A Tragédia de Macbeth

A Tragédia de Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Rafa 31/03/2023

Maravilhoso
A história prende desde o princípio. Amei q construção dos personagens e como é conduzida a trama.

Charleees 28/03/2023

A vida é só uma sombra: um mau ator. Que grita e se debate pelo palco. Depois é esquecido; é uma história que conta o idiota, todo som e fúria. Sem querer dizer nada. - MACBETH -

Última leitura do mês de julho, primeiro Shakespeare que leio e olha, não foi nada fácil hahaha cada dia mais acostumado com literatura nacional, sair da minha zona de conforto e cair em um Teatro Inglês dos idos de 1606 não é nenhuma tarefa fácil, briguei com a linguagem até mais ou menos me acostumar a ela, algumas páginas precisei ler e reler para entender e tudo só ficou mais claro graças ao filme A Floresta Que Se Move do Vinícius Coimbra de 2015 que foi inspirado da peça de Shakespeare.
Aqui Shakespeare tenta entender como o homem lida com a natureza do mal presente em sua existência, para isso ele brinca com a ambição de Macbeth e sua esposa. Macbeth cheio de qualidades, bom súdito, melhor general a certa altura é dominado por um desejo e vai até as últimas consequências para conquistá-lo, ele não começa a história sendo mal são suas ações que vai o levando por esse caminho. Uma história geniosa, retrato dramático que trata da ânsia de poder, talvez por isso tão adaptada desde 1600. E você já o leu? O que achou? Qual seu Shakespeare favorito?

* Resenha editada em Agosto 2019

Thainá 26/03/2023

Meu primeiro livro de Shakespeare
Até o momento, nunca tinha tido interesse em ler Shakespeare. Nem mesmo Romeu e Julieta. Macbeth foi um achado na livraria, em uma estante de clássicos com preços mais acessíveis. Mal sabia eu o que me esperava!

A escrita de Shakespeare é poética e ao mesmo tempo frenética. Os personagens são tão humanos, tão reais, que é praticamente impossível não pensar: isso poderia ter acontecido de verdade!

?Macbeth é um general do exército escocês muito apreciado pelo seu monarca, o rei Duncan, por sua lealdade e seus préstimos guerreiros. Um dia, ele e Banquo, outro general, são abordados por três bruxas que fazem os seguintes vaticínios: Macbeth será rei; Banquo é menos importante, mas será mais poderoso que Macbeth; e os filhos de Banquo serão reis. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si.?

Macbeth é, originalmente, uma peça, portanto o livro é composto por 5 atos e diversas cenas. A leitura é muito fluida, porém, o leitor que não é acostumado a ler clássicos pode sentir alguma dificuldade no início, mas nada que comprometa o entendimento da obra.

A história fala, sobretudo, sobre poder, traição e culpa.

Recomendo a leitura para quem nunca leu nada de Shakespeare e tem vontade de começar!

Joy 24/03/2023

Classicásso!
Que leitura enriquecedora. Neste meu primeiro contato com Shakespeare, não imaginava que conseguiria acompanhar a altura? mas consegui! Por curiosidade, li a peça em português e ao lado tinha a original pela sonoridade - e realmente, que trabalho bem feito da Beatriz Faria.
Bom, todas as histórias podem ser interpretadas a sua maneira, para mim, a história de Macbeth é um retrato da cobiça chula e de ambição. Ele estava lá, cumprindo seu papel quando, do nada, profecias sobre seu futuro são feitas e aos poucos se confirmam. Bem, quem não ficaria impressionado? Ao sentir o poder tão perto, Macbeth começa a se deixar levar pela cobiça, pela vontade de que a profecia seja cumprida.
Então, entra em cena uma personagem magnífica: Lady Macbeth. Pra mim, não tem dúvida: eles são um caso de folie à deux. Sem um, o outro não faria.
Se é pra ser rei, vai ser rei sim. Não vai dar pra trás de jeito nenhum. E ela fica como alicerce na trajetória de Macbeth.
No entanto, não houve como prever as consequências. Ou só não conseguiam raciocinar, atolados pela ambição?

Queria falar sobre o MacDuff. Que papelão, hein? Bem, é isso. Sem papo, irmão. - sem spoilers também-.

Tá com medo de ler Shakespeare? Eu também tive esse medo. Sabe o que eu fiz? Emprestei da biblioteca, o abri e li (com a ajuda de textos de apoio e sempre indo e voltando no texto pra não me perder completamente).
Só vai. Muitas lacunas de referências serão completadas depois que a gente se arrisca a ler clássicos.

LiteraLucas 24/03/2023

A cegueira da ambição.
Não é um clássico à toa. Aqui está uma precisa representação do envenenamento moral causado pelo desejo desenfreado de poder. A destruição causada é tanto interna, quanto externa, na medida que os desejos vão tornando o agente degradante em seus atos e irracional perante a vida. Entrega-se à loucura, ao desespero, à paranoia e nunca mais encontra a paz. Está morto mesmo antes da morte.

Geise @leiturasdageh 23/03/2023

Começo difícil
Essa é minha segunda experiência com Shakespeare. Ao contrário de Otelo, achei o início de Macbeth bem difícil de compreender. Demorei a entender o que estava acontecendo. Na metade da leitura recorri a um vídeo da Tati Feltrin sobre esse livro. E que bom que fiz isso. Retomei a leitura e já consegui me envolver um pouco. É uma história que requer um estudo sobre para que se tenha uma leitura proveitosa. Mas no geral gostei.

Bianca2282 19/03/2023

Profundo e filosófico
Gostei bastante dessa que é uma das peças de teatro mais famosas de Shakespeare. O que mais chama a atenção não é a história em si, mas a assertividade e a profundidade das reflexões existenciais.

microfonefofo 14/03/2023

Eu não curto os ingleses, mas...
É uma obra prima. Quase que um clássico grego modernizado, com a velha ideia de "evitar seu destino é o que constrói ele".
Macbeth é a suma do egoísmo humano quando bem intencionado. Macbeth MERECIA ser rei, mas não foi, logo deu seu jeito, o que só trouxe flagelo. Macbeth nega seu destino quando se recusa a não ser rei, nega seu destino quando tenta evitar a profecia de ser morto... Macbeth tem medo durante o livro inteiro. Medo da incapacidade de controlar tudo, de ser soberano. E o livro todo é sobre isso: Macbeth nunca foi rei, nem soberano, pelo menos não de si mesmo, e isso frusta ele. Frustração essa que cria um ciclo de ódio.

Não chamaria ele de vilão, até porquê ele é vítima. Vítima de si mesmo. Se afunda no próprio egoísmo, agoniza na própria fúria, morre na própria ambição. E Macbeth, antes de ser sobre medo, é primariamente sobre isso; ambição.

evajacksism 09/03/2023

Não foi meu primeiro contato com esse tipo de leitura e nem com Shakespeare.
Eu tinha certa expectativa sobre Macbeth, e eu gostei bastante, foi uma leitura super interessante e me prendeu muito.

Matheus.Viga 09/03/2023

"De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma?" - Macbeth
Li essa peça ao som da trilha sonora de Carter Burwell do filme "A Tragédia de Macbeth 2021" que me trouxe uma incrível conexão com a obra. A existência das feiticeiras e o fato da história ser narrada e ambientada pelo período da noite cria uma atmosfera bem sombria e instigante para o leitor.

Já me deparei com tragédias de Shakespeare resultantes por meio do amor, da vingança, e agora com Macbeth, por meio da ambição. É incrível o seu engenho em percorrer as mais diversas temáticas procedente das mais insanas tragédias.

Há algumas curiosidades e rumores que dizem que essa peça é amaldiçoada. No século XIX morreram 50 pessoas em frente ao teatro durante a encenação dessa peça. Além de atores e diretores que morreram no decorrer da peça, e alguns de forma bem inusitada como cair do palco.

Macbeth: "A vida não passa de uma sombra em movimento, parece um ator medíocre que se empertiga e exalta na hora que lhe cabe no palco e depois ninguém mais o ouve. Trata-se apenas de um conto narrado por um idiota, repleto de som e fúria, mas que nada significa"

Victor_lcnetto 08/03/2023

Macbeth
Não é um tipo de leitura fácil, mas ainda assim agradável. Achei que fosse ser muito mais chato, mas gostei. Shakespeare é realmente um dos maiores.

Gab 05/03/2023

Simplesmente: leiam esse livro
O que acontece quando você dá poder ao homem ou o faz acreditar que o tem?

Acho que esse vai ser o meu preferido do Shakespeare!

Marcos Bobco 04/03/2023

Melhor tragédia até agora
Macbeth tem uma ambientação sem comparação. Cenas inesquecíveis. Diálogos que são tesouros da humanidade. Simplesmente leiam.

Walldir.Braz 28/02/2023

Li pra prova
Li para fazer uma prova de literatura e não entendi nada, a professora simplesmente jogou esse livro pra sala ler sem um contexto ou explicação, precisei ver um vídeo que explicava a história do livro antes de realizar a avaliação. Não recomendo para analfabetos funcionais (como eu) que não possuem capacidade de entender e apreciar leituras clássicas.