Los Hermanos Karamázov

Los Hermanos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Raissa 22/01/2024

O pior pai de todos os tempos kkkkkkkk
Que perfeição, meu Deus, eu quase entrei em colapso com essa leitura kkkkkkkkk. Os personagens são perfeitos, os diálogos ocorrem de forma extremamente natural e a trama é super envolvente! O Aliocha (o mais novo dos irmãos) é um amor e serve como mediador da maioria dos acontecimentos presentes na história, já o Ivan e o Dmitri têm personalidades mais fechadas (principalmente o Ivan), mas mesmo assim eles conseguem se entender em diversos pontos, apesar das filosofias e atitudes do três serem completamente distintas. A religiosidade também é apontada com frequência durante toda a obra, já que tudo gira em torno da questão levantada por diversos personagens: se Deus "não existe", tudo seria permitido? Resumindo, a gente vai acompanhando uma espécie de romance policial cheio de dilemas sobre a moral e a ética, ao mesmo tempo que vemos as personagens lutando contra seus próprios demônios. Vou parar por aqui, se não vai acabar virando um texto imenso (sim, as vezes eu acabo me empolgando kkkkkkkkkk), apenas leiam!

Observação: o livro é baseado em um crime real, então, se você não gosta de spoilers, NÃO PESQUISE sobre o crime que inspirou o livro, pois basicamente revela o que acontece no final da história!

Bille 19/01/2024

Nesse magnum opus, a intertextualidade densa com referências filosóficas e religiosas enriquece uma narrativa que desafia a linearidade convencional, refletindo a complexidade da condição humana. Dostoiévski, um mestre da psicanálise literária, cria personagens de profundidades abissais, cujas crises existenciais ressoam com perturbadora universalidade. A prosa, vibrante em sua eloquência, constrói um cenário de questões morais e existenciais, estabelecendo a obra como pilar no cânone literário e espelho de uma sociedade em crise moral.

JAQUELINE.ARGOLO 17/01/2024

Obra-prima
Não fico a vontade para avaliar uma das obras de um grande vulto como Dostoievski. Mas a minha humilde opinião direciona, mais uma vez (após leitura de "Crime e Castigo"), que se trata de mais uma leitura densa, talvez pelos nomes, nomenclaturas russos, os extensos diálogos, dilações, etc. Tive que parar algumas vezes para retomar no dia seguinte, pois em certos trechos fiquei desmotivada. Mas o julgamento me prendeu e, sobretudo, da trama bem esquematizada que é narrada no livro, o que evidência todas as qualidades e a criatividade do autor, incluindo questões existenciais e diferentes análises psicológicas, apresentando os possíveis choques entre visões de mundo distintas.

Juana.Carolina 15/01/2024

Uma obra-prima
Como não se encantar com as particularidades de cada irmão Karamázov? Mítia com sua paixão exacerbada, me trouxe muitas risadas( fico imaginando ele vigiando a Grutchenka kkkk) Ivan, o racionalista, a inteligência dele também é sua perdição, ele é consumido por dúvidas acerca da existência de Deus, da moral e do sofrimento humano.
E por último, mas não menos importante: Aliocha, o irmão mais novo. Talvez seja pela bondade, calma ou sabedoria em dar conselhos, não sei, mas ele se tornou meu irmão preferido. O capítulo final dele conversando com as crianças me fez chorar kkkkk ?Que bela é a vida quando fazemos uma coisa boa e verdadeira?

Gabrielli 15/01/2024

Um clássico de fôlego
A obra-prima de Dostoiévski não tem temas que me atraem tanto assim, e isso foi um dos principais motivos para não ganhar 5 estrelas. As discussões teológicas são densas e a opinião pessoal do autor é bastante nítida. Em alguns momentos, o enredo ficou arrastado para mim. Mas a história é muito bem delineada, é realmente o livro mais bem planejado do Dostoiévski que li até o momento. O personagem Aliocha, designado como herói do livro, é muito tocante, e os demais irmãos também são bem desenvolvidos e bastante interessantes.

Marcela 14/01/2024

Os Irmãos Karamázov - Fiódor Dostoiévski
Arrisco dizer que, do tanto que li até hoje, nenhuma obra se aproxima de "Os Irmãos Karamázov". Não apenas por ser escrito de modo peculiar, mas por ser um livro completo. A partir da estranha história de uma família confusa e totalmente disfuncional, Dostoiévski constrói um tratado sobre a alma humana - perpassando a moral, a política, a religião e muitas outras searas.

A experiência de leitura desse livro é desafiadora e instigante. O mergulho provocado pelo autor não é raso e, por isso, não seria exagero dizer que ele põe em xeque muitas certezas e toca em pontos sensíveis demais. Incita o confronto com o eu. Ironiza. Deplora. Questiona - todo o tempo. Parece até que ri de nós e da nossa tragédia humana.

Dostoiévski não poupa o leitor que, além de encarar a imersão na psiquê de personagens perturbados, é obrigatoriamente levado a lidar com a própria mente. Pois há algo humanamente essencial em todos aqueles dilemas, em todas aquelas dores; há muito mais em comum entre nós do que podemos supor.

O que temos aqui é realmente um "romance síntese"; uma junção dos temas mais recorrentes na obra de Dostoiévski. Enquanto lia, ouvia ecos do homem do subsolo; do romântico sonhador em suas noites brancas; dos conflitos agonizantes de quem tem como castigo a culpa. Sim, Dostoiévski é magnânimo, e sua última obra publicada vem para afirmar o porquê de ele ser um dos maiores nomes da literatura mundial.

Sinceramente, eu não saberia dizer o que me emocionou mais nessa narrativa. Ou o que mais me doeu, incomodou e angustiou. Esse livro fez minha alma vibrar em muitos momentos e de variadas formas... Não poderia deixar de mencionar o espetacular capítulo "O Grande Inquisidor" (lido e relido), tampouco os momentos de delírio de Ivan Karamázov (delírio ou realidade?) Que beleza extrema existe na coragem de enfrentar o que é profundeza abissal da mente! Mais impressionante é pensar que um autor do século XIX o fez com tanta maestria. Bravíssimo!

Yuri462 13/01/2024

O livro no geral é incrível, mas especialmente os últimos 3 livros são fantásticos. Cada personagem é bem único e tem muita personalidade, até os que têm menos importância pra trama, eles possuem características próprias e bem distinguíveis. Os diálogos entre as personagens frequentemente entram em questões filosóficas ou possuem uma descrição tão boa do processo de pensamento que levou a agir de determinada forma, que é impossível não ficar pelo menos um pouco reflexivo. Em particular, a falta de fé na humanidade que o Ivan têm é contagiante, bem como a fé que o Aliócha mostra ter no ser humano. Essa ambiguidade entre os dois torna os diálogos entre eles sempre muito emocionantes. É impossível não se emocionar nos capítulos III, IV e V do quinto livro. Apesar do livro ser grande e algumas parte serem mais mornas, a leitura flui muito bem e vale muito a pena.

Eliane406 11/01/2024

Um livro com toda completude humana e social
A obra é uma crítica ao capitalismo e a situação de pobreza no cotidiano da Rússia, e como isso molda o caráter do povo. Ele narra acontecimentos em torno de uma família, especificamente, do pai e seus três filhos e um provável não legitimado. Como a relação de pai e filho molda as características de seus filhos dentro de uma personalidade peculiar. O livre arbítrio, a religião, filosofia, psicologia, as classes sociais, como tudo isso afeta as relações. Um livro cheio de referências literárias.
Nós somos condenados a ser livres, mas a liberdade não é inerente, ser livre esbarra no desejo, na vontade irrefreável, por mais que se tente lutar, a sua escolha não está livre das consequências.
? Curiosidade: Provavelmente o nome Karamázov foi forjado a partir de "kara""castigo" ou "punicão", e do verbo "mázat", "sujar", "pintar", "não acertar". Significa, então, aquele que com seu comportamento errante vai tecendo a sua própria desgraça, segundo nota dos tradutores da obra.
? "Querias ser amado livremente, ser seguido voluntariamente por homens encantados. Em vez da lei antiga, o homem teria que distinguir entre o bem e o mal, com um coração livre, tendo por guia apenas Tua imagem; mas Tu não prevista que o homem acabaria rejeitando e contestando até mesmo a Tua verdade, esmagado por um peso terrível: a liberdade de escolha?"pág.283

Fernanda.Marques 11/01/2024

Parte 1 de 2 volumes
Resolvi ler beem espaçado, com calma pra absorver o máximo que puder desta leitura tão empolgante.
Mais ainda assim requer bastante atenção e respeito.

Caroline1091 05/01/2024

Dostoiévski, nascido em 1821, é considerado um dos maiores escritores russos de todos os tempos. Em 1880, publicou "Os Irmãos Karamázov", considerado sua obra-prima, por abordar temas profundos, como moralidade, filosofia, psicologia, erro jurídico, injustiça social e religião.

O livro traz como núcleo principal um pai e seus três filhos - ou seriam quatro? - que vivem em disputa, ressentimento e dor. O título traz em seu nome o destino dos Karamázov, já que as palavras Kara (castigo ou punição) e Mazat (surgir/pintar/não aceitar), significam "aquele que com seu comportamento errante vai tecendo a sua própria desgraça". Será que a essência dos Karamázov pode sucumbir a fé?

A vida de todos os filhos foi envolta em um comportamento errante, vítimas de seu próprio pai, que viveu da forma mais degradante, ensinando aos filhos que era certo viver para os prazeres, mas não para Deus.

Nesta obra, o autor revisita alguns de seus temas já explorados em outras obras, como a descrença em Deus, a mania de grandeza, a redenção por Deus, o temor das consequências de seus atos errantes, o desejo pela carne e pelo mundano.

Alguns de seus personagens inclusive acreditam que, se Deus não existe, tudo é permitido; assim, não há motivo para temer as consequências de seus atos. Contudo, não é verdade; as consequências de seus atos chegam, e a alma e o corpo padecem aos dilemas morais, angustiando e atormentando.

A redenção vem de maneiras diferentes para cada personagem, mas todas por meio de Deus.

Em um livro de quase mil páginas, Dostoiévski consegue nos imergir na vida dos Karamázov, em seus dilemas morais e éticos, e nos fazer torcer para que a redenção de suas almas venha logo.

Rogério 04/01/2024

Encantador, maravilhoso, impressionante!
É uma pena que o grande Fiódor Dostoiévski tenha morrido pouco depois da conclusão do livro, inviabilizando a escrita do segundo livro, que nos contaria o desfecho da família Karamázov.

Mas, talvez, a inexistência dessa continuação não seja algo tão ruim, visto que esse livro é suficientemente completo para encher o nosso coração de alegria e admiração.

"Os irmãos Karamázov" é, indubitavelmente, o meu livro preferido de toda a literatura. Conseguiu desbancar do meu coração "Anna Kariênina", do também grandiosíssimo Liev Tolstói.

É aquele tipo de livro que nos faz amar os seus personagens. Eu amo o Dmítri Fiódorovitch Karamázov (para mim, Mítenka; isso mesmo, prefiro chamá-lo pelo apelido, tão afeiçoado fiquei por ele) e o Aleksei Fiódorovitch Karamázov, meu querido Aliocha.

Dostoiévski consegue desnudar o coração humano, e nós acompanhamos esse raio-x, pasmos, encantados, absorvidos nos meandros do coração do homem.

Enfim, não vou me alongar mais. Leiam esse livro! Leiam sem demora.

Luuizafkr 03/01/2024

Só podia ser Dostoiévski
Não leia este livro se for a sua primeira leitura do Dostoiévski. Esse livro é uma obra fascinante, cheia de detalhes e sentimentos, do jeitinho que o Dostoiévski escreve e se você não está acostumado, pode se frustrar, então te recomendo, leia outros livros do Dostoiévski primeiro.

JoAo.Aviani 03/01/2024

?Digo isso por receio de que nos tornemos maus - prosseguiu Aliócha -, mas por que teríamos de nos tornar maus, não é verdade? Sejamos primeiro e antes de tudo bons, depois honestos e já depois - não nos esqueçamos nunca uns dos outros.?

Os Irmãos Karamazov foi um dos livros mais profundos e lindos que já li - e um dos únicos, por sinal, que já me fez chorar. Recheado de reflexões filosóficas, é um exímio estudo psicológico de cada dos personagens ao longo do desenrolar da narrativa. Não à toa, é por causa desse mérito que tem a alcunha de obra-prima de Fyodor Dostoiévski.

Enfim, recomendo demais a leitura ???

donzelalua 30/12/2023

História da família Karamazov
Os Irmãos Karamazov explora assuntos da psicologia humana, como de costume nas obras de Dostoiévski, com uma atmosfera cativante e envolvente.

Esse livro me acompanhou por vários meses e com ele as impressões da leitura. Amei particularmente Dmitri, o hedonista, que apesar de ser o mais intemperante dos irmãos, é impelido a dizer as coisas mais belas e as frases mais marcantes do livro. Além dele, as palavras doces e acolhedoras de Aliocha e os devaneios de Ivan estão no meu coração. Amei essa experiência e recomendo muito a leitura!

P.S. Não se intimide pelo tamanho do livro! A leitura é arrastada em alguns pontos, mas que são perfeitamente compensados pelos diálogos bons e momentos agradáveis que surgem no decorrer da história. Os Irmãos Karamazov é simplesmente perfeito :D