Os irmãos Karamázov

Os irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Taty 16/09/2022

?Se N existe Deus e nem a imortalidade, tudo é permitido?
Primeiro livro que li do autor e já quero ler outros com certeza. A história desses irmãos nos prende do início ao fim. Cada um com uma personalidade bem marcante como Dmitri, Ivan, Aliocha e o bastardo Smierdiakov. Trata de um romance que engloba muitos aspectos sociais da Rússia, ideológicos, religiosos inclusive com muitas citações da Bíblia, jurídicos por conta do julgamento que vai acontecer mas o que mais chamou a minha atenção foi o aspecto psicológico ?
Ivan, o personagem mais intrigante sem dúvida ? Aliocha é o mediador em toda história. O prólogo também é bem interessante e traz informações curiosas como por exemplo situações da vida real de Dostoiévski que ele trouxe para o romance e a construção do personagem Ivan que exigiu uma capacidade de sintetizar vários campos como literatura, história, filosofia e religião ? criaturas que pensam em profundidade e com seu pensamento questionam a ordem social e cósmica?

? Entre todas as personagens Dostoiévskianas, Ivan é certamente a que mais se aproxima de um alter ego de seu criador?

Livro sensacional ??????????

dmassler 12/09/2022

cof cof, esse é o melhor de todos.
'"'Se Deus não existe, tudo é permitido?" Essa é a principal coluna por onde o livro cresce, onde a animalização do homem e traição vivem e perseguem
todos os personagens que cruzam o caminho da família" Fiodor ovitch Karamázov" (Por sinal, o sobrenome “Karamazov” significa “aquele que o comportamento errante vai tecendo a sua própria desgraça.")
A reflexao sobre o ser humano vai muito alem disso, obra recorre ao suicídio, ao orgulho ferido, destruição dos valores familiares, ao renascimento espiritual através do renascimento e a rejeição do Ocidente com a afirmação do czarismo russo.

Retrata as condições sociais de uma Rússia sofrida em uma época em que o capital avançava onde ainda se estabelecia um sistema de posse da terra com traço feudal então basicamente, na época do LIMITE pra
reforma agrária. 10/10.

Peter.Molina 26/08/2022

Uma verdadeira saga
Após vários dias lendo esse romance de fôlego, pois afinal são mais de 1000 páginas, reconheço ficar muito estarrecido. É um livro que merece ser relido e na minha opinião, de forma devagar e cuidadosa. São muitas camadas, muitos acontecimentos, muita crítica social, enfim, é preciso estar preparado para toda uma gama de fatos que envolvem a Rússia do século XIX bem como de outros que permeiam a vida do escritor . Obrigatória a leitura do posfácio que faz um apanhado geral das várias nuances da obra, muitas delas esquecidas por mim no decorrer da leitura. Religião, crime, paixões avassaladoras, violência, abuso infantil,enfim, são vários os temas e requer muita atenção na leitura para não perder nada. As notas de rodapé desta edição também ajudam bastante na compreensão.

Lista de Livros 26/08/2022

Lista de Livros: Os irmãos Karamázov (Volume II), de Fiódor Dostoiévski
“— É para o proveito do homem inteligente que existem os imbecis.”
“— Aqueles que sofreram pessoalmente uma desgraça são os que melhor julgam os outros.”
“— A propósito, senhores, a fantasia também tem limites.”
“— Dinheiro é necessário em qualquer situação! Com dinheiro o homem é homem em qualquer parte.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/08/os-irmaos-karamazov-volume-ii-de-fiodor.html

Lista de Livros 20/08/2022

Lista de Livros: Os Irmãos Karamázov (Volume I), de Fiódor Dostoiévski
“Pensando bem, seria estranho exigir clareza das pessoas numa época como a nossa.”
“Na maioria dos casos, as pessoas, inclusive os facínoras, são muito mais ingênuas e simples do que costumamos achar. Aliás, nós também.”
“— O principal é não mentir para si mesmo. Quem mente para si mesmo e dá ouvidos à própria mentira chega a um ponto em que não distingue nenhuma verdade nem em si, nem nos outros e, portanto, passa a desrespeitar a si mesmo e aos demais.”
“— Padres e mestres, tenho pensado: “O que é o inferno?”. E julgo assim: “É o sofrimento de não mais se poder amar”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/08/os-irmaos-karamazov-volume-i-de-fiodor.html?m=1

Vanessa.Perin 09/08/2022

Muito difícil....
Que leitura difícil, infelizmente não foi pra mim. Não, neste momento. Muito arrastado.
Muitos personagens, por mais que eu tentasse era como se não tivesse lendo nada.
Não consegui me conectar com a história ou os personagens.
Mas quem sabe daqui um tempo eu tento de novo.

Marion 08/08/2022

A longa história dos Karamazovi
?Dá gosto conversar com um homem inteligente?. O livro conta a história da família Karamazovi e do crime que a envolveu.

Carolinad 07/08/2022

Os Irmãos Karamazov
O último livro de Dostoiévski não poderia ser menos do que brilhante.

O romance retrata o relacionamento complicado entre a família Karamazov em uma cidade da Rússia do século XIX. Cada irmão é bem diferente do outro. Dmitri é orgulhoso como o pai, Ivan é inteligente e estudioso e Alieksei é religioso. Apesar das diferenças, eles se dão bem. Porém, um conflito mudará a perspectiva de tudo. Mas para saber mais você terá que viajar para esse universo russo para descobrir, hein?

Os personagens são cheios de personalidade e únicos, bem estilo Dostoiévski!

É uma leitura surpreendente, prazerosa, curiosa e fascinante. Recomendo!

Lucas Lobo 04/08/2022

Kamarazov
A cada leitura de um livro de Dostoievski eu fico mais encantado com sua genialidade.

Nesse livro temos um misto de romance, filosofia, teologia, suspense policial... tudo que você imaginar, um livro completo e perfeito.

Os personagens são fantásticos!!

Jucier0 31/07/2022

Denso
Creio que foi um dos maiores desafios literários que já enfrentei. Já tinha lido Crime e Castigo e entrei em uma leitura coletiva que me consumiu três meses e que foi o principal responsável por eu chegar ao final desse clássico sem pensar em desistir algumas vezes. Não que seja ruim. Não mesmo. O livro, em muitos aspectos, é fluido e divertido. Mas há momentos muito densos e difíceis de ler, como o capítulo O Grande Inquisidor, que por si só já nasceu clássico. Também assusta o tamanho da obra e os nomes difíceis em russo. É um livro espetacular, última obra de Dostoiévski. O final, infelizmente, não me agradou, mas não foi culpa do escritor. Ele planejava uma sequência, mas não teve tempo de escrevê-la
Dany 01/08/2022minha estante
Terminei ontem e sentí o mesmo

MIRANDA 28/07/2022

Realmente a literatura Russa não é meu forte . Esse livro , na minha opinião , vale pela conversa sobre tema de não crença religiosa.
palavra para o livro : 1.500

Matheus.Ferrari1 27/07/2022

QUE LIVRO!!!
Um clássico da literatura russa, Os Irmãos Karamazov é um misto de filosofia, teologia, trama policial, social, enfim, é um livro completo que engloba basicamente tudo e resume as principais características de Dostoiévski. Adorei a forma como foi contada a história, é uma pena o escritor ter falecido antes de escrever a continuação, porém é um livro completo e só não dou 5 estrelas porque sinto que preciso relê-lo, principalmente o capítulo "O Grande Inquisidor".
Deixo aqui uma das passagens que mais gostei no livro: "Nossa passagem pela Terra é breve, fazemos muitas coisas más e pronunciamos palavras más. Por isso aproveitemos o momento oportuno de nosso convívio para dizermos palavras agradáveis uns aos outros."

Larissa.Peri 23/07/2022

Como pude me apaixonar dessa maneira?
Apaixonada estou! Será possível se apaixonar por um livro e seu autor? Sim!!

Estou fascinada com os personagens, personagens que são tão humanamente comuns, vejo nitidamente como Dostoiévski é brilhante e intenso.

Creio que comecei por uma de suas melhores histórias e não me arrependo, o conheci em uma de suas melhores fases.

Grandes aprendizados com essa história e grande admiração pela performance de Dostoiévski, temos aqui, uma de suas Obras-primas, admito minha difículdade, tive alguns problemas com as primeiras 200 páginas, não foi um processo fácil, acabei desistindo da leitura algumas vezes antes de engatar e me sentir arrebatada pela história!

Grandes temas são abordados ao longo da história, existem muitos momentos de lentidão, algumas partes acabei lendo mais de uma vez, como, por exemplo, ?O grande Inquisidor? que li e ouvi o áudiobook 2 vezes, essa é minha recomendação mais importante, leia tudo 2 vezes, sempre com calma para que, não se perca, informações importantes, uma releitura é altamente recomendável.

Me atentei a não falar absolutamente nada sobre a história por um único motivo. Espero sinceramente que você descubra os prazeres de ler essa história sem saber uma única palavra, fica aqui minha recomendação.

Com carinho,
Larissa Peri.

Monica.Fusco 23/07/2022

Irmãos Karamazov
História complexa da família Karamazov, com momentos tensos e trágicos. Embora em outros momentos são até divertidos.

Carolina.Gomes 23/07/2022

Forjados a partir do castigo
O título da resenha é o significado da palavra Karamázov: nome escolhido, pelo autor, para denominar a família mais complexa e incrível da literatura mundial.

?Os Karamázov tecem a própria desgraça? e o leitor se vê embrenhado nessa tessitura. Esse é um romance extremamente psicológico e com isso, quero dizer que, na primeira parte, o leitor vai acompanhar as reflexões filosóficas e questões existenciais dos personagens. Isso faz com que o ritmo seja lento.

É preciso ler com atenção e buscar se aprofundar, em textos complementares, para compreender os meandros do pensamento do narrador que omite propositadamente fatos e só entrega ao leitor o que lhe convém, no momento que lhe é oportuno.

Na segunda parte, o romance assume um ritmo de cunho policial, mas ele não vai descrever a cena do crime, tal qual fez em Crime e Castigo. O leitor tem que esperar? Essa condução foi absolutamente genial!

Há cortes intencionais, na narrativa, o que leva o leitor à loucura. Por vários momentos me vi entre a indignação, o embevecimento e entregue às gargalhadas. Chorei, ri, me indignei, me revoltei, briguei com Dostô e fiz as pazes com ele.

Ao final, fiquei muda, por um tempo? olhando pro nada, pensando: o que foi tudo isso q eu li?! Livro bom é aquele que cala nossa voz e reverbera na nossa alma!

Que privilégio conhecer essa obra magnânima! Quão gigante era Dostô! Esse é um legado para humanidade e eu me orgulho de ter lido.
Se puder influenciar outras pessoas a conhecerem a saga dos Karamázov, vou me sentir muito feliz.

Registro, aqui, a minha emoção e encantamento, apenas?Sem nenhuma pretensão de discorrer ou analisar esse espetáculo da literatura que dispensa recomendações e elogios.

Foi uma experiência INCRÍVEL!
Victoria 23/07/2022minha estante
Esse é o meu livro favorito da vida e sua resenha fez jus a tudo que eu penso a respeito dele!

Carolina.Gomes 23/07/2022minha estante
Que bom, Victoria! ?

Eliza.Beth 23/07/2022minha estante
Aplaudindo com as mãos e os pés!!!!!!!
IK é isso: sentimentos.
Um livro que fica conosco embora já tenhamos saído dele.

Carolina.Gomes 23/07/2022minha estante
Que bom q lemos juntas, Beth! ??