Os Irmãos  Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Marcelo 18/03/2023

Este primeiro de dois volumes apresenta as personagens principais da trama: o pai Fiódor Pavlovich Karamázov e os filhos Alexi, Ivan e Dimitri. Nesta primeira parte do romance, o autor conta sobre o passado recente da família, além de introduzir personagens secundários importante para o decorrer da narrativa.
Como em toda obra de Dostoiévski, é impossível não ser afetado e idetificar-se em algum momento com comportamentos e sentimentos das personagens. A descrição minuciosa das personalidades do pai é dos filhos, bem como da relação disfuncional entre eles é soberba!

Daniel 10/03/2023

Não tem como não sair mudado depois dessa leitura, além de ampliar o horizonte do nosso ser, traz questões sociais, filosóficas, políticas e teológicas que nós acompanha após a leitura.

Gabrielli... 09/03/2023

Os irmãos Karamázov, mais uma das brilhantes obras de Fiódor
Como tem nomes russos e a escrita por si só é um puco complexa, uma ótima ideia é saber primeiro a história para depois apreciar a escrita do autor.

Recomendo muito aos ansiosos de plantão ou para os que se perdem nas descrições de cenários ler em quadrinhos ou que outra forma quiser para saber a história primeiro.

Nata 08/03/2023

A obra da vida.
Os Irmãos Karamázov é uma obra que nos faz repensar a vida. Nada é tão absoluto que não pode ser posto à prova.
Seria a religião uma forma de controlar o ser humano?
Se Deus não existe, tudo é permitido?
Esses temas são abordados no texto como o ?o grande inquisidor?, que por si só já seria digno de seu próprio livro.

Herica.Kalyne 27/02/2023

Os irmãos Karamázov é um livro complexo. Ao conhecer um pouco sobre cada personagem, vai se entendendo o porquê da tamanha dedicação de Dostoiévski nesse que foi, para mim, sua maior obra, tanto em extensão quanto em qualidade. Demorei muito mais do que o esperado, desisti muitas vezes da leitura, mas retomei. Para quem gosta de pôr à prova saúde mental (rsrsrs) recomendo bastante.

Romeu Felix 27/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Os irmãos Karamázov é considerado a obra-prima de Fiódor Dostoiévski e um dos grandes clássicos da literatura mundial. Publicado originalmente em 1880, o livro narra a história da família Karamázov, com foco em três irmãos: Dmitri, Ivan e Aliócha. O enredo gira em torno do assassinato do patriarca da família, Fiódor Karamázov, e das suspeitas que recaem sobre cada um dos filhos.

Dmitri é um homem impulsivo e passional, que se envolve em dívidas e conflitos amorosos. Ivan é um intelectual ateu e cético, que questiona a existência de Deus e a moralidade humana. Já Aliócha é o irmão mais novo, um jovem religioso e sensível, que busca a verdade e a reconciliação entre as pessoas.

Além da trama principal, o livro aborda questões filosóficas e existenciais profundas, como a relação entre religião e razão, o livre-arbítrio, a culpa e a redenção. Dostoiévski utiliza técnicas narrativas inovadoras, como monólogos interiores e flashbacks, para explorar a psicologia dos personagens e suas motivações.

Ficha técnica:
Os Irmãos Karamázov é uma obra em dois volumes, sendo o primeiro composto por 17 capítulos e o segundo por 19. A tradução para o português foi feita por Paulo Bezerra, renomado tradutor de Dostoiévski no Brasil. A edição da editora 34 inclui uma introdução escrita por Boris Schnaiderman, um dos maiores especialistas em literatura russa no país, além de notas explicativas e um glossário de termos russos. A capa apresenta uma ilustração em cores fortes e traços marcantes, com elementos que remetem à iconografia ortodoxa russa e à atmosfera sombria da obra.
Por: Romeu Felix Menin Junior. Este fichamento se remete a versão pela ed. 34 (1040p.)

Romeu Felix 27/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Os Irmãos Karamázov é um romance de Fiódor Dostoiévski que conta a história da família Karamázov e a relação conturbada entre o patriarca Fiodor, e seus filhos: Dmitri, Ivan e Aliócha. A trama se desenrola em torno da disputa entre Dmitri e o pai pela herança, enquanto Ivan questiona a existência de Deus e Aliócha busca a salvação da alma. Além disso, a obra aborda temas como religião, amor, culpa, loucura, poder e vingança, por meio de personagens complexos e intrigantes.

Fiodor Karamázov é um homem rico e egoísta que abandona a primeira esposa e se casa com a segunda, a jovem Gruchénka. Dmitri, filho da primeira esposa, é apaixonado pela mesma mulher e tem um relacionamento conturbado com o pai. Ivan, filho do segundo casamento, é um intelectual ateu que questiona a moralidade e a religião. Aliócha, o filho mais novo, é o único a manter um relacionamento saudável com o pai e busca viver uma vida religiosa.

A trama é conduzida por meio de diálogos intensos e longas reflexões dos personagens sobre suas vidas e crenças. A história é marcada por reviravoltas e mistérios, como o assassinato de Fiodor Karamázov e a busca pela verdadeira identidade do assassino.

A obra é considerada uma das maiores obras-primas da literatura russa e mundial, e é frequentemente citada como uma das principais referências da filosofia existencialista.

Fiodor Dostoiévski retrata com maestria as complexidades da condição humana e a luta do homem contra seus próprios demônios interiores. A obra é uma reflexão sobre a moralidade, a religião, a liberdade e a redenção.

Conclusão:
Os Irmãos Karamázov é uma obra que desafia o leitor a refletir sobre a condição humana e a busca por um significado na vida. Dostoiévski apresenta personagens ricos e complexos que representam os dilemas universais da humanidade. A obra é um clássico da literatura mundial que continua a influenciar e inspirar leitores de todas as gerações.
Por: Romeu Felix Menin Junior. Este fichamento se remete a versão pela ed. Martin Claret (760p.)

Rai @atequeolivronosrepare 23/02/2023

Falar sobre a experiência de ler "Os Irmãos Karamázov" é difícil. Há o drama próprio de Dostoïevski ao dissecar a natureza humana, em especial na conjuntura de relações sociais - especialmente as familiares. Conhecemos um pai que beira ao detestável, que dança com ratos à noite, pois prefere a companhia deles, não a dos criados. Pai de (não se sabe bem até mesmo o término do livro) três ou quatro filhos, há a descrição pormenorizada da origem de cada irmão Karamázov. Cada um deles, mesmo filhos de um homem rico, passou parte da vida na miséria, com a criação tomada pela misericórdia do lacaio da casa. Eles não tinham nem mesmo quem os limpasse, mesmo bebês. Isso é descrito desde o início e logo depois o leitor é levado a acompanhar os seus destinos. Há, entretanto, um personagem que não se sabe se é o filho bastardo de Fiodor Karamázov, o pai. Sua existência é importantíssima, peculiar em seus acessos de crises epilépticas, fato que será muito fundamental no final do livro, no julgamento geral de um ocorrido.

Concomitante a essa história principal, Dostoïevski segue seu estilo narrando historietas paralelas com os personagens principais parcialmente envolvidos. Assim, somos levados a uma imersão na Rússia antiga.

Mas o ponto principal, diria eu, é a longa (presente nas novecentas páginas, em maior ou menor grau) discussão acerca da moralidade do homem. "Se Deus não existe, tudo é permitido." Essa é uma colocação por diversas vezes repetida durante a história. Há de se ressaltar a existência de um capítulo importantíssimo, que é até mesmo lido à parte: O Grande Inquisidor.

Concluo as novecentas e tantas páginas com a sensação de estar órfã de uma novela, daquelas com um drama que nos serve muito bem.

Recomendo a aventura!

Edoarda 16/02/2023

Dostoievski prepara o terreno para um acontecimento terrível neste primeiro livro, apresentando a família Karamázov ao leitor. No entanto, em muitos momentos o autor divaga tanto sobre outros assuntos, em especial religiosos, que o leitor perde até o fio da meada do enredo, o que prejudica um pouco o ritmo da trama.

Lahdutra 16/02/2023

Viva Karamázov!
A obra parece conter um universo! Dostoiévski usa a família Karamazov para falar sobre os principais aspectos da vida humana: amor, perdão, culpa, bem e o mal, fé, moralidade - e tudo é costurado em um único tecido.

A enredo é um pouco difícil de resumir, mas os traços gerais seriam: três irmãos completamente diferentes se reencontram na casa do pai e tentam resolver uma disputa familiar, envolvendo uma sedutora mulher.

Os personagens são cheios de personalidade e únicos, bem estilo Dostoiévski! Você odeia, ama, sofre, torce e aprende.

A história é super envolvente e a narrativa bem fluida. Porém, dá trabalho, exige silêncio e concentração, mas é uma tarefa muito gratificante. Li em uma leitura conjunta, o que ajudou bastante minha compreensão.

Os irmãos Karamazov é o tipo de livro que se tornará parte de você e que viverá e envelhecerá com você. Me senti privilegiada por ter conhecido uma obra literária tão bonita. Recomendo!

Angela400 12/02/2023

É um livro longo, e muitas vezes demanda um pouco de dedicação para cruzar certas páginas. Há, personagens muito bem construídos e como a maestria que só Dostoievski para descrever a personalidade humano, como seus escuros e claros.
Um novelão que te encanta, e te transporta. Mas que tbem cansa em muitas partes.
Como enredo, no final ficam algumas pontas soltas, e faz sentido já que era um livro que ainda estava sendo escrito quando Dostô morreu.
Vc se emociona de várias maneiras enquanto tenta decifrar Fiodor, Dimitri, Ivan, Aliocha, Gruchenka, Katia...
É o seu mais livro famoso , e por tudo que Dostô representa vc se dedica com respeito mesmo aos capítulos mais tediosos do percurso e chega aos primorosos.
Igual a vida.

Rebeca 09/02/2023

Um dos livros mais geniais que já li
A história vai acompanhar um pai e seus três filhos. Fiódor Pávlovitch Karamázov, homem com valores limitados que enriqueceu à medida que foi se casando, não podia se importar menos com os seus filhos; deixou os meninos a Deus-dará, e eles foram criados cada um por um parente distante das mães.

Dmitri, filho do primeiro casamento, é conhecido pela paixão e impulsividade. Ivan, primeiro filho do segundo casamento, é um intelectual europeizado que apresenta a ideia principal que serve de base para todo o livro: "se Deus não existe, tudo é permitido". Já Aliosha, segundo filho do segundo casamento e o caçula dos três, passa a vida num mosteiro e lá permanece, até que seu mestre o aconselha a sair de lá e continuar a sua missão no mundo. Dmitri é um bon vivant, assim como o pai, e todo o dote que recebeu do dinheiro da mãe, gastou nas suas farras. Até que um dia, ele vai ao encontro do pai para cobrar um valor de três mil rublos que ele jura que Fiodor ainda lhe deve; contudo, Fiódor diz que não deve mais nada a Dmitri, e se recusa a lhe entregar o dinheiro. A partir daí, a relação de pai e filho que já não era boa, degringola de vez, e Dmitri sai falando para toda a cidade que um dia ele vai matar o pai.

A trama é, na verdade, apenas um pretexto para Dostoiévski fazer as mais diversas e ricas reflexões que eu já tive o prazer de ler. Se eu contar o enredo de trás para frente, com todos os spoilers possíveis, não vai interferir na experiência do leitor, visto que a verdadeira essência do livro está na sua filosofia. Ouso dizer que o enredo ? incluindo até mesmo a trama policial que vai aparecer mais ou menos na sua metade ? é curto e até previsível, visto que Dostoiévski não tinha pretensão nenhuma em fazer grandes mistérios em cima disso. Seu verdadeiro intuito é instigar no leitor reflexões sobre os mais diversos e complexos assuntos, e nesse quesito, não tem como não concordar que o escritor era nada menos que um gênio. Apesar de não ser uma leitura impossível, também não é um texto fácil, tampouco simples. Aperta nossas cabeças e força a gente a pensar, ler, reler e refletir.

Erick.Dias 08/02/2023

Chatolino
Achei o livro chato na maior parte do tempo e o final é muito triste, quase morri tentando terminar de ler esse.