ele expõe ao Brasil uma peça teatral onde dois homens se beijam em meio a um acidente, isso vira notícia em todos os jornais e apavora a sociedade "conservadora" brasileira. No entanto, tal notícia nada mais é do que uma estratégia utilizada pelos policiais para poderem disfarçar o escândalo que o delegado Cunha fez diante a impressa. O livro todo se gira em torno de três atos, pelo qual as consequências desse beijo decorrem. Acredite, não achei nada de exagerado! Mas sou suspeita para falar, pois é a minha primeira peça teatral. No entanto, achei muito inteligente as confusões e jogadas que o autor maquineia ao longo do texto, nos confundimos com os personagens e suas "afirmações", duvida-se de todos. Porém, o próprio consegue ser impressionante, e como esse livro se mantém atualissimo mediante ao preconceito, Nelson não expôs somente os sujeitos da época, como refletiu em algumas questões hodiernas. Creio que eu esteja lhe confundindo, mas é justamente isso o que Nelson gostaria. Quem está certo ou errado? É bem explícito, embora confuso. A única coisa que não me agradou foi o final e o seu trágico acontecimento sem muitas explicações. Fora isso, foi uma leitura proveitosa, que farei bem em reler.

Luke 29/05/2022

Importante, mas...
Reconheço toda a importância e magnitude da obra pra sua época, seus temas são valiosos e atuais, mas simplesmente não gostei da maneira como tudo foi desenvolvido. Não me envolveu nem me chocou. Compreendo, no entanto, que Nelson Rodrigues foi gigante e não descarto a possibilidade de ler outras obras dele.

nicolenovaismf 07/05/2022

Tragédia, engraçada, Carioca
O livro é uma peça onde prevalece diálogos, de forma curta e cômica tem o desenrolar de uma história bem elaborada por Nelson Rodrigues. Conseguimos ver divergências culturais dos tempos atuais, é isso. Bacaninha. Engraçado. Trágico. E nos faz sentir brevemente em uma antiga Rio de Janeiro.

Julio 07/05/2022

Não gostei muito...
Livro que encontrei na biblioteca da escola, confesso que não consegui entender, me pareceu confuso rsrs, Plot Twists bizarros, fiquei com a impressão de que eu realmente deixei passar alguma coisa despercebido.

Se eu falar que é um livro ruim, talvez eu não esteja sendo justo, só não gostei mesmo, vai ficar pra uma futura releitura!

Marcinhow 21/04/2022

Falso moralismo
Uma dica: Qualquer livro que já tenha sido proibido, vale ser lido!
Mesmo sendo uma peça teatral do século passado, apresentada nos anos 60, impressiona por tamanha atualidade! Impossível ler e não fazer um paralelo ao falso moralismo é o domínio das fake News dos dias de hoje!

Renata Nascimento 29/03/2022

Meu primeiro contato com o autor e gostei bastante. É uma leitura forte e apesar de se passar nos anos 60, é super atual, com temáticas como a corrupção e matérias jornalísticas falsas (fake news) que podem arruinar a vida de uma pessoa. Minha única ressalva é para o motivo um pouco exagerado de alguns personagens para prejudicar o outro. No mais, é um livro muito bom, rápido de ser lido e nem um pouco raso.

Ives 18/02/2022

Muito sensível como o Nelson Rodrigues tem o cuidado na construção da potência de um gesto, este que foi tão polêmico que foi tratado como crime, um "crime" inominável.

mari 14/02/2022

sorte de quem assistiu
essa leitura foi envolvente demais!!!!! invejo quem teve a chance de contemplar a peça com a atuação da Fernanda Montenegro. o final me deixou passada.