Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

asacire 10/01/2023

bem, é uma peça. foi feita pra ser representada e não lida. sendo assim não tem fluidez na leitura, mas ainda tem uma premissa interessante.

louleonezi 09/01/2023

Endoidou né
Assim como a outra peça que eu li do Shakespeare, Macbeth é uma sequência de acontecimentos confusos que chegam em um ponto decisivo e, surpreendentemente, eu achei a história bem boa, com vários diálogos profundos.

Assistiria uma peça dessa, com certeza.

Zaqueu 07/01/2023

A ambição cega o homem
Peça incrível que mostra o que um homem ambicioso com fome de poder pode se tornar.
Influenciado pela sua esposa Macbeth faz de tudo para chegar ao reinado da Escócia. Muitas mortes sangrentas e um fim de tirar o fôlego traz a triste realidade do quanto o homem pode ser corrupto e acabar com a sua própria vida e das pessoas que o rodeia.

Emmy 05/01/2023

Macbeth, mona vc é maluca?
Nada mais pode ser dito sobre a grandiosidade dessa peça que já não tenha sido dito, que saco shakespeare. Então aqui vão fatos aleatórios.

1. As três bruxas que aparecem no começo da peça (e as três fúrias da mitologia grega) são as representações mais antigas de um "trio de mulheres malvadas" o que falando de outra forma significa que shakespeare é parcialmente responsável pelo filme mean girls.

2. A Dona Morte da turma da mônica foi traduzida pro inglês como Lady MacDeath

3. Tolkien meio que detestava a forma como duas profecias da história foram solucionadas, então ele incluiu as duas em o Senhor dos Anéis da forma que ele achava que seria melhor.

4. Macbeth é uma peça amaldiçoada, desde sua primeira performance várias tretas acontecem e deve ser a peça que mais gente morreu ou se machucou, por isso existe a tradição de não pronunciar o título da peça dentro do teatro pra não dar azar, ela é chamada de "peça escocesa".
- No musical hamilton em uma música ele diz
"Acredito que você entenderá a referência à outra tragédia escocesa sem eu ter que nomear a peça."

5. Por fim, as cenas de morte shakesperiana são iguais aquele meme brasileiro, que um homem dá um tiro no meio da testa da mulher e ela diz "aí" e morre.
RafaelaLindaperfeitaduarte 05/01/2023minha estante
Q FATOS INCRÍVEIS KKKKKKKKKKKK

Larissa Duarte 14/07/2023minha estante
A melhor resenha que já encontrei aqui no Skoob, perdi tudo nas mean girls shakesperianas huahaha isso é tão barro

Mika 05/01/2023

Uma ótima representação da ambição humana
Macbeth é um general escocês que num determinado dia, após uma vitória, acompanhado de seu amigo Banquo, encontra "três mulheres estranhas" pela estrada. Elas profetizam que Macbet não só irá receber um título novo, mas que futuramente será rei! Quanto ao seu amigo Banquo, não terá o mesmo título, mas seus filhos sim. Após descobrir que o primeiro título profetizado se cumpriu, Macbeth conta a sua esposa sobre o encontro com as três mulheres. Diante disso, ela propõe que ações devem ser tomadas e planeja o assassinato do atual rei!

Macbeth é uma história relativamente curta de se ler, mas que possui um conteúdo muito denso. A leitura traz muitas reflexões sobre culpa, corrupção e ambição. Acredito que é uma ótima porta de entrada para quem nunca leu Shakespeare e tem receio de começar.
Mika 05/01/2023minha estante
Análise com spoilers!!!!!!!????

Vejo constantemente em análises a hipótese de que Shakespeare passou uma "mensagem machista", visto que Macbeth supostamente foi corrompido por sua esposa. Bem, não vou dizer que é impossível essa conclusão ter sido tirada no tempo em que a peça foi escrita. Entretanto, de acordo com minha experiência de leitura isso não faz muito sentido.

Vamos por partes:

Lady Macbeth "estimulou" Macbeth a matar o rei. Só que isso não significa que Macbeth já não estava com esse plano em mente. Acredito que a ambição de Lady Macbeth cresceu e com isso deu o ponto final para o plano se cumprir. Avançando um pouco na história, vemos que Lady Macbeth começa a se sentir culpada. Ela constantemente fica sonâmbula e faz um gesto como se estivesse "lavando as mãos". Isso mostra como ela estava agindo de forma inconsequente quando planejou a morte do rei. E após um tempo a "ficha caiu".
Lady Macbeth teve culpa sim, mas não "corrompeu" Macbeth. Era algo que já estava nele, e com um estímulo se revelou. O que mostra isso são as mortes causadas unicamente por Macbeth, principalmente de inocentes.

Vivian.Jensen 31/12/2022

Uma peça cheia da batalhas e traições. Uma digna tragédia de Shakespeare, levemente complexo de identificar os diferentes personagens e suas ideologias, mas realmente interessante.

Profe Ariely 31/12/2022

A mais sombria e difícil pra eu ler. Tentei várias vezes continuar a leitura, mas só agora consegui finalizar. Uma obra magnífica de fato, mas muito perturbadora.

Luiza.Castro 31/12/2022

Eu vejo a leitura dessa peça no seu futuro
Um dos maiores clássicos da literatura mundial e é uma peça de teatro, um texto de natureza diversa de um romance.

Este é um detalhe que pode passar incógnito a um leitor desavisado, mas que é imprescindível ter em mente, devido à falta de um narrador. A carga dramática, viradas no enredo e, o mais importante, a psiquê dos personagens, é toda encontrada nos diálogos e solilóquios, este último é marca registrada do trabalho de Shakespeare.

Esta obra tem todo o seu valor histórico, pelo qual vale á pena ser lida, mas nós leitores queremos comida, diversão e arte. Enquanto uma leitura casual, Macbeth vai ser um verdadeiro banquete para os amantes das entrelinhas, das pistas sobre os acontecimentos futuros que estão escondidas nos detalhes e traços dos personagens que anunciam o destino dos mesmos.

Gabriel.Maranoski 30/12/2022

Não era o que eu esperava
Não é um dos meus favoritos, as outras duas obras do Shakespeare que li (Hamlet e Tempestade) foram mais engajantes. Me parece que nas outras leituras que fiz do autor a história se desenvolvia de um modo mais interessante, a trama era mais bem trabalhada, em diversas partes de Macbeth eu tive que me esforçar para continuar lendo. Eu o li de maneira bem espaçada, pode ser que isso não tenha me permitido ficar imerso na história, talvez uma nova leitura faça com que eu aprecie melhor a obra.

Mathias Vinícius 29/12/2022

Macbeth, um comentário sobre.
Mesmo sendo uma das grandee peças do bardo, posso afirmar que ela consegui me erguer da poltrona assim como aconteceu com Hamlet, não dá mesma maneira, mas no geral me agradou tanto quanto.

Com personagens riquíssimos que poderiam ter suas próprias histórias, como Lady Macbeth por exemplo, ou até mesmo fantasiar outras possíveis intervenções do trio de feiticeiras juntamente com Hécate sobre outros reis e rainha.

É interessante pensar da seguinte maneira, se a peça é entendida como uma tragédia, que de fato é também pelo seu formato, podemos observar que foi uma tragédia traçada pelo próprio Macbeth em seu ato de egoísmo e a cima de tudo, de alguém que já estava fadado ao trágico fim.

Na medida em que passavam os atos da peça eu não sentia raiva de seu protagonista, o que é algo curioso, de longe que podemos sagrar Macbeth como herói e muito menos um anti-herói, essa sensação causada é o que de fato me instigava cada vez mais para entender o desfecho, o que não poderia ser resumido em outras palavras além de uma carnificina!

MACBETH
"Nos tempos antigos, antes que as leis humanas expurgassem o mal do bem-estar social; sim, e desde então também se cometeram assassinatos terríveis demais para que os ouvidos suportem ouvir. E testemunhou-se o tempo em que, após ter o cérebro extirpado, o homem morria, e tudo cessava; mas agora, com vinte golpes mortais na cabeça, eles se reerguem e nos derrubam de nossas cadeiras. Essa misteriosa circunstância ainda é mais estranha que assassinato."

Alu.vitória 27/12/2022

?A tragédia de Macbeth? um livro que não é para todos.
Eu particularmente gostei bastante do livro, toda sua história e personagens que são apresentados é maravilhoso. Macbeth e Lady Macbeth que aos poucos são consumidos pela ganância, loucura e paranóia, que mostram o peso e as consequências de suas ações e escolhas. Espero que mais pessoas possam ler essa incrível obra de William Shakespeare.

Fernanda.Kuzma 27/12/2022

Rei é rei
Para mim nada nunca vai poder ser comparado a Shakespeare.

E como sempre i livro me encantou do início ao fim

Aile 25/12/2022

Tomorrow and tomorrow and tomorrow
Precisei ler esse livro para uma disciplina na universidade e que bom que li. Shakespeare realmente consegue trazer muto sentimento e reflexões com poucas palavras. O monólogo de Macbeth na Cena 5 do Ato 5 ("Tomorrow and tomorrow and tomorrow...") ficou ecoando na minha cabeça dias após ter lido. Um clássico.

Kath 20/12/2022

Poder, sangue e loucura exatamente nessa ordem!
Depois de Hamlet e Romeu e Julieta, chegou a vez de me aventurar por Macbeth. Um dos principais motivos para ler essa peça é a minha vontade de assistir à ópera de Verdi baseada nela. Algo que descobri com Hamlet foi que a história faz mais sentido quando a gente conhece o livro. Apesar de, a segunda vez que vi Hamlet de Ambroise Thomas, tenha notado a elipse de personagens e acontecimentos, mas o cerne da história - que na peça é todo contado em francês - fez muito mais sentido para minha compreensão após a leitura. Espero que o mesmo aconteça com Macbeth, pois estou muito animada para ver Ana Netrebko como a vilã ambiciosa.

A história de Macbeth faz muito jus às palavras de Abraham Lincoln "Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” O mais interessante é que, logo no início, ainda no primeiro ato, Lady Macbeth diz que o marido não tem a garra de alcançar seus desejos, pois lhe falta a maldade necessária, o que implica que o general escocês não era, inicialmente, uma pessoa totalmente corrompida pela ambição.

Tudo começa quando o general Macbeth e seu amigo Banquo estão retornando vencedores de uma guerra. No caminho de volta eles encontram com três bruxas que fazem uma profecia, Macbeth será nomeado barão e logo se tornará rei, mas os filhos de Banquo sucederão o trono. Transtornado com a profecia, inicialmente ele não acredita muito naquilo, mas qual não é sua surpresa quando mensageiros do rei Duncan, o monarca vigente, chegam com a notícia de que ele foi nomeado pelo regente como Barão já que o antigo dono do título em questão fora condenado a morte por traição.

Retornando para casa, após ter contado por carta a estranha aparição e profecia para sua esposa, Macbeth é influenciado por ela a tomar uma atitude e assassinar o rei, este prestes a fazer uma visita ao castelo. De início, o homem recusa, mas ludibriado pelas palavras da ambiciosa esposa, aceita fazer o que ela lhe pede, confiando na profecia das três bruxas. Assim, durante a noite, ele apunhala o rei e fica sob a incumbência de Lady Macbeth colocar a culpa disso nos sentinelas do monarca.

Temendo por suas vidas, os filhos de Duncan, ao descobrirem sobre o assassinato do pai, fogem sem serem vistos e acabam levando a culpa como mandantes do crime. Para evitar ser descoberto, sob o pretexto de loucura pelo acontecido, Macbeth mata os dois sentinelas e, assim, é coroado como o novo rei da Escócia. Porém, temendo ser sucedido pelos filhos de Banquo, ele envia homens para assassiná-lo no dia de sua coroação, o filho, contudo, escapa.

Após isso, Macbeth começa a ser atormentado pela culpa, vendo o fantasma de seu amigo vagando pelo palácio, e seu reinado se torna caótico, permeado por revoltas. Sua esposa também vai enlouquecendo aos poucos, contagiada pela loucura crescente do marido. O comportamento errôneo de Macbeth começa a levantar suspeitas em seus nobres e o desejo de vingança daqueles afetados pela crueldade de suas ações em nome do poder selarão sua predestinada queda.

Para mim, essa foi um pouquinho mais complicada de me adaptar que Hamlet, mas ainda assim deu para ler. Não gostei tanto quanto de Hamlet (na verdade, acho muito pouco provável que eu vá amar tanto outra peça dele quanto essa), não sei... talvez o tom mais sombrio, até um pouco catequético também, não tenha me agradado muito. Contudo, tanto a corrupção do personagem quanto o caminho que levaram ao seu final foram de alguma forma um quadro interessante de acompanhar.

O livro traz sim algumas reflexões filosóficas, tal como em Hamlet, estou começando a acreditar que isso é uma espécie de marca de Shakespeare. Achei, inclusive, Lady Macbeth muito mais carismática do que seu marido que supostamente carregaria o livro nas costas. A maldade dela, talvez por notadamente ser intrinseca de sua personalidade, acaba dando mais brilho para ela. E muitas vezes durante a leitura imaginei que ela só queria o posto de rainha porque sabia ser ela a controlar o marido.

Ainda assim, não achei os personagens tão cativantes e interessantes como aconteceu com Hamlet. É uma história sangrenta, meio fantasiosa - ainda que se fundamente em uma figura histórica real - com toda a questão das bruxas e das profecias, isso, a meu ver, diminuiu um pouco a verossimilhança, até o fantasma eu estava bem ok, mas as bruxas não me desceram muito, ficou com cara de história de terror para criança. Contudo, acho que vale a leitura, sim, é um livro super curto. E ainda pretendo me aventurar por outras peças do autor.
Yasmin.Christiano 26/12/2022minha estante
Em breve vou pegar Hamlet que vc me indicou, mas um dia ouvi a trilha sonora da peça de macbeth e achei sensacional! Acho que vou me aventurar nessas duas leituras esse próximo ano

Kath 29/12/2022minha estante
Hamlet é maravilhosa, Macbeth eu já não gostei muito, li porque quero ver a ópera que tem umas árias muito boas. Mas Hamlet super indico, é incrível.