Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury




Resenhas - Fahrenheit 451


245 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Patty Pizarro 11/10/2022

Perfeito
O auto Ray Bradbury faz a introdução dessa edição e explica que esse livro não foi concebido de uma única vez e sim de muitas ideias escondidas no seu subconsciente, e a junção de todas elas se tornou Fahrenheit 451.

"Montag é um bombeiro, a diferença é que os bombeiros não apagam o fogo, as casas são à prova de chamas, a função dos bombeiros é queimar, queimar livros para ser mais preciso.
Um dia voltando do trabalho, a caminho de casa, Montag encontra sua vizinha. Clarisse é uma jovem muito bonita e o encontro apesar de estranho e muito breve, fez algo mudar nele, como se tivesse perdido algo que nunca mais poderia recuperar. Esses encontros acontecem repetidas vezes e a sensação permanece, ainda que incompreendida. Quando soube que não poderia mais encontrar Clarisse, a certeza que ele tinha de que não era feliz ficou evidente e ele precisava encontrar uma forma de entender tudo isso."

Se trata de um futuro distópico onde possuir livros é crime. A leitura gera conhecimento e o conhecimento abre debates, para evitar que conflitos aconteçam por troca de opiniões, os livros foram banidos, ninguém é livre para ter opinião própria. Qualquer pessoa pode denunciar alguém em posse de um livro. Os bombeiros vão até à residência do indivíduo e queimam tudo, inclusive a pessoa, se ela não quiser sair da casa. O motivo para isso? Ser feliz. Segundo eles, se não houver conflito a felicidade reina.

Eu achei muito chocante, consigo facilmente me imaginar sem televisão, celular, video-game, mas jamais sem livros. Não leio o tanto que gostaria, mas livros, para mim, são bem mais que aprendizados, são fugas da realidade, são escapes para não enlouquecer ou até mesmo, uma oportunidade de tapear a tristeza por algumas horas. Agora, imagina viver nesse mundo sem eles? ?

Me lembrei de um certo alguém que no ano passado disse que pobres não consomem livros não-didáticos e, por isso, gostaria de taxa-los, pois essa isenção só beneficia os ricos. ?
Meu senhor, eu não sou rica e consumo o máximo de livros que posso, facilmente deixo de comprar uma roupa nova para comprar livros e você me vem com essa?????? Espero que o atual governo nunca ouça falar de Fahrenheit 451, seria uma inspiração para eles já que desejam o povo cada vez mais ignorante.???

Enfim, o livro foi escrito em 1953 e a adaptação (autorizada pelo autor) foi lançada em 2009. Eu confesso que essa hq me prendeu demais, a arte é bem bonita e as cores são mais neutras, quase que meio apagadas, o único momento em que a cor parece ter vida é na representação do fogo (não me parece coincidência), mesmo assim pretendo ler o original em breve para ter certeza de que não deixei nada passar.

É uma metáfora bem interessante e que faz todo sentindo para um governo totalitário, mas não foge muito a realidade. A segunda guerra é um exemplo disso, quantos livros foram queimados porque não estavam em sintonia com os pensamentos do führer? São tempos sombrios e essa leitura desperta receios que há muito deveriam ter ficado no passado.
comentários(0)comente



Amanda 09/10/2022

Fahrenheit 451
Sempre bom reviver essa história! Algumas partes ficaram de fora, mas acredito que seja natural pra uma adaptação para quadrinhos. Vale a pena pra quem é fã do livro.
comentários(0)comente



Thainá Matos 15/09/2022

Esse foi basicamente uma releitura porem no formato de graphic novel.
Gostei muito, leria novamente em algum momento.
comentários(0)comente



damons wife 13/09/2022

é mais q bom porém:
ta, esse livro é um clássico por algum motivo (deeer) mas COMO SEMPRE eu vou dar nota baixa SIM pq fui obrigada a ler pela escola. dessculpa, não dá
se eu tivesse entendido alguma coisa, até teria dado mais, mas achei tudo MUITO fora de coesão, do nada as coisas aconteciam, do nada se referiam a alguém q nem tava na cena e eu ficava ??? não entendi NADA
SOBRE ESSA EDIÇÃO: feia. muito muito muito feia. as ilustrações são confusas e feias e os balões de falas são minúsculos, eu tenho 14 anos e não consegui ler ???
é isso, não entendi nada e vou ter prova dele mas é isso
comentários(0)comente



ester453 12/09/2022

<3
"There must be something in books, things we can't imagine, to make a woman stay in a burning house; there must be something there. You don't stay for nothing.?
comentários(0)comente



shelukessonarry 02/09/2022

Complemento
O quadrinho é legal para quem quer dar uma imagem ao livro, mas sinto que muito do mistério e da metalinguagem do livro se perde nas imagens. Recomendo, mas recomendo ler depois. Achei a releitura imagética do filme mais peculiar, acho que senti falta dessa ambientação esquisita no quadrinho (esquisita no sentido de awkward, que nada parece se encaixar naquela realidade).
comentários(0)comente



Breno 22/08/2022

?It was a pleasure to burn?
Ahhh! Esse livro! Que obra de arte! Eu simplesmente não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro me marcou! Toda essa pegada de mundo distópico foi maravilhosa e intrigante! Eu com certeza lerei de novo mais pra frente! Eu simplesmente amei tudo: as críticas implícitas e explícitas, as reviravoltas? TUDO! O final do livro com certeza é a melhor parte! Uma coisa muito legal do livro é que em vez de chamar os bombeiros de Firefighters (?lutadores contra o fogo?), o livro chama de Fireman (uma denominação bem antiga no inglês) porque os bombeiros não apagam o fogo, e sim colocam fogo ? nos livros e tudo! Eu achei esse detalhe fascinante! Enfim, RECOMENDO MUITOOOO!
comentários(0)comente



Julia Fernandes 21/08/2022

Preciso ler o livro original!!!
Eu amei essa leitura, estou colocando todas as expectativas no livro original, só não dou 5 estrelas por saber que o livro em sua origem deve ser perfeito!! ??
comentários(0)comente



Santiago.Rech 14/08/2022

Incrível. Uma vibe bem Orwell, com uma premissa não tão futurística assim. Nota-se o porquê de ser um clássico.
comentários(0)comente



@prazerliterariooficial 02/08/2022

Eu li Fahrenheit 451 várias vezes ao longo dos anos, mas esta foi a primeira vez que o vi como uma graphic novel, mas não apenas isso, mas uma versão autorizada com introdução do próprio Ray Bradbury, então sim, eu tive que ler isso para ver quais mudanças e ajustes foram feitos junto com quaisquer pequenas revisões que o Bradbury queria adicionar ao longo do caminho.
Devo dizer que foi uma ótima leitura (e não, não vou revelar se houve alguma diferença, pois acho que nesse caso é o mesmo que spoilers, já que a história em si é tão conhecida).
Sempre tomo cuidado com romances gráficos, pois não há apenas a contação de histórias para seguir, mas também os estilos artísticos usados. Aqui, acho que há o tipo certo de familiaridade, mas também o mundo alternativo assustador.
comentários(0)comente



Pedro Matias 06/07/2022

Um livro muito interessante!
Teria sido um dos livros da minha vida se eu tivesse lido aos 16. Uma narrativa envolvente e cheia de previsões interessantes sobre nosso mundo. Montag, um homem que queima livros como profissão, sofre uma reviravolta ao começar a querer entender o valor da literatura. Basicamente é isso.
comentários(0)comente



Lisa 30/06/2022

"Um livro é uma arma carrega..."
Uma adaptação de Fahrenheit muito boa! Como é um conteúdo adaptado ele é direto ao ponto e trás várias questões e reflexões. Amei mto.
comentários(0)comente



Cams 30/06/2022

desesperador
despertou a minha vontade em ler o livro. gostei da história adaptada mas achei que algumas partes ficaram confusas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Helena.Salgado 07/06/2022

Intenso!
Gostei muito da história proposta e da intensidade das ilustrações. Realmente nos faz refletir sobre a importância da leitura e em como os livros - ou a leitura, em geral - são essenciais em nossa vida e o quanto aprendemos com o hábito de ler. Todo tipo de leitura agrega algo!
comentários(0)comente



245 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |