Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Larissa 28/03/2021

O poder do fogo
A graphic novel é uma boa adaptação do texto de Bradury, retrata os pontos mais importantes da obra, usando as cores como grande aliadas para transmitir o horror da destruição dos livros. Ainda que seja uma boa adaptaçã, recomendo a leitura do texto original também, para que se possa ter uma experiência mais completa.

Matheus Bonfim 23/03/2021

Leitura reflexiva
Diferente das demais distopias clássicas, como 1984, Fahrenheit 451 possui uma escrita mais leve, história mais rápida e um final mais otimista.

Flávia Danielle (@flavia90danielle) 22/03/2021

" A magia está apenas naquilo que os livros dizem, na maneira como costuravam os pedaços do universo em um traje para nós."

@srlucasm 17/03/2021

Incêndio da ignorância
Bem-vindo(a) a distopia de um mundo novo, onde um robô caça criminosos, onde pessoas não abrem as portas com a chave, onde o pessoal viaja de trem com ar comprimido e onde os bombeiros queimam livros em casa. Espera um pouco! Bombeiros causar incêndios? Que história é essa, Lucas? Calma, é disso que vou tratar sobre o livro de Ray Bradbury.

O protagonista dessa história chama-se Guy Montag. Nesse lugar, existe uma coisa que é contra a lei: ler livros. A função desse homem, que trabalha nos bombeiros, é queimá-los.

Além disso, precisa lidar com uma esposa que apenas se interessa sobre a sua novela nas telas. Volta e meia ele encontrava-se com uma adolescente que tinha uma vida diferente da dele, embora os outros a taxassem como louca.

Ele acabou tendo em sua casa aquilo que ele tanto combatia: livros. Como será que Guy Montag vai lidar com esse item cheio de páginas e palavras, correndo o risco de ser pego? Em 256 páginas, essa dúvida será resolvida.

Uma distopia não muito distante do mundo real, é o que penso deste livro. Muitos estão nas telas distraindo-se em entretenimento e esquecendo-se daquilo que agrega para o desenvolvimento intelectual. O livro já alertava e é perceptível no mundo real o fato das pessoas serem antissociais, vivendo do jeito mais monótono possível. O livro também trata da questão da audiência. Nem sempre o que é posto pode ser verdadeiro.

Pior que o fogo da salamandra, é o fogo da ignorância. Vale muito a pena atentar-se ao diálogo do chefe dos bombeiros Beatty explicando a Montag sobre a censura aos livros. O mais triste disso eram que as pessoas recusavam o conhecimento por conta própria. Se um livro não agradava uma parte, era censurado. Também era censurado se outro livro não agradava outra parte.

Ficou interessado em imaginar um mundo sem livros? Recomendo a leitura sem medo dos bombeiros queimar ou do sabujo mecânico te pegar. Tenho o privilégio em lê-lo novamente depois de anos. Escrito no século passado, tudo que ele previu está quase sendo cumprido neste século. Cabe a nós não repetir futuramente o que o autor está nos alertando agora!

Att,
Lucas M.
Rogério 17/03/2021minha estante
Você gostou do final do livro? Da maneira como ele é concluído pelo autor?

@srlucasm 17/03/2021minha estante
Rogerio, boa tarde. O final é extraordinário. Eu quero muito ter o dom desses caras. Não vou dar spoiler, kkkkkkk Recomendo

Rosangela.Chaves 17/03/2021minha estante
Esse é um livro que quero muito ler, comecei a ver o filme, mas a ignorância, a falta de humanidade e a omissão quase total, para não dizer pior... não consegui. Minha fé na humanidade se esvai principalmente quando a fantasia está tão parecida com a realidade. Quero ler, mas é um título que vou adiando (fraqueza), mas quem sabe.

Drumond91 13/03/2021

Fiquei curioso pra ler o livro.
Me fez imaginar o vazio que nos preencheria, se não houvesse o direito de possuir livros.
Fiquei ainda mais inspirado a apresentar os livros à minha filha.

Carina143 28/02/2021

Fahrenheit 451 é, há anos, um de meus livros preferidos. Fiquei muito animada com a versão em quadrinhos, dado que quadrinhos é meu gênero literário favorito. Essa versão ficou bacana, alguns momentos muito superficiais, mas que conta a história toda. A arte ficou bem legal, e a leitura é rápida. Acredito ser uma boa entrada para depois ser realizada a leitura do livro original e ser assistido o filme de 1966, que é excelente também (o de 2018 não ficou tão legal rs).

Pricila.Acacio 19/02/2021

Fahrenheit 451
Eu tinha o desejo de ler o Livro de Ray Bradbury que tem o mesmo nome, mas acabei lendo essa adaptação em formato HQ. Gostei bastante, mas senti que faltava algo. Pra mim a adaptação foi muito rápida e tive a sensação de ter perdido pontos importantes. Ainda quero ler o livro e preencher algumas lacunas que ficaram. Minha sugestão é ler o livro antes e depois a HQ.

Julia Manjko 18/02/2021

Deixe q eles se esqueçam de que há uma coisa como a guerra
Sempre ouvi falar muito bem deste livro . Ele é considerado um dos clássicos mais aclamados de todos os tempos e um dos livros mais importantes do gênero distopia .

Porém mesmo com tantas aclamações ele nunca me chamou atenção . Por sorte tive a oportunidade de ler em HQ , o que com certeza me motivou por ser um formato mais rápido .

A leitura foi fluida , com uma história bem construída e super reflexiva , com uma mensagem muito valiosa . Não digo que se tornou um favorito porém foi uma leitura necessária e impactante .

Pretendo ler novamente no formato tradicional pois ouvi dizer q alguns elementos podem ser perdidos quando lido em HQ .

Luiza 14/02/2021

Geralmente não faço releituras porque me entendio facilmente, mas me surgiu a vontade de revisitar essa obra. Foi de certo uma ótima escolha ler no formato HQ, porque trouxe um dinamismo muito grande na leitura, além de que a arte do livro é linda. Sinto que algumas partes foram "cortadas" de forma muito brusca, e acho que isso poderia fazer com que alguém que esteja lendo pela primeira vez não entenda muito bem o que está acontecendo nesses pontos da história, mas de certo é uma obra à parte interessantíssima e que enche os olhos.

CInt_lo 14/02/2021

Onde se queimam livros cedo ou tarde se queimam pessoas
Já havia lido o livro Fahrenheit 451, mas foi incrível poder ver uma interpretação artística dele em modelo graphic novel!
Ao reler a história consegui repassar alguma semelhança com situação já ocorrida no mundo
Brücherverbrennung é um termo em alemão que significa queima de muitos livros. É associado a ação dos nazistas poucos meses após Hitler dominar a Alemanha, onde várias cidades organizaram queimadas de livros em praças públicas com a ajuda de polícias,BOMBEIROS,entre outros. Tudo o que contrariava o regime estava fadado ao fogo.
É... onde se queimam livros cedo tarde se queimam pessoas também .

pabloviniciusra 12/02/2021

O fogo que incendeia os ideais de liberdade
Esta HQ é tão boa quanto o livro, com apenas uma ressalva para o fato de que os traços não valorizam nem nos fazem identificar com os personagens assim como no livro, de qualquer forma o ponto positivo é a abstração com que é retratado alguns pontos fundamentais sobre liberdade, expressão e pensamentos.

Paula1735 06/02/2021

Instigante
A HQ Fahrenheit 451, é uma adaptação do livro de Ray Bradbury que tem o mesmo nome, Fahrenheit 451.
Nesta história vamos acompanhar Guy Montag, um bombeiro que ao invés de apagar o fogo, ateia fogo em casas que tenham livros. No decorrer da história ele passa por uma situação assustadora, a qual faz com que passe a se questionar, a questionar sua vida e tudo e todos ao seu redor.
Com ilustrações belíssimas de Tim Hamilton, essa história um pouco confusa no começo, na minha opinião, também nos faz questionar, com crítica atuais e indagações pertinentes. Mas a pergunta que me fez pensar bastante, sem nenhuma conclusão, é: se tivesse que decorar apenas um livro, porque não terá mais acesso a nenhum durante sua vida, qual livro iria decorar?

Everton Vidal 03/02/2021

Um futuro no qual ler é um delito e onde há bombeiros cuja missão não é apagar fogos, mas provocá-los. Um sistema de educação (muito interessante, diga-se de passagem, ainda que para mal) que não busca que as pessoas compreendam, mas que memorizem.

É inevitável não pensar – dada a forma como as coisas estão sucedendo atualmente - que chegar a esse ponto não é algo tão longínquo. No fim das contas, uma sociedade sem inquietudes seria uma sociedade mais dócil. Assim, mais que um bom passatempo, Fahrenheit 451 é uma das distopias sociais mais clarividentes da literatura.

Um grande livro!
Ri :) 03/02/2021minha estante
Este livro é sensacional. Fecha bem a tríade das distopias. Junto com 1984 e Admirável mundo novo.

Vitória Marcone 04/02/2021minha estante
Amei esse livro, quero reler.

Everton Vidal 04/02/2021minha estante
Verdade Ri! Adoro os 3.

Everton Vidal 04/02/2021minha estante
Vitória, também está na minha lista de livros pars reler ?.

amandatartali 24/01/2021

Começo confuso e o final estava igual o começo +3??
Achei essa versão confusa, para quem não leu o livro, acho que dificilmente entenderia a história. As ilustrações estavam boas e são coloridas, porém algumas vezes as disposições dos balões de fala podem ser mal interpretadas. No fim, achei bom, e apenas isso. Se você tem 40 minutos do seu dia para ler algo e gosta de Fahrenheit 451, acho que talvez possa gostar desse quadrinho.

Disponível no Kindle Unlimited.

YasCiri 16/01/2021

Um pouco confuso porém uma excelente leitura
Confesso que quando comecei a leitura dessa grafic novel, a história não me prendeu tanto, mas a medida que fui avançando na leitura, fui ficando perplexa com a realidade construída por Ray Bradbury, e as ilustrações de Tim Hamilton só colaboraram para que a leitura fosse incrível.
Ao longo da leitura fiquei chocada com o fato de livros serem queimados, nessa sociedade que permeia a história, mas se pararmos para refletir e fazer comparações com a nossa realidade isso se torna mais chocante ainda, pois apesar de não vermos livros sendo queimados por aí, como no caso de Fahrenheit 451, onde livros são queimados por bombeiros, a mensagem que o autor quer passar com essa história é a de que muitos estão constantemente tentando destruir o conhecimento, e os meios de chegar até ele, até porque ignorantes são dóceis ( em outras palavras muito fáceis e suscetíveis a manipulação).
Enfim, essa é uma leitura que recomendo demais.