Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Carolina 24/04/2020

Assustadoramente atual
É impressionante o quanto as críticas feitas a sociedade fictícia do autor correspondem a nossa realidade. O livro promove reflexões incríveis em uma trama rápida de ler lida.

cacau 22/04/2020

Fahrenheit 451
Guy Montag é um bombeiro. Mas não do tipo que apaga incêndios. Ele os provoca. Para isso, basta que você tenha um único livro em casa e seja denunciado, ainda que anonimamente, para a companhia dos bombeiros cujo chapéu traz o número 451, no braço o desenho de uma salamandra e no peito, o disco de uma fênix.
Ler não é permitido. É permitido apenas assistir a programas inúteis, desprovidos de cultura e ouvir músicas ou programas de rádio igualmente emburrecedores.
Guy vivia sua vidinha de bombeiro, com as esposa, Mildred, quando, um dia, ao sair da Cia onde vive, enquanto voltava para casa conhece Clarice, sua vizinha adolescente. Ela é uma menina cheia de vida, alegria, mas é perigosa.
Então, ele percebe que, na realidade, ele não é feliz. Nem no casamento, nem no trabalho, nem na vida. Mas, o que fazer em relação a isso sem ser preso? Morto? E sua esposa? Correria perigo caso ele não fizesse ou não fosse mais quem ele é e passasse a ser quem ele realmente queria ser?

Laura.Sanches 20/04/2020

A história se passa no mundinho de Guy, um jovem bombeiro. Ao contrário do que conhecemos hoje, nesse mundo os bombeiros perderam sua função de apagar fogo e passaram a iniciá-los, não de forma arbitrária, mas sim para eliminar livros. Conforme o mundo foi mudando, o governo decidiu que não mais eram necessários livros e quem os possuíssem deveriam ser queimados, para encontrar essas pessoas vizinhos faziam denúncias e tinha-se o ?Hound? para caçá-las. Guy não só apoiava como sentia até que certo prazer no ato de queimar e no cheiro de querosene, até que um dia voltando pra casa conhece Clarice, e essa jovem tão não ordinária joga querosene numa chama que parecia a muito estar quase se apagando no bombeiro...
Uma história demasiadamente interessante e bastante reflexiva, desperta o olhar de para onde vamos e como estamos no relacionando. Pra mim fica de fundo até uma certa crítica de ?será que aqueles que fazem as regras estão de fato as seguindo??.
Apesar disso acho que o autor explorou pouco a essência das personagens, deixando algumas passagens um pouco superficiais demais e algumas relações com importâncias questionáveis.
Recomendo a leitura!

Paula1735 12/04/2020

Uma magestosa crítica a nossa realidade.
A adaptação em quadrinho de Fahrenheit 451, foi feita de maneira magestosa, seja você leitor de quadrinhos ou não, você deve conferir esse trabalho.
Em termos técnicos, temos uma boa arte com escolhas de cores propícias para o tema em questão, sobre capa e qualidade do papel usado não posso opinar, pois li em formato digital no Kindle.
Sobre o roteiro, aqui temos uma excelente crítica a alienação cultural que nossa sociedade está passando... Fahrenheit 451 mostra um mundo distópico, onde bombeiros não apagam mais incêndios, e sim, os provocam, eles têm a função de colocar fogo em livros (daí o título da obra, que significa a temporada na qual o livro pega fogo). Nesse mundo a população é proibida pelo governo de ler qualquer tipo de obra, a pessoa que é pega lendo é presa e tem seu livros queimados pelos bombeiros. Nessa população o povo é alienado e instruída a passar horas do seu dia assistindo programas de televisão que passam a exata mensagem que o governo quer que a população tenha, as pessoas não possuem mais censo crítico, não pensam mais, não enxergar mais os problemas.
Em meio a essa realidade, temos o bombeiro, MONTAG, que certo dia encontra uma jovem no caminho para casa, Clarisse, uma menina peculiar, pois ela não gosta de fazer o que o restante da população faz, ela gosta de andar, observar as pessoas e a natureza, pensar e questionar como as coisa acontecem, sua amizade com Clarisse lhe disperta para a vida triste que está vivendo e o faz ver que toda a felicidade que ele sente ou que a população sente é ilusória, pois as pessoas estão condicionadas a só vê os que lhes é conveniente e é a partir disso que o enredo se desenrola.
É maravilhoso como tudo é bem retratado, o significado do papel de cada personagem e como vemos significado em nossa realidade.

Uma obra que merece ser lida, seja em sua versão original ou em quadrinhos.

Mikael_13 09/04/2020

História super interessante.

Larissa @laridallabrida 08/04/2020

HQ linda
E temos uma clássico por aqui ?.
Depois que li ?As crônicas Marcianas? também de Ray Bradbury tinha como meta ler Fahrenheit 451, e nesse meio tempo recebei do @clubeskoob essa adaptação autorizada, onde Fahrenheit 451 virou uma HQ.
Ilustrações bem trabalhadas onde tudo foi feito em cima das cores preto, amarelo e azul dando um ar bem de melancolia, medo e imposição ?.
Ainda quero ler o livro, mas essa HQ valeu muito a pena. Considero uma obra necessária para ter na estante.

Nidy 21/03/2020

Faz a gente pensar
Fala de um mundo onde os livros são perigosos, fazem a gente refletir sobre as coisas da vida e por isso são perigosos para o governo... Alguma semelhança com o que vivemos atualmente, onde a educação está cada vez mais desvalorizada? O surreal é pensar que o que acontece no livro não parece tão fictício assim...
Embora tenha achado algumas partes bastante confusas, o livro traz reflexões muito atuais e extremamente importantes.

@tigloko 18/03/2020

Uma boa adaptação do romance e a arte é bacana, nada mais.

Laura Neves 10/03/2020

Fahrenheit 451 uses the genre of science fiction and set in a dystopian society that burns books in order to control dangerous ideas and unhappy concepts. The novel tells the story of Guy Montag, a fireman who questions the book-burning policy and undergoes extraordinary suffering and transformation as a result.

Bradbury used Fahrenheit 451 as a vehicle through which to protest what he believed to be the invasiveness of editors who, through their strict control of the books they printed, impair writers' originality and creativity.

Felipe 04/03/2020

Obra para refletir!
Recomendo a todos que leram a obra original! Aos que leram a Hq por favor tirem um tempo pra ler o texto! Uma obra incrível que ainda me causa um certo sentimento de apreensão com relação ao nosso futuro, sem politizar mas acho impossível não tocar no assunto, o que Ray nos diz com essa obra é que devemos lutar se quisermos essa liberdade que temos, Censura nunca mais!!

Kaah || @kareenresende 03/03/2020

HQ
Não costumo ler HQ, acho que talvez tenha sido isso que me fez não gostar tanto..

maywin 28/02/2020

Ótima adaptação de um livro formidável.

Rafa @primeiroscapitulos 26/02/2020

Maravilhoso
Tão bom quanto o livro

Laura Regina - @IndicaLaura 21/02/2020

um Livro sobre as burrices por aí

Numa sociedade, as artes e os livros foram abolidos, as pessoas são treinadas para executar apenas trabalhos braçais, todos são vigiados e aqueles que não se adequam são presos.

“A escolaridade é abreviada, a disciplina relaxada, as filosofias, as histórias e as línguas são abolidas, gramática d ortografia pouco a pouco negligenciadas e, por fim, quase totalmente ignoradas. (...) Por que aprender alguma coisa além de apertar botões, acionar interruptores, ajustar parafusos e porcas?”

A sociedade caracterizada aqui é vazia, não traz beleza ou reflexões, não há espaços para outras ou novas opiniões, todos são achatados em regras de condutas e pensamentos - tudo muito bem vigiado e manipulado pelo Governo e pela mídia.

Este livro é mais conhecido por seus ‘bombeiros’: empregados públicos que confiscam livros e outros objetos proibidos e os queimam! 🔥 E o pior, está parecendo tanto com nosso momento atual... 😣 Mas o que mais me chamou a atenção foi a manipulação feita sobre a população através da mídia e da educação sucateada - é pra ficar de olho!

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br
Adauto 21/02/2020minha estante
Gostei muito de sua resenha. O livro está na minha lista para esse ano... ;)

André Fiamoncini 20/02/2020

Essencial
Ótimas ilustrações e uma história essencial nos dias de hoje.
Luciana Storino 20/02/2020minha estante
Também gostei dele