Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Wes Janson 08/08/2023

Alto nível!!!
Desnecessário falar sobre Shakespeare, mas apesar de amar ler, é a primeira vez que leio uma obra dele. A primeira vista causa estranheza o fato de ser uma peça teatral, com a divisão em atos, cenas, nenhuma descrição do ambiente, mas a história te envolve bastante.
E ao entendermos os simbolismos, as mensagens transmitidas, de honra, altivez, fidelidade, respeito, a obra se torna maior ainda.
Curta, de leitura tranquila, e até me surpreendeu isso, mas pretendo logo ler no original, para captar mais os jogos de palavras.
Essencial!!!
Matheus_Lago 21/08/2023minha estante
O que pra mim foi um desconforto (mais por nunca ter lido um gênero teatral). Mas com o tempo fui entendendo como funcionava tal escrita. A próxima obra Shakesperiana vou procurar uma adaptação em prosa.

Literacath 08/08/2023

Poético, eu diria.
A história de Macbeth, baseada em ascenção e queda, é carregada de reflexões.

O tom poético inunda o leitor assim que toma a decisão de ler esta peça. Pode ser uma adaptação dificultosa, mas vale a pena imergir nessa história e aproveitar o caminho.

Lucas Lobo 06/08/2023

O tirano
Sempre me surpreendo com os finais das obras de Shakespeare, as mortes finais são sempre as mais insanas, e nessa obra não poderia ser diferente.

yaya 02/08/2023

Gostei da forma que a história mostra o quão podre as pessoas podem ser pela busca do poder e as consequências da culpa e ambição desenfreada

Caroline.Brunoni 01/08/2023

Intenso
A minha obra preferida de Shakespeare!! ? Envolvente, intensa, misteriosa e dramática. O misticismo presente durante toda a trama e mais o histórico que envolve as encarnações da peça, com incêndios e catástrofes, cria um clima de grande interesse pela obra.

jackpveras 31/07/2023

Casal Macbeth: o amor mais que perfeito
Lord e Lady Macbeth, o casal mais incrível do universo shakespeariano. Maldade, ambição, obsessão, culpa, determinação, psicopatia, arrependimento, loucura e delírios... tudo ensaguentadamente presente nos contextos espirituais e físicos deste que é um casal que deixa Romeu e Julieta parecerem namoradinhos na pré-escola.

Viva a tragédia!
Viva Shakespeare!!

Camila 28/07/2023

Como toda obra do Shakespeare, alguém acaba morto
é uma história que mostra sobre ambição, poder e culpa

Madu 26/07/2023

Eu gosto como a ambição d a culpa é retratada nesse livro, principalmente quando mostra o quanto você se torna preso de algo que sempre reprimiu

Edmar.Michiles 24/07/2023

Para a minha primeira leitura de Shakespeare, foi bem interessante.
Macbeth nos mostra o quão baixa e desleal uma pessoa pode se tornar em busca de poder.

Luiz 23/07/2023

Curto e impactante
Uma história com cerca de 100 páginas bem desenvolvidas sem muita enrolação, não amei de paixão, mas gostei bastante.

Rany 22/07/2023

O coração do homem é facilmente corrompido
O que há de mais obscuro na mente humana? É disso que Shakespeare versa na tragédia de Macbeth.

Macbeth um capitão que era visto como alguém de honra acaba por receber uma profecia, dada a ele por três bruxas, de que se tornaria rei da Escócia. Essa profecia revelou o que tinha de mais sombrio em seu coração: a ganância por poder e satisfação dele não importando o que precise ser feito para ter seus piores desejos realizados.

Envenenamento moral, decadência, ressentimentos e consequências é disso que se trata a tragédia de Macbeth.

Dearibeiro 18/07/2023

Da adolescência
Peguei esse livro emprestado na biblioteca da escola assim como vários outros.

Bem diferente dos livros que eu estava acostumada a ler, o que acabou tornando a leitura bem lenta.

Dumalis 15/07/2023

Meu favorito de Shakespeare
Há muito tempo queria ter lido, mas só tive coragem agora. Esse livro é genial, do princípio ao fim. Se eu tivesse que ler só um livro pro resto da vida, acho que ficaria satisfeita se fosse esse.

Franco 12/07/2023

Ou conhece teu Destino e conhecerá tua perdição
Enredo:

Macbeth toma conhecimento de seu destino: será rei. E o que poderia surgir como uma benção acalentadora, do tipo 'vê? se acalma e deixa rolar que tua nobreza há de chegar', é o ponto de ignição para uma espiral de cobiça, violência, caos e loucura.

(possíveis) pontos positivos:

- trama direta e progressiva, que dá seu motivo/argumento logo de início e vai com ele até o fim;
- personagens em mutação, transformando-se a cada página (um deleite para quem curte acompanhar a gênese dos vilões, se é que Macbeth pode ser assim definido);
- um contínuo clima de agonia em todos os âmbitos, perfazendo a clássica noção de clímax;
- ótimos trechos com frases que captam, com simplicidade, a verdade das coisas.

(possíveis) pontos negativos:

- gênero teatral, logo, com monólogos via de regra expositivos;
- diversos personagens, nem todos com o mesmo peso na trama, daí ter de recorrer à lista de personagens para saber quem é quem (pelo menos se você como eu tiver a memória de peixinho dourado);
- algumas marcas de época que hoje em dia caem meio pesadas aos olhos, como o reforço de uma certa virilidade extremada e de uma feminilidade, digamos, 'traiçoeira'.

o que mais impressionou:

por mais que a história dê muito o que pensar sobre poder, cobiça e vingança, a mim o que mais impressiona é a reflexão sobre o destino: sabendo o que será, o que fará você disso? Nada na história indica que o destino de Macbeth precisava ser assim tão turbulento; ele sabia o fim, mas precisava se dedicar tanto a mexer nos meios? Afinal, benção ou maldição saber o dia de amanhã, sem que saiba exatamente como serão essas horas de intermeio? Bônus ainda para o personagem de Macbeth, o vilão mais vítima que tive o prazer conhecer, e bônus para Shakespeare: a gente tem tanto medo dos grandes clássicos (ainda mais de gêneros menos usuais nos efêmeros dias atuais), mas nada que uma tradução amigável não faça para nos deixar perceber a beleza e o mérito das obras imemoriais.

"Apaga-te, apaga-te, chama breve! A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco - faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado."

Vanessa 04/07/2023

Macbeth
Shakespeare faz uso do jargão de "quer conhecer o homem dê poder a ele". Nessa história conta as derrocadas de um personagem que recebe profecia e gera uma sequência de traições, lutas, ganância e disputas por poder. Sempre com falas pertinentes, a história se propaga nos mostrando lições.