Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

gabi1692 20/12/2022

eu amo shakespeare pq ele além de escritor é poeta e filósofo (ouso dizer que até sociólogo). eu amei a história, já que ela traz um estudo por traz e eu amo o fato de que a forma de expressão dele é o teatro. é muito legal ler fingindo que estou fazendo uma peça, tenho pena de quem não entender a arte do teatro, que é a mais verdadeira e expressiva. foi um livro que eu não consegui parar de ler enquanto não descobri o que aconteceria com macbeth; eu não via outra saída, já wue bosques não se movem e não há como não ser parido de uma mulher (o plot é otimo). as cenas das bruxas são minhas favs e as rimas no meio do livro são muito legais, dão vida pra obra. espero ver uma peça dele pessoalmente um dia! recomendo demais gente!
Anaâ¡ 05/02/2023minha estante
Falou tudo anjo, só achei o início confuso depois fui entendendo o role. Gostei bastante mas confesso que não é meu estilo de leitura, prefiro livros em prosa mesmo, como roteiro eu me perco.

Camila 18/12/2022

Macbeth
Muita tirania, traições e desgraças vão acontecendo desenfreadamente, misturado com as bruxas que aparecem de forma cômica, mas mesmo assim a atmosfera caótica não se desfaz, na verdade, ela até parece aumentar, visto que elas anunciam coisas que não são tão boas assim...
Gostei do livro. ? possível imaginar com clareza as cenas visto que são todas contextualizadas. Possui bastante personagem, e, caso esqueça quem são, é possível verificar no início do livro (tem uma lista com seus nomes e cargos/funções na trama).
Recomendo para quem gosta de livros que contenham intrigas políticas e tematica relacionada a reinos e guerras.

David 16/12/2022

leitura rápida e agradável.
"[A vida] É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado."

o quão maléfico uma pessoa pode ser em prol de sua ambição? Nessa peça, Shakespeare nos mostra a falsidade do coração escondida por um rosto amigável.

miguel.santoss 14/12/2022

Atemporal
Uma obra que mesmo já sendo muito antiga não se torna ultrapassada, me trouxe profundas reflexões sobre nosso destino. Com uma premissa incrível Shakespeare consegue construir uma história brilhante, com personagens incríveis, nada a declarar sobre Lady Macbeth, só que ela é a rainha do meu coração

Wes 13/12/2022

"Esse Tirano foi um dia considerado honesto"
Macbeth é a jornada do herói que, por seus esforços por sua pátria em uma guerra, consegue o favor do rei e é prestigiado por toda Escócia, seu país. Entretanto, por influências de sua esposa (e até mesmo por interpretações equivocadas das previsões de certas bruxas...), a ganância e a sede por poder sobem à sua cabeça, transformando, aos poucos, um grande herói e um mito em um tirano sem escrúpulos e sem humanidade.

Algumas questões em Macbeth:
1. O poder das (más) influências: após ter alcançado, devido a seus grandes méritos, glória aos olhos do rei Duncan, sendo agraciado por ele, Macbeth é influenciado por sua esposa através de diversos pensamentos de grandeza e ganância. Ele poderia ter resistido no início, mas, a partir do momento em que Macbeth permite esses pensamentos adentrarem em seu íntimo, o herói passa a construir sua própria ruína;

2. Perda da essência: Macbeth, de uma pessoa justa e virtuosa se converteu em um Tirano cujo nome, só de ser pronunciado, cobria a língua dos escoceses de bolhas, segundo palavras de Malcom. Aí vemos como é grande a miséria da ganância e da vaidade: deixamos de ser nós mesmos, nos perdemos, nos convertemos em aberrações vergonhosas. Atualmente, vivemos em uma sociedade que preza a riqueza, o poder, o prestígio, o consumo et cetera, ao passo que valores como a humildade, a abnegação e a longanimidade são ridicularizados (obrigado, Nietzsche!). Isto, como observamos, está contribuindo para que sejamos uma geração apática, marcada por problemas psicológicos como a ansiedade e depressão. Pelo culto ao "self", a si mesmo, aos nossos próprios desejos e vontades, estamos perdendo nossa essência;

3. O cultivo do mal e a loucura: C. S. Lewis dizia que as pessoas más sabem muito pouco sobre a maldade, pois vivem numa redoma por sempre cederem e, ora, só se sabe sobre a força e a grandeza de sua própria maldade quem já teve a ousadia de tentar lutar contra ela (Cristianismo puro e simples, p. 190). Percebemos como aos poucos Macbeth foi perdendo seus escrúpulos por ceder às sugestões maléficas de Lady Macbeth: inicialmente o plano era somente matar um rei, mas depois deste ato, mais atos de maldade foram se desencadeando, até ele mandar matar uma criança! No fim da estória, vemos um casal tomado pela loucura causada pelos caminhos que decidiram trilhar;
"Atos que vão contra a Natureza geram problemas antinaturais. Mentes infectadas descarregam seus segredos em seus surdos travesseiros".

4. A paga pelo mal: Macbeth e sua esposa cultivaram o mal e no final o colheram. Podemos ter certeza de que aquilo que as pessoas plantam, isto elas semearão. Por uma vaidade tão desnecessária e fútil eles perderam o prestígio e o conforto de uma boa vida que poderiam ter tido, recebendo um final trágico de morte. Poderia ter sido tão diferente se Macbeth valorizasse e fortalecesse seus princípios e virtudes ao invés de se render à volubilidade!

Dentre os livros que li do autor, este, sem dúvidas, está entre os meus favoritos (isto, se, de fato, não for o favorito). Para quem quer começar a ler Shakespeare, Macbeth é uma boa pedida.

Qualquer contribuição a esta resenha é extremamente bem-vinda! Tenho dificuldades na leitura de Shakespeare, o que sempre me torna um grande perdedor de detalhes e das reflexões tratadas por este grande autor.
Emanuel.Müller 14/12/2022minha estante
Gostei da sua resenha! Despertou-me ainda mais a vontade de ler esta peça teatral. Se fosse analisar, no cunho teológico e filosófico (descartando as teses feministas, que certamente algumas delas veriam esta obra como machista, porque põe a mulher como arquiteta do maligno), notamos claramente o poder que a mulher tem sobre o homem, seja positivo conduzindo as virtudes e à santidade, ou negativo levando aos vícios e pecados.
Macbeth se encontra no exemplo do que ocorreu com Adão e Eva. Mas se com Adão e Eva houve arrependimento, será que houve para Macbeth e sua esposa, ou da parte deles houve remorso? Acredito que o casal da peça esteja em um nível ainda mais degradante do que Adão e Eva, embora nossas pais primordiais que estavam em um estado de graça, ao cairem, tiveram uma queda feia, mas possível de arrependimento. Acredito que Lady Macbeth equipara mais a Jezabel do que Eva, uma vez que Jezabel era adoradora de Baal e queria extinguir o culto do Deus Verdadeiro, matando os sacerdotes e profetas de Israel. De certa forma, Lady Macbeth fez o mesmo, foi matando os restos de virtudes que havia no marido, ao oferecer o fruto maléfico do poder de ser como deus. Macbeth não foi como Jó. A mulher de Jó é a imagem da velha Eva que conduz ao pecado, enquanto Jó é a antecipação do novo Adão que é Cristo, já dizia Santo Agostinho em um de seus sermões. Lady Macbeth não é como Maria, a nova Eva, que em vez de levar seu Filho ao mau, insentiva para o homem, porque ela era a serva do Senhor, a que creu e a cheia de graça (como disse o anjo em Lc 1). Lady Macbeth é a imagem da velha Eva. As Escrituras mostram que o homem pode ser tanto Adão como Acab, como pode ser como Jó e o Senhor Jesus Cristo. Assim como a mulher pode ser tanto Eva e Jezabel, como pode ser como Maria. Quem seremos? A imagem do velho Adão ou do Novo?

Livro que livra 13/12/2022

Índole
Obra poética; uma peça imponente, forte e reflexiva. Macbeth; capitão do exército, torna-se rei da Escócia, ambição e ascensão ao poder retratando a natureza humana.

Li sem pressa, recorrendo ao dicionário, música erudita e algumas xícaras de chá; fluiu. ??

Raissa 12/12/2022

Perfeição ??
P compensar o da megera domada q eu achei mediano, Macbeth superou todas as minhas expectativas. O livro simplesmente me fez ler a versão em HQ logo em seguida (e já vai dar 5h da manhã ???)

Giovana 04/12/2022

Excelente
De longe o melhor livro de Shakespeare. História marcante, personagens humanos, mesmo com o toque sobrenatural. Pretendo ler de novo.

Andreya.Stella 03/12/2022

Lições, mas muita enrolação
Olha, dá para tirar várias lições. Lealdade, ambição e outros assuntos são muito debatidos, mas sinceramente não é meu tipo de leitura. Enfim, só sabemos depois de ler né?

arthur966 30/11/2022

tens medo de ser na própria ação e no valor o mesmo que és em teu desejo? queres ter aquilo que, por tua estimativa, é o adorno da vida e, no apreço que tens de ti mesmo, levas a vida como um covarde, não é assim? deixas que o teu "não me atrevo" fique adiando tua ação até que o teu "eu quero" aconteça por milagre.

Thais 20/11/2022

Que livro! ??????????
Apaixonada. Simplesmente demais.
Ambição e poder. ?Desde que eu não perca a honra ao buscar aumentá- la, desde que continue o meu coração imune a sentimentos de culpa, desde que permaneça eu um súdito leal, receberei de bom grado o seu conselho.?

Luiz 14/11/2022

Macbeth, a conquista do mundo e a perda da alma no processo.
Livro: A Tragédia de Macbeth
Autor: William Shakespeare

Acompanhamos a história de Macbeth, o barão de Glamis, que no meio da guerra entre a  Escócia e a Nuruega, encontra três feiticeiras que revelam pra ele, que se tornaria barão de
Cawdor e depois Rei, enquanto que seu amigo que o acompanha neste momento, Banquo, daria origem à uma linhagem de reis. Pouco tempo depois, Macbeth é nomeado barão de Cawdor, devido o antigo barão ter sido traidor da Escócia e ter se aliado a Noruega, e executado por isto.

Desta forma, começa-se um conflito ético devastador dentro de Macbeth, sobre se render ao destino para se tornar rei ou eliminar todos que se colocam no caminho para a coroa. Incentivado por sua esposa, Lady Macbeth, o personagem inicia uma jornada de morte e derramamento de sangue jamais visto no país.

Ainda que seja um conto famoso de Shakespeare, não me marcou tanto quanto Hamlet e Otelo, mas ainda sim genial por levantar questões como a natureza caída do ser humana, sua corrupção, o que faz um homem em busca de poder ganhar um mundo se no processo perde sua alma. Com certeza, se hoje Crônicas de Gelo e Fogo/ Game Of Thrones é famoso, muito provavelmente possui inspiração de Macbeth nisso.

Há também uma certa discussão, em uma camada mais profunda, de até que ponto existe a ideia de livre arbítrio e predestinação, seria Macbeth realmente rei, sem toda a matança realizada ou foi o fato dele desencadear isso que provocou esse cumprimento da revelação? Macbeth era predestinado a matar ou ele, livremente, escolheu isto, seria ele feito um assassino para que os filhos de Banquo pudessem torna-se reis? Sua alma foi corrompida para trazer glória a um terceiro e sua linhagem?

Questões essas que certamente são pensadas durante a leitura do livro, mas que refletem dúvidas na nossa vida concreta fora do mundo da imaginação, bem como nos é apresentado o como somos ficamos bestializados por nos rendermos aos nossos anseios e angústias, buscando salar nossas ambições nos corrompemos a ponto de nos deixamos de ser humanos, nos sentido virtuoso da palavra, assim como Macbeth se corrompe, juntamente com a esposa, o reflexo desse caos é em certa medida passado para o reino tutelado por Macbeth.

"[...] muitas vezes os instrumentos das trevas nos dizem parte da verdade com o intuito de atrair-nos para levar-nos à nossa própria destruição. Conquistam-nos a confiança ao nos revelar a verdade sobre insignificâncias, para depois trair-nos quando sofremos as piores consequências."
(Banquo / William Shakespeare, p. 25)

"Estrelas, escondeu vosso lume! Que a luz não veja os profundos e sombrios desejos em meu íntimo; que o olho porque para a mão, deixei acontecer o que, quando feito, o olho teme ver."
(Macbeth / William Shakespeare, p.29)

"Nada ganhaste e tudo desperdiçaste, quando conseguiste o que desejadas, e continuas infeliz. Parece-me melhor ser aquele que destruímos do que sermos o assassino e viver atormentados pela ansiedade."
(Lady Macbeth / William Shakespeare, p. 63)